sábado, janeiro 28

As Bênçãos de Israel e o que Cabe à Igreja. Lição 05 - CPAD - 29-01-2012 - ATUALIZAÇÃO


As Bênçãos de Israel e o que Cabe à Igreja.
Lição 05-CPAD                                                   Subsídio autor:Osvarela 
*INSERÇÕES POSTERIORES A PRIMEIRA PUBLICAÇÃO
Texto Áureo.
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Ef.1.3,4
Leitura Bíblica Em Classe.
Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. Gl. 3.2-9 – 
Texto apoio:
Gl.3. 16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa. Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
Quando lemos as páginas das sagradas escrituras, no Antigo Testamento somos levados a vários cenários de promessas de prosperidade e promessas divinas.
Temos para muitas delas interpretações, que muitos de nós tomamos como para nós.
É usual aos neopentecostais, se utilizarem destas Promessas de prosperidade para suas campanhas e incentivo aos seus adeptos.
Como também, há os que como ‘marciões’ dos tempos modernos, desprezam o Deus da Promessa Veterotestamentaria, como um passado distante e improvável para nossos dias.
Assim é que muitos se sentem, sem certeza sobre a validade destes textos.
É preciso destacar, à luz da teologia ortodoxa, que a Palavra de Deus tem validade eterna, isto é, jamais perde seu valor.
Outrossim, além da questão da validade eterna há questão da progressividade da Palavra, em resumo a Revelação Progressiva é uma das qualidades da mesma.
Conforme a época e momento que o povo considerado de Deus, vai recebendo a revelação dos textos canônicos.
E também conforme o Mundo vai mutando em suas épocas, desde as épocas mais primitivas, até a atual era da progressividade, se vai revelando muitas coisas, dentro da palavra.
Dentro deste raciocínio teológico, e outras bases é que focamos este subsídio.
Desvios.
Muitos se fazem judeus com base no uso da validade eterna, sem entender o conceito e sofrem sob um jugo desnecessário. "Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento." Romanos 11 : 29.
Dificuldades Mudam o Processo Relacional:
Há dificuldades na exegese do texto, em relação as promessas de Deus ao povo hebreu;
Há dificuldades de identificar o objetivo de Deus para com a sua relação com o povo hebreu;
Há dificuldade em entender a relação da Revelação, que começou com o hebreu/judeu.
QUAL é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas. Rm. 3.1,2.
Há dificuldade em entender o Pacto Sinaítico;
Há dificuldade de entender a relação de Deus com Abrão;
*7  Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
Há dificuldade de entender o Pacto de Deus com Abraão.
*Gênesis 15:13-18. Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos.Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;
Dificuldade em entender o que cabe a Igreja por parte das Promessas abraâmicas.
Há dificuldade de entender o relacionamento de Deus com o homem justo;
"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio," Efésios 2 : 14.
Há dificuldade de entender o processo da quebra da parede de separação;
Há dificuldade de entender a ação Crística na relação Deus x Homem.
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Ef.1.3,4
"Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus." João 4 : 22
Jesus e o novo relacionamento com uma nova Congregação, diferente da Congregação de Israel, e espiritual, no kairós: A Igreja.
PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.  Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Rm. 8.1. 2
Destas dificuldades advêm todas as outras.
Graça e Lei.
Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. Rm.11.5-7.
Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Logo tornou-se-me o bom em morte? . Rm. 7.6;12-13.
O Apóstolo Paulo é mui feliz ao escrever sob a direção do Pneuma divino sobre a relação de Israel com Deus.
Ler Romanos capítulo 5 a 10.ss
A alegoria utilizada por ele, na sua Epístola aos Gálatas [ sobre Sara e Agar é simplesmente, para mim, um dos mais lindos explicativos sobre a diferença entre a Igreja e Israel.
A posição do mesmo apóstolo sobre Abraão pode ser utilizada para dirimir dúvidas sobre a ação da Graça.
Ora, a Graça sempre esteve presente no Mundo e no aeon.
Deus por sua infinita graça atuou para constituição do Universo, dos seus exércitos nos Céus, na Terra e mares e Cosmos.
Neste macro de visão podemos entender a posição de Deus em relação as suas promessas.
Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. Rm.9. 2-5 
Discurso:
Com esta breve introdução, que seria muito delongada, já podemos entender que há diferenciação de:
- promessas específicas para os hebreus;
- promessas específicas para a Igreja;
- promessas e bênçãos que podemos desfrutar em igualdade de direito com Israel, embora primariamente possam ter sido pronunciadas ao povo de Israel.
-promessas aos que são da Fé, como Abraão – Pai da Fé!
Gl.3. 26-29.  Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
Abraão é o centro tipológico para o entendimento destas bênçãos, como é o centro de onde advêm, as bênçãos, que podemos desfrutar como O Pai de todos que Têm Fé.
*Dividindo e entendendo as Promessas Abraãmicas:
Israel
*Neste macro de visão podemos entender a posição de Deus em relação as suas Promessas.
Primeiro:
Adoção pela fé salvífica, em Seu Filho Jesus Cristo:
Esta é base das relações promessiais, que caberão sempre a Igreja e elas são advindas da mesma modalidade de Fé, da qual a maior expressão é o Pi Abraão,Pai das Nações e do qual provém pela Fé absoluta e pleromática, as bênçãos da Igreja.
*O maior exemplo está no texto em Gênesis:
* Gênesis 22:1-13.E ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. Rm.9. 2-5 

Compreendendo a misericórdia de Deus para conosco e sua Justiça para com Israel:
Rm. 11.19-24;25-29. Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.  Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.  E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados. Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Um trecho com ‘ironia’, do estilo Paulino:
Este texto é esclarecedor, nos remontando a Abraão como o Pai da Fé, nosso pai espiritual, na federação dos homens, entre eles, especialmente dos que têm Fé, modelada no modelo anterior, a Lei, nó os seus filhos espirituais.
Rm. 11.14-16. Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada. Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.  Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,
Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
Os da circuncisão detêm suas promessas, porém adiadas, e só destinadas, em sua totalidade, para os remanescentes.
Contudo as promessas de mantê-lo como Nação está de pé.
A Aliança da Possessão e prosperidade de Deus com Israel:
É necessário, que como povo eleito Israel tem direitos inalienáveis, os quais Deus jamais abriu mão.
Mesmo, no estado de dureza, da atual Nação de Israel, eles têm a garantia de:
Terra da Promessa, com sua;[ uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;]
A extensão e território são de sua herança abraâmica;
As diásporas hebraicas é fruto da soberania de Deus em moldar um povo, para transformá-lo em uma Nação;
*A importância da Circuncisão, na carne - um sinal aos hebreus da manteça do Pacto:
A benção patriarcal é moldada na circuncisão, este é um ponto vital para separar as bênçãos e identificar os que cabe a Israel e o que cabe a Igreja [Que todo o homem entre vós será circuncidado.E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança];
Este é o ponto de inflexão mutativa para identificação de Israel como Povo eleito!
Gênesis 15:13-18.Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;
Deus garante a promessa para a descendência dos lombos de Abraão, considere aqui, o que a Bíblia garante como uma só carne no sentido da fé, da existência da união conjugal, lembrando que a cohabitação com Agar era permitida, mas como Abraão estava sob a Graça, como nós, Deus o submete ao direito de abençoar, a seu filho legítimo, como descendência direta e possessora de tudo que vem da Fé de Abraão, no tocante a isto:
Gênesis 17:9-19. Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.
Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.
*E todos os Povos, Nações e Famílias
A nossa inserção nas Promessas.
*Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza
 Precisamos aprender que a nossa inserção nas promessas se deram de forma espiritual.
*Desta forma, todas as bênçãos que nos cabem, se iniciaram pelo processo do enxerto, do zambujeiro desterrado em terra seca, na Vide Verdadeira, de onde, diz o Apóstolo Paulo foram retirados os ramos legítimos [Israel], sendo portanto a Oliveira verdadeira – Cristo – só alcançamos as bênçãos que nos cabem pelo processo soteriológico.
Rm. 11.19-24;25-29. Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.  Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.  E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.  
*Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados. Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
*A Herança:
Efésios 1.
O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida...
Quem herda as coisas espirituais só pode esperar coisas boas.
Efésios 1:3-5. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Mas, nós esperávamos a morte, porém em Cristo somos detentores de toda sorte de bênçãos.
*Não descartamos a pobreza, mas temos em meio à pobreza, a visão de que a nossa herança não é simplesmente terrena, mas é advinda da herança espiritual - vide lições anteriores.
Rm. 11.14-16. Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.  Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.  Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,
Rm. 11.9-13. Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão. Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão. E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada; E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão. Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
CONCLUSÃO:
EM Cristo temos todas as bênçãos que Deus destinou a Israel, aquelas que nos alcançam através do processo de salvação pela Graça:
Efésios 1:3-14. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
Filipenses 4:12. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
O ideal da benção, no conceito desta Lição sobre a Prosperidade é reconhecermos, que em Cristo as bênçãos nos alcançam, através de uma vida espiritual vivida nos ensinamentos de Jesus O Cristo, Nosso Eterno Salvador.
Bênçãos Gerais:
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
A Benção da salvação, tal qual anunciada num protoevangelho, posterior ao divino protevangelho em Gn.3.15.
Benção da Família –
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Um comentário:

Salviano Adão disse...

MUITO BOM!LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A Bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger