quinta-feira, outubro 6

Resumindo Neemias - Restauração Em Tempo de Crise - Parte II

INDO ADIANTE...
A Narrativa de Neemias.
Apresenta singularidades na sua narrativa.
Busquei analisar algumas e apontar os destaques, sob o meu ponto de vista, que creio, enriquecerão a muitos.
O capítulo 2 começa com uma cena da função de Neemias.
NEEMIAS 2.1 Sucedeu, pois, no mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, quando o vinho estava posto diante dele, que eu apanhei [tomei] o vinho e o dei ao rei.
Nisã – nome usado pelos judeus na Pérsia. Originalmente trata-se do mês de Abibe [março-abril];
Era o quarto mês após Quisleu [dezembro].
De Copeiro [Garçom] do Rei à Construtor de Muros.
A saga de Neemias é uma das maiores no Canon judaico, em relação a reconstrução e reforma espiritual judaica.
Um sábio encastelado numa Fortaleza, a de Susã que é enviado voluntariamente a Terra Santa pelo Rei Artaxerxes.
Personagens da cena:
O Rei Artaxerxes – Artaxerxes, filho e sucessor de Xerxes era chamado de o longímano, pois tinha uma das mãos [a direita], maior do que a outra [ a esquerda].
A Rainha - Boas rainhas influenciam seus reis: Bate Seba[1 Rs.19];Abigail [1 Sm.25];Más rainhas só impregnam o coração do rei: Mical [1 Sm.18] ;Jezabel;Herodias – [Mc.6]
Neemias – O Copeiro do Rei.
A figura do copeiro era representada nos monumentos ou representações persas, com um copo na mão esquerda e na outra mão – a direita – um abanador de folhas de alguma espécie de palmeira;
Neemias era saudável.
Era um homem que tinha rosto aformoseado. Pv.25.13. O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate.
A dor de Neemias o corroeu e ele não teve como escondê-la diante do Rei, mesmo podendo ser morto, por isto.
Veja a colocação do rei ao dar voz a Neemias, sobre o motivo da tristeza do rei.
Mostra que o rei pensou: “Neemias está com problemas, vou lhe dar algo para acabar com sua tristeza.”
Neemias tinha condições de realizar pedidos ao Rei.
A Porta Aberta:
Você sabe o que pode pedir?
Que me pedes agora?
Mas, este pedido seria especial.
Orando para responder:
Você faz pedido sem consultar ou se preparar com Deus?
Você que mudar de local de trabalho? Pode alguém perguntar a você, ao notar que você está incomodado, mesmo sendo alocado em um bom lugar.
Em situações de incomodo, pense no que vai fazer, quando tiver uma oportunidade, como esta.
Aconselhe-se com Deus!
Aprenda com Neemias.
Cap.2. 4-6 Então o rei me perguntou: Que me pedes agora? Orei, pois, ao Deus do céu, e disse ao rei: Se for do agrado do rei, e se teu servo tiver achado graça diante de ti, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. Então o rei, estando a rainha assentada junto a ele, me disse: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo.
O Rei achou necessário consultar a rainha, que assentiu com o Rei em ouvir o pedido.
Neste período em que o rei consulta a rainha, Neemias se prepara.
Ele tem um Plano preparado.
Ele não só orou como se preparou.
Na sua oração Neemias demonstra conhecimento das promessas e orações de seus antepassados:
Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos:
6-11. Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, ... pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos; na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés. Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: Se vós transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Eles são os teus servos e o teu povo, que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa.
- Que Deus o ouvia dos Céus:
Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)
- Sabia que o rei era apenas um Homem embora trabalhando para o Rei, mais poderoso da sua época, não se fiou nisto, mas no Deus dos Céus:
Ninguém pode mandar além do que Deus determinou e Prometeu:
...faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem.
- (Era eu então copeiro do rei.) Ao dar a sua posição, Neemias está dizendo, mesmo eu tendo acesso ao rei, se tu não me ajudares, de nada adiantará eu estar na frente dele, se tu não me fizer agradável.
Muitos de nós estamos preocupados em oram, pedir e as vezes, não recebemos porque não estamos nos preparando, para ouvir: Pede o que queres!
Tg.4. 3 Pedis e não recebeis, porque...
1 Rs.3. 5 Em Gibeão apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê
Passos:
As palavras de Neemias demonstram que ele tinha estudado a situação a ser enfrentada, de forma que sabia tudo, a se realizado.
1- Prazo:
Cap. 2. 6 Então o rei, estando a rainha assentada junto a ele, me disse:
Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás?
Pela resposta o rei resolveu enviá-lo, porém sobre o tempo dado por Neemias, que lhe declarou o tempo que lhe seria factível. Afinal, Deus estava dirigindo tudo.
E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo.
Obtenção de Cartas ao Guarda do Jardim do Rei.
Demonstra uma coisa:
Sabia tempo e duração de seu projeto, dados por Deus - ..não declarei a ninguém o que o meu deus pusera no coração para fazer por Jerusalém.
Conhecia os perigos do Caminho.
Ele sabia por onde ia passar. 2. 7. Eu disse ainda ao rei: Se for do agrado do rei, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do Rio, para que me permitam passar até que eu chegue a Judá
Sabia que mesmo sob ordem do rei, havia situações, que seria confrontado;
2. 9,10. Então fui ter com os governadores dalém do Rio, e lhes entreguei as cartas do rei.
O rei sabia disto e lhe segurança:
Ora, o rei tinha enviado comigo oficiais do exército e cavaleiros.
A Oposição sabe tudo rápido:
O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, ficaram extremamente agastados de que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.
Pense neste texto, como uma forma de entender a ação seguinte, de Neemias, após chegar a Jerusalém.
A oposição já te espera, quando você e eu somos designados a ir realizar a Obra, que está parada.
“Hei! Este é Mais um que vamos fazer desistir”.
Aqui quem manda sou eu.
Sambalat era governador.
Cuidado com os governadores que desafiam até os enviados.
Na realidade vemos aqui, o grau de sabedoria do Reino Medo-Persa.
Quando em nossos dias as nossas florestas são devastadas pelo fogo, para transformação em pastos, o Império medo se abastecia de madeira em uma área de reserva florestal, cuidada sob um guardião específico.
Conhecendo o terreno da Crise.
2.12-16. Então de noite me levantei, eu e uns poucos homens comigo; e não declarei a ninguém o que o meu deus pusera no coração para fazer por Jerusalém.
Veja bem:
Desde a entrevista com o Rei Artaxerxes e a rainha, nada que Neemias projetara foi de conhecimento de ninguém.
Segredo do sucesso: ficar calado, à respeito do que Deus pôs em seu coração.
Neemias está dizendo: Eu não tinha plano, orei e Deus mo deu!
Eu aprendo e você também com esta passagem.

2.12ss-16.Não havia comigo animal algum, senão aquele que eu montava.Assim saí de noite pela porta do vale, até a fonte do dragão, e até a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam demolidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo. E passei adiante até a porta da fonte, e à piscina do rei; porém não havia lugar por onde pudesse passar o animal que eu montava [seria um camelo?-hipótese de minha esposa, que eu aceitei, como possível-camelo não faz muito ruído...animal muito usado, à época]. Ainda de noite subi pelo ribeiro, e contemplei o muro; e virando, entrei pela porta do vale, e assim voltei.
16. E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; pois até então eu não havia declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos demais que faziam a obra.
Enfrentando a crise com sabedoria.
Leia um Pouco do Que Você vai Ler, mais adiante:
Aguarde.
A Obra da Restauração.
O que aprendemos:
Geografia
Urbanismo
Divisão da Cidade em áreas sob lideranças – sub-prefeituras;
Organização Territorial:
Lugares de Segurança da Cidade;
Lugares curiosos
Moradores...
Governos
Sacerdotes
Levirato
Profissões
Grupos étnicos existentes em Jerusalém
Grupos destacados pelos Reis anteriores, para funções determinadas
Mulheres empenhadas na Obra- é uma noção contra o machismo, que encontram na Bíblia.
Adiantando:
Mulheres - As filhas de Salum se notabilizaram por ajudarem seu pai neste trabalho próprio para homens: era uma emergência nacional. NE 3. 12 e ao seu lado Salum, filho de Haloés, governador da outra metade do distrito de Jerusalém, ele e as suas filhas.
Continua...

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo(a)/Irmã(o)

ESTOU SAINDO DO ORKUT....

Por causa das

VIAGENS MISSIONÁRIAS

meu tempo ficou curto demais para gerenciar o Orkut...

Lembre-se você sempre estará no meu coração e nas minhas orações:

NOSSA AMIZADE CONTINUARÁ FIRME E FORTE NO SENHOR...

Ore sempre por mim!

QUERO SEMPRE RECEBER NOTICIAS SUA PELO O MEU E-MAIL E PELO O MEU BLOG!

(74) 9966-3738

e-mail:

abnartes@bol.com.br

meu blog:

www.abnaiasduraes.blogspot.com

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger