Resumindo Neemias.
Neemias significa “Jeová consola”.
A
história intrínseca de Esdras e Neemias é continuada neste livro sob a ótica da
restauração.
Consideraremos
neste rápido esboço, como Neemias foi predecessor de Esdras nesta tarefa de
restauração.
Veja
o quadro
IMPERADORES PERSAS
|
RESTURAÇÃO JUDAICA
|
CIRO,
o Grande – 539-530 a.C
|
Volta
a Judá
|
Cambises
– 530-522ª.C
|
|
Dario
I – 485-465 a.C
|
Reconstrução
do Templo
|
Xerxes
– Rei Assuero – 485-465 a.c.
|
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Artaxerxes
- 465-425 a.C
|
Missão
de Neemias – reconstrução das muralhas de Jerusalém e reformas.
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Dario
II – 425-405 a.C.
|
|
Artaxerxes
II – 405-439 a.C.
|
?;Missão
de Esdras e Reforma ;Promulgação da Lei.
|
Qual seria o ‘mitte’ do Livro de Neemias?
Jr.29.4-7. Assim diz o Senhor dos
Exércitos, o Deus de Israel, a todos os
do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para Babilônia: Edificai casas e habitai-as; e plantai
jardins, e comei o seu fruto. Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e
tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que
tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais. E procurai a paz da cidade, para onde
vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz
vós tereis paz.
Considerando-se a situação, a
geografia, a geopolítica da época e os personagens do Livro, temos um quadro
agudo da situação.
Judá dominada;
Susã, onde Neemias recebeu a
notícia era a antiga capital de inverno dos reis da Pérsia, localizada na
região Sudoeste do Irã atual.
É uma forma de destacar a situação
em que Neemias estava em comparação com a cidade de seus pais a nobre
Jerusalém, espoliada e sem portas e muros.
Enquanto ele – Neemias vivia na
segurança da bela e fortificada Susã [remonte esta leitura com a do texto
anterior e veja: o rei precisava resguardar-se em segurança, e entre os que
podiam desfrutar desta segurança estava Neemias].
O flagelo instalado na região
palestina o pavor, a fome, a destruição.
E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província
estão em grande miséria e desprezo;
Uma situação de cativeiro e
desprezo aos que lá ficaram, velhos, sem forças e outros desprezados pelo povo
dominador.
Um reino paralelo em Samaria,
governado por um inimigo dos judeus – Sambalate;
Uma cidade geopoliticamente
fundamental, para a conservação do domínio na Região, o que a colocava sempre,
diante dos olhos do Rei da Babilônia, para que nunca se soerguesse;
Uma região – Palestina – ponto de
passagem de tropa dos Exércitos e de Comércio;
Todas estas condições estão em
evidencia e se sobrepunham a qualquer interesse em resgate de Jerusalém;
Daniel entendeu que esse período
de cativeiro seria de setenta anos (Daniel 9:2)
Quem era Neemias?
Serviu a Artaxexes [sucessor de
Xerxes, o Rei Assuero na tradução do nome na versão latina do hebraico] no
período do ano 445-425 a.C.
Sec V –
Papiros da comunidade judaica em Elefantina no Egito
– África nos dão conta que Sambalat foi governador naquela região e seus dois
filhos também o foram.
Era um funcionário graduado da
Corte do rei.
Copeiro do rei.
O
copeiro do rei servia também de seu confidente dentro da fortaleza de Susã, lhe
informando o que estava ocorrendo nos amplos espaços palacianos, de tal forma
que até a Rainha se incomoda e é chamada para aconselhar na conversa do
problema de Neemias.
Foi enviado pelo Rei no ano de 445 a.C.
Foi enviado pelo Rei no ano de 445 a.C.
Retornou a Babilônia em 433 a.C.
O compendio de Ezra [Esdras e Neemias é um só no Canon judaico] contam a
história pós-davídica até aos anos 400 a.C.
Ne.1.1,11.AS palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no
mês de Quislev, no ano vigésimo, estando
eu em Susã, a fortaleza... Ah!
Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à
oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o
teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.
Quislev – quisleu é o nono mês.
Os nomes dos meses, de origem
babilônica, poderão ser apreciados no quadro a seguir:
ORDEM NOMES BABILÔNIOS MESES JUDAICOS APÓS CATIVEIRO MESES JUDAICOS EM PORTUGUÊS
ORDEM
|
NOMES
BABILÔNIOS
|
MESES
JUDAICOS
APÓS
CATIVEIRO
|
MESES
JUDAICOS
EM
PORTUGUÊS
|
Primeiro
mês
|
NISÃ
|
NISÃ
|
NISSAN
|
Segundo
mês
|
ZIVE
|
IYAR
|
IYAR
|
Terceiro
mês
|
SIVÃ
|
SIVÃ
|
SIVAN
|
Quarto
mês
|
TAMUZ
|
TAMUZ
|
TAMUZ
|
Quinto
mês
|
ABE
|
ABE
|
AV
|
Sexto
mês
|
ELUL
|
ELUL
|
ELUL
|
Sétimo
mês
|
ETANIM
|
TISRI
|
TISHREI
|
Oitavo
mês
|
BUL
|
MARHESHWAN
|
CHESHVAN
|
Nono
mês
|
QUISLEU
|
QUISLEU
|
KISLEV
|
Décimo
mês
|
TEBETE
|
TEBETE
|
TEVET
|
Décimo
primeiro mês
|
SEBATE
|
SEBATE
|
SHEVAT
|
Décimo
segundo mês
|
ADAR
|
ADAR
|
ADAR
I
ADAR
II
|
Os meses de Cheshvan, Kislev e Adar, flexionam-se em 29 ou 30
dias e os meses abaixo, permanecem fixos.
Parece-me que Neemias quer dar
uma inferência de que ele estava na casa Real.
Ali, onde galgara vários postos, e
neste momento ele estava então como copeiro do Rei, cargo de grande
importância, diria vital, para a vida do Rei, em função das normais investidas
sobre a vida dos que governavam, pelo envenenamento de alimentos e até para
acessar aos aposentos reais.
Um homem judeu nascido no exílio;
Talvez um contemporâneo do líder
profético no exílio, o profeta Zacarias;
Um homem que se mantém ligado à
tudo o que acontece em sua pátria materna.
Arriscou o seu status e sua
própria vida pelo estado da cidade de Jerusalém: “E o rei me disse: Por que
está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de
coração; então temi sobremaneira.”
Atender ao Rei sem estar com
rosto alegre poderia parecer, ao Rei que ele estava sendo ingrato, pois muitos
gostariam estar no seu lugar, até pelo fato de ser um hebreu.
E estar atendendo ao Rei do maior
Império, ainda que em decadência inicial, mas ainda poderoso.
Um homem que no exílio trabalha
na Casa Real do Poder dominante, o que prenuncia as suas qualidades pessoais,
principalmente ao lermos toda questão do dominador e da escolha, dentre os
exilados e suas família que cresceram no exílio, sabemos que esta escolha era
proveniente de certas peculiaridades:
Família nobre;
Inteligência;
Parentesco com a Casa de Judá;
E outras demais condições.
O Mitte será, sob minha ótica é:
Sabedoria e Coragem de um Líder Restaurador: Neemias.
Jr.22.8. E muitas nações passarão por esta cidade, e dirá
cada um ao seu próximo: Por que procedeu o Senhor assim com esta grande cidade?
Um homem alegre.
Um homem especial
Um homem conhecedor das promessas
Um homem que guardou a memória
dos seus antepassados
Um homem conhecedor da glória de
Jerusalém
Um preservador
Um homem preocupado com a Cidade
do Templo
Um Restaurador:
Da unidade do povo;
Do valor espiritual de Jerusalém
Do animo do povo; Nesta missão ele serve de restaurador do estado
de desanimo do povo e seus príncipes espirituais – sacerdotes - Deus havia
prometido através de Jeremias (25.12) que o cativeiro babilônico teria duração
limitada. No momento apropriado, cumpriu fielmente a sua promessa e induziu o
espírito do rei Ciro da Pérsia a publicar um édito para o retorno dos exilados
(1.1-4).
Da Fé do povo em seu Deus;
Um fechador de rotura
Um homem sábio
Um corregedor justo e forte.
Ne.13.25. E contendi com eles, e os amaldiçoei e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e
os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus
filhos, e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós
mesmos.
Um homem que soube trabalhar no
silêncio e sozinho;
Um homem de
oração
Um homem conhecedor dos
benefícios do jejum
Um homem conhecedor do Deus
verdadeiro: O Deus dos Céus, no meio de uma cultura com outros deuses.
Ne.1.4-5. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e
chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus
dos céus. E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda
a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus
mandamentos;
É importante explicar que este
período na Babilônia consagrou no meio dos judeus a teogonia prática da
existência de um Deus Único e verdadeiro, na cultura monoteísta do povo de
Israel, basta vermos, como alguns reis de Judá e Israel se curvaram a deuses e
rainhas dos céus.
A Crise Instalada:
Jamais queira ver a face da crise, mas quando ela chegar seja um
Neemias! Osvarela
Tomando ciência da Crise.
Ne.1.2,3. Que veio
Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus
que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E
disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em
grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas
queimadas a fogo.
A leitura do livro nos leva a constatação, que
alguns judeus transitavam pelo magnífico reino semi-mundial a realizando viagens
entre Jerusalém e a Babilônia.
Neemias teve seu semblante mudado
pela preocupação;
Arquitetou um Plano para poder
ajudar a reconstruir a cidade de seus pais
Um Homem Com Um Plano.
Trabalhava em segredo.... E de noite me levantei, eu e poucos
homens comigo, e não declarei a ninguém
o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém;
Nunca inicie uma obra sem ter um
plano e conhecer a situação, da mesma
Ne.2.11-16. E cheguei a Jerusalém, e estive ali três dias.E de
noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o
meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal
algum, senão aquele em que estava montado.E de noite saí pela porta do vale, e
para o lado da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os
muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido
consumidas pelo fogo.E passei à porta da fonte, e ao tanque do rei; e não havia
lugar por onde pudesse passar o animal em que estava montado.Ainda, de noite
subi pelo ribeiro e contemplei o muro; e, virando entrei pela porta do vale;
assim voltei.E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia;
Um homem que pensava grande, mas
via os detalhes do que realizaria.
Primeiro orou a Deus.
Temos o primeiro exemplo no
início da expedição:
Ne.1.4-9.E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus
dos céus,E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em
tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus
pais, para que eu a reedifique.Então o rei me disse, estando a rainha assentada
junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei
enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo.Disse mais ao rei: Se ao rei parece
bem,
a- dêem-se-me cartas para os
governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá.
b- Como também uma carta para
Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas
do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de
entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim.
c- Então fui aos governadores
dalém do rio, e dei-lhes as cartas do rei; e o rei tinha enviado comigo
capitães do exército e cavaleiros.
O segundo exemplo na execução:
Uma vistoria precisa.
Verificando as necessidades, aqui
há ensino.
Projetando a execução.
Convocando á restauração física: Ne.2.18. Então
lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras
do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E
esforçaram as suas mãos para o bem.
Embora fosse física, mas ela
representava a restauração espiritual, que indica que há de se começar por onde
foi queimado.
Ne.2.17. Bem vedes vós a miséria em que estamos,
que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo;
vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um
opróbrio.
A intimidade com o rei era
grande:
Enfrentando os Inimigos da Obra
de Deus:
Levantemo-nos, e edifiquemos. E
fortaleceram as mãos para a boa obra.
Ne.2.19,20. O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo
amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram: O que
é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? Então lhes respondi: O
Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e
edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
Convivência com o Rei.
De um sorriso para Deus.
Ele era conhecido pelo rei como o
homem do semblante com sorriso.
Teologia:
O reconhecimento de Um Deus único
e Regente de todo o Universo:
Ne.13.31. ...lembra-te de mim, Deus meu, para bem.
Um homem conhecedor do Deus
verdadeiro: O Deus dos Céus, no meio de uma cultura com outros deuses.
Ne.1.4. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e
chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus
dos céus.
É importante explicar que este
período na Babilônia consagrou no meio dos judeus a teogonia prática da
existência de um Deus Único e verdadeiro, na cultura monoteísta do povo de
Israel, basta vermos, como alguns reis de Judá e Israel se curvaram a deuses e
rainhas dos céus.
A Queda e Exílio foram um ato da vontade e juízo deste Deus –
Yhaweh
Purificação do povo no Exílio;
Tanto que abrimos o estudo com as
palavras de Jeremias exortando ao Povo a não deixar de crescer, mas buscar
casar e exercitar a paz na cidade onde estivesse, pois a prosperidade daquele
lugar os faria prosperar, mesmo no exílio;
No momento apropriado, cumpriu
fielmente a sua promessa e induziu o espírito do rei Ciro da Pérsia a publicar
um édito para o retorno dos exilados (Ed.1.1-4).
A boa mão dos imperadores persas
é apontada no conjunto, outrora único [Ezra], dos livros de Esdras e deste, que
estudamos, como a mão de Deus no coração destes Imperadores;
Mas, sempre contando com a ajuda
de Deus.
Podemos encontrar isto,
condensado, em um único versículo:
Ne.2.4. E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus
dos céus...
Compreendendo a ação do Único e
Poderoso Deus.
Ne.9.32. Agora, pois, nosso
Deus, o grande, poderoso e terrível Deus, que guardas a aliança e a
beneficência, não tenhas em pouca conta toda a aflição que nos alcançou a nós,
aos nossos reis, aos nossos príncipes, aos nossos sacerdotes, aos nossos
profetas, aos nossos pais e a todo o teu povo, desde os dias dos reis da
Assíria até ao dia de hoje.
Compaixão
é o ponto de partida de obediência à Deus.
Culto e Templo:
Há um foco teológico importante,
o reacender da fé no local destinado ao Culto a Jeová.
Cita a situação dos sacerdotes;
A situação de homens como
Hananias, o amonita [NE 1.19]e a mistura no culto.
Ne.13.1.NAQUELE dia leu-se no livro de Moisés, aos ouvidos do povo;
e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na
congregação de Deus,
Procura proteger a cidade, por
isto inicia a construção dos muros para fechar as roturas e deixar de ser uma
cidade devassada.
Aqui há teologia. Deus procura
fechar as brechas.
A restauração da leitura do Livro
de Deus.
O povo exilado falava o aramaico
e Neemias sendo Governador, realiza com Esdras o escriba, a leitura do Livro da
Lei:
Ne.8.9-12,13 - E Neemias,
que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que
ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor
vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei. Disse-lhes
mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não
têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor;
portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. E os
levitas fizeram calar a todo o povo, dizendo: Calai-vos; porque este dia é
santo; por isso não vos entristeçais. Então todo o povo se foi a comer, a
beber, a enviar porções e a fazer grande regozijo; porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber. E no dia
seguinte ajuntaram-se os chefes dos pais de todo o povo, os sacerdotes e os
levitas, a Esdras, o escriba; e isto para atentarem nas palavras da lei.
Conhecendo a Cidade e Suas Portas:
No livro de Neemias podemos ver
três textos que nos informam a geogafia e urbanização da cidade de Jerusalém e
seus termos.
Primeiro:
Ne.3.1-32. 1 Então se levantou
Eliasibe, o sumo sacerdote, juntamente com os seus irmãos, os sacerdotes, e
edificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram, e lhe assentaram os
batentes. Consagraram-na até a torre dos cem, até a torre de Henanel. 31 Depois
dele reparou Malquias, um dos ourives, uma parte até a casa dos netinins e dos
mercadores, defronte da porta da guarda, e até a câmara superior da esquina.
32 E entre a câmara da esquina e
a porta das ovelhas repararam os ourives e os mercadores.
Segundo:
2.3-15. 3 e disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não há de
estar triste o meu rosto, estando na cidade, o lugar dos sepulcros de meus
pais, assolada, e tendo sido consumidas
as suas portas pelo fogo?
[...]11 Cheguei, pois, a
Jerusalém, e estive ali três dias.[...]13 Assim saí de noite pela porta do vale, até a fonte do dragão, e até a porta
do monturo, e contemplei os muros de
Jerusalém, que estavam demolidos, e as suas portas, que tinham sido
consumidas pelo fogo.14 E passei adiante até a porta da fonte, e à piscina do rei; porém não havia lugar por onde
pudesse passar o animal que eu montava.15 Ainda de noite subi pelo ribeiro, e contemplei o muro; e virando, entrei pela porta do
vale, e assim voltei.
Terceiro:
Ele nos da direção – norte, sul, leste e peste.
Deus nos da direção e domínio em toda as direções, quando o adoramos,
na nossa caminhada.
12.31-39 - Então fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro, [...]em
procissão, uma das quais foi para a direita sobre o muro, em direção à porta do monturo; e após ela seguiam Hosaías, e a
metade dos príncipes de Judá, e Azarias, Esdras, Mesulão, Judá, Benjamim,
Semaías, e Jeremias; [...] entrada da porta da fonte subiram diretamente as escadas da cidade de Davi onde
começa a subida do muro, acima da casa
de Davi, até a porta das águas a
leste. A outra companhia dos que davam graças foi para a esquerda, seguindo-os eu com a metade do povo, sobre
o muro, passando pela torre dos
fornos até a muralha larga, e seguindo por
cima da porta de Efraim, e da porta velha, e da porta dos peixes, e pela torre
de Hananel, e a torre dos Cem
até a porta das ovelhas; e pararam à
porta da guarda.
Continua ...
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