sexta-feira, julho 25

DEPRESSÃO - A DOENÇA DA ALMA- LIÇÃO 04- 27/07/2008

DEPRESSÃO - A DOENÇA DA ALMA

Lição n.04 – CPAD Autor:Osvarela

Alguém chamou a depressão de "inferno particular".
Verbetes:
*Erg – trabalho ;
Ergolatria – dedicação quase religiosa com trabalho – trabalhar compulsivamente - adoração ao trabalho.
Opróbrio – situação de vergonha - vergonha
Koinonia – comunhão plena

Eclesial – relativo a eklesia [congregação de pessoas com interesse comum ou reunião com objetivo], para nosso tempo; relativo a Igreja. Definição transliterada pelo editor. Refere-se à experiência e à vida da Igreja.

Hipocondria - é o medo persistente de se ter uma doença séria. Uma pessoa com este distúrbio tende a interpretar sensações normais, funções corporais e sintomas leves como um sinal de uma doença grave.

Texto Áureo:
Salmos 42.5: Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.
Texto geral:
Salmos 42.1.SS:
ASSIM como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.
Texto final:

Salmos 42.
6.ss:
Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte. Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim. Contudo o Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida. Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus? Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.
Texto Bíblico de Apoio:

Salmos 77 .1
.CLAMEI a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos. 2 No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. 3 Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Sela.) 4 Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar. 5 Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos. 6 De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou.7 Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? 8 Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração? 9 Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (ela.)10 E eu disse: Isto é enfermidade minha; mas eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo.

"O deprimido é alguém que se torna abatido, triste, cheio de melancolia, desanimado porque do alto foi empurrado para baixo. Geralmente, as mulheres sofrem mais que os homens. Lembremos, no entanto, que a depressão de uma pessoa pode parecer totalmente diferente da de outra. Por isso, as reações variam: um pensa em morrer, outro quer viver outro acha que todos o estão traindo".
Pr. Walter Santos Baptista

I – Introdução:
Analisando o texto da lição, principalmente, o Texto Áureo, eu encontrei, algumas porções relevantes e interessantes, seja na questão da Depressão em si, seja no efeito da depressão, e posteriormente na solução da situação.
Neste comentário, me veio à mente realizar uma homilia do conteúdo do Salmo do qual foi extraído o texto áureo, mas, ao estudar o assunto verifiquei que poderíamos avançar além do Salmista.
Muitos personagens da Bíblia sofreram momentos de profunda depressão, até o próprio Jesus sofreu no Getsêmani um momento de depressão que o fez suar gotas de sangue.

Mateus 26.37,38: Jesus no Getsêmani - "Jesus levou Pedro e os dois filhos de Zebedeu, Tiago e João com Ele, e começou a sentir-se cheio de angústia e tristeza. Então disse-lhes: 'Minha alma está cheia de pavor e tristeza, a ponto de morrer... fiquem aqui... fiquem acordados comigo'".
Jesus em sua forma humana, precisava de ajuda, de presença de amigos, estava carente de ser confortado, pelos seus discípulos.
É assim que muitas vezes, nós somos surpreendidos e não entendemos que um irmão em Depressão quer e precisa que nós estejamos ao seu lado, até comentamos, uns para com os outros: “este irmão é um grude....”, mas, a sua alma necessita de nossa presença física para aliviar a depressão.

I Jo 2.9:
Aquele que diz que está na luz, e odeia [aborrece] a seu irmão, até agora está em trevas.
Querer estar só, é um sintoma de depressão, mas, estar com amigos, é como um
bálsamo que nos faz esquecer momentaneamente a depressão.
Eles falam e agem como Jesus: Mt.26.40:E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a
Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
O salmista por sua vez também sente a falta da multidão, e muitos amigos que o acompanhavam até ao Templo, onde certamente ele era querido por todos:

Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava”.
O salmista diz isto, ao mesmo tempo em que está só ele reclama da ausência daqueles que iam com ele ao templo.
II - A Depressão segundo o salmista é algo que:
- Impede a pessoa de buscar socorro:
- Causa choro na solidão da noite:
Choro se acumulava em lágrimas, numa demonstração clara de que, no choro e lágrimas ele achava uma forma de desatar o nó preso em sua garganta pela muita depressão e isto parecia como uma válvula de alívio.
“Minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite”
- Faz o depressivo recusar ajuda:
“A minha alma recusava ser consolada”
- Vive noites de insônia com angústia corroendo e tirando o seu sono:
“A minha mão se estendeu de noite, e não cessava...”.
O estender de mão à noite é uma demonstração de que ânsias atingiam a sua alma como em ondas de angústia.

“Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim”.
- A depressão causava-lhe dúvidas até da presença ou existência e força de seu Deus.
“Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus? ”

A depressão causa alguns efeitos que não são entendidos pelos outros, diz o salmista [
veja o trecho anterior do salmo]:
Descrença na operação do Deus a que servimos, viramos mote de escárnio ou opróbrio até de jovens que nos devem respeito quando caímos em depressão. Esta situação então, é agravada, com mais depressão:
“Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma...”.
Ora, o salmista havia estado na Casa do Senhor com a multidão, esta multidão certamente sabia que ele era um crente dedicado e fiel, como então ele caiu nesta situação de depressão?

- Torna a pessoa duvidosa quanto a ação de Deus:
Salmos 77 .3:
Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia.
A lembrança de Deus, para o salmista era antes, uma ampliação da sua depressão, pois, ele não podia entender a sua situação, mesmo sendo um crente fiel.

Você não já sentiu assim?
É a ação da depressão para paralisar a nossa vida espiritual e criar no depressivo a vergonha e o afastamento da koinonia eclesial e uma vez instalado este lado da depressão só o faz vivenciar, a situação, sozinho e solitário, pois estar só e diferente de ser solitário, aí é que reside o grande perigo que será apontado abaixo, nos SINTOMAS.
Este pensamento angustia mais ainda a alma daquele que está em depressão, tornando-se quase, como uma acusação e inicia um processo de busca, de resposta para aquele sofre, mas, parece que tal resposta nunca será encontrada, e este pensamento se avoluma na mente, sendo usado pelo adversário como acusação.
I Jo. 3.20:
Sabendo que, se o nosso coração nos condena...
III - OS SINTOMAS.
Convém reconhecê-los porque quase todos nós temos um amigo ou parente que apresenta esses sintomas:

Insônia ou comportamento irregular do sono, resultando que a pessoa afetada acorda cansada;
“Sustentaste os meus olhos acordados”
Apatia, pouca concentração, não lembrando, sequer, o que leu;
Perda de apetite a comida parece sem sabor;
Cansaço crônico;
Indecisão, tornando-se impraticável decidir até sobre pequenas coisas;
O amor e a afeição diminuem, pois o deprimido considera os amigos mais chegados como antipáticos; há um desejo de se afastar dos outros;
O salmista ao ver os amigos e a multidão passando alegres, pois ir ao templo é motivo de alegria, talvez olhando pela fresta da janela, escondia-se, pois a depressão o levava ao isolamento:
Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos.”

Transliterando
: Eu já tive este prazer eu ia com eles, mas, agora...estou aqui afastado desta multidão e envergonhado na minha aflição!
Diminuição ou perda total de interesse nas pessoas, coisas, idéias, igreja, coisas espirituais;
Irritabilidade, agressividade, comportamento explosivo, dando como conseqüência que o deprimido não pode controlar a sua irritabilidade sobre coisas pequenas do dia a dia;
Remorso pelo passado, por coisas que não deveria fazer, mas fez;
Choro involuntário;
Desespero;
Ensina-nos um estudioso do assunto que são três os estágios da depressão:
Ameno, quando se dá o desalento; “estou tão perturbado que não posso falar”.
Sério, ao vir o abatimento;
Grave, quando cai o desespero.
Dizem ser "difícil continuar vivendo", expressão muito ouvida, por sinal;
Auto-depreciação, com expressões do tipo "Tudo o que eu faço sai errado";
Baixa auto-estima, ou seja, a sensação de não ser amado ou que ninguém se interessa por nós.
A depressão é coisa séria, sendo que outros sintomas são:
Perda de energia,
Pessimismo,
Hipocondria -A Hipocondria é em alguns casos semelhante ao distúrbio obsessivo-compulsivo. A pessoa é obsessivamente preocupada com idéias de doença e se sente compelida a fazer coisas (coçar-se compulsivamente, marcar consultas obsessivamente) para acabar com a ansiedade que dela resulta.
Os sintomas da Hipocondria incluem entre eles:

Medo persistente de doença, apesar de ter confiança no médico
Depressão clínica
Ansiedade ou psicose
Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

Autocrítica;
Sentimentos de:
Culpa: A depressão é uma condição da qual Satanás se aproveita para tornar o povo de Deus inútil para a Obra do Mestre, e o Inimigo usa o estado de pressão para levar a sentimentos de culpa, e mesmo o conhecimento da graça e da misericórdia do Pai não parece Ter poder para ajudá-los. Assim vem a auto-condenação. Entende o cristão deprimido que Deus dá perdão, mas não o experimentou ou acha que não foi salvo ou que perdeu a salvação (coisa que a Bíblia não ensina), ou ainda que cometeu o pecado imperdoável (sem saber defini-lo).
Vergonha,
Desamparo;
Sentimento de que não é digno; Nos faz lembrar de um ponto: o sentimento de Depressão em vários homens de Deus, em algum momento era derivado da situação Nacional, um país em miséria ou sob a pressão da violência urbana, guerra, terrorismo, pode criar em seu povo um estado de sentimento depressivo que os leva a sentir-se menores, como Gedeão, Jeremias [sentiu as garras da depressão], e outros...
Sentimento do “só eu” ou porque “só acontece comigo que sou fiel”. Elias – “Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou”.
“E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada
, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem”.
Perda de interesse no trabalho
Tensão [produz um estado de alerta alterado e negativo, sobre o que ouvimos ou falamos, tudo passa ser agressivo e o que falamos também é agressivo],
Tendência a acidentes [queda da atenção],
Trabalho compulsivo *("ergolatria").

Descobrindo a depressão como enfermidade:
Até descobrir que estava doente:
“E eu disse: Isto é enfermidade minha”.

Muitos sofrem esta terrível doença, no entanto não sabem que a irritabilidade, a falta de equilíbrio no seu humor, o semblante sempre fechado, a agressividade, tudo isto é fruto desta doença: Depressão.
I Sm.1.12:
E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor.
Ter equilíbrio pessoal:
Elias passava facilmente de um estado de êxtase e autoridade para um estado de depressão. Isto mostra um pouco da personalidade do Grande Profeta. Precisamos procurar o equilíbrio emocional, a temperança ou equidade nas ações como Paulo nos orienta.
Não sejamos aqueles crentes que hoje da a Paz do Senhor com alegria e amanhã nos responde entre os lábios, quase sussurrando e desanimado, quando perguntamos:Tudo Bem, irmão? Vou indo....

IV – SOLUÇÃO:
A solução da depressão é desenvolvida pela Bíblia em variados textos.
No caso em tela, com base no texto de apoio, vemos o salmista indicando a solução encontrada por ele e como encontrou forças em Deus.
Leia a que diz o salmista
:
Busca de Deus:
Salmos 77.1:
CLAMEI a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos.
Aguardar em Deus
:
“Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face”.
Cantar ao Senhor:
Salmos 77..6:
De noite chamei à lembrança o meu cântico.
Muito embora, a situação da depressão seja assustadora se agirmos como o salmista, poderemos, até mesmo nos aproximarmos de Deus, por meio desta situação.

A Depressão de outros Personagens bíblicos:
A Depressão de Ana:

A depressão também pode ocorrer por situações como a de Ana. Ana chorava e se lamentava.
A não conquista de algo muito desejado.
Uma má formação do corpo que impede ser uma pessoa com todos os atributos físicos de outros, à quem ela se compara.
Pela ação de um irmão ou de alguém próximo, que tem aquilo que você acha que não tem e nunca terá, não pelo ciúme do outro ter ou pela inveja, que hoje alguns até incluíram na fraseologia evangélica, como “inveja santa”.

1 Samuel 1.6:
E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.7 E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia. 8 Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? Nada satisfaz o que está num estado de Depressão!
Não provoque a ira do seu irmão, você pode magoá-lo e ele se tornar alvo de satanás e por esta ação entrar em depressão, hoje encontramos até mesmo obreiros em depressão, muito embora as causas sejam discutíveis, até porque é uma doença como estamos estudando, por tanto somos passíveis de contraí-la.
Pode ser como Elias, a sensação vem após uma ameaça a nossa vida.

1 Samuel 1.10:
Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.
A depressão de Elias:
A DEPRESSÃO NOS LEVA PARA A CAVERNA.

Elias tinha uma personalidade depressiva e hesitante. Após três anos, batalhou vitoriosamente contra os quatrocentos e cinqüenta profetas do deus Baal. Recebeu uma ameaça de morte da rainha Jezabel (1Rs 19.2), entrou em depressão (v.4), esqueceu-se do poder de Deus e fugiu cento e cinqüenta quilômetros no deserto.uma demonstração de que muitos de nós podemos resistir por um tempo e depois entregamos as nossas forças, trabalhos na Igreja, quando nos vem qualquer ameaça, ou luta, entramos em depressão ou num estado depressivo e esquecemos do que Deus já fez, seja por nós ou através de nós.
1 Reis 17.4 : Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.
1 Reis 19.1: E ACABE fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.2Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.3 O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida [causa – efeito: medo gera depressão], se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.4 Ele, porém, foi ao deserto, caminho significa parar sem ação ou plano de continuar; qualquer coisa serve de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro []; e pediu para si a morte [sintoma de depressão], e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.5 E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.6 E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se [desânimo total, alto grau de depressão, precisa de uma cura interior, por Deus].
1Co 15:58 - Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
- A ação de Deus e do homem, para vencer a depressão:
- Adoração vence a depressão

E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor...
Oração como chave para sair da Depressão:
Mesmo que você só possa balbuciar, ore que Deus vai ouvir tua Oração e responde-la!

1 Samuel 1.11
E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida...12 E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor... Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz..
A Benção de Deus anima quem está em Depressão:
I Sm.1.
17:
Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.18 E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.19 E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.
Comida de Deus
- Elias
Visita de Deus
– Elias na Caverna
Palavra de Deus
- E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor.
Um novo encontro com Deus que mude a tua consciência, lhe indicará o caminho novo e como prosseguir.

1 Reis 19. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus [comida de Deus, dá novas forças; ir ao Monte de Deus é o Caminho certo para sair da Depressão ou estado depressivo]. E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor [colocar-se, de novo, na posição é necessário para ouvir Deus falar] . E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora [SAINDO DA DEPRESSÃO], e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias? E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco.
Voltar ao Caminho é o que você deve fazer, para sair do estado depressivo ou da Depressão.
Você não está sozinho, faz parte de um grupo de fiéis, eles cooperam para que você seja vencedor e se livre da Depressão!
Voltar a comer
– pode ser figurativamente, mas, também pode e deve ser literal. Nem que seja necessário comer duas vezes. Alguém desnutrido é passível de: desânimo, falta de forças, visões e variações da mente em relação a vida real, alucinações, desvarios, desmaios, etc.
Fonte:
Apontamentos do autor
Pr. Walter Santos Baptista

Bíblia world
Pastor da Igreja Batista Sião em Salvador, BA
Chamada
Bíblia on-line – Chamada

Dicionário mno.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger