sábado, janeiro 20

Lição 03 A Natureza da Igreja - 1° Trimestre de 2024 CPAD - EBD - 2ª PARTE – continuação

Lição 03 A Natureza da Igreja - 1° Trimestre de 2024

CPAD - EBD – ADULTOS

Subsídio: Pastor e professor Osvarela

2ª PARTE – continuação

Texto Áureo

“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” (1 Co 12.12)

Prática

Conhecendo a Igreja em sua natureza, nos conscientizamos da importância de fazer parte dela.

Leitura Bíblica

1 Coríntios 12.12-27

12 – Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
13 – Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

14 – Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

15 – Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

16 – E, se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

17 – Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

18 – Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

19 – E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?

20 – Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo.

21 – E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós.
22 – Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários.

23 – E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.

24 – Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,

25 – para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

26 – De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

27 – Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.

Exórdio:

A Igreja como Corpo tem e sua natureza algumas qualificações, algumas forma de agir, algumas forma de relacionamento, que à luz das Escrituras pretendem moldar os que pertencem a Ela e sem as quais alguns que estão fisicamente na Igreja não tem pertencimento ao Corpo.

1 Coríntios 12.23 – E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.

24 – Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,

Baseado nas condições da atividade de um corpo, o apóstolo Paulo faz uso de figura de linguagem, pela qual ele demonstra que um corpo depende de todos os seus membros, alguns até não podem aparecer, por serem considerados menos honrosos, mas são fundamentais estarem no corpo, pois sem eles corpo pode até vir sofrer danos na sua saúde.

1 Coríntios 12.18 – Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.19 – E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?20 – Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo.

Com base nestes pilares, a Igreja é Povo de Deus, Corpo de Cristo, Comunhão.

A perspectiva de um corpo em atividade plena e vivo só se dá com todos os membros D’ele sendo saudáveis e nenhum deles pode se furtar a executar a atividade para a qual foi colocado no Corpo.

Não há como alguém se dizer membro do Corpo de Cristo, e não se pautar pela comunhão, interligação com todo o Corpo.

É paradigmático este comportamento, que podemos dizer: “a eclesiologia Povo de Deus e a eclesiologia de Comunhão funcionam como verdadeiros paradigmas da vida eclesial do Corpo de Cristo”.

Obs.: O etarismo na Igreja

Numa atualização dos conceitos hoje chamado de politicamente corretos a igreja muitas vezes sofre com o desprezo de alguns jovens pastores quanto a utilização de muitos jovens, sejam obreiros ou não nas atividades da Igreja. Contudo Paulo nos ensina e a visão da origem da Igreja demonstra que os anciãos, o cohen, sempre foram consultados para determinadas decisões do ministério, sem, contudo, desprezar os jovens obreiros como “Os Timóteos”.

Certa vez, um pastor me disse:

- Quero uma igreja de jovens!

Esqueceu que, um dia, ele próprio envelhecerá. A igreja precisa tanto dos mais velhos quanto dos mais jovens, e uns devem ministrar aos outros. A graça de Deus permite transpor o abismo entre as gerações dentro da igreja. Isso pode ocorrer quando todos os membros, jovens e velhos, vivem de acordo com os padrões estabelecidos por Deus para sua vida.” Comentário Bíblico Expositivo - Novo Testamento - Volume II; Warren W. Wiersbe

Conhecimento e Crescimento da Igreja:

Atos 2:44-46 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum..., [...] repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos,...

A história do início da igreja revela exatamente quão importante este momento.

de sabedoria foi para os seguidores de Jesus.

A comunhão é a base do crescimento da Igreja:

Em esperança em santidade também pudesse caminhar em harmonia, mas nem sempre é o caso. Do ponto de vista de Deus, existe um só corpo (ver Ef :4 6); mas o que vemos com nossos olhos humanos é uma igreja dividida e, por vezes, em pé de guerra. precisamos  encarecidamente de unidade espiritual.

1 Co. 12. 13 – Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. 14 – Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

Características determinadas para ser parte do Corpo:

1 Co. 12.25 – para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros.26 – De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

O apóstolo Pedro destaca em sua primeira epístola o que são provas comportamentais de ser Corpo de Cristo:

Pedro escreve as implicações dessa comunhão, e estimula-nos a construir e a manter a unidade no meio do povo de Deus, pois temos pontos símiles que nos fazem ser patê do Corpo:

Experimentamos o mesmo nascimento (1 Pe. v. 23-25).

A única maneira de ingressar na família espiritual de Deus é por meio do nascimento espiritual, mediante a fé em Jesus Cristo (Jo 3:1-16).

Temos o mesmo Pai: "concepção espiritual" requer um pai: Espírito Santo de Deus (Jo 3:5, 6).

1 Pedro 1:23 “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.”

Temos a mesma crença e base de Fé: A Palavra de Deus (1 Pe 1:23).

Sobre a natureza da Igreja, que somos:

2 Pedro 1:4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

O novo nascimento nos dá uma nova natureza (2 Pe 1:4);

A natureza intrínseca do cristão como membro do corpo é o que nos liga.

Temos  mesma expectativa e Esperança no nosso futuro, como Igreja:

1 Pedro 1:3 Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo,...

Temos uma nova e viva esperança (1 Pe 1:3).

Se somos uma Família temos sentimentos idênticos como família e sentimos quando alguma parte do Corpo sofre, todos temos o mesmo sentimento.

“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” (1 Co 12.12)

Na Igreja não há diferença entre judeu e grego, preto e branco, episcopal e presbiteriano, mas a fé em Jesus Cristo é que é tudo. Um dia seus membros virão reunir-se do norte, do sul, do oriente e do ocidente, no último dia e serão de todas as nações, nomes e reinos, povos e línguas, e todos serão um em Jesus Cristo.

A Igreja há de existir até o fim.

Mas, não podemos pertencer a Igreja com acepção de pessoas, assim como o corpo depende de um olho, assim como o corpo depende da audição, que entra pelo som captado pelas orelhas, assim como dependemos para reprodução de funções e membros mais honrados, a Igreja depende de cada membro, e que cada membro entenda que é importante no Corpo seja qual for a sua posição.

Fonte:

Apontamentos do autor -  http://estudandopalavra.blogspot.com/

Site EBD

Lição CPAD – 1º trimestre 2024

Que é a Igreja? J. C. Ryle - J.C. Ryle, bispo anglicano contemporâneo ao grande pregador Charles Haddom Spurgeon 

https://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/a-natureza-da-igreja/

Site bibliatodo/Significado de natureza O que é, Conceito e Definição - natureza - Dicionário português

Site: eis-meaqui/Apologética - Que é a Igreja?

Ricardo Fontana - Dissertação para obtenção de grau de mestrado - Estudo comparativo entre as eclesiologias de Antonio Acerbi e de José Comblin na perspectiva da sacramentalidade da Igreja. PUC-RS – 21/12/2007

Bíblia online

A Eucaristia No Anglicanismo; Jadson Targino; Última atualização 9 ago, 2021

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger