sábado, agosto 16

CRISTO A PERFEITA PAZ -LIÇÃO 07 17/08/2008

Cristo, a Perfeita Paz.

LIÇÃO CPAD-17/08/2008 – AUTOR: Osvarela

Paz em vários idiomas.

Paz

Em todos os idiomas é uma palavra presente e necessária.

Veja alguns exemplos.

Paz é algo buscado em todo o mundo, quase desesperadamente. E infelizmente, sem ser encontrada, pois ela é buscada onde não se pode encontrar.

Na política, nas reuniões dos governantes, nos rituais religiosos, na meditação transcendental, nos banhos em rios e cachoeiras.

Só em Jesus podemos encontrar esta palavra em ação: Paz.

Paz não se resume a uma palavra, como tantas outras, não é um estado de falta de beligerância, é algo transcendente que vem de Deus, através de Jesus, Seu Filho é plenitude da divindade em Jesus [nele habita corporalmente a plenitude da divindade], que cria um estado de bem-estar e conforto naquela que a tem, pois Deus é a Fonte de todo o bem para a sua criação.

2Te 3:16 - Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira.

A ação de Paz transforma o mais vil pecador em Filho de Deus, pois ele aceitando Jesus torna-se digno desta Paz.

Ειρήνη – eirene

Paix - francês

سلامárabe

Vrede – holandês

peace -inglês
- hebraicoשלוםshalom

Barış – turco

Frieden – alemão

Pace – italiano

Мир – russo

Pax –latim

Pokój – polonês

Rauha – finlandês

Paqe – albanês

Fred – norueguês

Mir – bósnio

Paz Perfeita em Jesus é algo que transcende o falar, o agir o semblante , as feições, o sorriso , o olhar, a mão posta, a tribulação, a tentação, a morte, a visa, a perda, a falta de emprego, a falta de dinheiro, de casa ou mesmo do alimento.

Paz em Jesus é plenitude, D'Ele em nossas vidas, pela sua presença em nossos corações, que sem ou com tudo isto, dito acima, nos leva a viver uma vida com Deus de maneira correta e plena sem pensar no amanhã do dia seguinte, mas no amanhã do dia eternal.Enfim....PAZ PERFEITA.

A Paz descrita na Bíblia:

Jo.14.27: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Ef.2.11.ss: Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;

Paz no lar:

Qual o local em que mais precisamos Paz?

Dentro de nosso Lar. Lugar que deve ser cercado pela ação divina da paz de Jesus, com sua presença. No entanto, temos tido lares totalmente destruídos pela falta de Paz.

Esta semana, em São Paulo, tivemos um horroroso fato:

Um senhor assassinou a sua esposa, na data de seus 44 anos de casado, data de seu aniversário.

1Co 14:33 - Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz. Pela falta da presença da Paz uma família destruída. Não havia a presença de Jesus: Luc 24:36 - E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.

O que as famílias precisam ter no seio do lar é o que, livro de Job ao longo do período de tribulação.

Job 5:24 - E saberás que a tua tenda está em paz; e visitarás a tua habitação, e não pecarás.

Também, o salmista sentia esta Paz ao dormir, dormia sem preocupações. A Paz em Jesus nos faz bem à própria saúde física como ao salmista. Ele queria dizer encontro segurança e durmo, pois a Paz está dentro de mim, não penso no dia seguinte, pois a Paz, eu sei estará lá, me esperando, ao me levantar. Temos esta Paz?

Sal 4:8 - Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.

Nestes tempos de violência:

É natural que estejamos pensando nesta lição em momentos de Paz espiritual, mas a Bíblia procura ressaltar a situação do Mundo como necessitada de Paz vinda do céu, até de forma literal, pois o homem foi criado para ter paz, então a situação humana como moradores da Terra dentro do Plano divino da redenção de tudo inclui a recuperação da Paz em qualquer lugar deste Planeta, e esta Paz deve vigorar nas ruas [Sal 144:14 - Para que não haja nem assaltos, nem saídas, nem gritos nas nossas ruas.], praças, nos palácios, nas casas, nos homens, o que não temos observando nestes dias.

Jer 9:21 - Porque a morte subiu pelas nossas janelas, e entrou em nossos palácios, para exterminar as crianças das ruas e os jovens das praças.

Casas violadas, seqüestros, prédios, que eram ilhas de segurança, se tornaram alvos fáceis de ladrões;

Sal 55:11 - Maldade há dentro dela; astúcia e engano não se apartam das suas ruas.

Ruas invadidas de violência, de guerra nas regiões físicas e espirituais.

Veja a excelência da Bíblia em ser tão contemporânea em suas palavras seculares.

Há um antigo clamor que ecoa pelos éculos de vida na terra, esperando a restauração de todas as coisas, inclusive que não haja mais falta de paz, porém o clamor que ecoa, indica que há solução, se pedirmos, a quem nos pode dar paz.

A falta de Paz ecoa por onde a corrupção passa sem que ninguém a incomode há um clamor desde Rui Barbosa, que inspirado na Bíblia denunciou o que a Bíblia proclama contra a ação do mal:

Isa 59:14 - Por isso o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a eqüidade não pode entrar.

A presença de Jesus em nossa tenda – casa – é a presença que precisamos.

Quando O arcanjo Gabriel anuncia o nascimento de Jesus, inicia-se no Plano de Deus o tempo de Paz entre os homens.

Como compreender isto se há guerras e o próprio Jesus as anuncia como prenúncios de sua vinda?

A Paz se instalou nos corações dos homens pela presença de Jesus. Como em Cristo habita a plenitude da divindade, N'Ele encontramos a mais absoluta paz para nossas vidas, pois Ele faz morada dentro de nós.

Jo. 14:23 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

Ap. 3:20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Para o Mundo:

Is. 9:6 - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

O nascimento predito de um Rei com a característica especial em seu reinado como o Príncipe da Paz foi um prenúncio de que Deus quer para o homem, Paz, este Deus encarnado, o Verbo de Deus pronunciou: Deixo-vos a minha Paz a Minha Paz vos dou!

Confirmando o seu reinado de paz em um mundo sob a ação do pecado, mas para todos quanto o recebem esta Paz está à disposição.

Paz entre nós:

1Te 5:13 - E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.

De nossa parte só poderemos exercer o Mandato de Paz, independente de quem esteja do outro lado contra nós, se não for possível, seremos ajudados pelo Espírito de Paz, pois é isto que Ele quer para nós.

Rom 12:18 - Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

O relacionamento, nos dias de hoje, entre os homens, está pautado pela falta de respeito aos ditames de um bom relacionamento, seja entre Nações, famílias ou pessoas.

Sempre vemos as campanhas sobre Paz, em que são colocadas crianças como a possível geração que bem orientada será a nossa esperança de Paz.

Mas, os promotores de Paz, desconhecem que o gene adâmico, infelizmente está em todo ser, nascido da mulher.muitos que participaram quando crianças destas campanhas se tornaram dependentes da falta de Paz.Lógicamente que proclamar-se a Paz é uma coisa boa.

Li um artigo sob o título, "Inocentes pequeninos", em que, tal ação, é muito bem relatada.

Demonstra que mesmo o pequeno infante, em suas atitudes desde o berço e infância inocente, já dá demonstrações, da atuação deste mal congênito espiritual, demonstrado na área física, por atitudes do ser.

Então enquanto o enfoque for desta modalidade de atuação, no campo do homem natural, jamais o homem pode encontrar a expressão da Paz, só em Jesus podemos encontrar esta Paz permanente.

O nascimento da esperança e paz:

Glorificamos a Deus, pois, um dia a Paz nasceu no Mundo mandada por Deus. A Paz nasceu, durante um período de aflição para o povo hebreu, mas foi rejeitada pela Nação, o que era esperança para todos, se tornou escândalo para os judeus.

Não rejeite a presença de Jesus que precisa nascer na tua vida, mesmo e em tempos difíceis Ele será a tua Paz.

Luc 2:14 - Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.

A presença de Deus nas nossas vidas, na vida das famílias, na vida da Nação só traz a ação da Paz, independente das questões de tribulações, dificuldades de qualquer tipo.

Efe 2:17 - E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;

O triunfo iminente e final da Paz:

Jesus triunfou sobre a Morte e Satanás e tem todo poder, porém dentro do Plano eternal de Deus, ainda há resistência do príncipe deste mundo, satanás, que procura impedir a atuação da Paz proclamada, entre os homens.Mas breve, vem o dia em que ele será definitivamente posto fora de combate e a Paz reinará eternamente.Maranata.

Rom 16:20 - E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

Fonte:

Bíblia Chamada;

Apontamentos do autor;

E links apontados ao longo do texto.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger