sábado, setembro 9

Lição 11 – CPAD – SETEMBRO 2023 Cultivando a convicção cristã

Lição 11 – CPAD – SETEMBRO 2023

Cultivando a convicção cristã

Subsídio Pastor e Professor Univ Osvarela

Data: 10 de Setembro de 2023

Texto Áureo

Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência.” (1Ts 2.3).

Prática

O cultivo da convicção cristã é imperioso para a prática e a defesa da fé em tempo de adversidades.

Leitura Bíblica

1 Tessalonicenses 2.1-12.

1 — Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã;

2 — mas, havendo primeiro padecido e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate.

3 — Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência;

4 — mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova o nosso coração.

5 — Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha.

6 — E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados;

7 — antes, fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos.

8 — Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda a nossa própria alma; porquanto nos éreis muito queridos.

9 — Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.

10 — Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, justa e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes.

11 — Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos,

12 — para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.

A) Objetivos da Lição: 

I) Estimular a convicção espiritual nos cristãos a partir da confiança em Deus;

II) Compreender a necessidade de uma vida irrepreensível de modo que glorifique a Deus;

III) Reconhecer que o amor sacrificial e o abnegado trabalho são essenciais para o crescimento do Reino.

I-                 Introdução:

“E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.” 2 Tessalonicenses 2:10

Tempo de convicções líquidas e questionadas pelo politicamente correto, é tempo da Igreja de posicionar definitivamente com a visão da Revelação Progressiva das Santas Escrituras, contra o Império do Mal e suas forças emergentes e agentes contra a Igreja e para dominação do Mundo, o Mundo, sistema do mal, dominado por seu príncipe Satanás e que age contra as convicções da Igreja como nunca, jamais operou.

Tessalonicenses 2:2-4 Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane;”

Manter a convicção da nossa fé é saber “em quem temos crido -II Tm 1.12a

A convicção é a base da base do cristão é ela que mantém a nossa fé no que cremos, e em Nosso Senhor Jesus Cristo e nas Escrituras e todos os parâmetros que ela ensina, sem qualquer dúvida e a Bíblia e infalível, inerrante e Inspirada, sem qualquer sombra de dúvida e é por esta convicção que refutamos toda dúvida ou tentativa de mudar nossa forma de crer!

“Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.” 1 Timóteo 1:19

Guardando o mistério da fé numa consciência pura.”1 Timóteo 3:9

 A nossa convicção é firmada na Fé legitimada na Cruz de Cristo.

II-       A Convicção do crente é fruto de uma real conversão:

A nossa convicção é cultivada de fé em fé e não se altera com as formas que o mundo age ou tenta adulterar a coisas divinais. “(Porque andamos por fé, e não por vista).” 2 Coríntios 5:7

No âmbito religioso, a convicção pode ser entendida como sinônimo de fé, visto que a pessoa convicta em Deus, por exemplo, é aquela que tem plena certeza da sua existência. A origem da palavra "convicção" está no latim ‘convictio’, que significa "prova" ou "refutação".

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1

Está escrito que a fé é a certeza do que esperamos e a convicção das coisas que nós não vemos. A palavra certeza no grego é *υποστασις hupostasis* e significa: aquilo que tem existência atual; substância; ser real.

A palavra convicção no grego é *ελεγχος elegchos* e significa: verificação pela qual algo é provado ou testado.

ελεγχος - n m 1) verificação, pela qual algo é provado ou testado 2) convicção.

Ter convicção é o mesmo que ter a firme certeza sobre algo em que acredita, sendo esta segurança oriunda a partir de motivos ou provas de natureza particular.

Nós somos fundamentados na nossa fé em Cristo, não como uma crença vazia, mas como uma crença em quem morreu e ressuscitou e vive para sempre e nos deu autoridade para uma vida N’Ele.

No âmbito religioso, a convicção pode ser entendida como sinônimo de fé, visto que a pessoa convicta em Deus, por exemplo, é aquela que tem plena certeza da sua existência.

Πιστευω - pisteuo; v. pensar que é verdade, estar persuadido de, acreditar, depositar confiança em; de algo que se crê; acreditar, ter confiança; numa relação moral ou religiosa.

- fidelidade, lealdade

- o caráter de alguém em quem se pode confiar

No NT - usado no NT para convicção e verdade para a qual um homem é impelido por certa prerrogativa interna e superior e lei da alma:

- confiar em Jesus ou Deus como capaz de ajudar, seja para obter ou para fazer algo: fé salvadora

- mero conhecimento de algum fato ou evento: fé intelectual;

- confiar algo a alguém, i.e., sua fidelidade;

- ser incumbido com algo.

πιστις - pistis; n. f. convicção da verdade de algo, fé; no NT, de uma  convicção ou crença que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e com as coisas divinas, geralmente com a idéia inclusa de confiança e fervor santo nascido da fé e unido com ela. A convicção de que Deus existe e é o criador e governador de todas as coisas, o provedor e doador da salvação eterna em Cristo. Relativo a Cristo - convicção ou fé forte e bem-vinda de que Jesus é o Messias, através do qual nós obtemos a salvação eterna no reino de Deus.

πιστευω - pisteuo; v. pensar que é verdade, estar persuadido de, acreditar, depositar confiança em; de algo que se crê; acreditar, ter confiança; numa relação moral ou religiosa.

- fidelidade, lealdade

- o caráter de alguém em quem se pode confiar

No NT - usado no NT para convicção e verdade para a qual um homem é impelido por certa prerrogativa interna e superior e lei da alma:

- confiar em Jesus ou Deus como capaz de ajudar, seja para obter ou para fazer algo: fé salvadora

- mero conhecimento de algum fato ou evento: fé intelectual;

- confiar algo a alguém, i.e., sua fidelidade;

II.1 Convicção e Fé

Uma pessoa que age com convicção é aquela que, aparentemente, sabe perfeitamente o que está fazendo, não levantando suspeitas ou inseguranças sobre a sua capacidade de lidar com determinada coisa.

Convicção é a ação de convencer, isto é, ter uma ideia ou opinião sobre algo de modo obstinado, crendo absolutamente naquilo que acredita e transmitindo isso para as outras pessoas.

“Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” 2 Coríntios 5:14,15

Exemplos:

Nós somos convictos que fornicação é pecado?

Nós somos convictos que Jesus é o único Salvador?

Nós somos convictos que Ele, Jesus, morreu por todos os pecadores?

Eis a base das nossas convicções no Evangelho!

Nós somos convictos no que Cremos; “..., que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” 1 Coríntios 15:3,4

II. A - Nossa convicção não nos traz confusão sobre o que Cremos.

Todo aquele que nele crer não será confundido!

A certeza e a nossa convicção estão ligadas pela palavra e texto de:

Romanos 10:8-11 “:A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.  Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.”

II.B - Convicção tem como sinônimo a crença!

Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência.” (1Ts 2.3).

uma partícula primitiva de incitamento e súplica, que pode ser traduzida como: “Eu rogo”, “agora”, ou “então”, grego - ωσαννα; Eu rogo (nós rogamos), agora, por favor; usado em súplica ou exortação

III-   Fé e ânimo renovado, pela Exortação da Palavra

Exortados pela palavra de Deus somos ouvintes do incitamento ou rogo do Apóstolo Paulo a manter nossa fé intacta e convicta, porque não há engano algum em Cristo ou fraude na Palavra da Verdade.

Quando Paulo cita “exortação” ele está usando o verbo exortar como ‘afirmar solenemente, avisar, exortar ou mandar solenemente’ e não como uma forma de disputa contra alguém ou outras doutrinas contrarias ao Evangelho.

λεγω – lego; falar - afirmar sobre,  -para ensinar, exortar, aconselhar.

Temos aprendido senso comum nas igrejas que exortar e tratar com dureza e  corrigir, quando na realidade exortar e trazer à convicção do crente à aquilo que ele crê:

A palavra exortar na Bíblia tem o significado além de Admoestação, advertência, conselho, dar estímulo a; animar, estimular;

Somos estimulados nas nossas convicções, pelas Escrituras – “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” João 5:39

Somos admoestados a servir melhor à Deus – “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.” Salmos 27:14

Somos animado na nossa fé – “Descansa no Senhor, e espera nele;”  Salmos

Somos advertidos a manter-nos atentos a ciladas: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Efésios 6:11

IV-    A Convicção vem do Testemunho de Deus.

“, ... convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” João 16:8-11

Por que temos convicção?

Porque É o Espírito Santo, a quem ouvimos, que nos convenceu e nos tornou convictos e garante a nossa convicção a nós e a todos que o ouvirem, se tornarão crentes convictos, pois a nossa convicção não é carnal ou humana, mas sim do Espírito de Deus

4 — mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova o nosso coração.

5 — Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha.

V-         Homens na Bíblia que tinham convicção da sua Fé e do Deus a quem serviam:

A convicção supera padecimentos, agravos e permite nos apresentarmos em qualquer lugar, ainda que não bem quistos!

1 — Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã;

2 — mas, havendo primeiro padecido e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate.

Estes cultivaram a convicção cristã, ou em Seu Deus, o que foi imperioso para a prática e a defesa da fé em tempo de adversidades.

São nossos exemplos, assim como eles nós podemos testemunhar da nossa convicção.

Jó – “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” Jó 1:21

‘Porque eu sei (Estou Convicto) que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” Jó 19:25

Manter a nossa convicção é possível, guardando o coração:

Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis Deuteronômio 11:16

A nossa Mente é de Cristo, por isso confiamos, porque ganhamos uma nova mente, que mantem a nossa convicção.

“E por isso, se o faço de boa mente, ...” 1 Coríntios 9:17

“Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, ...” Hebreus 13:18

Seremos julgados conforme a nossa convicção: “, ... e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.” Lucas 12:48

Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” Hebreus 10:23

“Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.” 1 Coríntios 16:13

Portanto, nossa convicção é a força do Evangelho que cremos!

Fonte:

Apontamentos do autor

https://estudandopalavra.blogspot.com/2015/07/apostasia-fidelidade-e-diligencia-no.html

Dicionário Strong

Lição CPAD 3º Trimestre 2023

https://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2023/2023-03-11.htm

A fé é a certeza e a convicção

Katiany Lins - Ministério Vida

https://www.pastorantoniojunior.com.br/esbocos-de-pregacoes/a-conviccao-nos-leva-a-transformacao

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger