O RELACIONAMENTO ENTRE NORA E SOGRA
LIÇÃO 7 2º TRIMESTRE 2023
Subsídio Pastor E
Professor Osvarela
Texto Áureo
Disse, porém, Rute: Não me instes
para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei
eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu
Deus é o meu Deus; Rute 1:16
Leitura Bíblica: Rute 1:1-14
E sucedeu que, nos dias em que os
juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá
saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
E era o nome deste homem
Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom,
efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
E morreu Elimeleque, marido de
Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
Os quais tomaram para si mulheres
moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez
anos.
E morreram também ambos, Malom e
Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu
marido.
Então se levantou ela com as suas
noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o
Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
Por isso saiu do lugar onde
estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para
a terra de Judá,
Disse Noemi às suas noras: Ide,
voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como
vós usastes com os falecidos e comigo.
O Senhor vos dê que acheis
descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua
voz e choraram.
E disseram-lhe: Certamente
voltaremos contigo ao teu povo.
Porém Noemi disse: Voltai, minhas
filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para
que vos sejam por maridos?
Voltai, filhas minhas, ide-vos
embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho
esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
Esperá-los-íeis até que viessem a
ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas,
que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se
descarregou contra mim.
Então levantaram a sua voz, e
tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Prática
A fé cristã exalta o amor
familiar e, mais especificamente, o respeito e a honra entre nora e sogra, bem
como genro e sogro.
A) Objetivos da Lição:
I) Apresentar o contexto de crise
socioeconômica na Judeia, somado ao drama familiar causado pelo luto de Noemi e
Rute
II) Identificar que a união de fé
entre nora e sogra foram cruciais para a superação das adversidades inerentes à
vida;
III) Refletir sobre como, ao
honrar sua sogra, Rute gerou bons frutos para toda a família, repercutindo até
mesmo na linhagem do Messias;
IV) Enfatizar as bênçãos de Deus
a partir do relacionamento entre nora e sogra.
Introdução:
..., um homem de Belém de Judá
saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;E
era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois
filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de
Moabe, e ficaram ali.E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela
com os seus dois filhos,Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e
era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
Rute 1:1-4
Descrevendo a síntese:
Nora politeísta ama sogra monoteísta
e abandona seus deuses.
Rute nasceu em Moabe, país
vizinho a Israel, onde hoje se localiza a Jordânia. A origem dos moabitas é tão
terrível quanto os seus deuses. Esse povo foi fruto do incesto praticado entre
Ló e sua filha mais velha.
Os moabitas eram politeístas.
Entre seus principais deuses, estava Quemos, que era representado pela figura
de um homem com cabeça de touro que segurava uma criança no colo. Não raro,
eles sacrificavam seus filhos a ele.
Rute entrou para a história do
povo de Israel ao se casar com um dos filhos de Elimeleque e Noemi, um casal
hebreu que se mudou para Moabe.
Elimeleque e seus dois filhos
morreram. Assim, Rute, sua cunhada e sua sogra ficaram viúvas.
Noemi aconselhou suas noras,
Ophra e Rute a voltarem para suas famílias de origem, para seu povo, mas Rute
insistiu em permanecer com a sogra, apesar da pobreza, viuvez e falta de
perspectiva. Juntas, Noemi e Rute voltaram para Belém (Israel).
Rute
cresceu vendo crianças sendo sacrificadas em nome de uma religião e de um deus
impiedoso que cobrava alto para "beneficiar" seu povo.
Localização dos eventos
Belém de Judá distante cerca de 127k da região daMoabe de onde elas partiram.
Moabe - MoabitasSituação da Palestina durante o
evento da saída de Elimeleque.
Os moabitas foram um povo nômade
que se estabeleceu a leste do Mar Morto por volta do século XIII a.C., na
região que mais tarde seria chamada de Moabe.
Moabe é o nome histórico de uma
faixa de terra montanhosa no que é atualmente a Jordânia, ao longo da margem
oriental do Mar Morto. Na Idade Antiga, pertencia ao Reino dos Moabitas, um
povo que estava freqüentemente em conflito com os seus vizinhos israelitas a
oeste. Durante
o início do período dos juizes, os moabitas, no reinado do rei Eglom, invadiram
o oeste de Canaã, tomaram Jericó, a “cidade das palmeiras” e oprimiram o povo
de Israel durante dezoito anos. No fim deste período, Eúde, um benjamita,
assassinou Eglom no seu palácio, expulsou os moabitas novamente para este e
livrou o seu povo da opressão.
Mais tarde, durante uma época de
fome que assolou o oeste da Palestina, Elimeleque, um cidadão de Belém,
mudou-se para Moabe, onde os seus dois filhos casaram com duas mulheres
moabitas - Orfa e Ruth.
Rute foi uma moabita que viveu no
período dos juízes, e que aparece como personagem principal do livro do Antigo
Testamento que leva seu nome.
Origem dos Moabitas:
A Biblia em Gênesis 19.30-38, mostra
a origem o povo Moabita através de um incesto, promovido pela filha mais velha
de Ló, Sobrinho de Abraão, logo após a destruição de Sodoma e Gomorra.
Depois de ser tirado de Sodoma pelos anjos, Ló não achou mais lugar para viver
nas cidades, especialmente Zoar, e foi-se para as montanhas e habitou em uma
caverna.
Origem por Incesto:
A filha mais velha de Ló em uma
conversa com a sua irmã mais nova, disse que o pai, Ló, já era homem velho e
não havia nenhum outro filho homem para dar continuidade na linhagem do pai,
coisa que o povo da época, levava muito a sério. Elas embebedaram o pai e as
conceberam cada uma, um filho do próprio pai. A mais velha gerou Moabe,
origem do povo Moabita.
Cronologia deste evento
~10 anos
Personagens:
Belém: Casa do pão
Elimeleque: Meu Deus é rei
Noemi Sua mulher: Prazer, doçura
Seus dois filhos Malom e Quiliom,
efrateus
Malom: Enfermo
Quiliom: Saudade, sonho, ilusão
Orfa: nora,Cervatillo- amor
superficial
Rute: nora, Beleza, formosura
Rute
Significado dos nomes:
Elimeleque:
significa “meu Deus é Rei”, "o Senhor é Rei". Na Bíblia, Elimeleque
era marido de Noemi, sogra de Rute.
Malom (em hebraico: מחלון) e
Quiliom (em hebraico: כליון) foram dois irmãos mencionados
no livro de Rute. Eles foram os filhos de Elimeleque
‘Quem é
você?’, perguntou ele. ‘Sou sua serva Rute’, disse ela. ‘Estenda a sua capa
sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador.’ Rt 3:9
Noemi (נעמי - No‘omiy- n. pr. f. Noemi = “minha delícia”:
É graciosa, doce, amável, do hebraico
no'ami. Variações: Noêmia, Naomi.
Quiliom: Esse nome
que também pode ser Chilion, vem do hebraico Killayon, que significa
"falha", "aniquilação", derivado do verbo kala, que quer
dizer "chegar ao fim". Quiliom ganha o sentido de "aquele que
falha", "aquele que aniquila", "homem que chega ao fim, a
finalidade". Quiliom é citado na Bíblia como o irmão mais novo de Malom,
filhos do casal Elimeleque e Noemi, que se mudam
para Moabe. Chegando nesse local, Malom se casa com Rute e Quiliom com Orpah.
Malom (Machlown- מחלון):
significa “doente” "adoentado", "enfermo" ou
"enfraquecido". Originalmente em hebraico o nome é escrito da
seguinte forma: מחלון
Rute (Ruwth - רות): Vem do
hebraico Ruth e quer dizer, amizade, amiga, companheira. Outra interpretação é
bela, beleza. Também pode trazer a ideia de ‘aquela que é bela de se ver‘.
Este título remete à imensa facilidade em fazer amigos e expor suas ideias,
além de ser extremamente leal e buscar seus objetivos com persistência.
Orpah: O
significado hebraico do seu nome sugere “pescoço”, “nuca”, e daí a
interpretação de que Orfa é “aquela que volta as costas” (cf. nota da Bíblia de
Jerusalém).
Origem do primeiro nome Orpha
'orpah >Hebraico bíblico
Orpha >Bíblico
Árvore completa do primeiro nome
Orpha
'orpah >Hebraico bíblico
Orpah >Bíblico
Oprah >
Orpha >Bíblico
Orpha >Inglês
Rute, Noemi e Orfa fizeram
uma reunião plenária da sociedade de mulheres para tratar de alguns assuntos
fundamentais: fome, enfermidade, morte, casamento, felicidade, amargura e
amizade. O livro de Rute, que inclui a ata dessa reunião, retrata o drama
existencial de mulheres que tiveram que fazer opções radicais em sua vida. Três
mulheres e três visões de mundo. Três mulheres e três estilos de vida. Três
mulheres e três projetos distintos. Seus nomes, Orfa, Noemi e Rute, denunciam
seu caráter e seu carisma.
A história de Rute e Noemi,
destaca a posição de cada personagem, sob a ótica de escolhas pessoais. Muito embora,
as noras tenham sido liberadas por Noemi, Orfa fez a escolha pessoal de deixar
de seguir a sua sogra. Fez a escolha do eu necessito ver as minhas coisas.
Temos então a escolha do “EU” A
Bíblia não condena a atitude individualista de Orfa.
A mais jovem, Orfa chamada, tinha
o projeto do “EU”. O significado hebraico do seu nome sugere “pescoço”, “nuca”,
e daí a interpretação de que Orfa é “aquela que volta as costas” (cf. nota da
Bíblia de Jerusalém). Diante das dificuldades enfrentadas e da proposta de
Noemi, Orfa voltou para o seu povo, para os seus deuses, em busca da sua
felicidade.
Outros dizem que Orfa representa
o “vigor da juventude”. E é próprio dos jovens um certo egoísmo. Uma
preocupação com a satisfação pessoal em detrimento dos demais. Como muitos
jovens, Orfa foi em busca da sua felicidade, ainda que isso custasse a
infelicidade de suas amigas.
Rute tinha outros projetos de
parceria com sua sogra Noemi, deixou, até mesmo seus deuses e considerou que
neste ponto de sua vida ela deveria apoiar aquela que foi sua sogra e que lhe
abrira as portas de uma nova família e talvez, em honra do nome de seu marido,
prosseguiu com Noemi num projeto de Nós, ou de olhar a necessidade do
outro e dizer “Tu” (tendo a empatia com as necessidades e amarguras de
Noemi, agora uma viúva sem filhos e sem direitos diante da sociedade patriarcal,
na dependência de um remidor do nome e honra da sua família
Assim, Rute inicia o Projeto TU e
o Projeto Nós.
Felizmente, o texto nos apresenta
Rute que, em hebraico significa “amiga”. E esse é seu carisma. Rute não está
interessada em ser feliz sozinha. Para ela, só vale a pena ser feliz, se todas,
forem felizes juntas: “o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus, aonde
você for eu vou, onde vê viver e morrer, ali viverei e morrerei também (vd. V.
16-17). Esta declaração universalmente conhecida demonstra no seu interior uma
Rute que é abençoada e sai de uma maldição de seu povo.
A
religião moabita era politeísta. O deus principal era Quemos (Jr 48:13), cujo
nome surge na Pedra Moabita (linhas 3, 5, 9, etc.) e em nomes próprios tais
como Kammusunadbi e Kamashaltu, já anteriormente mencionados. Em Nm
25:3 e noutras passagens, Baal de Peor é mencionado provavelmente como uma
deidade moabita local. O nome da deusa Ashtar também é mencionado na Pedra
Moabita e na coluna de Balu‘a, encontrada em Balu‘a e apresentando um deus
semelhante a uma deidade egípcia. 2Rs 3:27 confirma que os moabitas ofereciam,
ocasionalmente, aos seus deuses alguns sacrifícios humanos.
O projeto do “Nós” nos
mostra que a felicidade só é completa quando todos dela participam.
Rute fez Noemi feliz e por ela esta
pode ser novamente ser alguém na sociedade e o melhor iniciou algo que estava
no Plano de Deus, ao observar os conselhos da sua sogra obteve uma melhor posição
diante de Israel. E por esta posição do projeto “Tu” e “Nós” veio a ser
partícipe importante do Plano messiânico.
Rute mostra-se além das
condições, para ela o que Noemi passasse (ela não tinha nenhuma garantia de
moradia e financeira) estaria junto da sogra.
Um exemplo de comunicar com as
necessidades familiares, independente de cada situação.
Algumas noras, ao obterem um
padrão de vida melhor do que da sogra até evitam de visitar a casa da sogra, ou
até mesmo impedem seus esposos de doar algo a sogra!
Por Rute, Noemi teve seu nome de
volta, por:
Boaz é um
nome masculino de origem hebraica e bíblica que possui os significados de
“rapidez” e “força”. Este nome aparece como um personagem citado do Antigo
Testamento das escrituras sagradas no livro de Rute e em I Crônicas. Boaz
pertencia à tribo de Judá e seria posteriormente o bisavô do rei Davi.
A relação de nora e sogra
No livro de Rute que, aparentemente, poderia ser o livro de Noemi, encontramos duas relações de nora e sogra
A primeira a ser destacada
é Orpha – a que após a viuvez aceita o conselho de Noemi:
Disse
Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o
Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e
comigo.
O Senhor
vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela,
levantaram a sua voz e choraram.
Primeiramente
as duas aceitaram seguir Noemi:
E
disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.
Porém
Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no
meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
Voltai,
filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda
quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e
ainda tivesse filhos,
Esperá-los-íeis
até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido?
Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a
mão do Senhor se descarregou contra mim.
Após as
condições de dificuldades em segui-la uma voltou atrás e beijou em despedida
sua sogra Noemi
Então
levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra,
Uma se
determinou a não abandonar sua sogra:
“, ... porém
Rute se apegou a ela.”
Por isso
disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses;
volta tu também após tua cunhada. Rt 1.15
Mutas vezes as noras deixam sua
sogra pois acham que aquelas serão desamparadas ou se colocarão sob
dificuldades e abandonam sua sogra para viver longe da mesma.
Aqui, estou falando literalmente
aquelas que mesmo casadas preferem a distância da sogra, é só pensam em si
mesmo, a síndrome do EU.
A realidade da sociabilidade para
formação das famílias fez surgir uma relação entre pessoas, não consanguíneas e
sem aliança oficial, mas que são obrigadas a conviverem num ambiente familiar,
destarte suas culturas, religiões ou outros costumes, pela relação estabelecida
de convivência, á partir, do elo comum, que é o marido (esposa)/filho(a).
Porém, aparentemente, a sociedade
destaca a relação marido/filho.
E geralmente, com idades diferenciadas,
uma mais nova e outra com idade superior e que tem mando sobre o aparceiro da
outra que se aliou a sua família.
“No
entanto, entre duas pessoas que se relacionam, existe um sistema de valores e
uma cultura própria que cada indivíduo, traz consigo de sua família. Woortmann
ilustra essa idéia dizendo que: "Quando você se casa com uma mulher,
você se casa com uma família" (1987, p.155).
Há um estereótipo
quase que mundial em que em certas culturas a mais idosa da relação familiar
sempre dará orientações e/ou insistirá para que a mais nova se molde aos seus
costumes. Se formou uma relação com muitos preconceitos de tal forma que
nora/sogra são discutidas em todos os ambientes sociais.
A
literatura define a relação sogra-nora (Rossi, 1994) como uma relação
interpessoal que ocorre dentro do casamento, no qual se configuram e se
estabelecem, formalmente, os papéis destas duas mulheres. Elas passarão então,
a pertencer à mesma família, já que a nora se casou com o filho de sua sogra.
Essa é uma relação de parentesco obrigatória e necessária, na qual sogra e nora
são oriundas de famílias diferentes, possuindo hábitos, valores e crenças,
muitas vezes, incompatíveis. A princípio, elas só possuem uma coisa em comum,
que é o marido/filho. Porém, com o tempo, passam a estabelecer algum tipo de
relação que pode ser prazerosa, gratificante ou hostil e competitiva.
Obs.: relações
entre sogras e noras podem ser especialmente conflituosas também por serem
relacionamentos que não foram escolhidos pelas partes, e sim consequências de
uma decisão feita por uma terceira pessoa – no caso, o filho.
Interessante
que o sogro não é motivo desta tensão interpessoal estabelecida na relação filha/pai.
Em geral, se torna um pai, com um filho ou filha, a mais.
Obs.: O estudo
apontou ainda que as mães também relatam ter mais desavenças com suas noras do
que com as próprias filhas. Por outro lado, os pais surpreenderam os cientistas
ao contarem ter mais conflito com as filhas do que com as noras. Para os
pesquisadores, isso pode acontecer pelos relacionamentos delas introduzirem um
novo homem na família, o que seria motivo de tensão, ao menos no início, pelos
participantes pais.
Independente
de sogras e noras morarem juntas ou separadas, geralmente ocorrem conflitos
entre elas, podendo até trazer conseqüências para a vida do casal.
No caso
em tela Rute/Noemi, a família fracassada e sem renda voltava para o lugar da
Noemi, a sogra. Em geral a dependência financeira, determinaria que Rute
voltasse aos seus pais ou familiares, como fez Orfa.
A jornada
de Noemi foi uma jornada de miséria e perda, Rute preferiu ser ajudadora da
sogra!
“cientistas
conduziram um questionário com cerca de cem pessoas, e comprovaram que tanto
mulheres, como homens, têm um relacionamento pior com as sogras do que com as
próprias mães. Segundo os responsáveis pelo estudo, isso pode acontecer por
mães e pais terem uma tendência genética a tomar o lado dos filhos, ainda que
de forma subconsciente.”
Continua
Fonte:
(
https://www.nomesbiblicos.com/rute/ )
Luiz Carlos Ramos - Rudge Ramos,
11.3.2002 Universidade Metodista; Metodista Newsletter
(https://metodista.br/newsletter)
https://escolabiblicadominical.org/licoes-biblicas-adultos/
A História de Rute na Bíblia; Daniel
Conegero
Bíblia online
Dicionário Strong
Dicionário Bíblico
Lição CPAD 2 Trimestre 2023
https://escolabiblicadominical.org/licoes-biblicas-adultos/
https://povosdaantiguidade.blogspot.com/2010/03/moabitas.html
Valter Pitta
Sogra-nora: como é a relação
entre estas duas mulheres? Mother-in-law and daughter-in-law: how is the
relationship between these two women? Giuliana ChiapinGreicy Boness de
AraújoAdriana Wagner, 13/05/2023 às 22:31h
De Moabe à Belém: A jornada
transformadora da Rute; 18 de dez. de 2019; (https://www.redegospel.tv.br/post/de-moabe-%C3%A0-bel%C3%A9m-a-jornada-transformadora-da-rute)
(https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/sogra-nora-pesquisadores-encontram-uma-explicacao-psicologica-para-eterno-conflito-25480214)
(https://silo.tips/download/palavra-viva-livro-de-rute)
https://pt.surnameanalysis.com/Orpha-origem-do-nome.html
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