sábado, dezembro 4

MINISTÉRIO DA INTERCESSÃO - Lição 10- CPAD - 12/2010

Ministério da Intercessão
Autor. Osvarela

Texto Áureo:
Ef.6.18. “Orando em todo tempo com toda a oração e súplica no Espírito e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica, por todos os santos”.
Leitura Bíblica em Classe.
Gn.18.23-29,32,33
O que é Intercessão?
“Intercessão é dar a luz no reino do Espírito às promessas e propósitos de Deus. É uma oração para que a vontade de Deus seja feita. É descobrir o que está no coração de Deus, e orar para que isso se manifeste”. Pr. Edmundo Felix
Esta definição de Intercessão reflete o que Abraão conseguiu diante de Deus ao Interceder pelos seus, ainda que no meio de ímpios e distante de sua face.
Intercessão independe de distancia
Intercessão independe da situação espiritual do que é foco.
Intercessão depende conhecer a Vontade e o Poder daquele que vai agir pela nossa Intercessão!
Etimologia.
Empatia.
Aurélio – s.f. Tendência para sentir o que sentiria, se estivesse em situação vivida por outra pessoa.
Grego - empátheia, -as, paixão
s. f. Forma de identificação intelectual ou afetiva! De um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa.
Lc.7. 13. Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
Mt.15. 32. Jesus chamou os seus discípulos, e disse: Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que eles estão comigo, e não têm o que comer;
perseverança - s. f. -latim perseverantia, -ae
1. Qualidade ou acção! de quem persevera.
2. Constância, firmeza, pertinácia.
3. Duração aturada de alguma coisa.
Definindo Intercessão.
Etimologicamente a palavra Intercessão pode ser definida ou entendida nos idiomas bíblicos e na língua portuguesa: hebraico, grego e português.
Intercessão segundo o Dicionário português é: "Pedir por outrem, intervir a favor de alguém ou alguma coisa, ser intermediário”.
v. interceder; agir em favor de-; intermediar;
Intercessão: adj.[s.m.] ato de interceder;intervenção.
Grego - Μεσολαβώ - mediar
No Hebraico a palavra "PAGA" vem da raiz de uma palavra que significa:
1. colidir pela violência. 
2. “Paga" quer dizer “entrar em contato com”,
3. ir contra, ser violento contra,
4. colocar-se entre, 
5. encontro com, 
6. suplicar, orar, correr.
Somos chamados para ser Intercessores.
Para intervir em situações de outros; na vida de alguém;colocarmo-nos entre algo que vai acontecer com alguém, diante de Deus para Ele agir, pela nossa Oração intercessória.
Isto infere interpor-se entre o mal e o alvo do mal, vidas próximas ou não, mas que estão em risco.
Neste sentido, todos os descrentes estão sendo rudimentarmente, primariamente alvos da Intercessão da Igreja.
Interceder é ser ouvido por alguém, que pode resolver situações impossíveis.
1. "HUPERENTUNCHAMO" significa acima, além, através, mais do que, em lugar de.
2. "ENTEUXIS" significa ser ouvido pelo rei, no lugar de outros, encontrar-se com.
3. "ENTUNCHANO" significa trocar idéias com, conferenciar com, tratar com, fazer intercessão, rogar a uma pessoa a favor contra outros.
At.12.5. Pedro, pois, estava guardado na prisão; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele. 12 Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam.
Por isto no Antigo Testamento a figura de Moisés, Abraão são destaque, pela sua ação intercessória, como Paulo e a Igreja são o destaque no Novo Testamento.
Qualidades que possuíam:
Estavam em contato direto com Deus e Ele lhes ouvia a Oração.
Será que eu e você podemos nos colocar nesta posição?
Espero que sim!
Texto auxiliar.
I Tm. 2.1-7. “Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo; para o que (digo a verdade, não minto) eu fui constituído pregador e apóstolo, mestre dos gentios na fé e na verdade. Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda”.
A Intercessão nos aproxima de Jesus.
O aproximar, ao qual nos referimos, é:
Ser cristão – igual a Cristo
Amoroso – igual a Cristo
Humanizados – igual a Jesus Cristo – a perfeita expressão do homem puro, que não teve pecado e podia interceder de maneira direta ao Pai.
Reconhecidos ao Pai – Igual a Jesus Cristo
Hb. 7. 25. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles.
A Intercessão é a forma que Jesus nos ensinou, a nós os cristãos, mas a história bíblica nos legou uma longa e duradoura atividade da intercessão.
A Bíblia nos ensina sobre Abraão.
Intercessor é alguém que se coloca no lugar dos que necessitam da ação interventiva de Deus.
Intercessor é alguém que Deus confia para avisá-lo sobre as necessidades dos seus.
Participar nas angústias
Como Abraão, Deus quer nos comunicar as necessidades do seu povo, sejam quais forem estas necessidades, e nos fazer partícipes delas, e através das Orações pedir a Deus:
Sua intervenção nas causas e vida de outrem
-O Sucesso para a vida das famílias – alvo de Deus
-A libertação das vidas
-Livramentos
-Curas
Intercessão e Sacerdócio.
Jesus o Sacerdote Eterno.
Rm.8.33-34. Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;
Dupla intercessão Divina.
Impetrada por Jesus e o Espírito Santo, por pedido do Cristo ressurreto no Evangelho de João 15.
Rm.8.26. Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.
Intercessão infere:
Atingir pela Divindade eterna de Jesus – Sacerdote eterno, a necessidade primordial do homem – perdão dos pecados e livramento da Morte Eterna.
Interceder pela libertação das acusações do Inimigo – Satanás – para que todos venham ‘ao pleno conhecimento da Verdade’, a verdade liberta das enfermidades da alma, e do corpo, da mente e do coração.
Hb.7. 5,6. E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão;mas aquele cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou ao que tinha as promessas.
Abraão o paradigma do Intercessor.
Amigo de Deus
Sob a Promessa:
De Deus
Andou sem saber para onde ia – Confiava em Deus
Não se esqueceu dos seus – Ló
Foi avisado por Deus – relacionamento total com Deus – Deus levanta-se e avisa a Abraão sobre o pecado de Sodoma e Gomorra.
Gn.18.17,18. E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e por meio dele serão benditas todas as nações da terra?
O intercessor – modelo Abraão - pode, por ser amigo de Deus utilizar-se indiretamente dos atributos de Deus - Onipresença, Onisciência e Onipotência.
Intercessor é fiador de Deus.
Hb. 7.22. ... de tanto melhor pacto Jesus foi feito fiador.
Dar garantia a alguém por suas ações futuras é a ação do Intercessor diante de Deus.
Os amigos de Jó não entenderam o que ocorria na vida de justo homem, e alegaram uma série de erros, ainda que em nome de Deus.
Intercessor, não olha a vida, erros, posição tomada – lembre de Ló – ou possíveis fraquezas pelo qual está intercedendo, antes sabe que há garantias daquele a quem está intercedendo – O Pai Celestial, pelo Filho e na presença atuante do Espírito Santo.
Intercessão e o pecado.
Paulo um Intercessor.
Ef.1.16. não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações...  
Na Escritura neotestamentária encontramos o Apóstolo Paulo agindo em todo o seu ministério como o exemplo do Intercessor, que tem como exemplo Jesus Cristo.
Paulo ora por todos.
Em estudo que realizamos conseguimos encontrar, uma enormidade de pessoas, companheiros, ajudadores, cooperadores que passaram pela vida do Apóstolo e ao longo de suas Epístolas eles são objeto da intercessão de Paulo.
Assim é o Intercessor.
2 Co.11. 28-31.. Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? Se é preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto. Sofrendo, mas orando pelos que necessitam da ajuda de Deus.
A intercessão Paulina é a intercessão com a visão da edificação do Corpo de Cristo.
Para os que estão longe
E para os que estão perto.
Falando aos Colossenses Paulo lhe diz:
Cl.1.9-13. Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo; dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;”
Muitos de nós, incluindo-me, ouvimos falar de pessoas necessitadas, mas não nos movemos diante de Deus para interceder por estas pessoas, as quais não conhecemos.
Paulo nos da uma lição quanto a isto, só de ouvir falar, iniciou uma intercessão contínua pela Igreja em Colossos.
Assim devemos interceder, por:
Hb.13.3. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo.
7 Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos falaram a palavra de Deus, e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé.
Paulo, Silas, Pedro, foram alvo da Oração Intercessória.
Mas, que oração era esta?
Pessoal ou Congregacional?
A Igreja precisa se comprometer como unidade Corpo de Cristo, a interceder por seus membros, seus pares – ministério – pelos que se hão de salvar.
Quando somos interpelados por outro irmão, nos pedindo ajuda em Oração, qual deve ser a nossa atitude?
Pedir o nome, saber o assunto, se é possível saber [há questões de foro intimo] e colocar o mesmo em nossas Orações, é o que eu tenho procurado fazer, mesmo quando não lembro o nome cito diante de Deus a necessidade e a ocasião do irmão que me pediu oração e creio que Deus vai ouvir, por saber todas as coisas e realizar o seu querer.
Tenho notado ao longo de minha vida ministerial, que muitas vezes, pedimos a algum obreiro, ou crente para orar pela vida de alguém com problema, e tudo que ouvimos na oração do que ora, não se relaciona com o pedido ou pessoa alvo da Intercessão.
Paulo imita a Jesus, ao orar por desconhecidos.
Lembrando, que para Jesus não há desconhecidos.
A Oração Sacerdotal, assunto da Lição 08 nos ensinou sobre isto.
João 17. 20,21. E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
Graças à Deus que Ele nos incluiu nesta oração intercessória e ela nos alcançou!
Intercessão é colocar-se na posição do outro.
Significa compaixão
Benignidade
Amor
"Intercessão é dar a luz no reino do Espírito às promessas e propósitos de Deus. É uma oração para que a vontade de Deus seja feita. É descobrir o que está no coração de Deus, e orar para que isso se manifeste". Pr. Edmundo Felix
Conclusão.
Interceder é colocar-se como identificado pela necessidade de alguém.
Intercessão fala de participar da vontade de Deus em favor de outrem, sob a ótica da compaixão e ordem de Deus.
A mais simples definição está na Bíblia: "Orai uns pelos outros" -Tiago 5.16.
A Bíblia está repleta de exemplos, que precisamos aprofundar no entendimento da ação de cada um.
a) Abraão suplicou por Ló. Gn.18.22-25. ...mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor. E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio?Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão? Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra?
b) Moisés intercedeu por Israel – Ex.32. 30-32. No dia seguinte disse Moisés ao povo Vós tendes cometido grande pecado; agora porém subirei ao Senhor; porventura farei expiação por vosso pecado. Assim tornou Moisés ao Senhor, e disse: Oh! este povo cometeu um grande pecado, fazendo para si um deus de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito.
c) Samuel orou pela nação. 1 Sm.15. 11. Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e clamou ao Senhor a noite toda. Ver outras referencias.
d) Daniel orou pela libertação do povo no cativeiro etc.
A Igreja como membresia espiritual do Corpo de Cristo deve voltar-se a Intercessão pois mostrará:
Empatia – vivenciar a causa alheia;
Solidariedade. Postar-se ao lado do necessitado
Perseverança – mostrar-se resiliente a todas as forças contrária e continuar orando, até ver a causa atendida ou solucionada por Deus segundo a sua vontade
Insistente – diferente de perseverar é ser como Abraão, sempre pedindo a Deus ,mais uma oportunidade, até chegar ao objetivo..
Altruísta – ‘preferindo-vos em honra, uns aos outros’ Rm.1.10. – ‘nós somos fracos, mas vós sois fortes’ 1 Co.4.10.; esta é vontade de Deus para a Igreja .
Uma Igreja altruísta, sob a égide da Nova Interpretação da relação de Amor, imperativamente emitida por Jesus:
Mt.22.37-40. Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
altruísta
Visão do poder ativo de deus
Agir junto com Deus para sua vontade ser conhecida de todos.
Vivenciar as Novas Leis espirituais do Reino de Deus, em Jesus Cristo
Propagar o Evangelho da Regeneração
Fonte.
Bíblia Plenitude
Bíblia digital – cortesia Tio Sam
Dicionário Aurélio
Pr. Edmundo Felix
Igreja Batista Tirol
Dicionário da Língua Portuguesa 

2 comentários:

Unknown disse...

Aprendendo a cada dia oq é interceder..

Unknown disse...

Ótimo estudo

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger