ARREPENDIMENTO, A BASE PARA O CONCERTO.
Lição CPAD 07 – 13/11/2011 Autor:
Osvarela
TEXTO ÁUREO:
2 Cr.7.14.
E se o meu povo, que se chama
pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos
seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e
sararei a sua terra.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
NEEMIAS 9.1-3;16;33-36.
Leia estes destaques:
A-Há cinco coisas que fluem do verdadeiro arrependimento:
1. Convicção.
2. Contrição.
3. Confissão de pecado.
4. Conversão.
B- Três coisas que nos levam à convicção.
EXÓRDIO:
2 Cr.7.14.E se o meu povo, que se chama
pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos
seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e
sararei a sua terra.
Deus estava dizendo – apodemos –
que infere distancia de seu povo.
Destacar:
NOTA: Abaixo estão enunciadas algumas palavras [verbos, ou
substantivos, etc.] do hebraico, aramaico e grego.
Não estou traduzindo o texto acima de 2Cr, de nenhuma das línguas, a
idéia é trazer ao conteúdo do estudo-subsidio algumas palavras que nos ajudem à
pequena exegese do mesmo.
Quem:
Qual o nome dado pelo próprio
Deus a esta porção humana?
A Identidade do Povo ser de Deus,
está em ter o Seu Nome sobre ele.
Assim temos uma Identidade de
sermos chamados, como o foram os hebreus desta Lição sob a visão do
arrependimento, que:
Ele em se arrependerem, nada
obstará a ação de Deus, sobre as suas ações, pois eles têm O Nome sobre Eles.
Deus também tem chamado a Sua
Igreja e posto sobre ela o Seu Nome.
Rm.9. 25 Como diz ele também em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo;
MEU POVO.
Deus queria dizer que o povo
voluntariamente entendesse a sua colocação sobre as necessidades para sua
operação.
Não basta clamar por Ele apenas,
mas sim, conter o seu Nome no seu povo, para se obter as respostas divinas.
Um ensinador do hebraico Pastor
Walter Alexandre Pinheiro de Oliveira – ensina uma proposta de entendimento
sobre este termo [ainda que a versão da King James seja idêntica a língua portuguesa,
é uma vertente a ser analisada, com carinho:
(“If my people, which are called by my name,
shall humble themselves, and pray, and seek my face, and turn from their wicked
ways; then will I hear from heaven, and will forgive their sin, and will heal
their land.”)]
Propõe: “se o meu povo que clama
(chama) pelo meu nome” e sim “ SE O MEU
POVO QUE CONTÉM O MEU NOME”.
Na Vulgata Latina:
“conversus autem populus meus
super quos invocatum est nomen meum deprecatus me fuerit et exquisierit faciem
meam et egerit pænitentiam a viis suis pessimis et ego exaudiam de cælo et
propitius ero peccatis eorum et sanabo terram eorum”.
“...sobre quem o meu
nome é chamado, e fizerem súplicas à procurar minha
face e se converter dos seus maus caminhos e eu ouvirei dos
céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” Tradução livre.
Assim temos na Versão da Bíblia
de Jerusalém:
2 Cr. 7.14. “se meu povo que levar o meu
nome, se humilhar, e orar,
e buscar a minha presença e se converter dos seus maus caminhos, então eu vou
ouvir do céu, e perdoarei os seus pecados e restaurar seu país.”
Podemos arrazoar [do editor deste
texto, sobre a proposição do pastor Walter] com base em Nm. 6. 22. Disse mais o Senhor a Moisés:
23 Fala a Arão, e a seus filhos,
dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel; dir-lhes-eis:
24 O Senhor te abençoe e te
guarde;
25 o Senhor faça resplandecer o
seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
26 o Senhor levante sobre ti o
seu rosto, e te dê a paz.
27 Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os
abençoarei.
Seria נדיב ̀Ammiy Nadiyb - Aminadibe = “meu
povo é voluntário”
Deve ser traduzido como ‘meu povo voluntário’
שרש sheresh - Raiz etimológica - referindo-se ao
povo em relação à estabilidade ou permanência. - fig.
Qual é a identificação, com a
qualificação dada por Deus a este Povo?
Se chama
Qual o Uso nominativo, deste Povo que o credencia, com a mensagem da
afirmação?
Pelo meu Nome
Deus lista o que este agrupamento
humano, deve demonstrar com:
- Ações, ou Atos:
Ne 1. 4 Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e
orar perante o Deus do céu...vs.seguintes
Primeiro ato necessário para Deus
agir na nossa vida e que foi ensinado por Esdras, como também, realizado pelo
Líder Neemias.
Ed 3.1Quando chegou o sétimo mês, estando já os filhos de Israel
nas suas cidades, ajuntou-se o povo,
como um só homem, em Jerusalém.
Ed. 6.20 Pois os sacerdotes e levitas se tinham purificado como se fossem um só homem; todos estavam limpos.
A Oração da Confissão que Nos Leva ao Arrependimento:
Traz à memória:
-Misericórdia de Deus.
Por isto é bom Orar!
-Aonde erramos.
-Lembrar os caminhos que andamos com Deus e sua clemência em nos
perdoar, apesar de todos os nossos erros. ‘...pela multidão das tuas
misericórdias, não os abandonaste no deserto’.
Ed. 9.14-19. o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e lhes
ordenaste mandamentos e estatutos e uma lei, por intermédio de teu servo
Moisés. Do céu lhes deste pão quando tiveram fome, e da rocha fizeste brotar
água quando tiveram sede; e lhes ordenaste que entrassem para possuir a terra
que com juramento lhes havias prometido dar. Eles, porém, os nossos pais, se
houveram soberbamente e endureceram a cerviz, e não deram ouvidos aos teus
mandamentos, recusando ouvir-te e não se lembrando das tuas maravilhas, que
fizeste no meio deles; antes endureceram a cerviz e, na sua rebeldia,
levantaram um chefe, a fim de voltarem para sua servidão.Tu, porém, és um Deus
pronto para perdoar, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em
beneficência, e não os abandonaste. [...] cometeram grandes blasfêmias, todavia
tu, pela multidão das tuas misericórdias, não os abandonaste no deserto.
Deus nunca nos abandona.
DISCURSO:
A Práxis da Lei Demonstra o Aprendizado:
Agora após ensinar ao povo
Neemias e Esdras vêem que o Povo realiza a ação que Deus ensina aos seus
Patriarcas na Lei ensinada durante dias.
Contrição:
E se não houver contrição, não há
arrependimento completo.
Ne 9.1,2. Ora, no dia vinte e quatro desse mês, se ajuntaram os
filhos de Israel em jejum, vestidos de sacos e com terra sobre as cabeças. E os
da linhagem de Israel se apartaram de todos os estrangeiros, puseram-se em pé e
confessaram os seus pecados e as iniquidades de seus pais.
Primeiro – jejuar
Segundo – humilhação
Terceiro – posicionar-se diante do Senhor;
Quarto – Confissão de pecados
Quinto - Reconhecendo que Deus é Justo e Fiel. 33 Tu, porém, és
justo em tudo quanto tem vindo sobre nós; pois tu fielmente procedeste, mas nós
perversamente.
Ed 9.9. pois somos escravos; contudo o nosso Deus não nos abandonou
em nossa escravidão, mas estendeu sobre nós a sua benevolência perante os reis
da Pérsia, para nos dar a vida, a fim de levantarmos a casa do nosso Deus e
repararmos as suas assolações, e para nos dar um abrigo em Judá e em Jerusalém.
Deus é um Deus de oportunidades.
Sexto – lembrança de que a iniquidade de seus pais havia sido a
causa desta situação.
16 Eles, porém, os nossos pais,
se houveram soberbamente e endureceram a cerviz, e não deram ouvidos aos teus
mandamentos,
Agora eles apresentavam-se diante
de Deus, como dizendo: ‘não queremos
mais errar nos mesmos erros que nossos pais caíram’.
34 Os nossos reis, os nossos
príncipes, os nossos sacerdotes, e os nossos pais não têm guardado a tua lei,
nem têm dado ouvidos aos teus mandamentos e aos teus testemunhos, com que
testificaste contra eles.
apagar os erros dos pais: maldição
hereditária, batismo pelos mortos.
35 Porque eles, no seu reino, na
muita abundância de bens que lhes deste, na terra espaçosa e fértil que puseste
diante deles, não te serviram, nem se converteram
de suas más obras.
É importante ressaltar este
treco, para que não se deixe influenciar por doutrinas, que alegam a
necessidade de O trecho é claro, que eles haviam compreendido e se posicionado
diante de Deus dizendo: “Não queremos ser como aqueles que causaram o Cativeiro
e nos deixaram esta herança”.
Humilhar – se humilhar ou humilhar-se – na gramática [Qal] da
língua ação causativa.
Tiago 4. 9,10. Senti as vossas misérias,
lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em
tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor,
e ele vos exaltará.
Empregando neste caso as palavras
de Deus, como uma necessidade para Ele agir.
Ainda outras formas - שפל shaphel - uma raiz primitiva; v.1) ser ou tornar-se humilde; 1a) (Qal) ser ou
tornar-se humilde;
1) (Hifil);1b) prostar ou
abaixar, humilhar; 1b) demonstrar humildade
שפל
shephal
(aramaico) - v.1) ser
humilde,
Orar עתר ̀athar- uma raiz primitiva [mais precisamente,
denominativa] v.1) orar, rogar, suplicar
1a) (Qal) orar, rogar;1b) (Nifal)
ser rogado, ser suplicado;1c)
(Hifil) fazer súplica, pleitear
O povo mostra o arrependimento lembrando-se dos seus antepassados, que
acabaram a sua vida no cativeiro babilonico e muitos pereceram por lá, muitos
jamais viram a sua terra da Promessa.
Os remanescentes demonstram
um arrependimento que os alça a posição de serem chamados “Meu Povo”.
Deus fala através de Isaías qual o motivo do Povo estar sendo levado carivo.
Is. 5. 13 Portanto o
meu povo é levado cativo, por falta de entendimento;
Buscar – no sentido, tal qual uma busca ardente em alcançar alguém, que
se afasta.
רדף
radaph - 1) estar atrás, seguir, perseguir, correr atrás de
1a) (Qal);1a1) perseguir, acompanhar;1a3)
seguir, procurar obter (fig.);1c)
(Piel) buscar ardentemente
Há só um aspecto divino a ser buscado:
A minha Face – o desejo de ver a Expressão da Face de Deus; demonstrar
que quer ter a visão de Deus.
Era tão somente, isto que Deus pedia, ao seu Povo.
φανουηλ Phanouel
de origem hebraica 6439 פנואל;
n pr m. Fanuel = “face de Deus”
οψις opsis; n f. 1)
visão, vista;2) face, semblante.
Embora, a Bíblia diga, que
ninguém jamais viu a Deus, no entanto Deus quer que, esta porção volte-se e
olhe a Sua Face.
Ver a face de Deus:
Poder ser sarado
Poder ser
Ou προσωπον prosopon
Oriundo como ops (rosto); n n.
1) face
1) semblante, expressão
1) o rosto, na medida em que
é o orgão de visão, e (pelos seus vários movimentos e variações) o índex dos
pensamentos e sentimentos íntimos
1) aparência que alguém apresenta pela sua riqueza ou propriedade, sua
posição. No caso de Deus a Sua Glória é expressa na sua aparencia.
1) usado nas expressões que denotam ter consideração pela pessoa em
julgamento e no tratamento às pessoas. Era o que Deus estava dizendo, “olhem,
busquem a minha face e vejam que eu lhes dou tudo”.
A ação de Neemias e Esdras permite enquadrar o Povo nesta condição de
Adoradores da Face.
Desviar -
Apenas uma coisa Deus Do que
procurar não andar:
Maus caminhos
Ação Divina:
Ouvir
Perdoar
Sarar
Estes são os pontos que podemos
destacar em relação aquilo orientado por Deus como:
A Ação Humana, Do Seu Povo, Que Produz Efeito Nos Céus.
3 E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do Senhor
seu Deus, uma quarta parte do dia; e outra quarta parte fizeram confissão, e
adoraram ao Senhor seu Deus.[Não estranhe a posição, é o costume, mas lendo o texto massorético,vamos encontrar a palavra 'inclinaram-se';é a forma pela qual os hebreus, até hoje fazem as suas orações, quem foi ao Muro das Lamentações lembrará desta posição, não há ninguém de joelhos]
Como já comentamos anteriormente,
estes versículos atestam que a Reforma de Neemias, com o uso da Leitura e
Interpretação da Lei, produziu o efeito necessário.
Os fundamentos rabínicos e dos
Mestres em Israel conceituavam a palavra como canônica, aquela que produzia
efeito transformador na vida de alguém.
É uma demonstração cabal do que a
Palavra pode realizar entre os homens, que a lêem e a praticam.
Na visão salomônica encontramos o
amparo e a estatutária direção de Deus para que este fato:
Arrependimento:
Meio pelo qual, só pode ser
aceita a oração.
2 Cr.7.15. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus
ouvidos à oração...
Deus já podia ouvir e agir na Nação
após a confissão coletiva do povo.
Caminhos Para O Arrependimento:
Jejum - significando "nenhuma comida pode superar a dor que sentimos, por errar o alvo, queremos suplantar , o erro dos que desejaram as cebolas e o alho, queremos nos purificar" 1 Ts. 5.22,23. Abstende-vos de toda espécie de mal. E o próprio
Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo
sejam plenamente conservados irrepreensíveis...
Pano de saco – humilhação -
Terra – ‘traziam terra sobre si’ – o homem é pó e precisa se
lembrar de onde ele veio.
Os Hebreus estavam dizendo:
‘Senhor somos obra de tuas mãos,
pó e cinza, vimos do pó da terra, feitura de tuas mãos, queremos deixar a nossa
língua se apegar ao nosso paladar, o nosso lombo ser humilhado, com sacos.
Cobrimos-nos com panos de inferior qualidade, para sermos aptos a tua glória
entre nós’. Osvarela.
Após o grande período de leitura
e ensino da palavra de Deus, o povo
NEEMIAS 9. 8,9. Assim leram no livro, na lei de Deus,
distintamente; e deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura. E
Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que
ensinavam o povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso
Deus; não pranteeis nem choreis. Pois
todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.
Muitos quando devem se alegrar,
choram!
Alegria na Celebração festiva.
Contenção e constrangimento de
coração no Culto Solene.
Há hora para chorar e hora de se
alegrar, de forma correta.
8. 18. E Esdras leu no livro da lei de Deus todos os dias, desde o
primeiro até o último; e celebraram a
festa por sete dias, e no oitavo dia
houve uma assembléia solene, segundo a ordenança.
Na leitura bíblica em classe,
entramos na solenização cúltica de forma tal, que como era costume da Lei,
haveria ali, sim, o expandir e externar de conhecimento do que havia atingido o
povo, o arrependimento.
Esta é a hora.
Este era o momento correto para,
conforme os costumes, se derramarem diante do Senhor:
NEEMIAS 9.1. Ora, no dia vinte e quatro desse mês, se ajuntaram os
filhos de Israel em jejum, vestidos de sacos e com terra sobre as cabeças.
Primeiro com: Jejum
Segundo: com roupas que lembravam a humilhação diante da face de Deus
NEEMIAS 9.2. E os da linhagem de Israel se apartaram de todos os
estrangeiros...
Hora da separação dos que eram
hebreus dos estrangeiros, ainda que Moisés os tivesse orientado sobre como
proceder, com os escravos e estrangeiros que viviam entre eles.
Separar o legitimado pela escolha
de Deus era necessário naquele dia.
Mas, havia ali uma manifestação
da graça, na questão dos que seriam, posteriormente,na Plenitude feitos um só povo,
pela queda da parede de separação, realizada pela implosão e demolida pelo “Consummatum est” do Cristo no Calvário.
Separando-se como os seus pais deixaram de fazer:
E todos os que se tinham separado
dos povos de outras terras para seguir a lei de Deus, suas mulheres, seus
filhos e suas filhas, todos os que tinham conhecimento e entendimento,
Ne.10.28,29. ... e todos os que se tinham separado dos povos de
outras terras para seguir a lei de Deus, suas mulheres, seus filhos e suas
filhas, todos os que tinham conhecimento e entendimento, aderiram a seus
irmãos, os seus nobres, e convieram num
juramento sob pena de maldição de que andariam na lei de Deus, a qual foi
dada por intermédio de Moisés, servo de Deus, e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor, nosso Senhor, e
os seus juízos e os seus estatutos;
Não deixe a mistura entrar no
meio da Igreja, esta é a Lição.
Precisamos de pessoas na Igreja,
mas sob o juramento do Batismo nas águas, sob a unção do Batismo do/no Espírito
Santo.
Para os hebreus era um momento especialmente solene:
Mas, não podemos esquecer que
este era um momento nacional, do concerto da Nação Hebréia, com o Seu Deus.
Então a consagração deveria ser
dos genuínos.
Sabedoria: certas reuniões da Igreja necessitam que aquele conjunto
local, se reúna para concertarem-se entre si, e com o Senhor, uma celebração
solene íntima.
Em tudo Deus quer ordem entre o
seu Povo.
Ne.9. 3. E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do
Senhor seu Deus, uma quarta parte do dia; e outra quarta parte fizeram
confissão, e adoraram ao Senhor seu Deus.
Tempo na presença de Deus deve
ser aproveitado.
Nos nossos dias muitos perdem
parte do Culto ao Senhor, seja por falta pessoal, seja por falta de ordem na
Liturgia das reuniões de adoração.
Neemias nos ensina que há um
período estabelecido e como deve se desenvolver uma reunião solenizada ao
Senhor.
É por isto que Deus ensina
através do Profeta: Amós 5. 21.
Aborreço, desprezo as vossas festas, e não me deleito nas vossas assembléias solenes.
Sem o arrependimento, não há como
Deus receber as nos solenizações, mesmo que as façamos sob seu Nome.
É necessária a correção para que
haja recebimento, após o arrependimento.
Amós 5. 13,14. Portanto, o que for prudente guardará silêncio
naquele tempo, porque o tempo será mau. Buscai o bem, e não o mal, para que
vivais;
O QUE APRENDEMOS, COM ESTA LIÇÃO DE ARREPENDIMENTO:
Metanóia é uma palavra grega que
significa ”arrependimento”, “conversão”.
Arrependimento é Conversão que nos
abrem as portas da Graça de Deus, a Sua misericórdia, que nos dão acesso ao
caminho da Santidade.
Diferente de remorso que se
ressente, mas não há mudança de atitude, arrependimento requer mudança de
atitude, da linha de raciocínio e procedimento.
Deus tem a Sua identidade em Seu
Povo.
E quer mantê-la se o Povo que
Toma o Seu Santo Nome.
Os hebreus nesta passagem estão cumprindo
a Lei.
Lv. 26.40. Então confessarão a sua iniqüidade, e a iniqüidade de
seus pais, com as suas transgressões, com que transgrediram contra mim;
igualmente confessarão que, por terem andado contrariamente para comigo...
Voltar-se para Ele com Verdadeira
Humilhação - 1 Ora, no dia vinte e quatro desse mês, se ajuntaram os filhos de
Israel em jejum, vestidos de sacos e com terra sobre as cabeças.
Separarem-se – isto se
santificarem - 2 E os da linhagem de Israel se apartaram de todos os
estrangeiros, puseram-se em pé e confessaram os seus pecados e as iniquidades
de seus pais.
Confissão - 3 E, levantando-se no
seu lugar, leram no livro da lei do Senhor seu Deus, uma quarta parte do dia; e
outra quarta parte fizeram confissão, e adoraram ao Senhor seu Deus.
Lembraram do erro dos Antigos,
que se transforma neste momento em Alvo para Vida:
Qual é o nosso alvo, para que
tanto ‘arrependimento’, se não olharmos retrospectivamente?
16 Eles, porém, os nossos pais,
se houveram soberbamente e endureceram a cerviz, e não deram ouvidos aos teus
mandamentos,
Verdadeiro Arrependimento.
Estabelece-se na Palavra de Deus.
3 E, levantando-se no seu lugar,
leram no livro da lei do Senhor seu Deus, uma quarta parte do dia;
Há cinco coisas que fluem do
verdadeiro arrependimento:
1. Convicção.
2. Contrição.
3. Confissão de pecado.
4. Conversão.
Na Confissão.
3b. ...e outra quarta parte
fizeram confissão,
Na Adoração a Deus:
3.c ...e adoraram ao Senhor seu
Deus.
Com Clamor:
No Clamor em alta Voz.
Tem hora que temos que gritar aos
céus!
Alguns podem estranhar, mas leia
o capítulo 19 do Êxodo
Veja que a Cena de Deus, Moisés,
O povo e o Monte, há um crescente de ruído, no meio do qual Deus e Moisés
elevam o tom de suas vozes.
4 Então Jesuá, Bani, Cadmiel,
Sebanias, Buni, Serebias, Bani e Quenâni se puseram em pé sobre os degraus dos
levitas, e clamaram em alta voz ao Senhor seu Deus.
Comprovando o Arrependimento:
1- A evidência de um verdadeiro
arrependimento é abandono dos seus maus caminhos.
2 - A resolução tomada não pode
ficar sob forma de palavras e promessas, a conduta precisa ser modificada.
3 – Agora, deste momento em
diante, a conduta é muito importante, muito mais que meras palavras e
promessas.
Devemos atentar para a lei da
semeadura, no momento do arrependimento;
Recebida a instrução e
pronunciando de voz própria o arrependimento-confissão:
Gl.6.6,7. E o que está sendo
instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o
instrui. Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o
homem semear, isso também ceifará.
35 Porque eles, no seu reino, na
muita abundância de bens que lhes deste, na terra espaçosa e fértil que puseste
diante deles, não te serviram, nem se converteram de suas más obras.
36 Eis que hoje somo escravos; e
quanto à terra que deste a nossos pais, para comerem o seu fruto e o seu bem,
eis que somos escravos nela.
Aprendemos:
Três coisas que nos levam à
convicção:
1) A Consciência;
(2) A Palavra de Deus;
(3) O Espírito Santo.Devemos atentar para:
‘Mea culpa’
Ed 9.13. E depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das
nossas más obras, e da nossa grande culpa, ainda assim tu, ó nosso Deus, nos
tens castigado menos do que merecem as nossas iniqüidades, e ainda nos deixaste
este remanescente;
Permanecer é pergunta que se deve fazer após o Arrependimento:
Ed 9.14 tornaremos, pois, agora a violar os teus mandamentos, e a
aparentar-nos com os povos que cometem estas abominações? Não estarias tu
indignado contra nós até de todo nos consumires, de modo que não ficasse
restante, nem quem escapasse?
15 Ó Senhor Deus de Israel, justo és, pois ficamos qual um restante que
escapou, como hoje se vê. Eis que estamos diante de ti em nossa culpa; e,
por causa disto, ninguém há que possa subsistir na tua presença.
Não morreremos, mas viveremos
para contar as benção do Senhor – Sl
118.17.
Nota – versículos sem referencia são versículos do Capítulo da
Leitura Bíblica em Classe – Neemias 9.
Fontes:
Neemias – R.N.Champlin;
Neo Vulgata Latina
Arrependimento é Deixar o Pecado por
Dwight Lyman Moody
Vulgata latina
A ALIANÇA DO SENHOR COM SALOMÃO -
Pr Lourenço Ledo
Recanto das Letras
O Galileo
Outras fontes citadas diretamente
no texto.
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