sábado, setembro 23

Lição 13: O Mundo de Deus no Mundo dos Homens CPAD - 3° Trimestre de 2023

Lição 13: O Mundo de Deus no Mundo dos Homens

CPAD - 3° Trimestre de 2023

Subsídio Pastor e Professor Osvarela

Texto Áureo

“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco).” (Mt 1.23)

Prática

Na dispensação da graça, a Igreja deve refletir os valores do Reino de Deus no mundo.

Leitura Bíblica

Mateus 1.21-23; Gálatas 4.3-7

Mateus 1

21 – E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

22 – Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz:

23 – Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco).

Gálatas 4

3 – Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo;

4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,

5 – para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

6 – E , porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

7 – Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

Objetivos da Lição:

I)                 Esclarecer a respeito do Reino de Deus no mundo;

II)             Pontuar as bênçãos de uma vida no Reino;

III)          Assinalar os males de uma vida no Mundo.

 

Introdução:

O mundo de Deus pode ser contemplado na forma característica de sempre:

         Deus é um Deus que se apresenta a sua Criação.

Alguns pensadores podem até questionar (no caso da Teologia Contemporânea) esta aproximação de Deus aos homens, mas a verdade é que A trindade em conjunto preparara um plano especial salvífico, remidor e de resgate a Humanidade.

Podemos entender que Deus sempre se apresentou ao homem, antes no estado da Inocência, e após a queda.

Mas, havia um tempo determinado para que o Mundo de Deus em pessoa se manifestasse a todos os homens.

Podendo até mesmo, tocar e ver a Sua Glória.

A Kenosis foi a prova da busca de Deus pelo homem e da entrada do Mundo visível de Deus entre os homens.

Claro é que Deus sempre se manifestou entre os homens, e sempre anunciou onde estava para o homem, diria até para seus fiéis ou não fiéis.

Mas, o interesse de Deus era que Seu Mundo fosse introduzido no Mundo dos Homens de maneira que todos pudessem ter o direito de, inclusive vivenciar seu Mundo Divino.

Deus em Cristo se humilhou para introduzir seu Mundo, no Mundo dos Homens.

Leiamos:

“Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;” Filipenses 2:7

Para continuarmos precisamos entender o que é o Mundo.

conceitos:

Mundo – como população, alimária, sistema legais, produções, agrícolas, atividades como vento, tempestades, terremotos, sol, lua, dias, noites e atmosfera...

Mundo - como sistema de vida decaído pelo pecado adâmico, sistema cosmogônico alterado pelo homem, domínio de um ser caído e decaído, alteração da moralidade, adulteração da verdade, busca da fama, busca do poder, busca do dinheiro, ricos e pobres, miseráveis, domínios e potestades atuantes, dominadores, senhores, servos, escravos, expropriação, usura, desvario sexual, falso ambientalismo, nova era, manifestações do sobrenatural maligno, domínio de mentes e corações, cegueira dos homens e mulheres.

Nota: quando falarmos ao longo desta lição sobre mundo devemos entender que mundo é um sistema do mal.

Mundo na expressão Divino Celestial é:

Transitório:

Esta é uma das questões fundamentais, que diminuem a autoridade e valor do mundo, na visão de Deus.

Você pode alegar que Deus criou o Mundo, aí é que encontramos a diferença entre o Mundo criado que também espera a redenção e o mundo, sistema condenado por Deus.

Neste texto não estamos nos referindo ao Mundo físico, criado por Deus.

Mas, estamos nos referindo a um sistema dominante, transitório, que atinge a Humanidade, e que se instalou como um Mundo dos Homens, desde a Queda no Éden.

Sistema: é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado.

O que é o sistema?

Podemos responder essa indagação de várias maneiras. Poderíamos dizer que o sistema “é tudo que está à sua volta, tudo que foi criado ou que existe e que te mantenha inserido dentro dele”. O sistema é, em suma, o mundo em que você vive (ou pelo menos o mundo em que você acha que vive ou tenta viver).

O sistema se manifesta sob diversas formas. Ele é o mundo regido pelas leis e regras (sejam físicas ou morais), é também produto direto das instituições governamentais.

“... o sistema, por trás de toda sua pseudo-imponência e de suas barreiras impenetráveis, é fraco, é pobre, quebra-se com facilidade, não resiste ao mero despertar de um único indivíduo. Pesa contra ele sua própria natureza, seu próprio instinto assassino. Quem sai, nunca mais quer voltar.” Maurício Gomes Angelo - Publicado em 31.01.2005

Mas ele não se resume a algo concreto, de fácil definição ou limitado.

Neste Mundo físico coabitam, de maneira metafísica, ou invisível, forças poderosas espirituais, embora tudo esteja sob controle de Deus.

Uma batalha que se iniciou nos Céus em algum momento da Eternidade.

O Apóstolo Paulo declara a existência destes dois Mundos: “Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.” 1 Coríntios 2:12

Quando Paulo informa sobre este mundo dos homens é claro no seu texto:

“Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” 2 Coríntios 5:19

Aqui fica claro ao mundo que o apóstolo se refere, é o mundo metafísico, que domina o homem!

Deus criou um sistema aberto para todos os seres criados por ele, que possuem entendimento claro, lógico e permeado por uma coluna central: O Livre-arbítrio.

Este importante atributo da consciência do próprio homem quanto ser um pensante e com volição permitiu a divisão ou quebra da relação do Mundo de Deus com o Mundo dos homens.

Vivenciamos estes mundos, como sistemas opostos pelo pecado.

O sistema de Deus e o sistema do mundo são opostos

O Mundo de Deus –

O Mundo dos homens - A situação do Mundo dos Homens – “todo o mundo está no maligno.” 1 João 5:19

O Mundo dos homens é passageiro

O Mundo habitado pelos homens como Criação e seu lar:

O MUNDO, no sentido do Universo físico, é algo bom e criado por Deus (Gn 1.31).

O Mundo dos Homens, caído, pela queda do gerente edênico, tem sua forma de agir (fruto do pecado) baseado em egoísmo, ganância, mentira, falsidade, corrupção, na usura do dinheiro.

Tem um regente que se opõe a que o homem não aceite voltar-se para Deus, embora não seja antônimo de Deus é opositor ao Mundo de Deus, de onde rebelou-se.

A Busca do Homem, por Deus com uma finalidade – reatar o Mundo de Deus com o Mundo dos Homens:

Início desta relação de Deus com o mundo:

“1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.Gn 1

Relacionamento edênico: “Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria;”  Gênesis 2:19

Deus presente!

“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?” Gênesis 3:8,9

O Protoevangelho foi o anúncio de que após o erro adâmico Deus voltaria a manter em algum tempo posterior a queda uma maneira de fazer com que o homem pudesse voltar a ter contato com o Mundo de Deus. Agora no próprio ambiente universal, pós Éden.

Deus nunca é pego de surpresa – “Deus olhando no Corredor da Eternidade, pode contemplar cada espaço do tempo e eras e providenciar uma mensagem para nós com base na sua visão soberana e atemporal, eterna.” Osvarela

O próprio Deus anunciou esta Boa Nova ao homem caído, mesmo que este tivesse perdido o rumo do alvo, Deus não perderia de vista a oportunidade de voltar a ter um relacionamento do Mundo de Deus com o Mundo dos Homens.

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15

Foi tão real e entendível que Adão e Eva se alegraram quando tiveram o primeiro filho, Caim, imaginando que este os levaria de volta a ter contato com o Mundo de Deus.

Fonte

O Mundo De Deus 

Estudando palavra - https://estudandopalavra.blogspot.com/2009/08/o-sistema-de-viver-do-mundo-licao-6.html

https://loja.editoracristaevangelica.com.br/03-o-mundo-de-deus-kit-completo.html

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger