sexta-feira, outubro 7

Ano Novo Judaico Yom Kipur - Cerimônias - Kaparot


Yom Kipur - יום כיפור

Ritual do Kaparot.
Está chegando o Iom Kipur, ano novo judaico, e nestes dias eles realizam algumas cerimonias, uma delas é a Karopot.
“E o Eterno falou a Moisés, dizendo: Aos dez dias deste sétimo mês, celebra-se o dia das expiações, santa convocação será para vocês, e afligirão as suas almas...e nenhuma obra farão neste mesmo dia, porque é dia de expiações...porque toda alma que não se afligir neste mesmo dia será cortada de seu povo. E toda alma que fizer alguma obra neste mesmo dia, destruirei aquela alma do meio de seu povo. Nenhuma obra farão, estatuto perpétuo será para suas gerações, em todas as suas habitações. Dia de descanso total será para vocês, e afligirão as suas almas. Aos nove dias do mês, à tarde, de uma tarde a outra, descansarão em seu Shabat.” Lev. 23, 26-32.
Kaparot
Erev (a véspera de) Iom Kipur [7ª 8/10/2011 EC] é saudado pelo antigo costume de kaparot, realizado antes do raiar do dia. O homem, ou menino, apanha um galo; a mulher, ou menina, uma galinha. Seguram-nos nas mãos, recitando a bracha bnei adam e giram a ave nove vezes sobre a cabeça.
O ritual consiste em pegar um frango em uma mão e recitar uma reza. O homem usa um galo; a mulher uma galinha; uma mulher grávida usa dois pássaros domésticos um galo e uma galinha. Idealmente, o pássaros domésticos devem ser brancos, para simbolizar a purificação do pecado, conforme o versículo:
E se seus pecados forem como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve.
Isaías 1:8

A prece continua: “Seja esta a minha expiação...”
Texto para caparot
ילדים של גברים שחיים חושך וצלמוות, לכוד על ידי עוני שרשראות ברזל - זה ייקח אותם מתוך חושך וצלמוות ולשבור את הכבלים שלהם. טיפשים חוטאים לקתה בגלל דרכים חטא שלהם רעתם, נשמתו מתעב את כל המזון שהם מגיעים לשערי המוות - בוכה אל האל בצרות שלהם, הוא מציל אותם למצוקותיהם. שולח דברו ומרפא אותם, הוא מציל אותם מקבריהם. תן תודה לאלוהים על טובו, ו [להכריז] נפלאות שלו לבני אדם. אם יש לאדם [לפחות] אחת מתוך אלפי מלאך מליץ [התובעים] לדבר על הצדק שלך לטובתך, אז הוא יהיה אדיב ואומרים חוסכת להם לרדת אל הקבר, חשבתי כפרה [לו ].
הפעל את הציפור בזמן שדיבר דברי חליפין שלי, subtituto שלי), כפרה שלי:
BENÊ ADÁM YOSHEVÊ CHÔSHECH VETSALMÁVET, ASSIRÊ ÔNI UVARZÊL. YOTSIÊM MECHÔSHECH VETSALMÁVET, UMOSROTEHÊM YENATÊC. EVILÍM MIDÊRECH PISH’AM, UMEAVONOTEHÊM YIT’ÁNU. COL ÔCHEL TETAÊV NAFSHÁM, VAYAGUÍU AD SHAARÊ MÁVET. VAYIZ’AKÚ EL A-DO-NAI BATSÁR LAHÊM, MIMETSUCOTEHÊM YOSHIÊM, YISHLÁCH DEVARÔ VEYIRPAÊM, VIMALÊT MISHECHITOTÁM. YODÚ LA-DO-NAI CHASDÔ, VENIFLEOTÁV LIVNÊ ADÁM. IM YÊSH ALÁV MAL’ÁCH MELÍTS ECHÁD MINÍ ÁLEF, LEHAGUÍD LEADÁM YOSHRÔ. VAYCHUNÊNU, VAYÔMER; PEDAÊHU MERÊDET SHÁCHAT, MATSÁTI CHÔFER.
Filhos do homem, que moram na escuridão e à sombra da morte, presos pela miséria e por cadeias de ferro – Ele os tirará da escuridão e da sombra da morte e quebrará seus grilhões. Pecadores insensatos, afligidos por causa de seus caminhos pecaminosos e suas iniqüidades; sua alma abomina todo alimento e eles chegam aos portões da morte – clamam ao Eterno em sua angústia; Ele os salva de suas aflições. Envia Sua palavra e os cura; Ele os salva de seus túmulos. Agradeçam ao Eterno por Sua bondade, e [proclamem] Suas maravilhas para com os filhos do homem. Se há para um homem [pelo menos] um anjo intercessor dentre mil [acusadores], para falar de sua retidão em seu favor, então Ele lhe será gracioso e dirá: Salva-o de descer para o túmulo; Eu achei expiação [para ele].
o Gire a ave ao pronunciar as palavras "CHALIFATÍ" (minha permuta), "TEMURATÍ" (meu subtituto), "CAPARATÍ" (minha expiação):
Isto é feito, com o intuito de evocar um arrependimento sincero, para que não tenhamos destino semelhante ao da ave, graças à mercê de D’us, Que nos perdoa após o arrependimento verdadeiro. Em seguida, a ave é solta e enviada ao shochet (profissional religioso que abate animais para fins de uso), e o valor correspondente à ave é dado aos pobres. Este costume também pode ser feito com dinheiro.1Co.6. 20 Porque fostes comprados por [preço]; glorificai pois a Deus no vosso corpo.
É quando entendemos:
Hb.7.12;25-27. Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus; que não necessita, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo.
8. 11-13. e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais. Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer.
Um bebê no cerimonial Kaparot!
Ritual judaico baseado na Lei mosaica, para expiação dos pecados, de toda a alma.
Conteúdos:
como a maioria das famílias ortodoxas costuma fazer kaparot com galo/galinha, sempre trazemos um galo para a escola e fazemos kaparot com as crianças
Objetivos potenciais:
(1) Mostrar para a criança como se realizam as kaparot e (2) Vivenciar o que é explicado a respeito. Enfatizamos que existem outros costumes de como realizar as kaparot e que todos estão corretos.
Descrição:
todas as crianças da escola juntam-se no pátio e procedemos com kaparot coletivas, com as crianças recitando as orações pertinentes.
Materiais e recursos:
Um galo e um espaço externo, de fácil limpeza.
Pelo mover da galinha sobre a cabeça, um casal ultraortodoxo judeu realiza uma cerimonica, pela qual [se não fosse Cristo ressurreto] eles acreditam, ainda, que os  seus pecados são transferidos para o animal.
Judeu ultra-ortodoxo reza enquanto segura um frango, que seria morto como parte do ritual do Kaparot, que consiste na tranferência dos pecados de um ano inteiro para a galinha, em Beni Brak, perto de Tel Aviv, em Israel Oded Balilty/AP.

Judeus oram no Muro das Lamentações, local sagrado do judaísmo, por ocasião da chegada do Yom Kippur nesta sexta-feira (7), em Jerusalém Darren Whiteside/Reuters

Um comentário:

Anônimo disse...

E o animal acaba pagando por uma coisa q nem fez? E novamente os humanos culpam os animais pelos seus erros.
É o fim da civilização!

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger