Lição 08: Confessando e Abandonando o Pecado
Estudo subsídio pastor e
professor Osvarela
Texto Áureo: “O que encobre as suas
transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará
misericórdia.” (Pv 28.13)
Prática: Para desfrutar um caminho de restauração e
reconciliação com Deus, precisamos confessar o pecado e abandoná-lo de uma vez
por todas.
Salmos 51. Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua
benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2- Lava-me completamente da minha iniquidade e
purifica-me do meu pecado. 3- Porque eu conheço as minhas transgressões, e o
meu pecado está sempre diante de mim. 4- Contra ti, contra ti somente pequei, e
fiz o que a teus olhos é mau, para que sejas justificado quando falares e puro
quando julgares. 5- Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu
minha mãe. 6- Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a
sabedoria. 7- Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais
alvo do que a neve. 8- Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos
que tu quebraste. 9-Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas
iniquidades. 10- Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um
espírito reto. 11- Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o
teu Espírito Santo. 12- Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me
com um espírito voluntário.
1 João 1. 8-Se dissermos que não temos pecado,
enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9- Se confessarmos os
nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar
de toda injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a
sua palavra não está em nós.
A)
Objetivos da Lição:
I)
Compreender o que significa confissão de
pecado;
II)
Mostrar o perigo do pecado não confessado;
III) Compreender
que a confissão de pecado é um caminho para a cura e a restauração.
Pensamento: “O homem natural é nascido na condição de
pecado adâmico, mas permanecer no pecado não é justificativa, a regeneração se
dá pelo reconhecimento de que nascemos e vivemos pecadores.” Osvarela - Eu
nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos
51:5
O texto, abaixo de João os dá a amplitude
destacada do pecado em todo ser humano, alguns ainda permanecem achando-se superiores
quanto a não ser pecadores, quando na verdade todos somos pecadores, Sim! Mas,
pecadores redimidos e que continuam pecando, mas a partir do momento que
confessamos ao nome de Jesus como Salvador de nossas almas, eu o pecador sou
justificado, ainda que continue pecando.
Portanto, ninguém é superior a ninguém. Não há
nenhum homem superior a condição pecadora inerente ao homem nascido de mulher,
na situação relacional homem-mulher. Porque destaco a relação homem-mulher?
Pois, Jesus é nascido de mulher, mas seu
nascimento como homem se deu fora de uma relação natural: “Então, disse
Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe
o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te
envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de
nascer será chamado Filho de Deus” Lucas 1.34,35
1 João 1. 8-10 Se dissermos que não temos pecado,
enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos
pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda
injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra
não está em nós.
Eis uma questão teológica que merece um estudo
particular sobre este texto.
Etimologia - Glossário e definições:
Restauração - Restabelecimento de uma situação
vivida anteriormente; conserto.
Chadash [hãdash] - quer dizer
"renovação" ou "restauração" “reparar”, em Hebraico.
Iníquo: imoral - baixo, imoral, vil
παρακαλυπτω - parakalupto; v.
encobrir, ocultar, esconder; cobrir tudo, encobrir, ocultar
Relação com:
- improbidade, iniquidade, injustiça, maldade,
perversidade.
Infração; violação
Delito, má conduta - maldade.
Violar
Pecar - faltar, quebrar –
Maldade – Maldosamente, malevolamente
A infidelidade, e a deslealdade para com Deus
e o homem, são significadas pelo hebraico má'al (Js 22.22).
Pecado vem do latim peccatu e significa
“transgressão de preceito religioso”. Falta, erro; culpa vício.
E complementa: “Pecado original - o pecado de
Adão e Eva, transmitido a todos os seus descendentes, que nascem em estado de
culpa”.
Confissão: contar o nosso pecado a Deus é concordar
com Ele sobre o fato de termos praticado a falta. É afirmar nossa intenção de
abandonar o pecado, afim de obedecermos fielmente ao Senhor, afirmando a Sua
Justiça.
Anômia - ("Iniqüidade", 1Jo 3.4, onde se
lê: "hamartia é anômia")
εξομολογεω - exomologeo; v.
confessar; prometer publicamente que farei algo, concordar, comprometer-se com
ομολογεω - homologeo; v. dizer a
mesma coisa que outro, i.e., concordar com, consentir; não rejeitar, prometer -
não negar - confessar – declarar - confessar,
i.e., admitir ou declarar-se culpado de uma acusação
συμφημι – sumphemi; v.
consentir, confessar
ידה - yadah; v. confessar (pecado) (Hitpael
- הִתְפַּעֵל – hitpa'êl – em
geral, reflexivo ou recíproco, o sujeito executa e sofre a ação do verbo
ao mesmo tempo.)
υπερβαινω - huperbaino; v.
passar sobre, além –
Metáf. – transgredir - ultrapassar os limites
- transgredir, errar, pecar - de alguémf que defrauda outro em negócios
פשע – pesha’; n. m. transgressão, rebelião -
transgressão (contra indivíduos) transgressão (nação contra nação) transgressão
(contra Deus) reconhecida pelo pecador - como Deus lida com ela; como Deus
perdoa; culpa de transgressão; castigo por transgressão; oferta por
transgressão
Lição de Davi sobre confessar pecado:
Salmos 51.3- Porque eu conheço as minhas
transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4- Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz
o que a teus olhos é mau, para que sejas justificado quando falares e puro
quando julgares.
Na verdade, a grande lição que Davi nos dá,
está:
Primeiro: Na sua Restauração com Deus, através da
Confissão. Reconhecendo sua geração em estado de pecado adâmico.
Segundo: Fala particularmente da questão das
garantias, operação, da Salvação.
Terceiro: Davi foi um homem, segundo o coração de
Deus, por compreender a vontade de Deus.
Muitos de nós somos cruéis conosco, e
esquecemos que Deus é Amor.
Davi conhecia o Senhor e teologicamente
pensava muito adiante de todo o povo de Israel e dos seus contemporâneos.
Israel pensava em Deus como uma fonte de
garantias, ainda que prometidas, inesgotável e s se lembrava do Senhor quando
sofria amarguras por parte dos seus Inimigos ou a rapadura da sua terra.
Quarto: Davi olhava para Deus e via a imensidão
do Amor, a ser usufruído, ao qual ele podia alcançar com arrependimento.
Quinto: Davi sabia que as misericórdias de Deus
estão disponíveis desde o amanhecer, até ao dormir Sl.4.
Sl.51.1.TEM misericórdia de mim, ó Deus,
segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas
misericórdias.
A - Só aprenderemos isto com Davi se nos
posicionarmos ao lado de Deus, pelos quesitos necessário, listados abaixo:
-Amor
-Justiça
-Perdão
-Aceitação
-O do arrependimento.
-Deixar
-Confessar
Saber que do Senhor vem a resposta as nossas
orações quando caímos, ainda temos sua mão forte.
Sexto: só assim podemos afastar para longe o
mal que está perto de nós zombando da nossa falha e nos acusando. 3...
minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Sétimo: Conhecendo a Fidelidade de Deus.
Discurso:
Provérbios é um livro que nos ensina a viver a
vida, em todas as áreas, em suas primeiras palavras o sábio escritor declara,
por qual finalidade, obteve a revelação para escrever este compendio bíblico:
“Provérbios 1.1 Provérbios de Salomão,
filho de Davi, rei de Israel;2 Para se conhecer a sabedoria e a
instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.
3 Para se receber a instrução do
entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;
4 Para dar aos simples, prudência,
e aos moços, conhecimento e bom siso;
5 O sábio ouvirá e crescerá em
conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
7 O temor do Senhor é o princípio do
conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
Portanto a orientação sobre confessar pecados
e deixar faz parte deste entendimento da destinação da escrita e para
proporcionar uma vida melhor e cm reconhecimento que há solução para todos os
erros do homem.
Há uma realidade que transcende o pensamento
humano , mas está linkada a todos os homens, ainda que alguns não reconheçam ou
ainda não atentaram para ela:
“O “pecado” realmente existe, de acordo com o famoso psiquiatra Karl
Menninger (1893-1990). O mundialmente reconhecido psiquiatra se sentia
angustiado ao ver que a sociedade moderna tentar descobrir os seus problemas e
falar sobre moralidade sem nunca mencionar a palavra “pecado”. Ele estava
convencido de que a única maneira de aumentar o nível moral da civilização
atual e de lidar com a depressão e as preocupações que afligem religiosos,
psiquiatras e todas as outras pessoas é renovar a compreensão do que é o
“pecado”.” Provérbios 28.13,14; Pr. Thomas Tronco –
Igreja Batista Redenção
Isto posto, vemos que a Escritura
veterotestamentária se coaduna com a neotestamentária ao lermos:
“1
João 1.8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a
nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos
pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar
de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo
mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Esta é a beleza das Escrituras, elas se
completam ao longo de seus dois grandes tomos, totalmente harmônicos entre sim,
ainda que escritos ao longo de cerca de 1500 anos e por escritores diferentes.
Leiamos, este meu apontamento em um dos meus
estudos:
“O
Apóstolo Paulo nos fala deste hiato entre o pecado adâmico até Jesus na
plenitude:
Rm.5.13,14. Porque antes da
lei já estava o pecado no mundo, [...] No entanto a morte reinou desde Adão
até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de
Adão o qual é figura daquele que havia de vir.
Assim Davi também se houve, mas além do ritual
ele demonstra em palavras o que Deus quer de cada homem que peca:
-Confissão;
-Arrependimento;
-Amargura da alma, pela ação do Espírito
Santo;”
Confissão e Liberdade:
“As condições da liberdade são confissão e
emenda, confissão a Deus dos pecados contra Ele, aos homens dos pecados contra
eles. O ensino da sabedoria ética neste ponto é idêntico ao do salmista,
profeta, apóstolos e do próprio Senhor.” Albert Barnes
“Quem tenta esconder os seus pecados não
terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os
seus pecados e os abandona.” (Provérbios 28.13)
A confissão dos pecados traz perdão e promove
a cura; gera liberdade e torna a pessoa sensível ao outro. Ela traz alívio e
promove paz de espírito. Não há porque tentar esconder os pecados se cremos no
Deus da misericórdia e do perdão, no Deus diante do qual nada ficará oculto. 1
de dez. de 2014; Confessar ou esconder os pecados? - Provérbios 28.13; Portal Luteranos
Mas, como aprendemos em !
Samuel 12 a confissão não exime o que confessa de receber os danos do seu
pecado. No momento pos Cristo temos diferentes pensamentos sobre esta questão,
seja tendo como base 1 João 1.7ss, ou outros textos biblicos. Há que se teologizar
sobre esta questão com acurado processo
de buscar a revelação para cada caso?
A questão posta é a
justiça real de Deus, a nossa integridade de pensamento, temor e sabedoria de
viver com as condições impostas pelo perdão de Deus e seu Juízo.
Colocar-nos como pessoas pecadoras
diante do Deus da misericórdia, também é preciso a coragem e o desejo
de tornar a vida mais leve. Confessar os pecados significa buscar pela
cura da culpa que adoece o coração e o espírito; desejar a liberdade de
tudo o que aprisiona; e construir autonomia de vida. Trazer os pecados à
luz é expressar diante de Deus. A confissão de pecados (pecados = transgressões.
Hebraico. Paxá ou Pesha’) tem relação direta com a tal felicidade
tão desejada por toda pessoa. Feliz é a pessoa que confessa os seus
pecados, porque pode viver a partir do perdão, e não mais da falsa ilusão
de perfeição. Confessar ou esconder os pecados? - Provérbios 28.13;
01/12/2014; Pastora Iraci Wudtke
Joseph Benson faz uma exegese por trechos
deste texto de Proverbiso 28.13:
Provérbios 28:13 .
- Aquele que cobre seus pecados – Isso não os confessa (como
se ressalta na oposição como uma cláusula oposta – “o que confessa”)
a Deus, e também aos homens, quando a ocasião o exigir: quem, convencido ou
repreendido por seus pecados, justifica, nega ou desculpa eles;
- não prosperará – Não terá êxito
em seu desígnio de evitar o castigo pela ocultação de seus pecados (Davi em 1
Samuel); não encontrará misericórdia, como está implícito na próxima
cláusula.
- Mas quem os confessa e os abandona – De um ódio sincero a eles,
e de uma resolução firme e firme de andar em novidade de vida;
- terá misericórdia – Tanto de Deus, que
prometeu, como dos homens, que estão prontos para conceder perdão e favor a
essas pessoas.
Entendo que a Observação que ele ressalta é
importante para compreender que a confissão não é salvação, mas um passo na
caminhada salvífica:
- embora a dissimulação ou ocultação de seus pecados seja suficiente
para a condenação de um homem, no entanto, a mera confissão, sem abandonar o
pecado, não é suficiente para sua salvação ou não deixar de ser alvo da justiça
– Nm. 32.23 “..., se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor;
e sabei que o vosso pecado vos há de achar.”
Provérbios 11. 19 Tão certo como a justiça conduz para a
vida, assim o que segue o mal, para a sua morte o faz. [...] 21 O
mau, é evidente, não ficará sem castigo
Não há como fraudar a
visão de Deus, sem confessar o pecado realizado.
Deus não pode ser
enganado e nada fica encoberto aos seus olhos; portanto quando não confessamos
os pecados Ele nada pode fazer a nosso favor diante do erro cometido, que
agrava nossa vida espiritual.
Não há como ultrapassar os limites - transgredir,
errar, pecar - de alguém que defrauda outro em negócios diante de Deus.
Há limites impostos ao homem, sobre errar,
desde a criação do Adam. Aquele transgrediu e nos fez a todos homens
transgressores com doentes autoimunes. Só a mudança do espírito regenerado nos
serve como antidoto para não sermos condenados como foi adão, ainda que o gene
da transgressão continue dentro de nós. Transgredimos e cometemos pecados, mas
não podemos continuar negando-os ou atenuando-os.
1ª Parte – Em Edição
Fonte:
Dicionário Strong
Lição CPAD – 2ºtrimestre 2024
Site EBD
Citações no corpo do texto
Apontamentos do autor desde seu site, com base
no post https://estudandopalavra.blogspot.com/2009/11/restauracao-espiritual-de-davi-licao-09.html
https://jesusdiario.com.br/proverbios-28-13/ - Fabio Picco
Danielli Cadore - 28 de jul. de 2020 - Provérbios
28- A sabedoria ensina a viver
Bíblia online ARA
Apologeta – comentário Provérbios 28.13
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