Lição 03: Ciúme, o Mal que Prejudica a Família
2° Trimestre de 2023 - EBD – Adultos
Subsídio Pr e Prof. Osvarela
Texto Áureo
“Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e
toda obra perversa”. (Tg 3.16)
Prática
O ciúme é uma obra da carne e só o fruto do Espírito é capaz de
superar as consequências ruins dessa emoção.
Leitura Bíblica
Gênesis 37.1-4,11,18,23,24,28
1 – E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra
de Canaã.
2 – Estas são as gerações de Jacó: Sendo José de dezessete anos,
apascentava as ovelhas com seus irmãos; e estava este com os filhos de Bila e
com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia uma má fama deles a
seu pai,
3 – E Israel amava a José mais do que todos os seus filhos, porque
era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
4 – Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a
todos os seus irmãos, aborreceram-no e não podiam falar com ele pacificamente.
11 – Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai, porém, guardava este
negócio no seu coração.
18 – E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram
contra ele, para 0 matarem.
23 – E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiram a José a
sua túnica, a túnica de várias cores que trazia.
24 – E tomaram-no e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia,
não havia água nela.
28 – Passando, pois, os mercadores midianitas; tiraram, e alçaram a
José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata aos ismaelitas, os
quais levaram José ao Egito.
Objetivos da Lição:
I) Refletir sobre as consequências do favoritismo e do ciúme na
família de Jacó;
II) Identificar os males que o ciúme provoca nos relacionamentos;
III) Compreender que o homem precisa orientar seu coração pela Palavra
de Deus e não por suas emoções carnais.
Ciúme; estado emocional complexo que envolve um
sentimento penoso provocado em relação a uma pessoa de que se pretende o amor
exclusivo; receio de que o ente amado dedique seu afeto a outrem; zelo (mais
us. no pl.); medo de perder alguma coisa.
No sentido positivo, a palavra “ciúmes” diz respeito ao zelo (2
Coríntios 7:11; 9:2; 11:2). Já no sentido negativo, ela transmite um
significado que se aproxima da ideia de inveja.
“Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedeiras,
não em imoralidades e dissoluções, não em contendas e ciúmes” (Romanos 13:13).
O ciúme também era um dos sentimentos que causavam problemas e
ameaçavam a unidade na igreja em Corinto. Por isso o mesmo apóstolo questiona:
“Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais
e andais segundo o homem?” (1 Coríntios 3:3).
Ciúme é um sentimento que pode se apresentar tanto de forma
positiva quanto negativa. Por isso o significado de ciúmes na Bíblia deve ser
considerado sempre à luz de seu contexto. Isso quer dizer que na Bíblia o ciúme
pode ser um sentimento pecaminoso ou pode ser um sentimento legítimo e
recomendado.
No Antigo Testamento
Ezequiel 8:3 E estendeu a forma de
uma mão e me tomou pelos cabelos da minha cabeça; e o Espírito me levantou[...]até
à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava
colocada a imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus.
“Ciúme” é o termo hebraico qin’a. Esse termo
transmite basicamente a ideia de um ardor emocional forte, profundo e até
complexo.
qinʼâh (kin-aw'); n. f. ardor, zelo, ciúme; atitude ciumenta (referindo-se ao
marido); paixão sexual; ardor de zelo (referindo-se ao zelo religioso) de
homens por Deus; de homens pela casa de Deus; de Deus pelo seu povo; ardor de
ira de homens contra adversários; de Deus contra os homens; inveja
(referindo-se ao homem); ciúme (que resulta na ira de Deus)
קִנאָה / קִנאה - qin`ah - quina (qui-ná)s. ciúme ou inveja; zelo
קנא / קָנָא - qana` - canah (ca-ná)v.ser (causativamente, fazer) zeloso, ou seja, (no
mau sentido) enciumar-se ou inverjar-se;- invejar-se, ser (mover a,
provocar) invejoso
Essa única palavra pode ser usada para indicar:
O ciúme entre marido e mulher (Números 25:11; Cantares 8:6).
Inclusive, havia até uma lei para os casos de ciúmes entre os israelitas
(Números 5:11-31).
“Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e
toda obra perversa”. (Tg 3.16)
Um sentimento ruim mais relacionado à ira e à inveja (Ezequiel
35:11).
O zelo pelas coisas do Senhor (Números 25:11).
O próprio zelo do Senhor pela santidade de Seu nome que
também se estende ao Seu povo (Isaías 42:13). Muitas vezes o ciúme de Deus, no
que diz respeito ao Seu zelo, aparece nos textos bíblicos conectado à Sua santa
ira (Ezequiel 36:6).
No Novo Testamento:
Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedeiras,
não em imoralidades e dissoluções, não em contendas e ciúmes” (Romanos
13:13).
O ciúme também era um dos sentimentos que causavam problemas e
ameaçavam a unidade na igreja em Corinto. Por isso o mesmo apóstolo questiona:
“Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não
é assim que sois carnais e andais segundo o homem?” (1 Coríntios 3:3).
“Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo
Deus, fostes contristados! que apologia, que indignação, que temor, que saudades,
que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estar puros neste negócio.” 2
Coríntios 7:11
“... , a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo
tem estimulado muitos.” 2 Coríntios 9:2
“Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus, ...” 2
Coríntios 11:2
A palavra básica para se referir ao ciúme é o termo grego zelos.
Assim como no Antigo Testamento, essa palavra grega pode ser usada tanto de
forma positiva quanto negativa.
Citamos os diversos textos que demonstram as formas de ciúmes que
as Escrituras citam:
Violência
Atos 13:45 Então, os judeus, vendo a multidão, encheram-se de
inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo dizia.
Obras da carne
Dentre a obras da carne descritas nas Escrituras encontramos o ciúme,
descrito algumas vezes por sinonímia, como inveja, qualidade ruim. No sentido negativo, ou humano, o ciúme é identificado como sendo
uma das concupiscências da carne.
Mas, para esta doença carnal da alma O Apóstolo Paulo dá a receita espiritual
para cuidarmos deste malefício:
“A noite é
passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e
vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, [...] nem em dissoluções,
nem em contendas e inveja.Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais
cuidado da carne em suas concupiscências.” Romanos 13:12-14
Gálatas 5:21 invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas
semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que
os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
Nova vida com Cristo – as coisas velhas ficam para trás
Tito 3:3 Porque também nós éramos, noutro tempo, insensatos, desobedientes,
extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e
inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
Doutrinando contra o ciúme no seio da Igreja:
Tiago 3:14 Mas, se tendes amarga inveja e
sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a
verdade.
Ciúme da parte de Deus:
O ciúme do Espírito Santo pelos santos:
Tiago 4:5 Ou cuidais vós que
em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
Embora tenhamos o ciúme como obra da carne, entendo que ciúme é,
também, um atributo de Deus compartilhado por permissão.
Isto, entendo, pela compreensão de qual Deus e Seu Espírito Santo
tem personalidade própria ou identitária divina, e vontades. No sentido de guardar
oque é de Sua posse. De Zelo para manter no Seu Reino, por cuidado para
continuar em nós como Seu Templo.
Na declaração de Fé das AD’s CGADB “5. A
personalidade do Espírito Santo. Cremos e ensinamos que o Espírito Santo é
uma pessoa. Sua personalidade está presente em toda a Bíblia de
maneira abundante e inconfundível e tem sido crença da Igreja desde o
princípio. A Bíblia revela todos os elementos constitutivos da personalidade do
Espírito Santo, como intelecto, emoção e vontade.”
“ ..., e os meus ciúmes
se desviarão de ti, e me aquietarei, e nunca mais me indignarei.” Ezequiel
16:42
Temos então, no campo teológico (entre os estudiosos) ambas as
possibilidades, ao estudarmos o ciúmes ou ciúme:
A palavra deve ser traduzida como “ciúmes” no sentido do zelo do
Espírito de Deus;
Ou deve ser traduzida como “inveja” em referência ao comportamento
pecaminoso do espírito humano.
1. O ciúme que destrói o relacionamento familiar – José e seus irmãos
Gênesis 37.3 – E Israel amava a José mais do que todos os seus filhos, porque
era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava
mais do que a todos os seus irmãos, aborreceram-no e não podiam falar
com ele pacificamente. Seus irmãos, pois, o invejavam;
Ao estudarmos este tema “Ciúme, o Mal que Prejudica a Família”
e cotejando com as definições, sejam bíblicas ou de linguagem, podemos ver que
o ciúme é um instrumento mental que age no sentimento dos homens, sendo que em
alguns casos como neste estudo levará a contenda.
2. Provocando ciúme na família.
Mantenha a boca fechada.
Deixe que ouros membros da família descubram de maneira natural.
Nunca demostre coisas do íntimo, mesmo que sejam coisas que Deus te
mostre que atingirão o futuro benéfico de todos.
Jacó entusiasmado com o nascimento de José de
sua esposa Raquel a que tinha dificuldades de ter filhos, tanto que só teve
José e Benjamim (*havia sido escrito Manassés-correção por erro de grafia), tornou-o seu predileto.
Não antevendo que isso e por outros motivos José ficou prejudicado
e diante dos seus irmãos.
“Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com
seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos
de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.”
Gênesis 37:2
Se de um lado, José, um legalista (ou um imaturo jovem)
reagia contra o comportamento imoral e contrário à ética dos seus
irmãos, denunciando-os ao seu pai e, assim, levando a fama de intrigante.
Jacó piorou as coisas para José ao lhe dar túnica especial ("túnica
talar de várias cores"), que o destacava no grupo de filhos.
É um sentimento geral teológico que Jacó havia escolhido José como
aquele através do qual as bênçãos divinas continuariam. Além disso, José tinha
sonhos que apontavam para sua futura e destacada grandeza, e ele contava seus
sonhos aos seus irmãos.
“..., seu pai porém guardava este negócio no seu coração.”
Gênesis 37:11
3. O ciúme desperta a inveja, sentimento carnal que pode se
transformar em ira contra aquele que é objeto da
inveja.
φθονος / φθόνος; phthonos - phithonos (fitonos) s.má-vontade (como detração), ou seja, o
ciúme (irritação, rancor, despeito)[base de 'phtheiro, "murchar, ruir,
depravar, estragar, corromper"']; também: 'phtheiro, "murchar, ruir,
depravar, estragar, corromper"'; inveja
A inveja, corrompeu os sentimentos dos irmãos de José, os depravou
mentalmente chegando ao extremo de querer o matar, se não fosse a ação de
Rubens, ele teria morrido na cova onde foi lançado.
A morte era um desejo expresso na forma como contaram o caso ao seu
pai Jacó: “Voltando, pois, Rúben à cova, eis que José não estava
na cova; então rasgou as suas vestes. E voltou a seus irmãos e disse: O menino
não está; e eu aonde irei? Então tomaram a túnica de José, e mataram um
cabrito, e tingiram a túnica no sangue. E enviaram a túnica de várias cores,
mandando levá-la a seu pai, e disseram: Temos achado esta túnica; conhece agora
se esta será ou não a túnica de teu filho. E conheceu-a, e disse: É a túnica de
meu filho; uma fera o comeu; certamente José foi despedaçado.” Gênesis 37:29-33
José jogado na cova e a atitude de seus irmãos após o ato desleal e
trágico assentados a comer demonstra que o relacionamento entre eles estava
totalmente rompido, de tal modo, que se sentiram saciados de sua inveja. E até
já tinham um álibi sobre a morte de José, de tal modo que suas mentes estavam
dominadas pelo ciúme e inveja.
Entre as coisas que o ciúme faz numa família é a destruição,
as vezes com a morte daquele que causa inveja ou ciúme, mesmo que este não
tenha culpa alguma do que pensam seus pares.
Gn. 37. 18 – E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram
contra ele, para o matarem. E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiram
a José a sua túnica, a túnica de várias cores que trazia. E tomaram-no e
lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela.
Tirar a túnica e deixarem despido mostra o ódio e a causa da inveja
mortal e uma forma de desprezo ao jovem José. A túnica representava tudo o que
eles desprezavam e lhes era objeto despertador do ciúme doentio e mortal.
4. No Novo Testamento há ainda o uso do termo grego phthonos (ideia
de inveja) que também pode ser traduzido como “ciúme”. Mas em todas as
vezes que essa palavra é usada, seja em sua forma verbal, seja como um
substantivo, ela sempre aparece naquele sentido negativo que expressa a ideia
de inveja.
Ou seja, entendo que ciúmes e contenda são irmãos e andam juntos,
na maioria dos casos.
Nesta caso do texto principal sobre José e seus irmãos fica claro
que ciúme foi a mola mestra da contenda e inveja de seus irmãos que os levou a
tentarem contra sua vida e desaparecerem com José.
O ciúme leva os homens a forjar uma forma de afastar amigos, irmãos
desde estes mesmo consanguíneos lhes traga o sentimento de ira por ciúmes e se
sintam objeto de desprivilegio por conta daquele que acham ser objeto de maior
destaque, amor de outrem.
5. Tipos de ciúme
No lar - casamento
Ciúme normal: Geralmente surge em
breves momentos quando uma pessoa sente-se insegura da possibilidade de perder
seu companheiro. Este ciúme costuma ser proporcional ao motivo, e a pessoa
consegue guardar para si se for necessário ou sabe falar com o companheiro de
forma apropriada. Assim como ele surgiu, desaparece e não causa desconforto
significativo ao companheiro.
Ciúme exagerado: Acontece em
pessoas que são inseguras, que têm medo de perder e têm baixa autoestima. Para
desencadear o ciúme exagerado pode haver ou não um motivo, pois a pessoa pode
fantasiar algo e acaba agindo de uma forma que causa sofrimento no companheiro.
Ciúme obsessivo: Corresponde
à pessoa que tem pensamentos indesejáveis, involuntários, repetitivos e até
absurdos sobre a infidelidade.
Ciúme patológico: Quando a
pessoa tem suspeitas fantasiosas, imaginárias e infundadas, geralmente sem
corresponder com a realidade sobre seu companheiro. Este ciúme patológico pode
gerar atitudes como: inspeção obsessiva, repetitiva e contínua de coisas para
conferir se o companheiro pode estar traindo; evita encontros sociais;
6. Observe estas diretrizes:
Note que o ciúme normal sujeita o companheiro a se sentir
valorizado, faz bem. Mas, o ciúme exagerado, obsessivo ou patológico leva ao
sofrimento do companheiro, e ele pode ser considerado codependente, ou seja:
o companheiro
pode ter incapacidade de manter relacionamento saudável; nega a realidade,
tendo enorme dificuldade em se afastar do ciumento; desenvolve perspectivas
fantasiosas de dias melhores; esquece-se de si mesmo e vive a vida do outro,
vive em função da pessoa problema (ciumenta).
Então esse codependente não vivencia de forma saudável, apresenta
dificuldades em lidar com questões emocionais e precisa de avaliação e
tratamento psicológico.
O ciúme danoso prejudica muitas vidas,
então a autoavaliação do ciúme não pode ser deixada de lado! Se for necessário
busque orientação psicológica.
Em Edição:
Fonte:
Bíblia online
Bíblia Interlinear
Lição CPAD adultos
Apontamentos do autor
https://assembleia.org.br/wp-content/uploads/2017/07/declaracao-de-fe-das-assembleias-de-deus.pdf
O Que Significa Ciúmes na Bíblia? Daniel Conegero; https://estiloadoracao.com/significado-de-ciumes-na-biblia/
Qual seu tipo de ciúme: normal, exagerado, obsessivo ou patológico?
Gisele Maraschin; https://blog.psicologiaviva.com.br/ciume/
Dicionário Strong
https://escolabiblicadominical.org/
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