quarta-feira, fevereiro 4

Refletindo a Convenção Geral - CGADB - e as lideranças. Apresentando um veterano Obreiro.

Retomo o assunto, pois estamos a poucos dias da Convenção Geral - 39ªAGO, que ocorrerá no lindo estado Brasileiro do Espírito Santo, estado que conheço desde a minha infância, estando lá em muitas de minhas férias, e por incrível que pareça, já acompanhando, na Obra de Deus, meu saudoso pai, Pastor José Bezerra Varela, pastor Bezerra para alguns, e pastor Varela, para outros veteranos das IEAD's do Brasil.
Nestas viagens ele servia também de Conselheiro [geralmente na pacificação] para os pastores das IEAD's daquele lindo estado, ou eles vinham até ao Rio de Janeiro para em nosso lar e Igreja, receberem orientação dada por Deus, junto a papai.
A Convenção Geral das Assembléias de Deus e as lideranças.
Mas, o que eu quero ressaltar, nesta edição, é a figura singular de um ancião das IEAD's de São Paulo, Antimo Puca, que congregou com os fundadores das IEAD's no
Brasil.
Antimo Puca com quase 88 anos é um forte italiano-brasileiro, de fibra e de fé, que conviveu e partilhou todos os momentos com Daniel Berg e Gunnar Vingren.
Semana passada tive a honra de ir até a sua casa e levá-lo para rever a Igre
ja situada na Vila Príncipe de Gales, onde ele conviveu com os queridos missionários pioneiros.
Ele apontou cada lugar, cada casa dos irmãos, estivemos em lares de irmãos que também conheceram pessoalmente os pioneiros das Assembléia de Deus no Brasil.
Para mim foi um dia memorável.
Aproveitei a oportunidade para registrar em fotos o momento.
Veja as fotos e conheça o irmão Puca e o local que abrigou Igreja e serviu de casa para os pioneiros.
Veja e lembre do valor dos que ajudaram a erguer as Assembléias de Deus no Brasil.
Para completar minha alegria, na mesma semana ficou hospedada em minha casa a irmã Marisa Lourenço da Motta, da família Lourenço, e ela, ao saber, do meu interesse em resgatar a verdadeira história ou uma quadra da história assembleiana, lembrou que seu pai o patriarca da família Lourenço["in memorian"], como também era conhecido, também compartilhou momentos com Daniel Berg e Gunnar Vingren, inclusive Vingren foi levado por ele muitas vezes, até São Paulo, em seu automóvel, [naquele tempo, ter um automóvel era raridade] para tratamento.
Esta história eu contarei com mais detalhes posteriormente, aguardem....
Mas, porque estou falando deste antigo Obreiro, para despertar o valor dos homens de Deus, que ajudaram e ajudam a construir uma Assembléia de Deus, cada dia mais forte e sólida, sem perder a natureza e características próprias, que a fazem diferenciada de qualquer outra Igreja, sem demérito algum para as outras, mas Assembléia de Deus é como um certo banco nacional, em todos os lugares do país você localiza uma.
Você está na estrada de ônibus, lá longe você vê - Assembléia de Deus -, nas grandes capitais, nas periferias...
Tudo isto é fruto de um longo trabalho, sustentado por homens da estirpe de Sebastião Rodrigues, Alcebíades Pereira de Vasconcelos, Francisco Pereira de Vasconcelos, Valdir Bícego e outros tanto, que
até se torna difícil, para este Editor, enumerar nomes, para não deixar famílias destes homens pensando que os esquecemos, é que faltaria espaço neste texto.
Mas, pelo Espírito Santo eu sempre imaginei, que as Assembléias de Deus, só crescem e subsistem pelo espírito de oração e pela Unção na vida de homens, que muitas vezes deixaram ou passaram à outros, a oportunidade de ser parte da diretoria, e de altos cargos nas Mesas diretoras ao longo de suas carreiras ministeriais, para que a União prevalecesse na Igreja, muito embora eles fossem reconhecidos como capazes para dirigir os destinos da Assembléia de Deus, mas nos bastidores, lá estavam eles aconselhando pastores, acalmando dissenções, ensinando a ter paciência e costurando a União para formar uma Mesa Diretora unida, espero que isto ocorra com os que estão, pleiteando, com todo o direito: Buscar a União da Igreja e aguardar, não é sinal de fraqueza, mas de sabedoria.

Uma análise crítica sobre os pensamentos desta quadra histórica das IEAD'S.

SALMOS 133.1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!

O que me levou a escrever este texto, foi a entrevista do Pastor Samuel Câmara ao Blog Assembléia de Deus, editado pelo irmão Lucimauro Marques Ferreira, do Estado de Espírito Santo, no endereço:

http://lucimauroassembleiadedeus.blogspot.com/

Quero deixar claro, que este texto, não é um repto contra a matéria, ou contra o Pastor Samuel Câmara, que honro e admiro, como homem de Deus, mas um pensamento alto ou audível, uma reflexão crítica, neste momento tenso no interior da Agência das IEAD’s, como aqui chamo a CGADB.

Também quero ser transparente e deixar claro, que já congreguei com pastor José Wellington Bezerra da Costa no Belém, mas procurei e quero ser isento o quanto for possível em minhas palavras, estou apenas comentando a entrevista e fazendo uma releitura deste momento que antecipa a Convenção Geral.

Assim começa a matéria que me levou a pensar sobre o assunto e opinar sobre alguns pontos, que vão aqui em destaque, não necessariamente todo o texto, mas algumas citações.
Introdução da ENTREVISTA:
2 Timóteo 1:7: "Porque Deus não nos tem dado espírito de medo, mas de coragem, de amor e de moderação."
"É com muita alegria que damos inicio a essa serie de entrevistas, informações de forma alternada, sobre a 39ªAGO que se realizará na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo.
E para iniciar temos a honra de entrevistar o nosso amado pastor Samuel câmara (sic), candidato a presidente da CGADB, que com toda humildade nos concedeu uma atenção exclusiva para o nosso humilde blog".
BLA-Entrevistador.
SC- Pastor Samuel Câmara.
Alguns trechos da entrevista [destaques]:

02)-BLA-Sou assinante do jornal Mensageiro da paz, e como leitor assíduo, tenho visto, aliás não só eu, boa parte do povo assembleiano,que pouco se fala da igreja mãe em Belém por parte da CPAD, em relação ao trabalho que o sr tem feito por lá, como o sr enxerga essa situação, visto que o trabalho em Belém do Pará é um dos mais importantes das histórias das Assembléias de Deus no Brasil?

SC-Lamento muito.Isto é maior injustiça histórica com a nossa denominação.
Inclusive querem comemorar um centenário,
a única igreja no país que comemora o centenário é a igreja mãe.[???????}
SC-A Convenção quer dizer que o centenário é dela, isto não é verdade a CGADB foi fundada em 1930.
04)-BLA-Como um dos Líderes que pode dar continuidade à liderança do órgão máximo de nossa denominação (CGADB), como o sr enxerga a ordenação de Pastoras dentro das Assembléias de Deus no Brasil?
SC-Independente de ordenação, as mulheres são quem mais trabalha nas Assembléias de Deus, isto deve continuar...
Louvado seja a Deus pelas mulheres assembleianas!!!

Elas não precisam de ordenação para trabalhar
e às vezes os homens são ordenados e não trabalham...
Quantos homens pastores que você conhece, que não cumprem com o seu ministério; e quantas mulheres sem o título são verdadeiras pastoras? Acho que Deus se agrada de quem trabalha para o seu Reino indenpendentemente do título...

14)-BLA-Em sua trajetória como Pastor, como e quando nasceu o desejo de ser o futuro Presidente da CGADB?SC-
Não foi em nenhum momento específico, creio que este anelo foi nascendo porque Deus tem nos dado projetos e sonhos e não vejo que a atual gestão da CGADB os desenvolvem (sic), portanto se os pastores da CGADB entenderem que podemos contribuir com projetos que priorizam evangelismo,missões e uma Rede de Rádio e Televisão da Assembléia de Deus, e muito mais...estamos ai para concretizar esses projetos.
15)-BLA-Como se deu a idéia de colocar o tema de campanha de eleição do sr,''CGADB PARA TODOS"?SC-
Já fiz parte da Mesa Diretora da CGADB, e comprovei que as decisões são tomadas a portas fechadas e com uma meia dúzia de líderes[????].A nossa denominação é o que é, graças aos pastores que ainda andam com sapato meia sola, aqueles dirigentes de congregações que trabalham secularmente o dia todo e à noite cuidam do rebanho do Senhor.E fico triste que os presidentes das igrejas atribuam para sí e acham que podem tomar as decisões sozinhos[????]. Por exemplo...
16)-BLA- Deixe-nos uma palavra de reflexão para todos os convencionais que estaram(sic) na 39ªAGO aqui em Vitória,em terras capixabas...
SC-...sua mala, não se esqueçam que a inscrição desta vez, o prazo máximo é dia 20 de Janeiro e processo da inscrição é muito complicado, portanto façam já a sua inscrição; e vamos participar da maior festa de todos os tempos da nossa CGADB.Alguns divulgam que lá será uma guerra, eu não creio que homens de Deus se reúnam com esse espírito, vou para Vitória-ES para participar de uma festa assembleiana, independentemente do resultado final das eleições.
Daquele que ama a Assembléia de Deus e seus órgãos (sic) históricos.Lucimauro Marques Ferreira.8 comentários

Leia a entrevista completa no link.

ECLESIASTES 3.1: Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.

Tenho profundo respeito por Belém-Pará, e pelo Pastor Samuel Câmara, sem dúvida, um homem de visão, em especial, porque meu pai foi ordenado pastor e colocado como presidente de um Ministério, pelo saudoso Pastor Alcebíades Pereira de Vasconcelos, no RJ, vindo de Belém do Pará; quando ele [Pastor Alcebíades] voltou ao Norte foi até a nossa Igreja e todos, até crianças choraram.

Acho sim, que Belém deveria ser a Capital do Centenário, mas não posso compreender porque a CGADB que é a Agência Geral das IEAD's não pode capitanear e produzir o evento em outras Capitais, cidades ou lugares?

Belém pode ser considerada a Capital do evento, mas não necessariamente, precisa tornar um evento nacional, como seu e tomar pra si só, e unicamente um direito de todos nós assembleianos.

A IEAD é Nacional.

Não tiro o direito de Belém-Pa, mas não posso tirar o direito de todas demais IEAD's.

O Ministério de Madureira pode comemorar o Centenário?

Não só pode como deve.

Deixem-me dar um testemunho de vida:

Quando menino, eu ia até a CPAD pegar harpas com mamãe para costurá-las e depois leva-las até a Rua Luiz Gonzaga em Benfica-RJ, local da antiga CPAD, de maneira voluntária, para ser colocada a capa; aliás, não só minha mãe, mas outros tantos crentes assembleianos, também o faziam e eu me lembro de ver e ser abraçado por Pastor Paulo Leivas Macalão [e outros velhos obreiros como Emílio Conde e missionários diversos].

Papai [eu ia com ele e ficava de olho, no final do culto com medo de me perder, pois a Igreja era muito grande para aqueles dias] sentava-se ao lado dele –Pastor Paulo Macalão - no lugar mais alto do púlpito em Madureira.

Belém do Pará pode tirar este direito?

Eu congrego em Santo André-SP, aqui moraram Daniel Berg e Gunnar Vingren; existem em nossa cidade, duas ruas irmãs, que levam os seus nomes como fundadores [e ex-moradores] das IEAD’s.

Você já viu alguém falar disto? Por providência de Deus, eu como engenheiro as asfaltei.

Você sabia?

Pastor Samuel sabia disto?

Os móveis utilizados por eles, quando moravam aqui, estão na casa de uma das famílias mais antigas das IEAD's.

Ao meu lado senta-se o ilustre ítalo-brasileiro, Ir. Antimo Puca [88 anos], Ministro do Evangelho, que dirigiu cultos com e ao lado dos dois fundadores na Vila Príncipe de Gales [bairro de Santo André-SP] e ainda vai algumas segundas-feiras ao Belenzinho-SP, para Escola de Obreiros

A Igreja, onde eles ministraram, está no mesmo local até hoje, não seria um lugar para realizar uma sessão solene no Centenário, pois ali moraram os fundadores?

Pastor Samuel o conhece?

Pastor Samuel conhece o lugar?

Pastor Samuel Câmara pode tirar a alegria deste pioneiro de comemorar em São Paulo ou em Santo André, o Centenário das IEAD’s?

Certamente, o irmão Puca, como o chamamos, terá dificuldades para ir até Belém do Pará.

Será que Pastor Samuel Câmara pode tirar o direito deste homem, que espero estará vivo, de comemorar o Centenário?

Minha sogra, Irmã Alice Sampaio, “in memorian”, uma pioneira do evangelho em Santo André, hospedou-os e a outros pioneiros, como Asa Bueno e outros missionários e missionárias suecas.

Se assim fosse, por estas questões históricas e por primazia, Santo André deveria ser uma das sedes do Centenário.

Eu por acaso, posso falar assim, pois além de vivenciar diretamente grande parte da história das IEAD’s, tive a honra, de hospedar em minha casa os sogros do Pastor Samuel Câmara, amigos antigos de papai.

Alguns nomes citados abaixo freqüentaram minha casa, quando eu era menino, pastor José Pimentel de Carvalho, quando vinha do seu trabalho de Missões, passava lá em casa, outros pregaram no púlpito da Igreja dirigida por papai, como Eurico Bérgsten, Bentemuller, João Pereira do Nascimento e Silva, Marcelino Margarida, Túlio Barros, Lawrence Olsen....

Ordenação de Pastoras:

Quanto à ordenação de pastoras, o Pr. Samuel Câmara, não se saiu bem, faltou uma resposta concisa, porque tangiversar?

Tem-se que se revelar, por inteiro, o pensamento ou o apoio bíblico, sobre o sim ou o não, ao tema!

É contra ou a favor?

Estas coisas devem claras no Plano Doutrinário, quando se pretende atingir, altos cargos ministeriais.

Locais históricos das Assembléias de Deus no Brasil:

Quando cito os locais, não é para considerá-los como pontos de peregrinação, incluindo a Igreja mãe, mas são pontos históricos da IEAD-Brasil.

Há que se ter memória, isto é bom, e evidentemente preserva as raízes da nossa Igreja, mas não podemos os caracterizar como um “caminho de peregrinação

Isto é a IEAD! É do Brasil, não é de Belém, nem da CGADB, é nossa; todos nós membros da mesma poderemos, realizar o festejo que quisermos, sem esta conotação, de criar um local específico e único para realização do Centenário!

Glória à Deus por Belém-Pará, mas Glória à Deus, que pelo Espírito Santo, tocou nos corações e enviou Gunnar Vingren E Daniel Berg, para pregar e fundar a IEAD e não para ser pano de fundo de certas vontades pessoais.

Deus é tão bom, e imparcial, que como uma marca das IEAD’s nos deu uma Igreja Sede em São Paulo, no Belém.

Acho que tudo tem seu tempo, se for o tempo do Pastor Samuel, ele será o presidente da CGADB, mas muitas vezes, Deus tem seus Planos e eu ainda acredito mais na vontade de Deus, que no desejo dos homens.

Acredito que Pastor Samuel Câmara é um homem de Deus, como o é Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Pastor Martinho Lutero Monteiro.

Como o são Pr. Anselmo Silvestre, Pr. Sebastião Rodrigues, Pr. Firmino Gouveia, Pr. José Pimentel, além destes veteranos, que já deram a cota de esforço às IEAD’s, via CGADB, eu poderia enumerar uma plêiade de homens tão capacitados para o cargo, como Pastor Samuel Câmara, por este Brasil assembleiano, afora.

Mas, é preciso entender o Plano e Tempo de Deus.

O exercício da paciência forja o bom pastor e grande líder!

Osvarela

Neemias 2.20a.O Deus dos céus é o que nos fará prosperar.

A Mesa Diretora e o Presidente da CGADB, nos termos dos art. 39, I e II, e 40, II, do Estatuto Social, convocam a todos os associados adimplentes para a 39ª Assembléia Geral Ordinária, de 20 a 24 de abril de 2009, com abertura do culto solene no dia 20, segunda-feira, 19:00 hs, e as plenárias com início às 09:00 hs do dia 21, no Pavilhão de Exposição de Carapina, situado na Rua Constante Sodré, 157, Bairro Santa Lúcia, Vitória,ES.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger