sábado, abril 23

ESPÍRITO SANTO- AGENTE CAPACITADOR DA OBRA DE DEUS - LIÇÃO CPAD 04-042011

ESPÍRITO SANTO-
AGENTE CAPACITADOR DA OBRA DE DEUS
Autor: Osvarela
TEXTO ÁUREO.
Lc. 24.49. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE.
Lc. 24. 46-49.
E disse-lhes: Assim está escrito, que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos;
E em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
E dessas coisas sois Vós testemunhas.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
Atos 1.4-8.
Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes.
Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
I- Introdução:
A vontade do Pai cumprida na morte e ressurreição do Filho, incluía no Plano Eterno a ação do Espírito Santo entre todos quanto a aceitaram a este sacrifício sobre suas vidas para libertação dos pecados, e sob o Nome de Jesus se dispuseram a trabalhar sob o Ide de Jesus.
Mas, para isto Jesus os ensinou que precisariam ser revestidos de poder, como aprendemos nas lições passadas.
Verbetes:
-Capacitando.
-Capacitar - v.t. Fazer capaz, habilitar.
Convencer, persuadir.Compreender.
Capacitador é uma palavra derivada de
Capacitar.

Definição de Capacitador.

Classe gramatical de capacitador:Substantivo masculino e Adjetivo

Revestir. v.t. Vestir novamente.
Vestir paramentando-se (traje de cerimônia, insígnias).
Cobrir, tapar, envolver, recobrir, fazer revestimento em.
Tomar, ganhar, atribuir a si os caracteres de: alguns sufixos revestem dupla forma.
V.pr.Paramentar-se, vestir os hábitos próprios das solenidades religiosas, do poder etc.: revestir-se do manto imperial.
II- Assim a ação do Agente Espírito Santo nos faz:
Revestirmo-nos de autoridade, de ânimo, de paciência etc., encher-se dessas qualidades, fazer uso delas.
Sabendo que a nossa sabedoria humana em nada tem valia na obra do Evangelho, mas necessitamos ser capacitados pela verdadeira Sabedoria do Espírito de Deus, conforme Cristo revelou aos seus discípulos e Isaías cita em 11.2. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
2 Co.3. 3-5,6. ...mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração.E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;...não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.
2 Co.3. 17-18. Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
Esta é a Mensagem capacitadora deste Agente Divino O Santo Espírito.
1º.Co 2. 2. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
O Apostolo Paulo cheio de conhecimento obtido aos pés de Gamaliel, declara esta inutilidade sem a Graça de Deus e a da Verdadeira sabedoria:
1 Co.2.14,15. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.
Capacidade do espírito, no sentido da ação de sermos espirituais e não carnais, agirmos como espirituais, capacitados pelo Espírito Santo.
Veja o que Paulo fala sobre a sabedoria humana e a Sabedoria Capacitada, isto é recebida pelo Agente Capacitador Divino:
1 Co.2.4-16. A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, [...] falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo compreendeu; [...]As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; [...] as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.
O Homem natural e o Homem Capacitado pelo Espírito Santo:
1 Co.2.14-16. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
- Para que isto aconteça precisamos andar de maneira diferente, da que andávamos no passado, este é o convite para hoje:
Gl.5.16. Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
A Capacitação do Espírito Santo, não folga com a nobreza ou sabedoria humana, mas com a vocativa de Deus, a todos quanto a atendem e a recebem.
Mas, segundo a definição nos revestimos do revestir-se do manto imperial, que é a Glória de Cristo, pelo revestimento do Batismo com o Espírito Santo.
Mas, conforme a etimologia hebraica, neste ensino, encontramos aquilo que necessitamos do Espírito Santo:
 -לקח leqach
·  ensinamento, ensino, percepção
·  1a) instrução (obj)
·  1b) ensinamento (coisa ensinada)
·  1b1) capacidade para ensinar
·  1b2) persuasão – 2 Co.5.11. Portanto, conhecendo o temor do Senhor, procuramos persuadir os homens; mas, a Deus já somos manifestos, e espero que também nas vossas consciências sejamos manifestos.
Persuasão:
1 Co.1.26. Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. Nem muitos os nobres que são chamados.
A- Sarx versus Pneuma. Carne e espírito.
A ação do Espírito Santo é capacitar o homem a ser espiritual e não carnal.
2 Co.10.3. Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne,
III- A Agenda Capacitadora divina:
Quando Deus em Trindade, através do Concílio Eterno inicia o Plano Eternal de Recuperação do Homem para com Deus:
1- Doação ou envio da Graça divina por Jesus No Amor do Pai.
- João 3.16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
A iniciativa divina incluiu em sua Agenda uma forma para que o homem pudesse voltar a ser o gerente da proclamação do Evangelho de Deus, aqui na Terra.
2- Morte, ressurreição e ascenção do Cristo Eterno.
Lc. 23. 33-46. Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram, a ele e [...] Por cima dele estava esta inscrição [...] ESTE É O REI DOS JUDEUS.[...] Era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até a hora nona, pois o sol se escurecera; e rasgou-se ao meio o véu do santuário. Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.
Executadas as duas primeiras partes da Agenda:
IV- Terceira Etapa da Agenda de Deus:
A Ação do Agente Espírito Santo.
3- Cumpre-se no Dia de Pentecostes.
Ele só poderia vir com a ascensão do Cristo.
João 16. 7,8.Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.
4- O Envio de Homens:
Restava agora, o envio dos homens escolhidos pelo Filho, para a execução entre toda a Humanidade da Proclamação do Evangelho do Reino.
4-1. A ação do Espírito Santo deu aos discipulos a capacidade para ensinar.
Mas, como enviar homens sem revestimento, sem capacitação, é o que vamos ver, à seguir.
Para tanto em cumprimento a Agenda de Deus, estes homens precisavam ficar ainda que por poucos dias, em Jerusalem, até que recebecem A Promessa.
Atos dos Apostolos 1.4-5;8. Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
No texto acima o escritor, Lucas reafirma o que já escrevera no seu Evangelho no capítulo 24.49. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
Para isto, estes homens escolhidos uma vez revestidos poderiam executar com plenitude a Obra que lhes fora confiada.
A- Revestir.
Os discípulos necessitavam e receberam algo que lhes revesti-se espiritualmente, pois já lhes houvera sido apresentado o Espírito Santo e como eles puderam agir sob a unção concedida pelo próprio Jesus, em algumas missões, ainda no Ministério terreno do Senhor Jesus.
Afinal, a Agenda de Deus incluía atendimento ás necessidades espirituais daqueles, que necessitados precisam da Graça de Deus em suas vidas.
Mt.10.8. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
B- Veja a definição da palavra:
v.t. Vestir novamente;envolver;recobrir; fazer revestimento em.
Paramentar-se, vestir os hábitos do poder etc.
Aparentar, afetar, imitar: revestir-se do estilo característico de certo escritor.
Revestir-se de autoridade, de ânimo, de paciência etc., encher-se dessas qualidades, fazer uso delas.
Ao serem revestidos de poder, os discípulos recebem autoridade e novo animo para executar a Obra que lhes fora ordenada pelo Ide de Jesus.
E em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém”.
IV- Quanto à necessidade de uma Autoridade Divina na vida dos Apóstolos.
1) ser forte, revestir-se com força, fortalecer
2) receber força[poder], ser fortalecido, cresçer em força.
Será que nós temos sido fortalecidos em poder, será que estamos crescendo em poder?
Esta é uma necessidade da Igreja atual crescer na força de Deus, no poder de Deus.
Lc. 9.1-6. Reunindo os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curarem doenças; e enviou-os a pregar o reino de Deus, e fazer curas,[...] Saindo, pois, os discípulos percorreram as aldeias, anunciando o evangelho e fazendo curas por toda parte.
-Este era o panorama da Igreja primeva ao receber o batismo com o Espírito Santo.
-Esta era a necessidade e esperança em receber, ou ao receberem o batismo com o Espírito Santo, realizar a Obra de Deus.
Para ser capacitado é necessário termos desejo, vontade de:
1) agarrar, segurar com firmeza, pegar, tomar posse...
...Daquilo que Deus quer para nós, pois necessitamos segurar, com firmeza a atividade do Agente Espírito Santo, disponível a todo que quiser ser alvo deste Agente capacitador.
Deus não invade o espaço ou o livre-arbítrio do homem, jamais será violado pelo Espírito Santo.
V- Etapas da Agenda Divina para a Igreja:
1-Primeira Etapa da Agenda divina:
Oração
2-Segunda Etapa da Agenda divina:
Receber o Batismo com o Espírito Santo
3-Terceira Etapa da Agenda divina:
Ser apanhado, agarrado, ser estabelecido
Cercar, revestir
Revestidos e serem capacitados para cumprir a parte humana desta agenda, como proclamadores, obreiros do empreendimento divino, com capacitação total para realizar a Obra de Deus.
Deus quer cercar você com o Espírito Santo, Ele quer que você também deseje ser apanhado por Ele, no sentido de abrir o coração para ser capacitado.
A Igreja está estabelecida sobre estes parâmetros, para ser Agente de Deus movido pelo VI- VI- Agente Capacitador da Obra de Deus:
A ação do Espírito Santo tem minimamente, os itens abaixo, segundo pesquisamos para este texto desta Lição da CPAD.
O Espírito Santo é um Agente capacitador, que nos dá, as necessárias capacidades para executarmos a Obra Divina, autorgada a Igreja, a Obra do Evangelho.
Sem estes ensinos, visão, capacitação sacerdotal e revestimento não conseguiríamos realizar esta tão grande obra de Deus.
Louvamos a Deus, o Filho e ao Espírito Santo pela ação deste Agente Capacitador Sobrenatural, místico entre a Igreja!Aleluia!
1)     ensinamento, ensino, percepção
1.      1a) instrução (obj)
2.      b) ensinamento (coisa ensinada)
3.      b1) capacidade para ensinar
4.      c) uma visão (sobrenatural)
5.      d) vista, visão (capacidade de ver)
1)     vigor, capacidade de gerar
6.      1) mostrar pressa, agir rapidamente, apressar-se, chegar rapidamente
7.      1) apreciar, estar motivado
8.      1) fazer o bem para, agir bondosamente com
9.      1) fazer bem, agir corretamente
1)     agir como um sacerdote, ministrar em ofício sacerdotal
10. 1) ministrar como um sacerdote, servir como sacerdote
11. 1) ser ou tornar-se um sacerdote
1)     ser forte, revestir-se com força, fortalecer
2)     receber força, ser fortalecido, cresçer em força
12. 1)  firmado1) vigor, capacidade de gerar
13. Revestir-nos de autoridade, de ânimo, de paciência, etc

Quem já está tão maduro, a ponto de achar que não necessita atingir outro estágio, o seu fim é apodrecer”! Citação de um presidente da Rede MacDonald’s pelo  - Pr. Josué Gonçalves.
Devemos estar sempre prontos para o Espírito Santo Agir em nós conforme a sua vontade, sem necessidade de sabermos: “...saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade....
VII- Exemplo:
– Brasil
Neste ano do Centenário das Assembléias de Deus temos como exemplo os pioneiros Daniel Berg e Gunnar Vingren.
Estes dois homens seguiram a Agenda de Deus.
1-Vocacionados
2-Revestidosser vestido com, no caso da Igreja, com o Espírito Santo; estar imerso no Espírito Santo.
Cobrir; envolver; recobrir; fazer revestimento em – no caso no homem que se coloca a disposição para realizar a Obra de Deus.
Fig. Dar certa aparência a – A aparência exterior e interior da Igreja é mudada, ao utilizarmos a figura do Apóstolo Pedro, para entendermos como isto ocorre.Pedro no círculo dos empregados negando a Jesus e o Pedro discursando poderosamente após o Pentecoste e o Batismo com o Espírito Santo.
Berg e Vingren se colocaram nesta posição – revestidos e capacitados - perderam qualquer medo e vieram ao Brasil para realizar a edificação da maior Igreja Evangélica Pentecostal do Brasil, quiçá do Mundo.
3-Capacitados vieram ao Brasil, terra totalmente desconhecida pra proclamarem como apóstolos do Evangelho o Evangelho, assim como aprenderam nas Escrituras, como aconteceu com os Apóstolos de Cristo e sua Igreja no primeiro século.
VIII- Qual é a vontade de Deus para que sejamos capacitados:
Está no coração de Deus, o desejo que sua Igreja continue a Obra, do primeiro século da Igreja.
Está vontade só pode ser cumprida com a própria ação do Espírito Santo, que nos informa a vontade do Pai e do Filho para a Igreja e a capacita com seus Dons e dações necessárias ao cumprimento da Agenda atual, deste presente momento da Igreja.
A própria etimologia, da palavra: capacitar, nos esclarece, que capacitar é habilitar, é Convencer, ou seja, é uma Obra do Espírito Santo.
Jesus comunica a Igreja que eles só poderiam pregar, anunciar e convencer os contradizentes, com a ação do Espírito Santo.
João 16.7,8.Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
A- Capacitar
v.t. Fazer capaz, habilitar. / Convencer, persuadir. / Compreender.
A palavra capacitar ou capacitada, em suas várias formas de entendimento demonstram a necessidade de ter, ou obter algo de alguém superior, a si mesmo.
Ou aprendendo ou recebendo doação deste Ser Divino, o Espírito Santo.
É o Espírito Santo, conforme Jesus Cristo revela em suas palavras, que nos habilita, nos convenceu e o mais importante, nos habilita a realizar a Agenda de Deus.
O Espírito Santo é o Agente Divino, nesta hora da Igreja, quem realiza em nós a habilitação, seja para pregação, para viver, para proclamar e realizar todas a sorte de eventos diante dos homens, com sinais e maravilhas, como:expulsar os demônios, curar os enfermos e salvar os necessitados de salvação em Jesus Cristo, através do Agente capacitador e que convence o homem, do pecado da justiça e do juízo.
B- É o Espírito Santo quem capacita, após revestir-nos para que possamos executar o Plano de Deus na nossa vida e na vida de Sua Igreja, alvo principal.
Ninguém, que não entenda que a Obra de Deus é cumprir a sua Agenda, entre os homens, e que o Centro, o ‘mitte’, é Jesus Cristo, e não o homem, não está capacitado, ou ainda não entendeu o que é ser revestido e capacitado.
Tt.1.9. ...retendo firme a palavra fiel, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para convencer os contradizentes.
Conclusão:
Compreendermos, que o Agente Capacitador da Obra de Deus, é o Espírito Santo, é o Fiel Ajudador, para capacitar a Igreja a realizar a Obra da propagação do Evangelho, e sermos:
“...e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra”.
Deus quer que sejamos verdadeiros sacerdotes capacitados pelo Seu Espírito Santo.
E que há pressa deste Agente em que a Obra seja realizada, em todo Mundo para o final desta plenitude e a Vinda do Esposo.
mar’eh – a visão sobrenatural, mais aguardada pela Igreja. Vista, fenômeno, aspecto do Cristo a ser encontrado pela Igreja, vindo nas nuvens para sua Igreja
Maranata. Ora Vem Senhor Jesus
Fonte:
Dicionário Strong
Bíblia dake
Bíblia chamada
Bíblia digital – cortesia Tios Sam
Apontamentos do autor
Lição CPAD
Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento
Outras fontes
Dicionário on line

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger