sexta-feira, maio 24

Lição 08: Confessando e Abandonando o Pecado CPAD Maio 2024

Lição 08: Confessando e Abandonando o Pecado

Estudo subsídio pastor e professor Osvarela

Texto Áureo: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Pv 28.13)

Prática: Para desfrutar um caminho de restauração e reconciliação com Deus, precisamos confessar o pecado e abandoná-lo de uma vez por todas.

Leitura Bíblica - Salmos 51.1-12; 1 João 1.8-10

Salmos 51. Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

2- Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. 3- Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4- Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mau, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares. 5- Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. 6- Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. 7- Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. 8- Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. 9-Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. 10- Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. 11- Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. 12- Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.

1 João 1. 8-Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9- Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

A)             Objetivos da Lição:

I)    Compreender o que significa confissão de pecado;

II)     Mostrar o perigo do pecado não confessado;

III) Compreender que a confissão de pecado é um caminho para a cura e a restauração.

Pensamento: “O homem natural é nascido na condição de pecado adâmico, mas permanecer no pecado não é justificativa, a regeneração se dá pelo reconhecimento de que nascemos e vivemos pecadores.” Osvarela - Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51:5

O texto, abaixo de João os dá a amplitude destacada do pecado em todo ser humano, alguns ainda permanecem achando-se superiores quanto a não ser pecadores, quando na verdade todos somos pecadores, Sim! Mas, pecadores redimidos e que continuam pecando, mas a partir do momento que confessamos ao nome de Jesus como Salvador de nossas almas, eu o pecador sou justificado, ainda que continue pecando.

Portanto, ninguém é superior a ninguém. Não há nenhum homem superior a condição pecadora inerente ao homem nascido de mulher, na situação relacional homem-mulher. Porque destaco a relação homem-mulher?

Pois, Jesus é nascido de mulher, mas seu nascimento como homem se deu fora de uma relação natural: “Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus” Lucas 1.34,35

1 João 1. 8-10 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Eis uma questão teológica que merece um estudo particular sobre este texto.

Etimologia - Glossário e definições:

Restauração - Restabelecimento de uma situação vivida anteriormente; conserto.

Chadash [hãdash] - quer dizer "renovação" ou "restauração" “reparar”, em Hebraico.

Iníquo: imoral - baixo, imoral, vil

παρακαλυπτω - parakalupto; v. encobrir, ocultar, esconder; cobrir tudo, encobrir, ocultar

Relação com:

- improbidade, iniquidade, injustiça, maldade, perversidade.

Infração; violação

Delito, má conduta - maldade.

Violar

Pecar - faltar, quebrar –

Maldade – Maldosamente, malevolamente

A infidelidade, e a deslealdade para com Deus e o homem, são significadas pelo hebraico má'al (Js 22.22).

Pecado vem do latim peccatu e significa “transgressão de preceito religioso”. Falta, erro; culpa vício.

E complementa: “Pecado original - o pecado de Adão e Eva, transmitido a todos os seus descendentes, que nascem em estado de culpa”.

Confissão: contar o nosso pecado a Deus é concordar com Ele sobre o fato de termos praticado a falta. É afirmar nossa intenção de abandonar o pecado, afim de obedecermos fielmente ao Senhor, afirmando a Sua Justiça.

Anômia - ("Iniqüidade", 1Jo 3.4, onde se lê: "hamartia é anômia")

εξομολογεω - exomologeo; v. confessar; prometer publicamente que farei algo, concordar, comprometer-se com

ομολογεω - homologeo; v. dizer a mesma coisa que outro, i.e., concordar com, consentir; não rejeitar, prometer - não negar -  confessar – declarar - confessar, i.e., admitir ou declarar-se culpado de uma acusação

συμφημι – sumphemi; v. consentir, confessar

ידה - yadah; v. confessar (pecado) (Hitpael - הִתְפַּעֵל – hitpa'êl – em geral, reflexivo ou recíproco, o sujeito executa e sofre a ação do verbo ao mesmo tempo.)

υπερβαινω - huperbaino; v. passar sobre, além –

Metáf. – transgredir - ultrapassar os limites - transgredir, errar, pecar - de alguémf que defrauda outro em negócios

פשע pesha’; n. m. transgressão, rebelião - transgressão (contra indivíduos) transgressão (nação contra nação) transgressão (contra Deus) reconhecida pelo pecador - como Deus lida com ela; como Deus perdoa; culpa de transgressão; castigo por transgressão; oferta por transgressão

Lição de Davi sobre confessar pecado:

Salmos 51.3- Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

4- Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mau, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.

Na verdade, a grande lição que Davi nos dá, está:

Primeiro: Na sua Restauração com Deus, através da Confissão. Reconhecendo sua geração em estado de pecado adâmico.

Segundo: Fala particularmente da questão das garantias, operação, da Salvação.

Terceiro: Davi foi um homem, segundo o coração de Deus, por compreender a vontade de Deus.

Muitos de nós somos cruéis conosco, e esquecemos que Deus é Amor.

Davi conhecia o Senhor e teologicamente pensava muito adiante de todo o povo de Israel e dos seus contemporâneos.

Israel pensava em Deus como uma fonte de garantias, ainda que prometidas, inesgotável e s se lembrava do Senhor quando sofria amarguras por parte dos seus Inimigos ou a rapadura da sua terra.

Quarto: Davi olhava para Deus e via a imensidão do Amor, a ser usufruído, ao qual ele podia alcançar com arrependimento.

Quinto: Davi sabia que as misericórdias de Deus estão disponíveis desde o amanhecer, até ao dormir Sl.4.

Sl.51.1.TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

A - Só aprenderemos isto com Davi se nos posicionarmos ao lado de Deus, pelos quesitos necessário, listados abaixo:

-Amor

-Justiça

-Perdão

-Aceitação

-O do arrependimento.

-Deixar

-Confessar

Saber que do Senhor vem a resposta as nossas orações quando caímos, ainda temos sua mão forte.

Sexto: só assim podemos afastar para longe o mal que está perto de nós zombando da nossa falha e nos acusando. 3... minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Sétimo: Conhecendo a Fidelidade de Deus.

Discurso:

Provérbios é um livro que nos ensina a viver a vida, em todas as áreas, em suas primeiras palavras o sábio escritor declara, por qual finalidade, obteve a revelação para escrever este compendio bíblico:

“Provérbios 1.1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;2 Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.

3 Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;

4 Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso;

5 O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;

7 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Portanto a orientação sobre confessar pecados e deixar faz parte deste entendimento da destinação da escrita e para proporcionar uma vida melhor e cm reconhecimento que há solução para todos os erros do homem.

Há uma realidade que transcende o pensamento humano , mas está linkada a todos os homens, ainda que alguns não reconheçam ou ainda não atentaram para ela:

“O “pecado” realmente existe, de acordo com o famoso psiquiatra Karl Menninger (1893-1990). O mundialmente reconhecido psiquiatra se sentia angustiado ao ver que a sociedade moderna tentar descobrir os seus problemas e falar sobre moralidade sem nunca mencionar a palavra “pecado”. Ele estava convencido de que a única maneira de aumentar o nível moral da civilização atual e de lidar com a depressão e as preocupações que afligem religiosos, psiquiatras e todas as outras pessoas é renovar a compreensão do que é o “pecado”.” Provérbios 28.13,14; Pr. Thomas Tronco – Igreja Batista Redenção

Isto posto, vemos que a Escritura veterotestamentária se coaduna com a neotestamentária ao lermos:

                   “1 João 1.8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Esta é a beleza das Escrituras, elas se completam ao longo de seus dois grandes tomos, totalmente harmônicos entre sim, ainda que escritos ao longo de cerca de 1500 anos e por escritores diferentes.

Leiamos, este meu apontamento em um dos meus estudos:

         O Apóstolo Paulo nos fala deste hiato entre o pecado adâmico até Jesus na plenitude:

Rm.5.13,14. Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, [...] No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir.

Assim Davi também se houve, mas além do ritual ele demonstra em palavras o que Deus quer de cada homem que peca:

-Confissão;

-Arrependimento;

-Amargura da alma, pela ação do Espírito Santo;”

Confissão e Liberdade:

“As condições da liberdade são confissão e emenda, confissão a Deus dos pecados contra Ele, aos homens dos pecados contra eles. O ensino da sabedoria ética neste ponto é idêntico ao do salmista, profeta, apóstolos e do próprio Senhor.” Albert Barnes

Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.” (Provérbios 28.13)

A confissão dos pecados traz perdão e promove a cura; gera liberdade e torna a pessoa sensível ao outro. Ela traz alívio e promove paz de espírito. Não há porque tentar esconder os pecados se cremos no Deus da misericórdia e do perdão, no Deus diante do qual nada ficará oculto. 1 de dez. de 2014; Confessar ou esconder os pecados? - Provérbios 28.13; Portal Luteranos

Mas, como aprendemos em ! Samuel 12 a confissão não exime o que confessa de receber os danos do seu pecado. No momento pos Cristo temos diferentes pensamentos sobre esta questão, seja tendo como base 1 João 1.7ss, ou outros textos biblicos. Há que se teologizar sobre esta  questão com acurado processo de buscar a revelação para cada caso?

A questão posta é a justiça real de Deus, a nossa integridade de pensamento, temor e sabedoria de viver com as condições impostas pelo perdão de Deus e seu Juízo.

Colocar-nos como pessoas pecadoras diante do Deus da misericórdia, também é preciso a coragem e o desejo de tornar a vida mais leve. Confessar os pecados significa buscar pela cura da culpa que adoece o coração e o espírito; desejar a liberdade de tudo o que aprisiona; e construir autonomia de vida. Trazer os pecados à luz é expressar diante de Deus. A confissão de pecados (pecados = transgressões. Hebraico. Paxá ou Pesha’) tem relação direta com a tal felicidade tão desejada por toda pessoa. Feliz é a pessoa que confessa os seus pecados, porque pode viver a partir do perdão, e não mais da falsa ilusão de perfeição. Confessar ou esconder os pecados? - Provérbios 28.13; 01/12/2014; Pastora Iraci Wudtke

Joseph Benson faz uma exegese por trechos deste texto de Proverbiso 28.13:

Provérbios 28:13 . 

- Aquele que cobre seus pecados – Isso não os confessa (como se ressalta na oposição como uma cláusula oposta – “o que confessa”) a Deus, e também aos homens, quando a ocasião o exigir: quem, convencido ou repreendido por seus pecados, justifica, nega ou desculpa eles; 

- não prosperará – Não terá êxito em seu desígnio de evitar o castigo pela ocultação de seus pecados (Davi em 1 Samuel); não encontrará misericórdia, como está implícito na próxima cláusula. 

- Mas quem os confessa e os abandona – De um ódio sincero a eles, e de uma resolução firme e firme de andar em novidade de vida; 

- terá misericórdia – Tanto de Deus, que prometeu, como dos homens, que estão prontos para conceder perdão e favor a essas pessoas.

Entendo que a Observação que ele ressalta é importante para compreender que a confissão não é salvação, mas um passo na caminhada salvífica:

- embora a dissimulação ou ocultação de seus pecados seja suficiente para a condenação de um homem, no entanto, a mera confissão, sem abandonar o pecado, não é suficiente para sua salvação ou não deixar de ser alvo da justiça – Nm. 32.23 “..., se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor; e sabei que o vosso pecado vos há de achar.”

Provérbios 11. 19 Tão certo como a justiça conduz para a vida, assim o que segue o mal, para a sua morte o faz. [...] 21 O mau, é evidente, não ficará sem castigo

Não há como fraudar a visão de Deus, sem confessar o pecado realizado.

Deus não pode ser enganado e nada fica encoberto aos seus olhos; portanto quando não confessamos os pecados Ele nada pode fazer a nosso favor diante do erro cometido, que agrava nossa vida espiritual.

Não há como ultrapassar os limites - transgredir, errar, pecar - de alguém que defrauda outro em negócios diante de Deus.

Há limites impostos ao homem, sobre errar, desde a criação do Adam. Aquele transgrediu e nos fez a todos homens transgressores com doentes autoimunes. Só a mudança do espírito regenerado nos serve como antidoto para não sermos condenados como foi adão, ainda que o gene da transgressão continue dentro de nós. Transgredimos e cometemos pecados, mas não podemos continuar negando-os ou atenuando-os.

1ª Parte – Em Edição

Fonte:

Dicionário Strong

Lição CPAD – 2ºtrimestre 2024

Site EBD

Citações no corpo do texto

Apontamentos do autor desde seu site, com base no post https://estudandopalavra.blogspot.com/2009/11/restauracao-espiritual-de-davi-licao-09.html

https://jesusdiario.com.br/proverbios-28-13/  - Fabio Picco

Danielli Cadore - 28 de jul. de 2020 - Provérbios 28- A sabedoria ensina a viver

Bíblia online ARA

Apologeta – comentário Provérbios 28.13

 Estudo de Provérbios 28:13 – Comentado e Explicado; by bibliaco

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger