segunda-feira, julho 26

RESPIRAR É VIDA..A PRIMEIRA RESPIRAÇÃO DE UM BEBÊ...

Primeira respiração de recém-nascido depende de único gene.
Sl.139. 13-16. Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.
O homem se gaba em deter conhecimento, de ter evoluído cientificamente, de domínio de várias ciências.
Aliás, desde os antigos egípcios já realizavam trepanações e outras operações em humanos com técnicas, sem equipamentos digitais, sequer analógicos...
Após anos de avanços científicos e da era digital, a constatação...
O homem não sabe o que faz um bebê respirar pela primeira vez....
Gn.1.26-28. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele ... sobre toda a terra ... Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; ... e lhes disse: ... e sujeitai-a; dominai ... sobre a terra.
Parece até risível, mas eu entendo que a ciência com todo o avanço, com mapeamento genético, DNA e outras tantas descobertas importantes para nós homens, sob o Mandato Cultural ordenado por Deus, há espaços de sombreamento na Ciência, em áreas que a vida, no sentido maior do que é via, só pode prevalecer o mistério do sopro divino, como um destes grandes enigmas da vida.
Gn.2. 7. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
Ora! Respirar é Vida...
23/07/2010 - 15h47
DA NEW SCIENTIST
Um mistério tem há muito atazanado cientistas: como recém-nascidos respiram pela primeira vez após o nascimento depois de passar meses em um útero cheio de líquido? E, mais importante, por que esse mecanismo às vezes falha, levando à morte?
Agora, aparentemente um único gene pode fornecer respostas a essa e outras questões, como a síndrome da morte súbita em bebês e apneia.
Xavier Caubit, do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica, na sigla em francês), em Marselha, na França, e sua equipe, já sabiam que camundongos que não possuem o gene Teashirt 3 (Tshz3) não conseguem respirar quando nascem e morrem.
"No começo, pensávamos que embriões Tshz3 mutantes poderiam ter algum problema no músculo liso do pulmão", diz Laurent Fassano, também do CNRS e coautor do estudo na revista "Neuroscience". Mas logo os pesquisadores notaram que os problemas estão nas células do cérebro que mandam sinais para os músculos envolvidos na respiração.
Existem duas áreas no cérebro que são fundamentais para a respiração. A primeira é um conjunto de células responsáveis pelo controle dos músculos que abrem as vias respiratórias e movimentam os músculos peitorais. A segunda é uma espécie de marca-passo que produz um ritmo oscilante no tronco cerebral e controla a respiração autonômica.
RITMO
Para testar o que acontece nessas áreas cerebrais em camundongos com Tshz3 defeituosos, Caubit e sua equipe examinaram os cérebros de embriões de camundongos em estágios avançados de desenvolvimento para checar se estavam se desenvolvendo normalmente.
"Esperávamos notar a ausência de alguns neurônios", diz Fassano. De fato, os neurônios do marca-passo, embora presentes, não haviam se desenvolvido direito.
"A falta de atividade rítmica [dos neurônios do marca-passo] estava correlacionada com a falta de capacidade de respirar durante o nascimento.
Além disso, sem Tshz3, células cerebrais responsáveis pelo controle das vias aéreas superiores estavam desaparecendo dias antes do nascimento.
"A coisa mais interessante dessa pesquisa é que um único gene parece ser essencial para um componente fundamental da rede neural complexa que regula a respiração", afirma Jeremy Ward, um fisiologista de respiração celular do King's College, em Londres, não envolvido na pesquisa.
Humanos também possuem Tshz3, o que sugere possíveis aplicações. 
O pediatra Aaron Hamvas, da Universidade de Washington, em St Louis, Missouri (EUA) é otimista em relação à descoberta. 
"Distúrbios nos padrões respiratórios, predominantemente na forma de apneia, são observados na maioria de bebês prematuros. Conhecer a base genética desses tipos de problemas permitirão o desenvolvimento de testes diagnósticos e intervenções terapêuticas" 

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical