sexta-feira, setembro 26

Cristo, a Única Esperança Desta Geração. LIÇÃO 13-CPAD

LIÇÃO 13-CPAD Autor: Osvarela
Texto Áureo:
Rm. 15.13: Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.
Leitura Bíblica em Classe:
Rm.8.18:Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.Porque a ardente expectação da criatura a manifestação dos filhos de Deus.Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança porque o que alguém vê como o esperará?Mas, se esperamos o que não vemos com paciência o esperamos.
Esperança:
No Hebraico do Antigo Testamento
yahal – esperar, aguardar.
yahil – espera, usado somente em Lamentações 3:26.
kesel – confiança, esperança.
mabat – esperança, expectativa – Zacarias 9:5, Isaías 20:5 -6.
miqweh – esperança.
miqweh e – tiqwa – que são traduzidas por esperar ou esperança explicam uma das maiores características da vida de fé que é esperar com certeza inabalável. Esperar com certeza inabalável quer dizer suportar pacientemente com uma confiante esperança de que Deus agirá decisivamente em favor da salvação de Seu povo – ver Gênesis 49:18[A tua salvação espero, ó Senhor!].
Esperar constituí a própria essência daquilo que somos, pois é com nossas almas que aguardamos no Senhor – ver Salmos 130:5.Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra
Ao lado em letras hebraicas.
sabar – esperança – aguardar, ter esperança.
seber – esperança.
Elpis - Esperança
Esperança:Mitológico -Deusa romana considerada a irmã do sono
Eretz - Terra
Eretz Yisrael-Terra de Israel (do hebraico ארץ ישראל)
Elpídio: Grego -
Elpis Israel - Esperança de Israel
Exemplos de tipos de Esperança:
- Esperança no ser humano – Quando coloco a expectativa no homem. Muitas pessoas fazem isso, e podem ser inspirados a grandes realizações.
- Esperança em sociedades – Quando se espera do coletivo, das normas e éticas, quando o foco está no conjunto, também nesse caso há virtudes e decepções.- Esperança na vida – Isso muitas vezes torna turva a minha visão, por ser uma expectativa no abstrato ou algum projeto que será frustrado.Um evento cmo a quebra de bancos nos EUA pode frustrar os planos de muitos pelo mundo afora.
- Esperança no eu, em mim – Vai desde o conjunto de forças intelectuais, emocionais, físicas, gerando-me auto-confiança. Sal 39:7 - Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti.
Salmo 40 “Esperei com paciência no Senhor”
- A Verdadeira esperança é aquela colocada em Jesus Cristo – O Homem de Nazaré.
I -Elpis Israel - Esperança de Israel.Não é sem razão que o hino nacional de Israel - ’A Hatikva – A Esperança’. Suas palavras calam fundo na alma judaica. Falam da esperança imortal do povo judeu ao longo dos anos de exílio, do acalentado sonho de um dia retornar, soberano e independente, à sua terra ancestral.
Ninguém mais do que Israel vive na contínua esperança, de uma redenção completa, em um todo de espera secular e de Promessa patriarcal em Abraão, seja uma redenção espiritual, secular, como povo e como Nação.
Mesmo durante os longos anos em que EretzIsrael esteve nas mãos de povos estrangeiros e os judeus viveram sob seu domínio, a esperança de independência e o anseio por liberdade jamais feneceram. Esse é o tema da segunda estrofe do hino, que canta o desejo do povo judeu, de geração em geração – espalhado pelo mundo ou oprimido na terra de seus ancestrais.” DO SITE MORASHA.
As promessas proféticas Elpis Israel – mantêem viva a chama da redenção.
Viver as condições de opressão como vive o Estado de Israel, destarte a posição de defesa dos seus vizinhos, é uma parábola viva da Igreja e o mundo atual.Sal 78:7.Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos.
Pro 13:12A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida.
A esperança de Israel perdura pelo conhecimento, ainda que muitas vezes sublimado, mas mantido de geração em geração, pela oralidade histórica comunicada de pais a filhos, onde eles ouvem e guardam as palavras proféticas como de Jeremias:Jer. 31:17- E há esperança quanto ao teu futuro,
II –Esperança Desta Geração.
Nós os gentios vivíamos sem esta esperança e em Cristo Jesus Nosso Senhor, a alcançamos como viva esperança.
1Pe 1:3 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma vivaesperança,pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
A falta de esperança no Mundo é um dos fatores inconscientes e mais desprezados entre os estudiosos seculares, como germe causídico, da violência, do desamor da desagregação da família, da vida desenfreada na concupiscência e muitas vezes razão de suicídios de alguns desesperançados, sem saber qual será o seu futuro.
Vivemos na geração das novidades descartáveis, vivemos na geração dos homens [antropológico] descartável.Vivemos na geração da volatilização do poder, seja ele, autoritativo ou financeiro, o que é bilionário hoje pode numa virada, como vivemos nestes dias deste mês, ser um mísero milionário, e no seu consciente ou na sua ganância sentir-se um nada sem esperança.
As pessoas comuns casam-se numa esperança de viver uma vida feliz e sossegada com a mulher dos seus sonhos, e poucos anos, se ali chegar esta se separando, na imitação das cenas televisivas e cinematográficas em que tudo é passageiro.
Este comportamento está criando uma multidão de desesperançados.
Mesmo no interior de nossas Igrejas, devido as famosas ‘profecias’ muitos se desesperam por não vê se cumprir, mesmo que seja uma real promessa profética de Deus, não temos paciência para alcançar o dia do seu cumprimento, chegando a perder a esperança.
A geração da Internet tem uma característica: a falta de paciência, que acaba não produzindo a esperança.
Rom.5.1.ss:TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos A confusão de crenças, igrejas, nomes de denominações, dúvidas sobre a existência de Deus gera no homem desta geração, que nunca ouviu tanta coisas correlatas ás aspirações do seu espírito e alma que encontra-se em confusão.
Mas, ao aceitar Jesus Cristo como única e fiel esperança ele verá que todas estas tribulações e anseios da alma e do dia-a-dia serão transformados em Esperança verdadeira que só em Cristo não nos deixa confundidos. Lam 3:26 - Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.
No sentido principal da palavra esperança está o segredo para esta geração. Esta é uma geração do ver para crer e não crer para ver, muito disto já entrou no meio da Igreja e está assentado nos bancos e até nos púlpitos.
II –a- Seremos a geração Tomé?
Job 17:15 - Onde, pois, estaria agora a minha? Sim, a minha esperança, quem a poderá ver?
III - A esperança se perdeu?
Heb 10:23.Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
PARA UM MUNDO SEM Deus parece não haver solução.
"Tikavatenu", ou seja, "nossa esperança".
Ezequiel 37.11.Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.
Muitos, já se dão como perdidos, seja em suas mazelas, seja em seus pecados, como disse o Apóstolo Paulo, que o pecado malignamente se aproveitou, da consciência que o homem é pecador.
Neste raciocínio, muitos se quedam e se conformam sem esperança de salvação, adentrando no espaço vazio e lúgubre do ‘já estou perdido então. ’Não tem outra expressão como usou o profeta: E o profeta Zacarias usa uma das mais inusitadas expressões para se referir ao povo de Deus ao chamá-lo de “presos da esperança” – ver Zacarias 9:12.” Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que vos restaurarei em dobro.”
Rom. 6.1,2,14:QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?:Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei,
IV – A PORTA DA ESPERANÇA:
Petach Tikva significa a porta da esperança", a expressão do profeta Oséas, capítulo 2 na qual se refere ao tempo em que Deus retornará ao seu povo e então o vale sombrio será substituído pela "porta da esperança".
Oséas, capítulo 2.15: E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará...
Há ainda um hino a ser entoado por uma grande e milionária multidão – Cristo, a única esperança.
Nós como Igreja, já encontramos, a porta – Jesus de Nazaré.Ele é a verdadeira Petach Tikva desta geração!
Há na TV brasileira um senhor que usou do conhecimento desta palavra devido as suas origens e criou um programa que buscava dar esperança em bens materiais aos necessitados e criava toda uma expectativa de melhora, ainda que pequena, aos mesmos.
Porém a Igreja tem a verdadeira porta, por onde quem entrar achará e terá a esperança eterna e viva.

João 10.9: Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
O pastor de ovelhas dorme na entrada do aprisco de maneira que para entrar no aprisco tem que passar por cima dele.
Tudo o que esta geração precisa é encontrar a porta – Jesus – para sentir-se abrigada e esperançosa que terá um amanhã.
Hoje mesmo, dos muitos saíram de casa, talvez não voltem, ou melhor, com certeza não voltarão, basta ver a estatística de morte, no trânsito, dos que trabalham como ‘moto boys’ [um ‘office-boy’ que usa motocicleta para sua locomoção], em São Paulo é uma morte por dia entre esta classe de trabalhadores, muitas vezes aborrecidos momentaneamente por nós.

Sal 39:7 - Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha
esperança está em ti.
Devemos anunciar como no hino de Israel, onde o poeta trocou a frase "nossa esperança foi perdida” por "ainda não passou nossa esperança".
Ezequiel 37.11:
Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.
Ossos secos, como esta geração se situa podem ter esperança e serem fortalecidos côo na visão do profeta, poderão ter músculos, nervos e pele e por fim vida em Jesus o autor da vida e da esperança.
Em Cristo os homens desta geração poderão cantar:” Hatikva – A Esperança’”
Lembro-me de uma Campanha que participei, à época, de muitas campanhas evnagelísticas existentes por este Brasil, afora, chamava-se ‘Cristo, a Única Esperança’, similar ao tema da nossa Lição deste trimestre, a última do mesmo.
Sob este lema muitas almas aceitaram à Cristo.

Por quê?
Porque lhes faltava esperança.
A mensagem daqueles dias continua sendo real e verdadeira para um mundo em crise, para uma geração trancafiada em seus quartos, madrugadas à dentro, junto a um computador, falando com uma pessoa que se diz ser alguém e não é nem a sombra do personagem digital [o mundo dos avatares], em que estes se isolam da família da Igreja e de Deus, só nos resta “Cristo, como a Única Esperança Desta Geração”.
Como os nossos irmãos israelitas, esta geração precisa e deve tomar alguns cálices:
1. O primeiro copo era chamado o cálice da santidade.

2. O segundo copo era chamado o cálice da instrução. Esta geração precisa aprender a Palavra de Deus. E para a Igreja o cálice da Santa Ceia, nos serve de instrução sobre a obra de Cristo para nos libertar da escravidão do pecado.
3. O terceiro copo era chamado o cálice da redenção. Este foi o cálice referido pelo Senhor como símbolo do seu sangue. Pelo sangue derramado por Cristo, esta Geração hodierna pode ter esperança. Cristo disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Depois, tomando um cálice, deu graças e deu-lho dizendo: Isto é o meu sangue, o sangue do novo pacto, fazei isto em memória de mim.
4. O quarto copo era chamado o cálice da esperança. Era o copo final, o cálice da alegria, tomado no final da refeição como nós tomamos o último copo num casamento. Foi este cálice que Jesus disse que não beberia até que venha o Reino de Deus e possa bebê-lo com a sua noiva. Ou, d’outra maneira: “Até àquele dia em que o beber novo no Reino de Deus”. No final cantavam o grande Hallel, os Salmos 114 a 118.
A esperança da nossa Ceia celestial, com Jesus Cristo, deve abundar os corações de nossa geração como a refeição terminava com ação de graças por um deles e o amém por todos.
Fonte:
Morasha
Beth-shalom
Bíblia digital Chamada
Cilisboa.org
Joaquim Cantaga
Rabino Dr. Abraham Skorka
Reitor do Seminário Rabínico Latinoamericano "M:T: Meyer"
Rabino de la comunidad Bnei Tikva

MASORTI, Buenos Aires
Coral Jovem da Nova Aliança

2 comentários:

Anônimo disse...

prezado irmão(ã) em cristo, estou inaugurando um novo projeto de Top sites Cristão e ficaria muito feliz se seu site participasse, um abraço e fique com Deus.

O endereço do site é
http://christianbynet.com/topsites/

Cristiano Torres disse...

prezado irmão(ã) em cristo, estou inaugurando um novo projeto de Top sites Cristão e ficaria muito feliz se seu site participasse, um abraço e fique com Deus.

O endereço do site é
http://christianbynet.com/topsites/

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger