sábado, janeiro 27

A Missão da Igreja de Cristo - Lição 05 CPAD -1° Trimestre de 2024 - EBD ADULTOS

 Lição 05 - A Missão da Igreja de Cristo - 1° Trimestre de 2024 - EBD ADULTOS

Subsídio Pastor e prof. Osvarela

Texto Áureo

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (At 2.42)

Prática

Como o sal fora do saleiro cumpre a sua função de salgar, assim a Igreja quando adora e discípula, testemunha das insondáveis riquezas de Cristo.

LEITURA BÍBLICA: Marcos 16.14-20; Atos 2.42-47

Marcos 16. 14 – Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.
15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17-E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 – pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. 19 – Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. 20 -E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles 0 Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!

Atos 2.42 – E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 – Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 – Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 – Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. 46 – E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47 – louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor ã igreja aqueles que se haviam de salvar.

A) Objetivos da Lição:

I) Refletir sobre a principal missão da Igreja de Cristo na Terra;
II) Aprofundar o entendimento sobre a adoração a Deus e a edificação mútua, como atos contínuos;

III) Pensar a comunhão fraternal e a atuação social como marca de uma igreja cristã genuína.

B) Motivação: Através dos séculos, a história da Igreja cristã foi marcada por extraordinários testemunhos de fé, superações e vitórias na proclamação do Reino de Deus aos perdidos. Entretanto, no Antigo Testamento, vemos um rastro de fracassos e falhas trágicas de uma nação que se desviava dos propósitos do Altíssimo. Assim, como Asafe, no Salmo 78, conclama o povo escolhido a uma autoanálise, a fim de manter-se fiel ao Senhor e não mais desviar-se de seus santos propósitos, que esta lição seja um convite do Espírito Santo a fazermos o mesmo, enquanto Igreja de Cristo.

Exórdio:
Missão [da Igreja]
 – nossa definição – é o papel proposto por Deus a ser desempenhado, pela Igreja na Terra.

Fornecer a todos os homens, o direito de conhecerem a Verdade revelada na pessoa do Salvador Único – Jesus Cristo, para que eles, venham ao pleno conhecimento da Verdade – O Próprio Jesus.

Para que todos os homens em todos os lugares, próximos ou nos confins da Terra possam desfrutar da Salvação.

A função da Igreja é apoiar e transmitir ao mundo a Verdade que Deus revelou.

Visão.

Ser a agência divina da Terra a fornecer o alimento para a vida de todos os homens - Jesus o Pão vivo que desceu dos céus.-

Mc.16. 15-18. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.

No mundo empresarial e acadêmico é uma palavra em voga, nos dias atuais e indica uma proposta para a empresa com vistas a um objetivo – definição do autor do texto.

Discurso:

A Missão da Igreja foi definida pelo próprio Jesus, ao ascender aos Céus!

Quem concedeu a Missão tem Todo Poder:

“ ..., sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:8-11

                             Quadro de texto do Rev Gildásio Reis

A autoridade da Missão é dada a quem recebeu toda a autoridade ao Filho.

“Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.” Mateus 28:18

É com a autoridade do Cisto ressurreto que que Jesus comissiona os discípulos – Leia Igreja -

Assim como Jesus veio com uma Missão, Ele ensina e determina e instrui os seus discípulos sobre a qual seria a Missão que teriam de cumprir, até os últimos dias.

Entendemos que na perspectiva destes textos não são excludentes as obrigações da Missão dada a Igreja.

Marcos 16. 14 – Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. 15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Em sua última ministração aos seus discípulos que ficariam sem a Sua presença o Mestre orienta os seu discípulos a prosseguir a caminhada, com uma Missão específica e querendo que eles entendessem que o propósito de Sua estada entre os homens não se encerrava com a sua ascensão, e retorno ao Pai, após ter cumprido a sua missão pessoal e intransferível.

Marcos 16. 19 – Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.

Os discípulos ainda não entendiam que a missão de Jesus não era terrena ou da instalação de um reino humano, mas era muito maior, mesmo com Jesus lhes ensinando que o Seu reino não era deste Mundo.

“E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, ...”

Lucas 22:29

Os discípulos não entenderam que a Obra consumada na Cruz do Calvário não se encerrava com a ida de Jesus aos Céus e que eles foram preparados por três anos com uma finalidade maior, prosseguir ensinado e representando O Reino Instalado pelo Cristo da Cruz. Ainda havia incredulidade, temor e falta de ciência entre eles(discípulos), e para que isto Jesus insta com eles: “

Já nos últimos dias e últimas horas Jesus sempre reafirmou qual era a qualidade do Seu reino e qual era a sua Missão: Implantar um Reino que não teria fim, como acontecem reinos de Israel ou reinos do mundo que se iniciaram e tiveram fim, seja por derrotas ou seja, por suas próprias falhas, porque eram humanos.

“Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.” João 18:36

Elencando as funções/etapas da Missão da Igreja (com base nas diretrizes de Jesus ao ascender):

                            Propósitos divinos para a Missão da Igreja.

-O que a Igreja deve realizar?

-O que a Igreja, sob Missão, realiza?

-Onde deve realizar?

-Para quem ela deve realizar?

-Para quê a Igreja deve realizar?

Estratégia da Missão:

A Missão necessitava de instrumentalidade.

Jesus Cristo, indica aos santos apóstolos, que eles receberiam a instrumentalidade necessária para realizar a proposta da Missão - 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo... –

Este poder é a dotação carismática profética, que lhes dá a Visão necessária para que, utilizando-se do poder do Espírito eles alcançarem:

- o Alvo proposto à Missão. - Jerusalém, como em toda a  Judéia e Samária, e até os confins da terra. –

Dentre esta instrumentalidade, nos foi concedido o dom profético, concernente à Missão profética a ser desenvolvida pela Igreja.

Função 1- Ordem - Ide

Função 2- Geográfica - Sem fronteiras- por todo o mundo,

Função 3- Anunciar: Pregar o evangelho; Rm.10. 17 Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

Função 4- Alvo - Universalidade da Missão: Toda criatura

Função 5- Ação - Função de salgar

A Missão precípua da Igreja é Anunciar o Evangelho!

Ef.3. 9-11. ... e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, para que agora seja manifestada, por meio da igreja, a multiforme sabedoria de Deus, seja conhecida, dos principados e potestades nas regiões celestes, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor...

No Momento, mais importante para a nova caminhada dos discípulos, Jesus determina qual seria a Missão de sua Igreja.

1 Tm.2. 4. ... o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

Se hoje, somos a agência divina da Salvação em operação na Terra até a volta de Jesus, depois seremos aprovados e nossa Missão terrena, se encerra, com o arrebatamento.

A proposta era a transmissão da Verdade a toda a Humanidade de tal forma que os preceitos estabelecidos por Jesus levem todos os homens ao pleno conhecimento da Verdade (coloco maiúscula para entendimento que a Verdade é Jesus).

Verdade – Jesus Cristo.

A Verdade fala sobre si.

Εγώ ειμί η αλήθεια - Egó̱ eimí i̱ alí̱theia

A Comunhão Fraternal

Marcos 16. 14 – Finalmente apareceu aos onze

Era um momento no qual havia incredulidade, espanto e até descredito de tudo que acontecera com o grupo apostólico, mas eles ainda assim, mantinham um relacionamento de  grupo coeso, pois sabiam quem os tinha escolhido mantivera ao longo dos 3 (três) anos o grupo sempre unido era necessário a edificação mútua.

Fundamental para operacionalizar a Missão é manter a comunhão para que a missão seja repartida com cada um para sucesso da determinação de Jesus.

De igual modo a Igreja atual necessita dos “onze” para manter a Missão que nos foi entregue e transmitida pelos Apóstolos.

A formação da equipe que fora preparada para a Missão se dá com 11 (onze) homens.

É importante olharmos para a visão do escritor João Marcos, colocando na cena da nomeação dos responsáveis da Missão, os Onze apóstolos (– posteriormente houve a inclusão de Matias, no lugar de Judas -) mas Marcos deixa claro que na instituição da Missão estavam os Onze(11) – numa demonstração clara, que a equipa escolhida pelo próprio Jesus voltara a se reunir para receber a instrução final!

Equipa – 11 apóstolos e mais de 500.

Esta equipe dos 11 tinha o entusiasmo dado pelo Espírito Santo, a força das Palavras de Jesus, a experiência discipular de vivenciar o poder do próprio Cristo, durante três anos e meio de convívio diário.

E durante todos estes séculos milhões e milhões que deram as suas vidas a Cristo.

Temos a obrigação de anunciar e exercer a nossa Missão Profética pois Paulo nos concita, a isto, em virtude da nossa responsabilidade, para com os homens e para com Deus.

Interessante, que neste texto Paulo utiliza-se da palavra profética de Isaías, um profeta do AT.

Rm.10. 13-16. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem?

Você faz parte desta equipa?

A Missão é a mais importante visão a ser aclarada em nossos corações e no seio da Igreja para que não percamos a visão da Missão que nos foi dada!

Ser parte da equipe é algo que os discípulos demonstraram com alegria e louvor.

Sinais para Missão - Atos Contínuos:

No Ide, na determinação da Missão, Jesus Cristo, apresenta algo muito importante. A Igreja quando cumpre a Missão, discípula e testemunha as insondáveis riquezas de Cristo.

15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Sob os mandatos deste Ide podemos dizer que o Ide é o Mandato constitucional da Instalação da Igreja e sua Missão, entre os quais a Missão da Igreja atua:

Há um Mandato Espiritual! Crer

Há um Mandato social! Alcançar a todos em todos os lugares.

Há um Mandato Universal! A Missão visa salvar a toda a Humanidade.

Há um Mandato da Visão! Pregar o Evangelho a toda criatura.

Sob a leitura do texto de Marcos: “Marcos 16. 14 – Finalmente apareceu aos onze, ..., lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido

Pois, os discípulos certamente necessitavam naquele momento de algo, de algum sinal, de alguma demonstração de que seriam bem-sucedidos na Missão outorgada.

Marcos 16. 17-E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 – pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

Então Jesus oferece sinais de que eles estariam autorizados e com poder que Ele lhes dera para Missão, mesmo após a sua ascensão e sem estar fisicamente com eles.

Mas o primeiro ponto de início na Missão era Crer em Jesus:

                            Marcos 16. 17-E estes sinais seguirão aos que crerem!

A Missão seria fortalecida com a presença destes sinais:

- expulsarão demônios (sob o Nome de Jesus);

- falarão novas línguas – é bom entender que os discípulos ainda não conheciam o Dom de línguas

- pegarão nas serpentes – autoridade sobre a criação;

- beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum;

- imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão – isto eles tinham visto os Senhor Jesus operar, e agora ao segurem na Missão eles mesmos, fariam este milagres! Quanta novidade e responsabilidade, mas sob a fé e crença irredutível nas palavras de Jesus eles logo estariam realizando o que o Senhor lhes disse.

Sob este importante tópico da continuidade está a Comunhão, Lucas ao escrever os Atos dos Apóstolos põe em tela:

Atos 2.42 – E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 – Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 – Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.

A Missão da Igreja e A Adoração:

Dentro da visão textual podemos enunciar que a Adoração faz parte da Missão da Igreja.

A visão de adoração se deu para consolidar a Igreja como grupo que anuncia o Evangelho e similarmente age como o Coral de anjos (assim na terra, como nos céus) adora ao que lhe deu a Missão e sob o Seu nome tem autoridade, que deve ser demonstrada com louvor e adoração ao quem lhe deu autoridade e poder!

Lucas apresenta a Igreja, ao cumprir a Missão, ordenada, como agrupamento comunal, de adoração a Deus.

Atos 2. “46 ..., com alegria e singeleza de coração, 47 – louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”

Interessante notar que Lucas apresenta o resultado da Adoração:

Operação:

- cair na graça de todo o povo.

Crescimento - E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar

Como determina a prática:

Como o sal fora do saleiro cumpre a sua função de salgar, assim a Igreja quando adora e discípula, testemunha das insondáveis riquezas de Cristo.”

É na operação da Missão que podemos demonstrar que a mudança no mundo que nos cerca é visível, pois estamos atuando como o sal que transforma o alimento sem sabor em algo agradável a todos.

Fonte:

A Missão da Igreja: Uma perspectiva latino-americana – Alderi Souza de Matos

Paradigmas Missiológicos No Novo Testamento – Rev. Gildásio Reis

MISSIOLOGIA: Uma Perspectiva Urbana - Rev. Gildásio Reis

Bíblia online

Apontamentos deste escritor

Lição CPAD – 1º trimestre 2024

A Missão Profética Da Igreja. Setembro 25/2010 deste autor.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger