quarta-feira, julho 13

A VIDA DO NOVO CONVERTIDO LIÇÃO 03 – CPAD - 07-2011.1ªParte

A VIDA DO NOVO CONVERTIDO
LIÇÃO 03 – CPAD -                                                                                              Autor: Osvarela
Primeira Parte.
2 Co. 5.17.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
Leitura Bíblica em Classe:
2 Co. 5.17.
Tt. 2.11-13; 3.3-8.
I -Entendendo o Significado das Palavras:
ADENDO GRAMATICAL UTILITÁRIO:
Vide Anexo Extensivo, no Final do Texto.
Redenção = [Grego. apolutrosis; Latim. redemptio].
Resgate, libertação garantida mediante o pagamento de um resgate.
Regeneração: s. f  Ato  ou efeito de regenerar.2. Restabelecimento do que estava destruído. Figurado -Reformação moral. Religião - Renascimento ou nova vida dada pelo batismo  ou pela penitência.
Renovação - s. f.Ato  ou efeito de renovar.Renovarv. tr. Tornar novo; melhorar. Consertar. Recomeçar;v. pron. Rejuvenescer. Repetir-se.Aparecer de novo.
Foto blog Pr. Juan e IEAD-Louveira-SP
Lavagem - s. f. Ato  de lavar; lavadura.
Concupiscência
(latim concupiscentia, -ae) - s. f.1. Desejo imoderado de satisfazer a sensualidade.2. Apetite sensual.
Salvação
s. f.1. Ato  ou efeito de salvar ou salvar-se.Salvar - (latim salvo, -are) - v. tr. Tirar ou livrar de um perigo. Passar por cima, saltando. = GALGAR. Preservar. Livrar da morte. Is.53.5. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
II- INTRODUÇÃO:
1- SITUAÇÃO OU ESTADO:
Como nos Encontrávamos:
A-No Passado:
-Nós éramos
-Noutro tempo
B-Nosso Estado:
Traços do caráter:
-insensatos,
-desobedientes,
-extraviados,
Estado de Servidão:
Servindo a várias concupiscências e deleites...
C-Modo de Viver:
Pessoal:
-Vivendo em malícia
-Inveja,
Relacionamentos:
-Odiosos,
-Odiando-nos uns aos outros
III – ENTENDENDO O PROCESSO:
1-O Que Aconteceu Conosco:
11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
Foi Salvação – sozo. “Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (sozo) (Rm 10:10).
A palavra grega sozo, traduzida por “salvo” também significa também “curado.” Em Atos 4:19 sozo é traduzido como “curado” “Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado” (sozo).  “e vendo que tinha fé para ser curado” (sozo).(At. 14:9)
A - Ação que Deus Realizou E Por que a Realizou:
Foi resgate de uma embarcação sem rumo.
Tt.3. 5. ...Nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,6 Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;
Este processo é o meio pelo qual o Espírito nos traz à viva união com Ele.
Foi salva-vidas do afogado em suas concupiscências.
Em Qual Momento:
...Quando apareceu a Benignidade e Amor de Deus, nosso Salvador, para com os Homens...
-Amor de Deus:
João 3.16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
-Benignidade
s. f.Qualidade do que é benigno. Favorável. Suave e bom.
Caráter Divino nos alcançou, em um momento da Plenitude, ainda em vigência entre os homens.
Sem que nos merecêssemos ele nos alcançou, não por merecimento, mas por Amor a todos os homens, para nos tirar da Servidão Adâmica do Pecado.
-Misericórdia
s. f. Compaixão solícita pela desgraça alheia.. Comiseração, piedade. Perdão.
IV- Regeneração:
Restauração Pela Regeneração da ‘Imago Dei’.
É uma benção Redentora adquirida por Cristo para aqueles que o Pai lhe deu (1 Pedro 1:3.Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança; João 6:37-39. ...Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.).
A Regeneração comunica um poder na alma decaída, pela qual o homem, o alvo da regeneração, a qual deve ser salva, de maneira eficaz responde ao chamado do Evangelho.
Regeneração é o Poder Sobrenatural de Deus somente pelo qual nos é concedida a capacidade espiritual para cumprir as condições de alcançar ao chamado da Graça, pelo Espírito Eterno, por uma fé viva, para se achegar aos termos da Salvação:
-Se arrepender dos ídolos
-Amar a Deus
-E  ao Divino Mediador da Salvação.
O Espírito Santo vivifica a alma, e misericordiosamente capacita e inclina o homem à Deus, e ao exercício espiritual da fé em Jesus Cristo.
Essência e Ser – algo místico ou espiritual que existe, mas não tem substancia ou densidade material.
Fusis – Gr. – significa Caráter; Ef.2.3. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Filhos Ira.
Ira – nosso caráter anterior era merecedor da Ira de Deus.

11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
Podemos pela regeneração ser partícipes da natureza divina, pois somos objeto do seu poder santificador, pelo sangue de Jesus Cristo, na ação do Espírito Santo.
Temos novo caráter sob a ação de nossa natureza carnal, por Deus, nos agindo em nós pela presença do Espírito Santo em nós, santifica-nos por sua natureza agindo em nosso caráter.
Deus estava em Cristo, como diz o Apóstolo Paulo restabelecendo, ou regenerando o homem a Deus, livrando-o da Ira.

Romanos 1: 20.

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;
Ira que não humana é apenas e tão somente entendível, sob o aspecto da Justiça divina em ação, mediante a ação do próprio homem decaído pela ‘hamartia’ do propósito divino para sua Criação, a qual não obedeceu mesmo divinamente alertada  se pôs sob esta condição: ser alvo da Ira.
2 Co.5.19.  Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
Ao mesmo tempo nesta Regeneração – recriação, ou Novo Nascimento, renasce a Imago Dei, isto é, o homem volta a ter a imagem de Deus, em Cristo, pois lhe é  imputada justiça salvifica, pelo sacrifico e pela cédula cravada na Cruz.
Cl. 2.14. Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
O homem passa a ter o comando de sua vida, através da Benção da salvação, em Cristo.
O comando estava nas mãos do Inimigo, mas agora como filhos e pelo Filho o comando passa a ser pelo Mandato dominante dado ao homem, no Éden do salvo em Cristo.
Gn.1.26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine...
É necessário rememorar, que a queda acometeu o home de males, anteriormente, dos quais ele era livre, doenças, cansaço, dores.
Desde o momento em que Adão gera seus filhos neste estado a Bíblia retrata, que há uma transferência, idêntica, na literalidade e na modalidade criadora, do gens mutatis adâmico transferido a todos os homens.
Gn. 5.3. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
IV- [2]Regeneração:
1 Pe.1.3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos Gerou De Novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos...
Há uma corrente teológica, da qual podemos extrair algumas informações sobre este aspecto, a qual define:
"Na Teologia, A doutrina de que o Espírito Santo é o único agente eficaz na regeneração - que a vontade humana não possui inclinação para a santidade até ser regenerada e, portanto, não pode cooperar na regeneração".
IV [3]- Regeneração - s. f.  Ato  ou efeito de regenerar. Restabelecimento do que estava destruído. Figurado. Reformação moral. Religião -  Renascimento ou nova vida dada pelo batismo.
Regenerar v. tr. 1. Dar nova existência a.. Melhorar; restaurar; corrigir; revivificar.v. pron. Formar-se de novo; revivificar-se; emendar-se.
V- O Entendimento da Nova Criatura Com Base nas Escrituras.
Continua...

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger