sábado, maio 18

Lição 7 O perigo da murmuração CPAD - 19 de Maio de 2024

 Lição 7 O perigo da murmuração

CPAD - 19 de Maio de 2024

Subsídio pastor e professor Osvarela

Texto Áureo: E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor.” (1Co 10.10).

Prática: A prática da murmuração enfraquece a vida espiritual, acaba com a comunhão da igreja local e nos impede de desfrutar das promessas de Deus.

Leitura Bíblica - Êxodo 16.1-7; 1 Coríntios 10.10,11.

Êxodo 16. 1 — E, partidos de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois que saíram da terra do Egito.

2 — E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.

3 — E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morrêssemos por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.

4 — Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha lei ou não.

5 — E acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.

6 — Então, disse Moisés e Arão a todos os filhos de Israel: À tarde sabereis que o Senhor vos tirou da terra do Egito,

7 — e amanhã vereis a glória do Senhor, porquanto ouviu as vossas murmurações contra o Senhor; porque quem somos nós para que murmureis contra nós?

1 Coríntios 10. 10 — E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor.

11 — Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.

A) Objetivos da Lição: 

I) Explicar o sentido da palavra murmurar na Bíblia;

II) Mostrar que a murmuração impediu a primeira geração de alcançar à Terra Prometida;

III) Saber que a murmuração é um pecado que nos impede de entrar na Canaã Celestial.

Introdução:

Utilizo-me de meus apontamentos, os quais posto, abaixo:

• Murmurar significa: queixar-se, lastimar-se, falar mal, apontar falta, fazer mau juízo de alguém ou de alguma coisa. 

ACABE COM A MURMURAÇÃO OU ELA ACABARÁ COM VOCÊ. Igreja Provisão&Vida-.Cristiano Neto.

• O perfil do murmurador é o perfil de uma pessoa sem fé, altamente insegura.

Murmurar; v.i. Produzir som surdo e prolongado. Falar baixinho, de fôrma inaudível.V.t. Pronunciar em voz baixa. Contar em segredo. Criticar.

Aparentemente este murmúrio foi se alastrando e chegou aos ouvidos dos apóstolos pela sua surda repercussão no seio da Igreja.

Falar entre dentes; rosnar – gr. Desprezo; s. m. Sentimento pelo qual se julga uma pessoa ou uma coisa indigna de valor, de estima ou de atenção: experimentar desprezo pelo mentiroso.

Sentimento pelo qual nos colocamos acima do temor e do desejo: o desprezo do perigo ou das riquezas.

Palavra ou atitude que inferioriza, que magoa; menosprezo: sentir o desprezo de alguém.

Há basicamente um vocábulo grego que é traduzido para o Português “murmurar”.

O verbo grego “gongyzo” pode ter os seguintes significados:

Murmurar, resmungar, criticar, reclamar; sussurrar, dizer qualquer coisa em tom baixo. A palavra escrita ao contrário é: rarumrum

Ele aparece nos seguintes versículos: Mt 20:11; Lc 5:30; Jo 6:41,43; 7:32; I Co 10:10.

Existem ainda outras palavras as quais são: Gongysmos: murmuração, resmungo, queixa, desagrado - Jo 7:12; At 6:1; Fp 2:14; I Pe 4:9;

Gongystes: murmurador, resmungão, queixoso (Jd 16);

Diagongyzō: criticar, murmurar – Sempre usada acerca de reclamação indignada-Lc 15:2; 19:7.

δαιγογγυζω - diagogguzo; v. murmurar - tanto de uma multidão, como de uma pessoa com outra; sempre usado de pessoas que se queixam injustamente;

לון - luwn ou לין liyn; v. hospedar, ter um parada, passar a noite, habitar; ou também resmungar, reclamar, murmurar – resmungar - reclamar, fazer resmungar.

Como devem ter notado, murmurar está ligado ao ato de queixarJabesmar Guimarães, com alterações e dição deste escritor do subsídio;

https://estudandopalavra.blogspot.com/2011/02/licao-07-cpad-assistencia-social-um.html

Murmuração: ato ou efeito de murmurar; murmúrio; rumor infundado; boato, falatório.

No contexto bíblico, murmurar geralmente se refere a reclamar, protestar ou expressar insatisfação de forma negativa. É um comportamento que demonstra falta de confiança em Deus e em sua providência. A murmuração é vista como um pecado, pois revela uma atitude de descontentamento e falta de gratidão. Na  bíblia, encontramos diversos exemplos de murmuração. No  Antigo Testamento, o povo de Israel murmurou várias vezes durante a sua jornada no deserto, reclamando da falta de comida, água e outras dificuldades. Essa murmuração foi vista como uma falta de fé e confiança em Deus, resultando em consequências negativas para o povo. No  Novo Testamento, Jesus também enfrentou murmurações por parte dos fariseus e líderes religiosos, que questionavam suas ações e ensinamentos. Jesus condenou a murmuração, ensinando que é necessário confiar em Deus e aceitar sua vontade.

No Novo Testamento: “O evangelho de Lucas 15,1-10, diz assim: “Naquele tempo, aproximavam-se de Jesus para escutá-lo. Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus”.

Logicamente, não eram todos os fariseus que criticavam Jesus. Essa facção estava convencida de que Deus era propriedade deles e de ninguém mais: todos outros eram pecadores. Um pequeno grupo de fariseus e escribas se tornou os donos de Deus, os donos da salvação, os donos da vida espiritual. Lucs 15.2. “Murmuravam contra Jesus: Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. Diziam isso, porque Jesus tirava deles aquilo que eles acreditavam ser propriedade deles. O murmurador antes de tudo é um invejoso, não consegue realizar o que você faz então com inveja murmura contra você.

Evite andar com murmurador:

Levítico 19.16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo;

נרגן nirgan; significando fazer em pedaços; v. murmurar, sussurrar; murmuradores; falar mal, caluniar, fofoqueiro, mexeriqueiro

higgayown, “meditação”, “pensamento”, “conspiração” (Lm 3.62 Os lábios dos que se levantam contra mim e os seus desígnios me são contrários todo o dia.)

Em tempos de fake News mais do que nunca As palavras têm poder. 

Um mexerico ou fofoca ou murmuração, os termos podem ser irmãos no sentido de falar mal de alguém ou de uma entidade ou de uma ação de outrem, mas são da mesma lavra e origem.

Estes tipos de expressões dão algumas maneiras de verbalização da murmuração: “Eu falo mesmo, a pessoa está errada, aquilo não pode ser assim, o trabalho esta muito mal, ouvi falar que outra forma de trabalho era melhor, não falei com ele, mas é verdade”. Porque a murmuração traz no seu bojo, difamação, calunia.

Na igreja a murmuração se dá no aspecto de ser contra algumas coisas seja no culto, nas pregações, até mesmo sobre a direção do trabalho, quando a pessoa discordante, sai falando para outras pessoas a sua maneira de pensar, mas sem que, tendo ou não razão, deixa de arrazoar ou mesmo consultar aquilo ou aquele de quem fala de maneira negativa, ou mesmo pejorativa, lançando ou sendo ouvinte e propagador de boatos, dos quais, não sabe e nem tem certeza se o que ocorreu foi aquilo que ouviu!

O pior é quando o murmurador usa a sua fala e quase sempre é assim em proveito próprio e para desestabilizar alguém a quem ele ou tem inveja, ou procura destruir ou mesmo desestabilizar e lançar sobre o alvo da murmuração ao descrédito de toda uma comunidade.

1 Coríntios 10

10 — E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor.

Biblicamente podemos conceituar a murmuração:

Primeiro é pecado comparável a "feitiçaria", numa ilação entendendo que o murmurador sempre está numa posição de rebelião, ou quase sempre, contra sua liderança e com a sua murmuração tenta desgastar ou derrubar o líder.

Segundo: No contexto bíblico, murmurar geralmente se refere a reclamar, protestar ou expressar insatisfação de forma negativa. É um comportamento que demonstra falta de confiança em Deus e em sua providência. A murmuração é vista como um pecado, pois revela uma atitude de descontentamento e falta de gratidão.

Terceiro a murmuração traz danos a alma do murmurador, além da sua destruição, se não se arrepender do pecado

O pior ao que murmura é a perda de tempo em lançar a murmuração e ajuntar outros a sua murmuração.

“Malho, e espada, e flecha aguda é o homem que levanta falso testemunho contra o seu próximo” Provérbios 25:18

Sofrera penalidade de Deus e será caldo:

Atacado pelo destruidor:

1 Coríntios 10. 10 — E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor.

Terá a boca fechada por Deus:

Não é tolerado por Deus:

Farei calar ao que difama o próximo às ocultas. Não vou tolerar o homem de olhos arrogantes e de coração orgulhoso.” Salmos 101:5

"Não espalhem calúnias no meio do seu povo. "Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor. Levítico 19:16

O falar mal nos coloca ao nível de juiz, descrendo de Deus e seu Eterno Juízo: “Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está agindo como juiz.” Tiago 4:11

A maledicência é a mãe da murmuração: “Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.”1 Pedro 2:1

A Bíblia no ensina a não andar coo o que murmura. O mexeriqueiro não é confiável, hoje ele fala de outrem para você e amanhã vai espalhar sobre você que o ouviu, porque na sua língua tem peçonha mortal.

“O que anda mexericando revela segredos; mas o fiel de espírito encobre o negócio” Provérbios 11:13.

O que murmura não consegue fazer a obra de Deus como deve ser feita e pode ser repreensível.

Filipenses 2.14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;

Êxodo 16.1 — E, partidos de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois que saíram da terra do Egito.2 — E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.3 — E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morrêssemos por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.

A murmuração atrasa a nossa caminhada. Imaginem o povo sendo atiçado pelo vulgo, para voltar para escravidão, só por cebola e comido?

Ex. 16.2 - E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.

המה - hamah; v. murmurar, rosnar, rugir, chorar em alta voz, lamentar, enfurecer, soar, fazer barulho, tumultuar, ser clamoroso, ser inquieto, ser barulhento, ser movido, ser perturbado, estar em alvoroço; (Qal) rosnar - murmurar (fig. de uma alma em oração) – rugir - estar alvoroçado, estar comoção - ser barulhento, ser turbulento

Deus se mostra presente em todas as necessidades humanas, para com aqueles que ele elegeu, mesmo em momentos nos quais murmuramos, como num deserto o nosso ‘Meribá’, mostrando que Ele é quem providencia tudo. Demonstração clara de um Deus provedor. A murmuração, que é um tempo de crise, não consegue nada além de chamar a Ira de Deus, e ali Ele mostra que é Fiel em sua essência divina.

מריבה M^ eriybah; n. pr. loc. Meribá = “conflito” ou “contenda”; uma fonte em Refidim, no deserto de Sim; assim chamada porque os israelitas ali murmuraram contra Deus

κακοπαθεω – kakopatheo; v. sofrer (suportar) males (necessidades, dificuldades); estar aflito.

Conflito é tempo de crise aguda, não murmure, pois Deus está resolvendo a situação, ou no mínimo permitindo, ou então, nada está errado, você que não conseguiu ver o que está acontecendo!

Como no texto Deus está no controle, as pombas é que estão arrulhando por comida, descredenciando Deus como provedor.

A murmuração é um caminho rápido para criação de tempo Difícil. É uma situação que vai como um som das pombas arrulhando, sem que se saiba exatamente o que elas querem dizer.

Murmurar em Tempos Difíceis contra nossas lideranças, na realidade é um erro, pois estaremos murmurando contra o Senhor, que os pôs sobre nós!

A murmuração sempre se dá num nível de pecado, pois ela é age na surdina, em meio ao povo, causando danos, por vezes, irreversíveis, mas o que a faz se torna presa de sua própria murmuração.

γογγυζω - gogguzo; v. murmurar, resmungar, queixar-se, dizer algo contra em um tom baixo; do arrulho das pombas; daqueles que confabulam secretamente; daqueles que se queixam com descontentamento.

τρυγων – trugon de truzo (murmurar; mas que denota um som mais sombrio);n. f. pomba-rola

O povo se mostrou inquieto e resmungador e imaginar a comida do Egito.

“E aconteceu que, queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do SENHOR; e ouvindo o SENHOR a sua ira se acendeu; e o fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial...E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.” Números 11: 1-4,5

O povo pensou, em meio a murmuração que estivesse sem um provedor. Deus nunca nos desampara

Muitas das vezes quem te leva a ser um murmurador, na realidade não está no mesmo intuito de servir a Deus, apenas está ali para tirar o teu foco e impedir ou atrasar a tua caminhada.

O povo de Israel transformava sua murmuração contra Moisés, numa murmuração contra o Deus de Moisés.

Não murmuremos de nossas lideranças, de qualquer forma elas foram nos dada por permissão de Deus. Quando murmuramos contra elas seremos como Israel, murmuradores contra Deus.

 murmuração cria impedimentos e danos ao povo que só é aliviado com a intervenção divina agindo de forma mitigatória para que o povo não morra, já que há um propósito salvífico com ele, assim como, há com a Igreja, quando murmuramos tornamos a imaginar que antes era mais fácil e melhor, mas nos esquecemos de quanto Deus providenciou para que saíssemos do jugo da escravidão do Egito, símbolo do Mundo.

Concluindo:

Apocalipse 22.14,15 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Mas, ficarão de fora [...] qualquer que ama e comete a mentira.

A murmuração leva a contenda e quase sempre é uma forma de era contraria a uma verdade, por conta do que está insatisfeito ou quando o que está acontecendo não lhe for favorável.

1 Coríntios 10. 11 — Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.

Assim, como a mentira a murmuração, a exemplo do povo de Israel que murmurou no deserto, pode impedir ao crente nesta caminhada, além de tropeços no caminho, não chegar à terra prometida: O Céu!

Fonte:

O que a Bíblia diz sobre a boatos ou mexericos? - Biblia.com.br

UCDB - Evangelho do dia: Este homem come com os pecadores;03/11/2011 - 0:00 – UCDB; Pró-Reitoria de Pastoral

LIÇÕES BÍBLICAS CPAD – ADULTOS - 2º Trimestre de 2024; Título: A carreira que nos está proposta — O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu - Comentarista: Osiel Gomes

Site EBD.org

Bíblia online

Citações no corpo do texto

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger