Lição 10 CPAD – Quando os Pais Sepultam seus Filhos
04/06/2023 Em Edição – Sem Revisão
Texto Áureo
Em tudo somos atribulados, mas
não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não
desamparados; abatidos, mas não destruídos […].” (2 Co 4.8,9)
Não devemos ser indiferentes à
morte inesperada, mas também não podemos nos desesperar como quem não tem
esperança.
“Os pais aguardam
que os filhos sejam sua extensão e garantia da mensagem de suas famílias no
meio da sociedade ou mesmo no seio da Igreja, como memoriais do que
transmitiram. Quando há quebra desta sucessão se dá início ao mais perigoso e “inaguardado”
Drama parenteral!” Osvarela
“Não
quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para
que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque,
se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus
dormem, Deus os tornará a trazer com ele.” 1 Tessalonicenses 4:13,14
Aos homens não é dado poder para
saber quando morrem. Nem poder para reter o espírito vivo. Osvarela
“Nenhum
homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele
poder sobre o dia da morte, ...” Eclesiastes 8:8
Leitura Bíblica
Jó 1.13,16-19
13 – E sucedeu um dia, em que
seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão
primogênito,
16 – Estando este ainda falando,
veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os moços,
e os consumiu; e só eu escapei, para te trazer a nova.
17 – Estando ainda este falando,
veio outro e disse: Ordenando os caldeus três bandos, deram sobre os camelos, e
os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e só eu escapei, par te
trazer a nova.
18 – Ainda este falando veio
outro e disse: Estando teus filhos e tua filhas comendo e bebendo vinho, em
casa de seu irmão primogênito,
19 – eis que um grande vento
sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre
os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova.
Hinos Sugeridos: 152,
361, 463 da Harpa Cristã
Objetivos da Lição:
1 Descrever a família de Jó;
2 Refletir a respeito de como
lidar com a morte na família;
3 Conscientizar de como os
cristãos devem enfrentar a perda na família.
Introdução:
A fragilidade dos homens:
Não temos domínio de nada, ao
nosso redor...apenas Deus tem O Domínio de tudo o que ocorre debaixo dos
Céus...!
‘Porque aquilo que temia me
sobreveio; e o que receava me aconteceu’. Jó
Servem para nos policiarmos mais,
como seres fragilizados, mas que podemos suportar os males advindos da
permissão divina, em todas as áreas de nossas vidas.
São as mais duras, de entender,
aceitar e vivenciar.
Dicionário Strong
שכול - sh
̂ekowl; n. m. luto, perda de filhos
שכול - shakkuwl ou שׂכל shakkul; adj. sem
filhos (por perda); enlutado, despojado de prole
Quando as perdas são apenas
materiais, parecem-nos suportáveis, mas quando ela atinge nossos corações,
colocando-nos em luto, parece que perdemos a guerra da vida.
Drama é uma expressão usada para
designar uma situação comovente, que envolve sofrimento ou aflição.
Exemplo bíblico:
Há no mínimo 8(oito) dramas nas
Escrituras, seja no AT ou no NT.
"O Drama de Jó! ”
"O drama de Davi traído pelo
seu filho Abalão”.
"O drama dos hebreus em
tempos de fome, quando uma mulher assou o filho de outra”.
O Drama da Salvação: “A
Terra de "teatro do universo", pois nela o Senhor demonstrou seu amor
por meio do que Dorothy Sayers chamou de "maior drama de todos os
tempos". Escolheu um planeta, um povo e uma terra e para lá enviou
seu Filho, para que vivesse, ministrasse, morresse e fosse ressurreto dentre os
mortos para que os pecadores pudessem ser salvos.” Clarence Benson
No sentido figurado, a palavra
drama pode ser usada para caracterizar um comportamento que demonstra um
exagero, de alguém, nas suas queixas sob uma determinada situação, geralmente
trágica ou até mesmo simples problemas sem perdas, como a dizer: "Ele está
fazendo drama", não se enquadra no caso de Jó, pois ele estava vivendo um
Drama real, piorado pelo desconhecimento do que se passava além do entendimento
humano.
A palavra Drama vem do grego
"drâma", que significa "ação", e era usada com relação à
arte teatral. E é isso que caracteriza o gênero dramático - o fato de
apresentar a encenação de um texto. Um drama é um texto cuja história é
caracterizada por um desenrolar de acontecimentos semelhantes aos da vida real.
Dentre as várias formas de
expressões dramáticas, destacam-se a tragédia, e o próprio drama.
Um drama é um texto cuja história
é caracterizada por um desenrolar de acontecimentos semelhantes aos da vida
real.
13 — E
sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa
de seu irmão primogênito,
14 — que
veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam
junto a eles;
15 — e
eis que deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da
espada; e eu somente escapei, para te trazer a nova.
16 —
Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e
queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei, para te trazer a
nova.
17 —
Estando ainda este falando, veio outro e disse: Ordenando os caldeus três
bandos, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da
espada; e só eu escapei, para te trazer a nova.
Dando expressão com base na
Escritura Sagrada, temos a narrativa de um drama, no sentido de fatos que
atingiram um homem, sua família, sua esposa, seus servos, seus amigos, seus
bens. Jó foi um homem que conheceu a crise no seu íntimo pessoal e familiar,
viveu plenamente um Drama. Sua crise, que se apresentou como drama, envolveu
todos que com ele estava. Dos empregados aos seus bens.
Fica clara a ação de roubo e
destruição de Satanás, operando tudo que a Bíblia descreve a respeito deste
personagem maligno, deste Drama.
Celeridade do drama:
A celeridade da ação de Satanás:
Se fossemos narrar em atos, o primeiro
ato está neste texto bíblico (supra), dando início a Tragédia de Jó.
Jó o íntegro: “O termo hebraico
(tam) usado na afirmação sobre sua vida, quer dizer que, este era homem sincero
(perfeito, ou “íntegro”, ARA). O significado principal da raiz, do termo, é
plenitude de caráter. No caso de Jó, não significa perfeição no sentido
absoluto.
Começa o relato das suas perdas
de bens:
Tudo isso indica a rapidez do
movimento de Satanás e seu desejo de “sobrecarregar” Jó com a repentina e
grandeza de suas calamidades.
A retirada de todas as posses de
Jó.
Esta rapidez e sanha de
destruição de Satanás, era para não dar tempo para se recuperar do choque de
uma forma de julgamento antes que outra viesse sobre ele.
Chaves para entender o drama de Jó
no texto:
1. E sucedeu um dia
2. Estando este ainda falando
3. Estando ainda este falando
Os filhos de Jó
Um grupo familiar - seus 10
filhos foram mortos por um vendaval - aparentemente coeso. Pois, promoviam seus
encontros sempre juntos, (“...tendo em vista que se reuniam com freqüência para
comemorar seus aniversários, indicando que Jó e sua esposa educaram bem seus
filhos. O fato de o patriarca oferecer sacrifícios especiais depois de cada
aniversário não indica que fossem comemorações ímpias. Mostra, apenas, que Jó
era um homem piedoso e desejava se certificar de que tudo em sua família estava
em ordem diante de Deus.”) mas se por acaso cometessem excessos, Jó o
patriarca, estava disposto a sacrificar pelos seus filhos.
Acreditava-se
naquela época que a família e os rebanhos eram bênçãos de Deus para uma
pessoa reta. A riqueza de Jó significava que ele desfrutava do favor de
Deus de uma maneira excepcional. Os números usados (sete, três e cinco),
enumerando os filhos de Jó e seus rebanhos, são expressões adicionais da sua
integridade. Cada filho tinha sua própria casa. As filhas provavelmente moravam
na casa do pai. Cada filho realizava uma festa, em casa de cada um no seu dia.
Não está claro aqui se esses banquetes eram realizados no dia do aniversário de
um deles ou, visto que havia sete filhos, o autor estaria descrevendo uma vida
tão ideal que os filhos de Jó estavam freqüentemente celebrando e se entretendo
mutuamente em uma comunhão harmoniosa. Em
cada evento, a
piedade de Jó
é ilustrada pelo
fato de que
ele sempre oferecia holocaustos pelos
seus filhos, se caso um deles pudesse ter pecado inadvertida ou secretamente.
Essa frase, e os santificava, ilustra um uso comum no Antigo Testamento de
santificação como um cerimonial de consagração ou separação (cf. CBB, II). Jó a Cantares de Salomão Beacon -
CPAD
Assim
como, Jó, os pais vivem a insegurança quanto a vida dos filhos, no sentido de
não serem afetados pelas mazelas da vida:
Doenças,
Dores,
Ataques,
E entre todas,
a mais letal: A Morte!
A Morte:
“O dia da morte do cristão é
melhor do que o dia do seu nascimento. Contudo, seu nascimento foi essencial
para o dia da sua morte ser melhor.” Como o Cristão Deve Considerar a
Morte? W. E. Best
O
nascimento traz todos a um estágio de morte: “E, como aos homens está ordenado morrerem
uma vez, vindo depois disso o juízo,” Hebreus 9:27
A Morte está no centro dos tempos
pré-determinados para cada vida:
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do
céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar
o que se plantou” (Eclesiastes 3:1,2)
Há um caminho destinado a todos
os homens, sem distinção de raça, poder, riqueza ou idade: É O caminho da
Morte.
“Se ele estava preparado para a
morte, nós não sabemos. Este é um aviso audível de Deus para que você se
prepare para a morte.” A Vida é Incerta - Jonathan Edwards; [Jonathan
Edwards enviou em 1755 esta carta a seu filho Jonathan Edwards Jr, que tinha a
idade de nove anos e estava com Gideon Hawley em uma viagem missionária
entre os índios.]
Aos homens foi dada a
oportunidade de ter vida sempre, sem serem criados em estado eterno, e sim no
físico, esta oportunidade se fez pelo fruto da Árvore da Vida! Embora, pudessem
viver por tempos e tempos, a Morte era uma possibilidade da criação do homens,
por Deus, pois este viera do pó!
“E,
achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até
à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:8
Cristo as
primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
Depois
virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver
aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.
Porque
convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
Ora, o
último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. 1 Coríntios 15:23-26
A oportunidade perdida no Éden permitiu,
contudo, a mitigação, dando nova chance a Humanidade, por Cristo.
“Preciosa é à vista do Senhor a
morte dos seus santos.” Salmos 116:15
Preciosa ou não a Morte alcança a
todos. O final de cada um é que será diferentes, por meio do que semearam em
visa.
“Melhor é a boa fama do que o
melhor ungüento, e o dia da morte, do que o dia do nascimento de alguém”
(Eclesiastes 7:1).
A morte é o tratamento perfeito
para todas as doenças físicas e espirituais quando em Cristo! De outra maneira, pode ser uma forma de jsutificativa para muitos fugirem da realidade na qual vivem.
Contudo só Deus pode determinar a
Morte ou cessação da vida de alguém!
Morte é conquistar plena
liberdade de todos os inimigos internos e externos.
Morte não é cessação, mas
separação da existência. O crente passa do tempo para a eternidade.
Paulo usou o substantivo grego kerdos significando
ganho, o adjetivo kreitton significando maior, melhor
ou superior, e o advérbio mallon significando mais ou
muito mais em Filipenses 1:21-23.
A combinação das palavras prova
que o cristão falecido não se torna inferior a uma pessoa quando ele morre:
“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são
para comparar com a glória que em nós há de ser revelada...E não só ela, mas
nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos,
esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Romanos 8:18,23). O
corpo redimido será a finalização ou perfeição do que Deus o Espírito Santo
começou na regeneração.
Paulo e Oséias se entendem
teologicamente sobre a vitória de Deus Em Cristo sobre a Morte.
Onde está, ó morte, o teu
aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 1 Coríntios 15:55
Eu os remirei da mão do inferno,
e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está,
ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos.
Oséias 13:14
Em Edição – Sem Revisão
Fontes:
Citações no corpo do texto
links de estudos do autor
Apontamentos pessoais
Dicionário Strong
Comentário bíblicos citados
Comentário Bíblico Expositivo - Antigo
Testamento - Volume III — Poéticos -Warren W . Wiersbe
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