sexta-feira, fevereiro 16

Lição 07: O Ministério da Igreja - Fevereiro 2014 - 1° Trimestre de 2024 | CPAD – ADULTOS

Lição 07: O Ministério da Igreja | 1° Trimestre de 2024 | EBD – ADULTOS

Subsídio pastor e professor Osvarela

NOTA: os dados de estudo são para auxílio do professor ou interessado na lições CPAD. Contém direcionamento para estudo das lições conforme revistas da EBD e não necessariamente seguem a ordem da lição da semana

Texto Áureo

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.” (Ef 4.11)

Prática

Os dons ministeriais foram dados com o objetivo de edificar a Igreja e promover a maturidade de seus membros.

Leitura Bíblica

Efésios 4.11-16

11 – E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

12 – querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,

13 – até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

14 – para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.

15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

16 – do qual todo o corpo, bem-ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo ajusta operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

A) Objetivos da Lição:

I) Apresentar a doutrina bíblica do ministério sacerdotal observada na Antiga Aliança e praticada pelos crentes na Nova Aliança;

II) Elencar os cargos ministeriais instituídos na Igreja Primitiva;

III) Explicar as qualificações de natureza moral e social exigidas para o exercício ministerial.

Introdução:
Ao derramar seu sangue no Calvário, Jesus realizou um processo de resgate e com o valor do sangue derramado ele pode adquirir para si um novo grupo sacerdotal, e ou, em seu sangue nos fez reis e sacerdotes (embora, sabendo e compreendendo que todos os comprados por Seu sangue sejam sacerdotes, alguns são reis/reino (governos) - não me aprofundo no comentário deste trecho -  podemos admitir que neste novo agrupamento sacerdotal haja uma hierarquia, da mesma forma, que o texto menciona dois grupos: reis e sacerdotes):

“Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai;” Apocalipse 1:5,6

"Digno és de pegar o livro  e de quebrar os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra." Apocalipse 5:9,10

Estes textos demonstram que na Nova Aliança Deus dá espaço para início de uma nova era de sacerdotes, uma nova turma sacerdotal, agora universalizada.

O início da ordem ministerial no Novo Testamento se dá no capítulo 6 de Atos dos Apóstolos.
Com o evento do crescimento da Igreja primitiva, tornou-se maior o grupo dos que tinham tudo em comum, daí o atendimento 
diário do partir do pão - alimentar a todos - , tornou mais difícil, a ação social, das necessidades do grupo de crentes.
Por razões culturais e mesmo de origens étnicas as mulheres dos gregos ficaram como que em segundo plano (
gregos, no sentido dos judeus que falavam a língua grega e tinham provavelmente nascido fora do sítio de Israel), o que levou a instituição do primeiro quadro de obreiros, além do principal e implantado por Jesus dentre seus discípulos, os Apóstolos:

“Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.” Atos 6:3,4

Necessário ressaltar que Jesus , ainda no ministério terreno, já determinara dentre seus discípulo s70 homens para realizar a obra, sobre os quais soprou o Espírito Santo. Mas, a Igreja inicialmente tinha apenas em sua liderança os apóstolos previamente escolhidos por Jesus.

Assim temos o Ministério inicial:

Apóstolos – ministração da palavra e autoridade sobre os trabalhos

Diáconos – os que cuidavam do atendimento diários das necessidades dos membros da Igreja. Aos quais a iniciação da atividade lhes foram impostas as mãos dos apóstolos.

“E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.” Atos 6:5,6

Com o crescimento da Igreja a mesma soba a orientação do Espírito Santo passou a ter necessidade de obreiros para suprir as lideranças necessárias em cada local onde a igreja se instalava.

Atos 6:7 – E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos.

Assim é que se instituiu novos quadros de obreiros, tudo sob a égide do Espírito Santo:

É necessário entender que o quadro de anciãos aparecia no seio da igreja primitiva, pois a mesma nasceu judia e os anciãos eram aconselhadores e homens que eram consultados sobre as decisões entre o povo, sendo estes um costume agregado a Igreja, mas tendo como visão a direção de igreja e grupos locais da Igreja, onde esta se ampliava.

“E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia, Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus. E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.” Atos 14:21-23

At.15.6-12. Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.

O Ancião, ou Presbítero.

Gr. Presbuteros, ancião.

Os anciãos era uma forma de líderes do próprio judaísmo, nas Sinagogas [nesta época],  eles trabalhavam na condução e liderança dos serviços litúrgicos.

Na Igreja de Pedro, Tiago e João eles e os demais apóstolos eram anciãos, assim como os sete diáconos.

Todos os Apóstolos eram anciãos, mas nem todos os anciãos eram apóstolos.

Gr. Chierotoneo – escolhido.

Os anciãos eram eleitos pelas Igrejas locais.

Lucas informa sobre este personagem, no capítulo anterior ao de estudo desta semana – capítulo 14. 23. E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.

Veja Atos 20. 17. E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja.

Presbíteros.

πρεσβυτερος - presbuteros - de presbus (de idade avançada); adj.  ancião, de idade; líder de dois povos; avançado na vida, sênior; designativo de posto ou ofício.

A - entre os judeus: - membros do grande concílio ou sinédrio (porque no tempos antigos os líderes do povo, juízes, etc., eram selecionados dentre os anciãos)

- daqueles que em diferentes cidades gerenciavam os negócios públicos e administravam a justiça.

B - entre os cristãos: - aqueles que presidiam as assembleias (ou igrejas). O NT usa o termo bispo, ancião e presbítero de modo permutável;

C - No tempo escatológico: - os vinte e quatro membros do Sinédrio ou corte celestial assentados em tronos ao redor do trono de Deus.

Ainda πρεσβυτης - presbutes; n. m. homem velho, idoso. No Sentido Restrito: além da pessoa ser madura e experiente, o presbítero no sentido restrito recebe o comissionamento do Espírito Santo para a tarefa de supervisão da igreja e apascentamento do rebanho de Deus. Pedro assim se refere aos presbíteros.

No Novo Testamento, essa espécie de anciãos também aparece: Mateus 16.21, Mateus 21.23, Mateus 27.1, Mateus 27.20, Atos 4.5, Atos 24.1.

Interessante o fato que, vivendo na mesma época, podemos ver os anciãos da igreja em Jerusalém, estes, porém, constituídos pelo Espírito Santo: Atos 15.2,4,6,22,23.

Não como o velho sábio, mas como uma forma de designar aqueles que se reuniam e participavam das decisões entre as famílias ajudando a julgar e a orientar ao povo quanto a sua cultura religiosa, ponto fundamental da vida cultural, vida material, vida diária dos judeus.

De Ancião do povo para Ancião da Igreja (uma ordem não de dom, mas de costumes, mas no grego como lideranças, posteriormente consagradas como lideranças ministeriais/espirituais na Igreja):

A antiga turma sacerdotal a turma Araônica, desde a implantação do sacerdócio levítico por Arão e sua descendência, que atuou até a plenitude dos tempos, agora dará espaço a este novo grupo sacerdotal eterno em Jesus o Sumo sacerdote.

זקן- zaqen; adj. velho - velho (referindo-se aos seres humanos) - ancião (referindo-se aos que têm autoridade).

שיב - siyb (aramaico); v. ser grisalho, ter cãs, ter cabeça encanecida - anciãos (substantivo)

πρεσβεια - presbeia; n. f.) idade, dignidade, direito do primogênito; serviço normalmente confiado aos anciãos, espec. o ofício de embaixador, embaixada

O Novo Testamento usa o termo bispo, ancião e presbítero de modo permutável.

Na Igreja de Pedro, Tiago e João eles e os demais apóstolos eram anciãos, assim como os sete diáconos.

Todos os Apóstolos eram anciãos, mas nem todos os anciãos eram apóstolos.

Gr. Chierotoneo – escolhido.

Os anciãos eram eleitos pelas Igrejas locais.

πρεσβυτης - presbutes do mesmo que 4245; TDNT - 6:683,931; n m 1) homem velho, idoso 2) embaixador

Instituição sacerdotal Veterotestamentária:

“Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão. E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento. Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal.” Êxodo 28:1-3

A ordem Araônica foi instituída para cuidar do serviço a Deus, atendendo o povo em sua necessidade espiritual e para serviço ofertório a Deus.

O ministério sacerdotal no AT para a congregação de Israel foi instituído contemplando apenas uma família, colocando sobre esta família.

Mesmo assim, uma leitura na primeira camada do texto a implantação do sacerdócio apontava para um serviço, e a ministração sobre o povo, o que poderemos ler ainda neste texto em outros pontos do assunto.

...me administrarem o ofício sacerdotal”

Entendemos que não havia a universalidade sacerdotal, quando sobre a congregação israelita foi instituído o sacerdócio, ele era apenas o antítipo do futuro sacerdote universal que viria após a instituição da Igreja com a unificação dos povos através do sacrifício vicário de Jesus.

“Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.” Hebreus 5:1-4

Cristo é revelado como o grande Sumo Sacerdote, misericordioso, que padeceu sob os nossos pecados e nos dá a salvação eterna. 

Quando o Senhor Jesus assume o sacerdócio de Melquisedeque (o primeiro sacerdócio da Graça – “Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo Hebreus 7:1) como Sumo Sacerdote eterno inicia-se outra ordem terrena, o novo sacerdócio, instituído pela Sua Morte, e para si, e por seu sangue, Ele constitui um novo grupo de sacerdotes:

A Bíblia ensina que todos os cristãos são sacerdotes em Cristo (Apocalipse 1.6).

Atividades e cargos na Igreja:

Neste Estudo encontramos:

Ministros da Palavra

A era apostólica nos apresenta uma nova forma de governo sacerdotal, agora sob a denominação de – Ministério – revendo primariamente como se apresenta o Ministério da Igreja nos primeiros dias da Igreja.

Relendo Atos 6 (neste livro podemos acompanhar o início da igreja) podemos verificar neste texto dois tipos de obreiros que formavam o Ministério da Igreja, como também podemos ver que na sequência dos relatos a mantença de um cargo ou pelo menos, nominalmente no conjunto de governança da Igreja:

“Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.” Atos 6: 2-6

O texto nos explica como no início da Igreja, os apóstolos lideravam e organizavam tudo. Os crentes davam ofertas à igreja, que eram distribuídas pelos apóstolos aos membros mais pobres e vulneráveis. Mas a Igreja cresceu muito e os apóstolos já não conseguiam pregar e administrar bem. 

Étimo:

διακονια – diakonia (διακονος – diáconos); n. f. serviço, ministério, esp. daqueles que executam os pedidos de outros (saída breve para fazer ou buscar alguma coisa); daqueles que pelo pedido de Deus proclamam e promovem religião entre os homens - do ofício de Moisés; ofício do diácono na igreja do ofício dos apóstolos e sua administração; do ofício dos profetas, evangelistas, anciãos, etc.

Serviço daqueles que brindam aos outros os ofícios da afeição cristã esp. aqueles que ajudam a atender necessidades, seja pelo recolhimento ou pela distribuição de caridades

- serviço daqueles que preparam e ofertam alimento

- encontrado cerca de 30 vezes no Novo Testamento, e quer dizer “ministro”, “ajudante”; Podemos entender esta definição pelo serviço, para atender a necessidade social da Igreja (prestação de servir), os quais foram escolhidos pela Igreja, e consagrados pelos apóstolos. A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa "atendente" ou "servente".

-  uma pessoa que serve e ajuda a igreja. Na Bíblia, os diáconos tratavam de assuntos administrativos e prestavam ajuda aos fiéis, enquanto os pastores se dedicavam à pregação e ao ensino.

- 'ministro sagrado da segunda ordem', do grego diákonos, ou 'servidor, diácono'.

A forma de instituição e ordenação dos obreiros – “orando, lhes impuseram as mãos.”

No texto verificamos, os dois primeiros graus do ministério da Igreja, sendo formados e a maneira de consagração dos primeiros membros da Igreja, após a Ascenção de Jesus. Forma que os demais apóstolos e líderes da Igreja consagraram, como o Apóstolo Paulo ensina, a Timóteo:

“..., dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.”2 Timóteo 1:6

Podemos ver na citação paulina que os apóstolos, usavam desde a consagração dos diáconos a imposição de mãos sobre os consagrandos.

Ainda sobre a formação do Ministério da Igreja podemos ver que seguindo a tradição judaica a igreja tinha um corpo ministerial com apoio dos anciãos, diferente do zaqen na atividade, mas com o mesmo conceito baseado na experiencia de homens de cãs brancas.

“E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.” Atos 14:23

“E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia. O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.” Atos 11:29,30

Podemos entender que apesar do corpo ministerial e a Igreja ter no seio dela anciãos, estes seguiram sendo conceituados, mas eleitos e consagrados para iniciar, sob a própria etimologia, o chamado presbitério, ou seja formaram o terceiro grau do ministério na Igreja.

PORÉM na atual dispensação sacerdotal, a dação de sacerdotes, ministros da Igreja se dá por inspiração do Espírito Santo, através de Dons de Deus.
o apóstolo Paulo o doutrinador e atuante definidor das Escrituras e como plantador de Igrejas recebeu a inspiração para definir quais os dons de ministérios ou atuação de governos na Igreja, além de definir que há diversidade de ministérios (“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.”1 Coríntios 12:4,5) e escreve em outra epístola:

Efésios 4.11 – E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Aqui temos nesta lista a configuração deste quadro na Igreja:

Diáconos

Presbíteros

Supervisores (presbíteros anciãos)

Evangelistas

Bispos

Pastores

Esta lista nem sempre é, institucionalmente, utilizada na Instituição Igreja.

A visão da escrita paulina nos faz observar que ela cumpre papel importante na temática que observamos nesta série de estudos sobre: A Igreja.

“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.”1 Coríntios 12:11,12  

Olhai, pois por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue”. At 20.17 

OBS.: Alerto para não confundir a hierarquia de Efésios com a de I Coríntios, pois nesta a dação e lista é de operações dos dons e nesta de Efésios é de hierarquia na Igreja!

Particularização, especial:

Poderíamos fazer o mesmo com cada cargo.

Dom e atividade - um dom especial de pregar e testemunhar, de forma a trazer o descrente à experiência da salvação;

Função e ação - o dom de evangelista opera o estabelecimento de novos trabalhos, enquanto pastores e professores o sucedem para organizar e sustentar o novo trabalho estabelecido;

Essência e trabalho - o dom de evangelista opera para estabelecer convertidos e reuni-los, espiritual e literalmente.

Em alguns casos, pode-se confundir/identificar-se a atividade do/o Evangelista pode se confundir, com o Missionário, e em outros casos com o Apóstolo.

A diferença é a amplitude, planejamento e expansão do ministério.

Mas, podemos dizer que sempre o Apóstolo pode tem o dom do Evangelista em sua atividade.

Todas as literaturas bíblicas mostram que a Igreja aceitou e considerou e consagrou os ofícios, sob a inspiração do Espírito Santo desde o início no período primitivo, da mesma.

Podemos ver:

Diáconos

Presbíteros

Supervisores (presbíteros anciãos)

Evangelistas - Evangelistas - ευαγγελιστης euaggelistes - n m. aquele que traz boas novas, evangelista; nome dado no NT aos mensageiros da salvação através de Cristo que não eram apóstolos.

φιλιπποι Philippoi - n pr loc. Filipos = “amante de cavalos”; um evangelista e um dos sete diáconos da igreja de Jerusalém.

Dom e Ministério de Evangelista é um Dom dado por Cristo.

Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. ... Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Efésios 4:7-11

Descrição da atividade de um Evangelista:

Dom e atividade - um dom especial de pregar e testemunhar, de forma a trazer o descrente à experiência da salvação;

Função e ação - o dom de evangelista opera o estabelecimento de novos trabalhos, enquanto pastores e professores o sucedem para organizar e sustentar o novo trabalho estabelecido;

Essência e trabalho - o dom de evangelista opera para estabelecer convertidos e reuni-los, espiritual e literalmente.

Em alguns casos, pode-se confundir/identificar-se a atividade do/o Evangelista pode se confundir, com o Missionário, e em outros casos com o Apóstolo.

A diferença é a amplitude, planejamento e expansão do ministério.

Mas, podemos dizer que sempre o Apóstolo pode tem o dom do Evangelista em sua atividade.

Felipe – O Primeiro discípulo Evangelista

“Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados”. Atos 8:4-7

O ministério de evangelista nasceu na perseguição.

Felipe e os demais, exceto os apóstolos tiveram que sair de Jerusalém; e esta foi a forma de descobrir um dom em sua vida, o de Evangelista.

O evangelista tem esta natureza criar condições em meio das dificuldades para o crescimento da igreja.

- Ele deve ter iniciativa

- Ele tem desejo de que outros conheçam a Cristo

- Ele deve ser destemido

- Ele deve ir aonde há necessidade

- Ele deve ir mesmo que seja em meio a gente contrária a sua própria gente

- Ele deve ter poder

- Ele deve ser batizado com o Espírito Santo

- Ele deve ser acompanhado dos sinais.

Deus O Evangelista

Gn 3.15 - protoevangelho

Bispos

Pastores poiemen - Jo 10:11 γ εμι  ποιμν  καλς•  ποιμν  καλς τν ψυχν ατοτθησιν πρ τν προβτων. 

Como na cultura hebraica uns cuidam de um rebanho regional, outros cuidam de rebanho de uma vila, outros cuidam de rebanho local.

A igreja é o מקדה - Maqqedah - “lugar dos pastores” é o local onde se deve juntar o rebanho de Deus. Significa morar junto ao rebanho - נאה - na’ah ou (plural) gr. נאות; n.f. Ναιν - pasto, habitação, habitação de pastor, morada, prado.

Porta e porteiro – “Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas”. João 10:2.

Segundo a tradição de pastoreio em Israel o pastor dorme na entrada do curral das ovelhas. Assim, ele é a barreira entre o rebanho e qualquer perigo noturno. E sabe também se alguma ovelha chega atrasada ao rebanho e ele tem que ir buscá-la. Por isto, o termo grego que pode ser utilizado para morada de pastor e prado das ovelhas tem a mesma informação literal do lugar da ovelha, tanto quanto o lugar do pastor estar.

Cuidador – todo cuidador tem intimidade dos que por ele são cuidados. Todos conhecem a sua voz, a sua maneira de cuidar. Conforme destaco na etimologia no hebraico, raah,  dá a ideia de "cuidar dos rebanhos", "dar pasto" ao rebanho (meton)

Provedor de alimento – poimenas, "provedores de pasto"; 

Mas, todos devem ser absolutamente capacitados de forma mística pelo Espírito Santo.

"Os dons ministeriais foram dados com o objetivo de edificar a Igreja e promover a maturidade de seus membros."Lição 7 CPAD 

Não há nenhum tipo de impedimento ou incongruência entre cargos e hierarquia eclesiástica, dons, ofícios e dom espiritual, e mostra que a Igreja, naquele momento apostólico, não teve por preocupação, nem impedimento que os que recebiam dons do Espírito pudessem exercer seu ofício eclesiástico, desde que houvesse certeza da capacitação pelo Espírito Santo.

“A Obra do ministério é a iniciativa de cada membro do corpo de Cristo, e não a imputação exclusiva de líderes selecionados.” Bíblia Plenitude

Assim, todos que têm ministério devem exercê-lo como ofício, desde que tenham o dom.

Por que Deus dá estes Dons?

Efésios 4.12 – querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,

14 – para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.

Na vida da Igreja, como organizada na mente de Deus, toda a atividade, (assim como tudo no mundo espiritual, em geral) tem um querer e um resultado.

A-  A dação de dons de governos tem como fundamento primário o aperfeiçoamento dos santos da Igreja, onde alguns recebem estes dons para edificação do Corpo de Cristo.

Com a finalidade de manutenção dos ensinos de Jesus Cristo.

Me parece importante a posição do Apóstolo Paulo em voltar depois de 14 anos a Jerusalém, por si mesmo, aos apóstolos em evidência – as lideranças apostólicas (Tiago, Cefas e João), da Igreja par verificar se estava atendendo a este princípio:

“Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão [...] (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios), E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência. Gálatas 2: 1,2;7-10

B-  Formadores do caráter dos membros do Corpo:

Efésios 6.15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,16 – do qual todo o corpo, bem-ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo ajusta operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Em amor

Crescimento

Ajuste

Ligação e movimento das juntas, pontos de conexão entre os membros e que permitem a Igreja se movimentar, caminhando, de joelhos, olhando para Jesus e avançar para o alvo.

Edificação em amor – o amor é que constrange aos obreiros e membros a serem operadores do crescimento do corpo. Cada membro auxilia o outro nesta operação de construção de uma edificação, mesmo sendo cada de nós um templo em particular.

“Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,[...] Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.[...] Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”1 Coríntios 3:11-17  

A qualificação moral é uma das bases para exercício dos Dons.

Desta maneira, cada um deve se dedicar a viver uma vida de ética e retidão moral dentro do que as Escrituras impõem para que exercem os Dons.

Pode parecer incongruente, tendo em vista que Deus nos dá à Igreja, contudo, como homens falíveis devemos nos apropriar do que dizem as Escrituras para que a Igreja não sofre por nós, porque quando qualquer um falha, Deus sempre tem algum joelho que não se dobrou ao ídolo deste mundo.

Doutor e atalaia, uma das funções primordiais do Pastor é zelar por suas ovelhas de forma que todo "vento de doutrina" seja refutada -Ef 4:14 “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”; e todo crente seja admoestado a "lutar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos". cf. Jd 3

Obs.: o pastor também pode ser mestre, asim pode suprir a igreja com o ensino da Palavra. Mas nem todo pastor tem esse dom. Assim como nem todo mestre tem o dom de pastor.

Ensinador - No ensino - No grego o termo indica que eles são: poimenas, "provedores de pasto" kai "e "didaskalous, "ensinadores". a atividade pastoral indica a obrigação de lidar com pessoas e entre as obrigações está a de dar ensino segundo cada uma delas, como ovelhas com sabores diferentes e necessidades diferentes.

Doutor e mestre:

Saiba que Jeová é mestre.

בעליה - B^e`alyah – n. pr. m. Bealias = “Javé é mestre

αποστολος - apóstolos; n. m. um delegado, mensageiro, alguém enviado com ordens; especificamente aplicado aos doze apóstolos de Cristo; num sentido mais amplo aplicado a outros mestres cristãos eminentes: Barnabé, Timóteo e Silvano

βοσκω - bosko; v. alimentar - retrata o dever de um mestre cristão de promover por todos os meios o bem-estar espiritual dos membros da igreja.

διδασκαλος - didaskalos;n. m. professor; no NT, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem; alguém que é qualificado para ensinar, ou que pensa desta maneira.

καθηγητης - kathegetes; n. m. guia; mestre, professor

Então:

“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.” Esdras 7:10

Sempre ensino com base em Esdras, o que se preparou para ensinar e ser mestre e dar entendimento aos que o ouviam a cerca das Escrituras e da Lei de Deus.

Como Esdras o Rei quer e vai colocar em nossas mãos o que precisamos para restaurar a casa de Deus.

A atividade primordial do mestre, doutor ou ensinador é cuidar do ensino fundamental das Sagradas Escrituras. Os mestres são aqueles que têm de Deus um dom especial para esclarecer, expor e proclamar a Palavra de Deus, a fim de edificar o corpo de Cristo (Ef 4.11,12).

É Dom tão importante, que a Bíblia requer que haja dedicação ao exercício desse dom: “…se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7).

Talvez seja uma das grandes falhas em muitos ministérios nas igrejas, a falta de dedicação ao ensino. Há pessoas que querem ensinar sem o mínimo preparo para essa atividade.

Nos tempos pós-modernos, mais do que nunca, existe a necessidade de bons ensinadores. Há questionamentos e problemas que não havia há alguns anos.

Não é um dom muito reconhecido em geral, nas comunidades cristãs, por falta de entendimento acerca do seu valor, ou até por preconceito contra esses termos. Mas não é comum um obreiro, que tem o dom de mestre ser chamado de “Mestre” ou “Doutor”. Isso se deve à visão que se tem do que é ser dotado de capacidade para o exercício desse dom ministerial, tão importante quanto os demais dons de Deus.

As pessoas não têm qualquer receio de tratar um obreiro como pastor, evangelista, bispo ou até apóstolo, nos dias presentes, mas dificilmente concedem este reconhecimento a doutores ou mestres na Igreja, há os que, até coloquem a Igreja “contra” quem tem este Dom, com incitação como: “estes teólogos, estes doutores, frios (com ironia)!

Vi e ouvi e ouvi, isto, neste mês de janeiro de 2024!

O julgamento do Mestre ou doutor:

Paulo nos diz, que como ele, os mestres terão maior juízo de Deus.

“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo” (Tg 3.1).

Queremos ser mestres? Nos dediquemos e nos preparemos para a responsabilidade que o Espírito Santo os dará. Se aquele eufemismo: “capacita ....blá blá blá”

Ética é claro nos textos de Paulo na pastorais a Timóteo e Tito.

Concito aos leitores a ler e meditar neles, além do que cito aqui abaixo:

Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; ... (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? ); Não neófito, ...[...] Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; Guardando o mistério da fé numa consciência pura.” 1 Timóteo 3:2-9

Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. ¹⁰ antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.” Tito 2:5-9;10

Conclusão:

Dons são atuais e são dados conforme a necessidade da Igreja

Os que os recebem devem zelar pela ética bíblica nestes ministérios

Fonte:

https://www.respostas.com.br/diacono-significado/

Encontros+Teológicos.pdf - Encontros Teológicos nº 54 Ano 24 / número 3 / 2009; Fl. 8

Estudandoapalavra – site do autor

Anotações do escritor

Citações no corpo do texto

Bíblia online

Lição CPAD 1º trimestre 2024

Doutor e Mestre: Dom Ministerial na Bíblia; Equipe Redação BP 14 de abril de 2021

Dicionário Strong

Site EBD - https://escolabiblicadominical.org/licao-07-o-ministerio-da-igreja/

Outras fontes

https://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=evangelistas+e+pastores&updated-max=2010-05-12T20:45:00-03:00&max-results=20&start=2&by-date=false

https://estudandopalavra.blogspot.com/2014/06/o-presbitero-bispo-ou-anciao-licao-11.html

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