MORRE UM GUERREIRO.
José de Alencar – Ex Vice-Presidente do Brasil, por dois Mandatos.
De origem pobre, se tornou um dos maiores empresários do Brasil.
Foi Senador da República.
Como Vice-Presidente, jamais destoou do Presidente Luis Ignácio Lula da Silva, com quem tinha afinidades de origem e até pelas suas Marisas, sim as duas esposas se chamam Mariz[s]a, tanto a de Lula como a de José Alencar.
Embora Lula já fosse um ícone, a inserção de Alencar em sua chapa, indicou aos empresários, que um dos maiores deles acreditava no Projeto do futuro Governo.
Pois eu sei que me levarás à morte, e à casa do ajuntamento destinada a todos os viventes.
O Início.
Deu um exemplo aos que sofrem da doença que lhe atacou – o Câncer – jamais deixou de demonstrar otimismo.na política, mesmo destoando e se pronunciando contra os altos juros, brasileiros, jamais deixou de apoiar o Governo, do qual fazia parte.
1994 - Alencar acena durante campanha para o governo de Minas Gerais; ele terminou em 3° lugar com 10,71% dos votos válidos.
Foto: Agência Estado | Brasil
Ainda em 2005, juntamente com outros ex-membros do PL, Alencar participou da fundação de um novo partido: o Partido Republicano Brasileiro (PRB).
No tempo em que ocupou o cargo de vice-presidente, José Alencar ganhou os títulos de cidadão honorário dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, do Distrito Federal e de 53 municípios brasileiros, sendo 51 deles em Minas Gerais.
Com informações da Agência Brasil e da Agência Câmara.
2003 - Presidente Lula, a ginasta Daiane dos Santos, e Alencar, participam de cerimônia de imposição de insígnas e medalhas da Ordem de Rio Branco em 18 de setembro - Foto: PR/Divulgação | Brasil
Era membro e presidente de honra do PRB, partido do Bispo e Senador Crivela da Igreja Universal.
1983 - Alencar conversa com o também mineiro Tancredo Neves.
Alencar nasceu em 17 de outubro de 1931 em um povoado às margens de Muriaé, cidade de 100.063 mil habitantes no interior de Minas Gerais. Ele era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, com quem teve três filhos.
Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros (MG), a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do País. Estabelecido no setor empresarial, candidatou-se para o governo de Minas em 1994 e, em 1998, conquistou uma vaga no Senado Federal por Minas Gerais. Elegeu-se vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, tendo sido reeleito junto com o petista em 2006.
EX-VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR MORRE AOS 79 ANOS
Nos últimos 13 anos, Alencar enfrentou batalha contra o câncer.
Ele passou por diversas cirurgias e buscou tratamento alternativo nos EUA.
O ex-vice-presidente da República José Alencar, 79 anos, morreu às 14h41 desta terça (29), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o hospital.
Ele lutava contra a doença desde 1997. Ao todo, foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos.
Após conversar com Josué Alencar, filho do ex-vice, a presidente Dilma Rousseff afirmou em Portugal que o velório será no Palácio do Planalto, em Brasília, aberto à visitação pública e com previsão de início às 10h30.
"Foi uma grande honra ter convivido com ele. Vai deixar uma marca. Estamos muito emocionados", afirmou Dilma.
Na quinta (31), o corpo também será velado em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade.
Em Portugal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou ao falar sobre a morte do ex-vice. "Conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele”, disse.
A morte de Alencar também repercutiu no exterior.
O presidente da República em exercício, Michel Temer, decretou luto oficial de sete dias.
Na UTI
Na última das várias internações, Alencar estava desde segunda (28) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal.
O ex-vice-presidente lutava contra o câncer havia 13 anos, mas nos últimos meses, a situação se complicou.
A internação tinha sido motivada pelas sucessivas hemorragias e pela necessidade de tratamento do câncer no abdômen. No dia 26 de janeiro, recebeu autorização da equipe médica do hospital para permanecer em casa. No entanto, acabou voltando ao hospital dias depois.
São Paulo.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin lamentou a morte de Alencar e disse que o Estado terá luto oficial de sete dias a partir de quarta-feira. "Viemos lamentar a perda e também dizer de nosso carinho. José Alencar foi um exemplo de homem público, de dedicação, honradez, empreendedorismo, um dos maiores empresários brasileiros, cidadão e guerreiro, que amava a vida", disse o governador.
Minas Gerais.
O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), vai decretar luto oficial de três dias no Estado pela morte do ex-vice-presidente José Alencar. Por meio de nota, ele destacou a perseverança do político e empresário mineiro na luta contra o câncer. Sérgio Cabral (PMDB), governador do Rio, divulgou nota afirmando que o Estado decretou luto oficial de uma semana, assim como o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), e o de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Já Tarso Genro (PT), que governa o Rio Grande do Sul, decretou luto oficial de três dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário