A
PLENITUDE DO REINO DE DEUS.
Lição 13
- CPAD - pequeno
subsídio
Autor: Osvarela
Mais uma vez obrigado, a você que leu e
acompanhou este trimestre, só falta um para o término do ano, se Jesus não
voltar para implantar ao Reino em sua Plenitude.
Texto
Áureo.
“Porque brotará
um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.” Is 11.1.
Leitura Bíblica em Classe. Isaías 11.1-9.PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.E deleitar-se-á no temor do Senhor; [...]E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.
Palavras e significados:
Malkuw (aramaico)
1)
realeza, reino, reinado
1a)
realeza, reinado, autoridade real
1b) reino
1c)
domínio (referindo-se ao território)
1d)
reinado (referindo-se ao tempo)
Mc.1.15. e dizendo: O tempo está
cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
A palavra
grega basileia, usada nos evangelhos para “reino”, e as palavras
correspondentes no hebraico e aramaico, tais como Malkuth – é o reino [malkuwth
– malkuyah - pl.] e Me(a)mlakhah [mamlakuwth - hebráico-(Os.1:4)-significa
domínio;
A mesma
expressão indica o governo humano (Josué 13:12; 21; 27;30;31 e Jer.26:1).],
como muitas outras palavras em nossa língua, podem designar o mesmo conceito de
dois pontos de vista distintos. Elas podem indicar o reino como algo abstrato,
o reinado ou governo exercido pelo rei. Podem, também, descrever o reino como algo concreto, o
território, a soma total dos súditos e possessões sobre os quais se reina,
incluindo quaisquer direitos, privilégios e vantagens que são desfrutados nessa
esfera.
Agora,
surge a questão: em que sentido nosso Senhor falou do “Reino de Deus”? - leia abaixo.
A Igreja está aguardando a Iminência.
Este
evento é o ponto de partida para a implantação da Plenitude do Reino de Deus
entre os homens.
Muitos
aguardam a vinda do Senhor, mas ainda não tomaram conhecimento do que se dará
posteriormente ao advento.
O
termo plenitude é encontrado nas Escrituras neotestamentárias, sendo usado por
Paulo para explicitar que o Reino, proclamado por Jesus, se havia
definitivamente instalado entre os homens.
O
nascimento de Jesus em Belém da Judéia foi o despertar desta instalação divina
e estabelecimento entre nós.
No
Plano divinal estava demarcado o ponto e momento desta instalação entre os
homens.
Gl.4. 4. ...mas, vindo a plenitude dos
tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,
Há ainda outros
usos da palavra, nos quais podemos antever o cronos divinal para alguns
acontecimentos para a realização do querer de Deus.
Paz entre os
homens;
Paz com os
homens.
Paz com a
Criação;
Paz entre o
homem e a Criação.
O Tropeço de Israel e a Entrada dos
Gentios na Plenitude da Graça:
Embora já
prevendo sua plenitude.
Rm. 11. 12. Ora se o tropeço deles é a riqueza do mundo, e a sua
diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!
O Tempo de encerramento, para que o
reino se estabeleça ad infinitum:
25 Porque não quero, irmãos, que
ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o
endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado;
A Plenitude Tempo dos Gentios e a
relação com o Governo do Reino De[em] Cristo
Ef.1.10. para a dispensação da
plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as
que estão nos céus como as que estão na terra,
O Rei Prometido Marcha em Sua
Plenitude, no AT:
Is.63. 1. Quem é este, que vem de Edom, de
Bozra, com vestiduras tintas de escarlate? Este que é glorioso no seu
traje, que marcha na plenitude da
sua força? Sou eu, que falo em justiça, poderoso para salvar.
A plenitude
esperada e anunciada é a grande esperança do cristão.
Sem ela seria
inútil a perseverança e não haveria a fé.
Partida:
Arrebatamento
Intermezzo:
Aqui na Terra:
Período da
Grande Tribulação.
Nos Céus:
Volta de Cristo
como Rei dos Reis.
Ap.19. 7-9. Regozijemo-nos, e
exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já
a sua noiva se preparou, e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino,
resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos.E
disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do
Cordeiro.
Início na Terra:
Lc.10.11. ...o reino de Deus é chegado.
Volta visível, de
Cristo como Rei dos Reis.
Ap.1.7. Eis que vem com as nuvens, e todo
olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra
se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Ap.19. 5,6. E saiu do trono uma voz,
dizendo: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis,
assim pequenos como grandes. Também ouvi uma voz como a de grande multidão,
como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia!
Porque já reina o Senhor nosso Deus, o
Todo-Poderoso.
Hb.12. 28. Pelo que, recebendo nós um
reino que não pode ser abalado...
A ação da
Igreja, atendendo a titulação temática trimestral – A Missão Integral da Igreja –
Porque o Reino de Deus está Entre Vós – é a presença prometida,
profetizada e declarada por Jesus, ou seja o Reino está entre nós e pela Igreja
esta presença é evidenciada pelo Espírito Santo:
Lc.17.21. “...nem
dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.
Ou seja, a
Igreja tem como integralidade de sua Missão demonstrar a presença do Reino no
Mundo!
Mas não é a aparência externa, que o
revela:
Lc.17.20. ...O
reino de Deus não vem com aparência exterior;
Afinal, de quem é o Reino?
A Igreja é Representante do Reino.
“Cl.1.13. ...o reino do seu Filho amado;”
Pedro nos fala
desta entrada no Reino, é uma concessão eterna para reinar com Cristo, se perseverarmos,
estaremos na implantação eternal do Reino entre os homens,: 2Pe.1.11 Porque
assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e
Salvador Jesus Cristo.
Concessão pode
cessar se não atentarmos para os preceitos, pelo qual ela nos foi dada,
primeiro: foi pela Graça, como Dom de Deus;
Segundo, como
enxerto secundário no lugar de Israel, que ainda detém a qualificação
aliançada, com Abraão e reafirmado, em Jacó e em Jesus, com quem está o Cetro
de Davi.
Ela a
Igreja é: A sinalizadora do estabelecimento final do Reino.
Ainda, neste
tempo: Lc.10.9. Curai os enfermos
que nela houver, e dizer-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.
Esta é uma
preciosa informação, a ser repassada aos alunos:
A Igreja tem
períodos, tempo, quantidade e momento de encerrar a sua atividade neste Mundo.
A Igreja é a
face externada do Reino ao Mundo.
Ap.12. 10 Então, ouvi uma grande voz no
céu, que dizia: Agora é chegada a
salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de
nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite.
A Igreja declara
ao mundo, como Noé o estabelecimento definitivo do Reino pessoal de Deus, através do Seu Cristo, não mais
sofredor, mas plenamente Glorificado, com coroa, inscrição em seu corpo de que
é o Rei e estabelecendo estará o Reino Eterno, ad infinitum no Universo, sendo
o local desta afirmação, escatológica, a Cidade ETerna de Jerusalém.
Sendo assim o
axioma proposto tem uma resposta:
O Reino é de Deus!
Mt.6.13. ...e não nos deixes entrar em
tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória,
para sempre, Amém.]
A expressão de
Apocalipse demonstra que não haverá espaço para outro reino.
Ap.1.6 ...e nos fez reino, sacerdotes
para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos.
Amém.
Mas, a Igreja
reinará com Cristo, com nominada presença de títulos entre os que viverem estes
dias do Reino Pleno de Deus:
Ap.5.10 “...e para o nosso Deus os
fizeste reino, e sacerdotes; e eles
reinarão sobre a terra.”
Finalidade da Igreja:
Há uma
identificação dos cidadãos do reino de Deus, que se faz presente entre nós no
significado da presença entre nós do Reino, como necessidade de vida plena na
vivencia do reino entre nós.
Muitos ainda,
não entenderam o significado, de que a busca do reino é diária e será provado
no final se realmente esteve no reino, alcançando o final desta busca.
Mt.7.21 Nem todo o que me diz: Senhor,
Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que
está nos céus.
Assim, devemos
buscar ser representantes, dignos do Reino, cidadãos do reino, para não sermos
reprovados, entre os homens e rejeitados por Deus.
Mt. 11.12 E desde os dias de João, o
Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força...
A Igreja é a visão humana do Reino de
Deus aqui na Terra, assim como Jesus de Nazaré o foi, Ele nos legou esta
representação, com condicionantes, conhecidas por Ele, como Deus Encarnado.
Haverá função
para Igreja no Reino ativo e único nos tempos escatológicos vindouros:
Lc.22.30.
...para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos senteis sobre tronos,
julgando as doze tribos de Israel.
A Igreja tem uma
função na implantação do reino em sua Plenitude:
É parte de sua missão,
extrapolando o corruptível teremos ação na eternidade, com Cristo, coroado Rei
e Governo de toda a Terra.
Assim, a Igreja sofre todas as tentações, mas
tem a vitória garantida até a Consumação [já consumada – numa visão
cristocêntrica, pela qual, Jesus é Deus Onisciente e Onipotente – está
consumado infere que todas as coisas, inclusive a implantação definitiva do
Reino passa pela Cruz!] no final dos tempos.
Porém o Reino de
Deus é eterno, tanto quanto expressado em Jesus, como será através da Igreja.
Quando o
escritor da lição diz:”O Reino será Espiritual”, na
realidade está expressando, que o reino será unicamente espiritual através da
Igreja e dos Anjos nos Céus, quando viveremos para sempre com o Senhor.
1 Co.15. 50. Mas digo isto, irmãos, que
carne
e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a
incorrupção.
No momento atual
o Reino já é espiritual, mas exercido na forma carnal-humana, pela Igreja até a
mesma passar pela transformação do corruptível para o incorruptível.
Jesus declara
que o seu reino não é deste mundo:
João 18.36. Respondeu Jesus: O meu
reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus
servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é
daqui.
Portanto, não é
um reino nascido do homem, mas é um reino sempiterno do Cristo na Trindade, lhe
concedido pelo Pai o domínio entre os homens, uma vez encarnado homem.
Então todo o
Reino será totalmente espiritual.
João 3. 5. Jesus respondeu: Em verdade,
em verdade te digo que se alguém não
nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
Interessante
notar, que um homem, em situação penal, conhecido como ladrão crucificado e
morto com Jesus pôde entender este mistério:
Lc.23.42.
Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
Este é o momento
que Paulo nos revela.
O Filho realiza
até este momento o Domínio do Reino, na autoridade do Pai, pela Obra Redentiva
– Fp.2
Mas, está
chegando o tempo em que na unicidade e na unidade do Eterno, o Filho, que faz
todas as coisas para a Glória do Pai, entregará a Obra realizada, em seus
detalhes, mais dantesco, como nos seus detalhes mais belos e sublimes e
inefáveis, ao Pai:
1 Co.15. 24 Então virá o fim quando ele entregar o
reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda
autoridade e todo poder.
Só haverá espaço
na Plenitude do Reino, para atividade de um único Reino.
O Reino do
Senhor.
Todas as demais
forças opositoras, será lançadas no lugar que lhes está reservado e ali ficarão
para sempre neste lugar preparadopara o Diabo e seus anjos.
O agente do mal
será eliminado, junto com o seu príncipe do mal: O mundo jaz no maligno.
Conclusão:
Porém a Igreja e
todos que estão no Plano eternal gozarão um tempo de Paz,primeiro por 1000 anos
– O Milênio.
Após este,
quando Satanás estará preso, e será libertado por um período, para que possa
definitivamente ser alvo da destruição e da Justiça pelos seus atos ao longo
destes séculos, onde tem atormentado os homens e a própria Criação, que geme.
Isaías
declara no capitulo 11, tema da leitura desta semana: “Não se fará mal nem dano
algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do
Senhor, como as águas cobrem o mar”.
Seja fiel e
permaneça firma, o Reino está vindo e com ele o nosso Rei:
“Ap.19.7-16.
Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas
do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, e foi-lhe permitido vestir-se de
linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos
santos. [...] E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado
nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. [...] Seguiam-no
os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino,
branco e puro. Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as
nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do
vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.
No
manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Fonte:
Strong
Lição CPAD
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