sexta-feira, junho 27

CONFIANDO PERMANENTEMENTE EM DEUS. LIÇÃO 13-CPAD

CONFIANDO PERMANENTEMENTE EM DEUS!
Lição CPAD
Autor: Osvarela
“Um Deus verdadeiro e um amigo verdadeiro são aqueles que cumprem o que prometem, são fiéis a palavra dada ou a um pacto feito: enfim, não traem a confiança”.

Verbetes:
Aminon - Digno de confiança
QUESION-
hebraico:firme,confiança,esperança;
QUESLON(M)-
hebraico:firme,confiança,esperança;
QUESULOTE-
hebraico: confiança, ou lombos. QUISLOTE-TABOR, hebraico: confiança de Tabor.
QUISLEU, hebraico: confiança ousadia; o 9 mês do ano hebraico.
VERDADE – Entre vários significados, em hebraico ‘verdade’ É emunah e significa ‘confiança’.
Emunah, que também significa verdade, porém a busca da verdade pela confiança. A verdade se relaciona com a presença, com a espera de que aquilo que foi prometido ou pactuado irá cumprir-se ou acontecer.Emunah é uma palavra de mesma origem que amém, que significa ‘que assim seja’. A verdade é uma crença fundada na esperança e na confiança, referidas ao futuro, ao que será ou virá. Sua forma mais elevada é a revelação divina e sua expressão mais perfeita é a profecia.

Palavra de Gratidão:À Deus, que pelo Espírito Santo nos deu graça pelo seu Filho Jesus Cristo.Grato a Deus pela vida do Pr. Claudionor de Andrade e pela Casa Publicadora pelo excelente trimestre.Agradecimento a todos os editores dos sites que publicam nossos subsídios e também aos nossos leitores.
INTRODUÇÃO:

Num mundo conturbado e falto de confiança entre os homens, em quem nós podemos confiar?
Humanamente e biblicamente falando, é um erro e falta de bom-senso, nós confiarmos uns nos outros, qual será e até que ponto chega a validade desta afirmação, principalmente entre nós?
Quando a Bíblia o diz, está observando esta relação entre os homens despidos das vestes da salvação e de coração carnalizado e não transformado, e relaciona esta dependência e confiança entre homens, sob a ótica da soberania de Deus, sustentador de todas as coisas, por Jesus e em Jesus Cristo, Filho de Seu Amor.

Portanto, a dependência ou confiança que necessitamos manter é unicamente naquele que, tão somente Ele, pode fazer verdadeiramente algo à nosso favor, por Graça e pela Sua misericórdia.

I - Porque podemos confiar em Deus nesta vida:

  • Por Qual o meio, podemos saber que depositar a confiança em Deus é certeza?

Muitos têm colocado a sua confiança em Deus, presumindo em seus próprios valores, sejam eles pessoais ou ainda mesmo, nesta condição, pela sua vida espiritual, achando presunçosamente que: “sendo crente como sou, posso confiar em Deus”, mas se a tua fé não for verdadeira ou mesmo tal qual a do fariseu, poderá ser abalada, e aí, a tua confiança poderá ser ou estará arrasada, pelo motivo citado no texto abaixo:
Hb.3.14: porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial;
Mas, todavia se não fora a condição da Graça salvítica e redentora de Deus, em Jesus Cristo, jamais teríamos condição de fazê-lo por razões ou merecimentos pessoais, seja pela questão única dos valores religiosos que respeitamos, pois em tudo no mundo espiritual dependemos de crer em Deus, preceito universal dado ao homem, se tal não fora, não haveria a necessidade do sacrifício de Jesus Cristo, na Cruz.

Você pode estar sendo mentalmente bombardeado por questionamentos: Como? Por quê?
Mas, eu lhe afirmo que: A única forma de obtermos total confiança em Deus é através da fé em Jesus Cristo, Seu Filho, como nosso Intercessor.
2 Co.3. 4: E é por Cristo que temos tal confiança em Deus.
Somente por meio D’Ele temos acesso a Misericórdia de Deus. Pode parecer incongruente, mas é uma verdade teológica.
Não basta ser crente, é preciso a confiança permanente da intervenção de Cristo como Mediador entre Deus e os homens, pelo fato, de que continuamos dependentes D’ele pela condição do pecado, inerente a todo o ser humano, nascido da conjunção carnal homem-mulher, desta forma só um que em tudo foi tentado, mas, não pecou, podemos receber a Misericórdia Divina, que nos permite confiar e ter a firme certeza em Deus.

Hb.12 .2: fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.
Pois, rudimentarmente é isto, o que esta lição nos alerta, nesta disciplina sobre confiar em Deus:

II - Somos dependentes em tudo de Deus, pois ele é bastante em si mesmo, mas, por Jesus e em Jesus, Ele nos deu confiança (A Verdade) de chegarmos com ousadia no Santíssimo lugar, e sermos atendidos em tudo, ou seja, termos total dependência D’ele, por Jesus Cristo.
Hebreus 10.10: É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre. E o Espírito Santo também no-lo testifica, porque depois de haver dito: Este é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor:... não me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniqüidades... Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne,...Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.
Aqui o termo confiança pode ser lido também como ousadia [vide verbetes].

QUISLEU, no hebraico: confiança ousadia;
Ef.3.12: no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele.
O escritor aos Hebreus coloca muito bem, esta questão.
A inteira certeza ou confiança da nossa fé em Deus, somente é trilhada por um Caminho:
Jesus Cristo, Sumo-Sacerdote, na condição estabelecida pelo versículo de Hb.3.14 [acima].
A confiança inicial que nos levou a Deus, por meio de Jesus Cristo ao crermos N’ele, estabelece o parâmetro da Confiança absoluta e permanente em Deus, jamais pode ser quebrada ou interrompida.

  • Seu cuidado por nós.O homem que lhe é fiel é objeto do extremo cuidado de Deus. Partindo desta verdade absoluta, vemos que Jesus Cristo afirma e declara peremptoriamente este cuidado de Deus em quem podemos confiar sem reservas:

Mt.6 .26: Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
Ora, o que Jesus declara é que o nosso valor como filhos de Deus, nos permite confiar muitíssimo no Pai Celeste, que pode nos proteger e nos abrigar sob as suas Mãos em todo e qualquer transe da vida.
Podemos, pois colocar em Suas Mãos, a nossa confiança na vida, o que nos permite um viver de tranqüilidade em meio a um tempo de total falta de confiança entre os homens.

  • O nosso único Ajudador é o Senhor.

Se há alguém no Universo que se preocupa com o homem, para o seu bem, este ser é Deus. Jr.29.11: Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.
As potestades malignas e os próprios homens sem Deus, e até o próprio homem, como pessoa, são impotentes para ajudar ao homem; pelo contrário, em muitas das vezes, procuram uma forma de destruir a confiança do homem em Deus.

Mat 10:28 - E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
2Te 3:3 - Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno.

III - O homem contra o homem:
Há uma situação antropológica espiritual em nós e no meio dos homens.
Confiar em outro homem:

Jer 17:5 - Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!
Primeiro a guerra pessoal, que não nos permite confiar nem em nós mesmos.
[
1 Coríntios 9. 26,27: Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão].

· Não podemos confiar em nossas forças:

Sal 44:6 - Pois eu não confiarei no meu arco, nem a minha espada me salvará.
Não podemos confiar em nosso poder econômico, em nossa inteligência, em nossas forças, pois a palavra diz, “que sob muita opressão até o sábio fica louco”.
Pro 3:5 -
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

· Do que podemos nos valer para confiar até em nós mesmos?

A confiança em outro ser humano é algo difícil e assaz terrível, de tal forma que confiar em alguém é uma temeridade, pois o homem está sempre decepcionando o próprio homem.

Sal 26:1 - JULGA-ME, Senhor, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no Senhor; não vacilarei.
Sal 55:23 - Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em ti confiarei.

· Confiança em si mesmo, substituída pela permanente confiança em Deus:
Sal 56:3 - Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti.
Sal 37:3 - Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.

IV - Um coração que nos condena:
Quem pode imaginar isto, nosso próprio coração nos condenando.
Esta é mais uma palavra que nos remete ao cunho espiritual que A CONFIANÇA PERMANENTE EM DEUS representa para nós, não é apenas, a confiança nas coisas triviais da nossa vida terrena, mas, na própria questão da vida eterna, que necessita de alguém maior em poder, que nos possa, fazer fugir das acusações de nosso adversário, satanás, que com vis acusações (Lutero), tenta nos enfraquecer o coração, nosso ânimo de sermos vencedores sobre todo mal. Nós não poderíamos ser declarados e imputados justos, se não fora a mercê de Deus, que através do Espírito Santo testifica com nosso espírito, que somos D’Ele e nos infunde confiança da vida eterna com Cristo.

Mas, o homem que deposita a sua confiança em Deus jamais vacilará, será vencedor de si mesmo.
A Bíblia nos diz que só temos ajuda para sermos livres de todo mal, quando temos:

· Plena confiança em Deus:
Hb.13.6:
De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?
Sem depositarmos permanentemente confiança em Deus, seríamos presas fáceis para o nosso adversário.

1Pe 5:8 - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
V - Condição para confiar no Senhor:
Só pode confiar no Senhor que faz o bem, você sabia disto?
Então quando dizemos: “eu confio no Senhor”, temos que estar falando a Verdade, no seu sentido mais amplo que quer dizer Confiança, sem esta forma, a nossa confiança será uma mentira ou vazia. Pense bem, nisto!
Sal 37:3 - Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.

A fidelidade de Deus nos infunde Confiança e nos traz bem-aventurança:
Deus é El haMelekh Neeman (no idioma judaico) e signfica "Ele é o Rei Fiel".
Sendo assim: "O Eterno é o Rei Fiel".
Se nós colocamos a nossa confiança em Deus é porque Ele é fiel, como diz sua Palavra, em ninguém, podemos colocar nossa confiança se não tivermos certeza de sua fidelidade para conosco, principalmente quando tratamos de coisas valiosas como tesouro, ou seja:

· Em quem você e eu colocaríamos a nossa inteira confiança, para ser guardador de coisas tão valiosas?
A nossa casa;
Nossa família;
Nossa Igreja;
A nossa Salvação.
Nosso país;
Nossa vida;
Só em Deus podemos colocar estas coisas com Confiança Permanente, pois isto é imanente à Ele e ainda recebemos bem-aventuranças e sua fidelidade:

Jer 17:7 - Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.
Pro 16:20 - O que atenta prudentemente para a Palavra achará o bem [ou prosperará], e o que confia no Senhor será bem-aventurado.
2Ti 2:11-13 - Palavra fiel é esta : que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.
1Co 1:9 - Fiel é Deus...
1Te 5:24 - Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.Apo 19:11 -E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.

Este versículo do Apocalipse é veraz em todo seu trecho, mas, torna-se muito importante, para questão da confiança em Deus por duas coisas difícies de encontrarmos nos dias de hoje, como dissemos no início deste texto:
Ele é Verdadeiro – em nossos dias, enquanto os homens primam, pela falta da verdade, Ele é a própria Verdade;
Ele trabalha com Justiça – nos dias hodiernos, em ninguém podemos encontrar esta qualidade única: Ele é Justo. Nós fomos imputados justos, mas ele é essencialmente Justo.

CONCLUSÃO:
Vimos ao longo deste texto e muito mais na Lição, que não há escape, fora de Deus, para o homem colocar a sua confiança em qualquer região do Universo, a não ser onde habita Deus, ou seja, nos Céus e como Ele habita nos Céus o Único ser do Universo em que podemos depositar a nossa permanente confiança é em Deus, com toda a sorte de bênçãos espirituais no Filho do seu Amor, Jesus Cristo, dando ouvidos ao Seu Santo Espírito.
Se colocarmos permanentemente a nossa confiança em Deus, ele pelejará por nós com Sua Justiça e veremos a mesmas coisas que João viu - A Verdade que triunfou: Cristo Glorificado e em Sua coxa escrito Rei dos reis e Senhor dos senhores!
EU concluo com uma passagem importante do salmista, sobre provar a bondade de Deus e colocar sua confiança N’Ele:

Sal 34:8 - Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.

TEXTOS ÚTEIS:
Hb.2.13:E outra vez: Porei nele a minha confiança. E ainda: Eis-me aqui, e os filhos que Deus me deu.
Hb.3.6:mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança.
1Jo.3 .21:Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus;
1Jo. 4.17 :Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo.
1Jo.5 .14:E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.

2Sa 22:3 - Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, da violência me salvas.
Sal 44:6 - Pois
eu não confiarei no meu arco, nem a minha espada me salvará.
Sal 56:3 - Em qualquer tempo em que eu temer,
confiarei em ti.
Sal 91:2 - Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e
nele confiarei.
Isa 12:2 - Eis que Deus é a minha salvação;
nele confiarei, e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.
Fonte:
Bíblia Chamada on-line – ACF;
Apontamentos do autor;
Comentário Histórico-Cultural – CPAD; Lawrence O. Richards.
Lição 13-CPAD-2º Trimestre 2008.
Renato Kress;
Bíblia digital cortesia Tio Sam.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger