sexta-feira, janeiro 27

TRAGÉDIA DO RIO DE JANEIRO - COLAPSO OU QUEDA PROVOCADA?

Três prédios caíram na cidade do Rio de janeiro.

O antes e depois dos desabamentos no Centro do Rio

Dois prédios e um sobrado desabaram por volta de 20h30 da quarta-feira (25) na região da Avenida Treze de Maio, no Centro do Rio de Janeiro
A queda provocada pelo colapso do prédio maior, com 19 andares, acabou pelo efeito do acúmulo da ‘implosão estrutural’, por causas ainda a ser analisadas, atingindo mais dois prédios menores, que estavam ao lado.
Tudo isto, bem no Centro do Rio de Janeiro, no centro cultural da Cidade brasileira que atrai mais turistas de todo o Mundo.
Dois prédios e um sobrado caíram na noite de quarta-feira.
Até agora cinco corpos já foram encontrados nos escombros.
Oremos pelas vítimas que são muitas.
O número de mortos acima, não chega a um décimo,senão mais, da expectativa dos que estavam no prédio na hora do desabamento, que ocorreu por volta das 20:30 hs desta quarta-feira.
Se fosse, no horário comercial a tragédia seria muito maior e muitas pessoas, mesmo na rua teriam sido atingidas pelos destroços.
ANTES E DEPOIS:
Compare!
Veja como ficou o espaço.
Muito embora, a estrutura desabou como numa implosão programada:as lajes dos andares superiores começaram a cair e se assentavam sobre as debaixo, sobrecarregando a estrutura, de cima para baixo, e pelo acúmulo de carga foram se empilhando.
A causa provável da queda dos outros prédios foi a expansão do volume dos destroços, que ficaram confinados e caíram sobre os menores.
Um dos prédios muito bem conservado, que aparece nas imagens, agüentou o esforço, à distancia, mas como técnico, pela aparente estrutura resistente e mais nova, do que o prédio que iniciou a tragédia.
Aquela região do Rio de Janeiro, que andei muito por ali, tem muitos prédios antigos, como o que ruiu, não sendo embora isto, a aparente causa do desabamento, mas alguma intervenção ou colapso de alguma parte da estrutura principal, que deve ter iniciado a queda.
Mortos.
Existe uma lista no Instituto Médico Legal com os nomes dos mortos, à qual a imprensa não tem acesso.
Relatos dos familiares de desaparecidos:
"Só falou 'Oi, amor'
Quem são essas pessoas que ficaram sob toneladas de escombros?
Onze dos desaparecidos fazem curso e trabalham numa empresa de informática, que ocupava seis andares do prédio mais alto.
Um grupo participava de um treinamento quando tudo veio abaixo. Kelly, 24 anos, é uma delas. “Nossa amiga há muito anos. Ela trabalha desde os 19 anos. A gente está com esperança de ela estar embaixo daqueles entulhos ali”, contou Carlos Dutra, bancário.
 CORRERIA DA POEIRA E DOS ESCOMBROS!
O alpinista Flávio Porrozzi, de 34 anos, vive uma história de amor com Tatiana há nove. Eles estão noivos. Ela conseguiu contato com ele três horas depois do desmoronamento, mas foram poucas palavras. "Só falou 'Oi, amor' pra namorada e nunca mais falou mais nada. O celular tá fora da área", disse Francisco Adir, amigo de Flávio.
Daniel Amaral, de 26 anos, casou há um mês. Com o coração apertado, a mãe dele fala com orgulho do filho recém-casado. "Filho maravilhoso, criei sempre com o maior amor, e ele retribuía também. Sei lá, não sei viver sem ele. Ele casou agora, há um mês, mas mesmo assim ligava pra mim, todo dia", lembrou Sueli Amaral, na esperança de localizar o filho.
Ewerton Assunção Ferreira saiu do escritório de contabilidade poucas horas antes do colapso. O pai contabilista, ficou. "Trabalho no prédio e meu pai tá no prédio. O celular tá desligado. Ele só sai às 21h. Na hora que o prédio desabou ele ainda tava lá dentro. Tem muita gente aí dentro", acredita o jovem.
Uma tristeza difícil de conter.
As famílias se concentraram no prédio da Câmara de Vereadores e receberam apoio psicológico para suportar a dor. Da sacada, a poucos metros do local da tragédia, olhares distantes, em direção ao lugar que esconde alguém querido.
Num abraço, o encontro de quem compartilhava o mesmo sofrimento.
Na medida em que as horas foram passando, os desaparecidos foram ganhando nomes e rostos. No relato de parentes e amigos, a história de vida destas vítimas. 

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger