sábado, novembro 17

MIQUÉIAS - A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA - LIÇÃO Nº 07 – CPAD - NOVO GRÁFICO - 18/11/2012

Miquéias - A Importância Da Obediência
LIÇÃO Nº 07 - DATA: 18/11/2012
AUTOR - Osvarela
TEXTO ÁUREO – I Sm 15.22
;“[…] Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor é do que o gordura de carneiros”.
O VALOR HISTÓRICO-PROFÉTICO DE MIQUÉIAS:
Transcrição
Em Miquéias, porém, o lado positivo da mensagem, isto é, a promessa de um futuro melhor, ocupa um lugar relativamente mais amplo. Notável é também que entre as culpas exprobradas por Miquéias aos hebreus de seu tempo, têm grande prevalência as faltas de justiça e de humanitarismo para com o próximo, os crimes contra a boa ordem social. Redunda em honra singular para o profeta e o seu livro o fato de que duas das suas mais insignes predições sejam expressamente citadas à letra, quer pelo Antigo Testamento (3:12: em Jer. 26, como já foi dito), quer pelo Novo (5:1: em Mt. 2:5-6; cf. Jo. 7:42), e que o próprio Jesus, na instrução aos seus apóstolos, expressou um ponto do seu programa (Mt. 10:35-36) com as palavras de Miquéias (7:6).Missionary Leaflet # P34 - Editor: Bishop Alexander
VERDADE PRÁTICA
A mensagem de Miqueias leva-nos a pensar seriamente acerca do tipo de cristianismo que estamos vivendo.;
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE;
1-Miqueias 1.1-5; 6.6-8.
1.a-Miquéias 1:1-5
PALAVRA do SENHOR, que veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, a qual ele viu sobre Samaria e Jerusalém.Ouvi, todos os povos, presta atenção, ó terra, e tudo o que nela há; e seja o Senhor DEUS testemunha contra vós, o Senhor, desde o seu santo templo.Porque eis que o SENHOR está para sair do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra.E os montes debaixo dele se derreterão, e os vales se fenderão, como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam num abismo.Tudo isto por causa da transgressão de Jacó, e dos pecados da casa de Israel. Qual é a transgressão de Jacó? Não é Samaria? E quais os altos de Judá? Não é Jerusalém?
1.b-Miquéias 6.6-8.Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano?
Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma?Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?
A Verdadeira Obediência - Romanos 6:16-18. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
-Obedecer se dá ao: ouvir, e atender a uma ordem ou princípio ditado, por quem tem autoridade superior.
Obedecer está ligado a andar sobre regras, orientações ou palavras que nos podem fazer mudar de direção, para uma vida melhor, do que a que estamos vivendo.
A obediência (consentir, concordar) a ordens, que não nos levem a melhorar, seja na vida pessoal, familiar, ou espiritual, não passa de seguir, como escravo, ao erro e ao que nos levará fatalmente, a uma vida dolorosamente pífia, ao final da mesma. Mesmo que nós possamos, ao longo desta vida de servos, encontrar, ainda alguns instantes de alegria, ou aparente satisfação. O final sempre será de servos, ou escravos do erro.
Por isto é preciso entender, ou perceber, o que é Obedecer!Osvarela
שמע shamaǹ- Strong
1) ouvir(perceber pelo ouvido), escutar, obedecer (1a7b) atender solicitação)
1a) (Qal)
1a1) ouvir (perceber pelo ouvido)
1a9) obedecer, ser obediente
Deus através de Miquéias quer ser ouvido:
Strong - 1b) (Nifal)
1b1) ser ouvido (referindo-se a voz ou som)
1b3) ser considerado, ser obedecido
1d3) fazer proclamação, convocar
1d4) levar a ser ouvido n. m.
;שמע sh ̂ema ̀ (aramaico)
correspondente a 8085; DITAT - 3040; v.
1) ouvir
1a) (Peal) ouvir, ter um sentido de audição
1b) (Itpael) mostrar-se obediente
E isto como veremos ao longo deste subsídio serviu para que jeremias conclamasse ao povo, nos dias de Jeioaquim, filho de Josias, sobre esta;peculiaridade;de Javé, O Senhor: Jeremias 26:17-19. Também se levantaram alguns homens dentre os anciãos da terra, e falaram a toda a congregação do povo, dizendo: Miquéias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou a todo o povo de Judá, dizendo: Assim disse o SENHOR dos Exércitos: Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque. Mataram-no, porventura, Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá? Antes não temeu ao SENHOR, e não implorou o favor do SENHOR? E o SENHOR não se arrependeu do mal que falara contra eles? ;
INTRODUÇÃO:
Estes Livros Proféticos estudados, neste Trimestre nos mostra que há interesse de Deus em provocar a;Obediência, através dos seus Profetas.
-Assim, encontramos Jonas e os ninivitas;
-Joel e O Dia do Senhor;
-Amós e a prmessa de trazer o seu povo do cativeiro.
Isto é o que agrada ao Senhor:
OBEDECÊ-LO!
Miquéias 1:1-5. PALAVRA do SENHOR, que veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, a qual ele viu sobre Samaria e Jerusalém.
Ouvi, todos os povos, presta atenção, ó terra, e tudo o que nela há; e seja o Senhor DEUS testemunha contra vós, o Senhor, desde o seu santo templo.
1 Sm 15.22. “[…] Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor é do que o gordura de carneiros”. Veja etimologia, neste subsídio, para Obediência.
Atendendo A Obediência Nos Tornamos Aptos A Benignidade Divina E Da Sua Misericórdia.
A obediência cúltica, e espiritual é uma das grandes esperanças na escolha de Javé, para que o seu Nome fosse conhecido por outros Povos, através do seu Povo, num processo de escolha pela Graça.
Esta relação passou pelo prova do Pacto Abraãmico e foi eternamente estabelecida e por diversas vezes, foi lembrada em relações da casa de Abraão [com Isaque, com Jacó – veja Gn.49] e se consubstanciou na Casa de Judá [Davi].
Sendo a Igreja o Novo Israel – Rm. 11 e Ef. 2.11-19, podemos entender que a obediência pactual, religada, pelo Pacto do Calvário extensivo a todos os homens, nos permite entender que Obedecer será e continuará sendo sempre precioso aos olhos de Deus. Veja Gl. 3-16;29.
Paulo nos explica que o Povo de Deus foi quebrado da Oliveira e nós fomos enxertados, mas da mesma maneira se formos desobedientes, sofreremos a mesma punição pela falta da OBEDIÊNCIA.
Porém, como temos destacado a questão da Benignidade versus Obediência, como solução do Axioma da desobediência, vemos no texto abaixo como funcionará até a Iminência.
Romanos 11:1-32. DIGO, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; ... E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, ... Não te glories contra os ramos; ... Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado. E este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados, Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.
O texto áureo nos mostra que muitos, em nossos dias, pensam que poderão suplantar a falta de Obediência, com sacrifícios, ofertas, e outra qualquer forma de oferecimento e ‘adoração’ cúltica, corporal ou espiritual á Deus.
Mas, muitos tem se esquecido de que a falta de Obediência, à uma determinação divina, não pode ser suprida por outra coisa a não ser do Arrependimento!
Identificando a Lição:
-Miquéias, morastita
Miquéias (Mq)
Autor: Miquéias - “Quem, ó Deus, é semelhante a ti”
Data: Entre 704 e 696 Ac
Miquéias foi um Profeta Menor, que teve como Contemporâneo um Profetas maior:
-O Profeta Isaías
E um Profeta menor:
-O Profeta Oséias
Época em que viveu:
;foi contemporâneo de Isaías, no séc. VIII aC. Vide quadro abaixo.
-A situação era dramática para Judá;
-Os assírios haviam invadido sua região de origem;
Ambos concentraram seu ministério no Reino do Sul, Judá, incluindo Samaria (Israel) e “as nações” no objetivo das suas profecias.
Durante alguns anos, no começo da sua carreira, Miquéias foi, também, contemporâneo de Oséias, um profeta que morava no Reino do Norte.
Miquéias viveu numa cidade localizada a cerca de 32 km a sudoeste de Jerusalém e profetizou principalmente naquela região. Veja nota abaixo.
DESTAQUE:
O Nome de Miquéias pressupõe uma semelhança com o Senhor: Quem, ó Deus, é semelhante a ti”.
Miquéias utiliza-se da expressão vocalizada de seu nome para numa semelhança acróstica vocal, encerrar seu livro:
Miquéias 7:18. Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.
Deus é impar por suas qualidades e por ser Único.
A Obediência, em ouvir os seus ditos, lhe serve de alegre chama vinda do seu Povo, como cheiro suave, que lhe faz perdoar as mesmas iniquidades, que aponta, como fator de destruição.
-Que faz com que a rebeldia se faça esquecida;
-Que, confirmando a sua Palavra [pela qual se move], a Sua Ira não passa de um pequeno e curto período, diante de sua Eternidade, pelo prazer em ser Obedecido. Salmos 30:5. Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida...
A Sua Ira não é como a do homem, pela sua qualidade de Eterna Justiça, ela não pode durar para sempre;
- que tem prazer em ser benigno, com os que lhe obedecem, porque o Senhor é Bom, e um Deus Benigno - טוב towb
procedente de 2895; DITAT - 793a adj
1) bom, agradável, amável
1i) bom, generoso, benigno
;חסד checed – Heb.
- grego 964 βηθεσδα;
1) bondade, benignidade, fidelidade
Continuação do Período do Ministério de Miquéias:
Segundo Keil [Karl;Keil;(1807-1888) foi um exegeta protestante alemão (intérprete das Escrituras).] seu ministério durou de 60 a 65 anos.
Isso parece ser confirmado pelo próprio Texto Sagrado:
Palavra do SENHOR que foi dita a Oseias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel” (Os 1.1).
A soma dos anos desses quatro reis de Judá são 113 anos. Jeroboão II reinou 40 anos (2 Rs 14.23) entre 793-753.
Se Oseias começou seu ministério no final do reinado de Uzias e alcançou pelo menos os primeiros anos de Ezequias, fica claro que Oseias exerceu seu ministério por tempo prolongado.;Hengstenberg ("Christologic des Alten Testaments," i. 475) e Keil ("Lehrbuch der Historisch-Kritischen Einleitung in die Schriften des Alten Testaments," §§ 92, 93);
Isidoro Singer, M. Seligsohn, Solomon Schechter, Emil G. Hirsch Enciclopédia Judaica, publicada entre 1901-1906.
Keith Mathison é autor dos livros Dispensationalism: Rightly Dividing the People of God?; Postmillennialism: An Eschatology of Hope e The Shape of Sola Scriptura.
Every Thought Captive, Volume 5, Issue 2.
Sobreposição de Ministérios Proféticos
Miquéias e seus contemporâneos.
1 - PALAVRA do SENHOR, que veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, a qual ele viu sobre Samaria e Jerusalém.
Ezequias heb. Fortalecido por;Deus. - o que tem a força de Deus
Ezequias, do hebraico חִזְקִיָּהוּ, significa, em português "Jeová Fortalece".
O Rei;Ezequias;foi o 13º;Rei de Judá.
Como Miquéias profetizou tempo durante o seu reinado, possivelmente, até o décimo quarto ano de Ezequias.
E também profetizado dezesseis anos durante o governo ao tempo de Jotão, como outros em Acaz, e em Ezequias, cerca de catorze, ao todo quarenta e seis anos.
Miquéias sobreviveu ao cativeiro de Israel, por dez anos, nos quais lamentou como havia predito.
Miquéias 1:10. Não o anuncieis em Gate, nem choreis muito; revolve-te no pó, na casa de Afra.
Miquéias era tão sincero e completamente comprometido, que ele até quis ir despojado e nu, como já acontecera com outros profetas [viver e tipologiar a profecia verbal] pra fazer com que sua mensagem fosse compreendida (Miquéias 1:8. Por isso lamentarei, e gemerei, andarei despojado e nu; farei lamentação como de chacais, e pranto como de avestruzes.).
Miquéias - Um Profeta Verdadeiro.
Além do seu Tempo.
Queremos com esta inserção destacar, destarte a canonicidade do Texto de Miquéias, que a sua palavra profética transpassou sua época [no conceito da contemporaneidade; e no sentido teológico: para quem falou o profeta, ou seja, aos destinatários da sua mensagem]:
A Profecia de Miquéias produziu um impacto que se estendeu muito além do seu ministério local e atual.
Um século depois, sua profecia foi lembrada e citada (Jeremias 26:17-19. Também se levantaram alguns homens dentre os anciãos da terra, e falaram a toda a congregação do povo, dizendo: “Miquéias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou a todo o povo de Judá, dizendo: Assim disse o SENHOR dos Exércitos: Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque. Mataram-no, porventura, Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá? Antes não temeu ao SENHOR, e não implorou o favor do SENHOR? E o SENHOR não se arrependeu do mal que falara contra eles? Nós, fazemos um grande mal contra as nossas almas.”), e acontecimentos ocorridos sete séculos mais tarde atestam a autenticidade da profecia de Miquéias (Mt 2.1-6; Jo 7.41-43).
Período, Reis e Reinos:
Data

Miquéias profetizou, de acordo com sua própria declaração (1.1), durante os reinados dos reis do Sul, Jotão (740-731 aC), Acaz (731-716 aC), e Ezequias (716-686 aC). Visto que ele morreu durante a administração de Ezequias e antes da era que coincide em parte com Manassés (696-642 aC), uma data entre 704 e 696 aC parece ser provável.

- Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.
- Samaria - I Reis 16:24. E de Semer comprou o monte de Samaria por dois talentos de prata, e edificou nele; e chamou a cidade que edificou Samaria, do nome de Semer, dono do monte.
-Jerusalém
UMA DEMANDA SEM RESOLUÇÃO.
Miquéias 6:2. Ouvi, montes, a demanda do SENHOR, e vós, fortes fundamentos da terra; porque o SENHOR tem uma demanda com o seu povo, e com Israel entrará em juízo.
QUEM É O CULPADO, POR ELA NÃO SE RESOLVER?
SÓ A OBEDIÊNCIA A RESOLVERÁ!
Vinde, e subamos ao monte do SENHOR, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas;”
HÁ PROMESSAS...
Miquéias 4:1:2. MAS nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e a ele afluirão os povos. E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR.
Já nos detivemos em lição passada em um local citado neste Livro Profético.
Aqui temos uma promessa de ajuntamento dos filhos de Abraão, os filhos biológicos, ou seja, a sua descendência.
GEOGRAFIA BÍBLICA
Pelos Caminhos Geográficos Citados Nas Profecias

Bozra – significado.

Aprisco.
A capital dos edomitas, os filhos de Esaú, netos de Isaque, bisnetos de Abrão.
l. A cidade real de Jobabe, rei de Edom (Gn 36.33 – 1 Cr 1.44), situada no território montanhoso, que fica perto da fronteira setentrional do país, a meio caminho entre Petra e o mar Morto. Era terra afamada pelos seus carneiros, e foi assunto para proféticas denunciações (is 34.6 – 63.1 – Jr 49.13,22 – Am 1.12 – Mq 2.12.).
O lugar que representa a antiga cidade de Bozra chama-se hoje El-Buseira ao sueste do mar Morto. Carneiros e bodes, que isaías menciona, ainda se encontram na vizinhança daquela povoação.
2. Cidade de Moabe, nas colinas arenosas a leste do mar Morto. Sofreu na geral desolação do país (Jr 48.24).
O rei Mesa declara na Pedra Moabita que ele a tinha reedificado. Veja no Anexo
Bozra, ou; Botsra,Botzrah,;Bozrah ;(em;hebraico:;בצרה) é uma antiga;cidade;bíblica;ao;sul;do atual;Jordão, hoje Bouseira entre;Tafilah;(Tophel) e;Shobak.
Bozra foi a capital da cidade de;Edom. De acordo com o;Velho Testamento, a cidade foi a terra natal do irmão gêmeo de;Jacó,;Esaú. Bozra significa "curral;de ovelhas" e foi uma cidade pastoral no sudeste do;Mar Morto;em Edom.
-A motivação religiosa, espiritual.
-A entrada de falsos adoradores.
Miquéias 1:5-6. Tudo isto por causa da transgressão de Jacó, e dos pecados da casa de Israel. Qual é a transgressão de Jacó? Não é Samaria? E quais os altos de Judá? Não é Jerusalém?
Por isso farei de Samaria um montão de pedras do campo, uma terra de plantar vinhas, e farei rolar as suas pedras no vale, e descobrirei os seus fundamentos.
Leia 2Reis 17 [e 1 Rs 22];para poder entender o mal da mistura, e como isto causou terrível prejuízo ao profetismo em Israel e como se formou o povo samaritano.
- Mistura.
A mistura que tem sido um motivo de ‘crescimento’ de algumas Igrejas será cobrada.
A mesma mistura tem procurado nas Igrejas, nas quais se tem procurado a Ortodoxia Doutrinária, sem radicalismos, ou exercícios sem lógica de Costumes e Hábitos, sem base bíblica.
Quando o povo de Deus se ajunta á aqueles que não estão mais, servindo, a Deus de maneira correta, ou de alguma maneira não dando ouvidos aos profetas de Deus, a mistura se torna um impedimento para que a Obediência seja esquecida entre a Igreja de nossos dias.
Talvez estejamos mais preocupados, com nosso próprio sacerdócio, ou levirato, do que com aquilo que Deus realmente deseja de nós:
Obedecê-lo! ;;
I Reis 22:10. E o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados cada um no seu trono, vestidos de trajes reais, na praça, à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam na sua presença.
A União de Edom e Israel [Samaria]:
II Rs. 17.13.ss E o SENHOR advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas.
Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no SENHOR seu Deus.
LITURGIA REINVENTADA:
I Samuel 15:3-28.Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes.. .E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente.;
Deus continua vendo desobediência, como Iniquidade no Ministério e no Governo do seu Povo: Ninguém se engane!
Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao SENHOR.
O Acobertamento Do Erro – A Desculpa
E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao SENHOR teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente.Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao SENHOR teu Deus em Gilgal.
Tenhamos conhecimento que a falta da Obediência nos pode levar a ser condenado, como o foi o Rei Saul, rasgado o nosso manto sacerdotal, dado pelo Senhor Jesus Cristo, com os Dons do Espírito Santo.
Então Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.
A Obediência na Igreja, na nossa vida espiritual, no Nosso Ministério, ser preservado diante e por Deus!
Não adianta o sucesso da empresa que nos lançamos, até mesmo sob a Ordem de Deus, mas o que valerá no final será o resultado servir a Deus, em Obediência.
O que passar disto haverá rejeição de tudo que tivermos feito por nossa conta e risco, com o pensamento, de agradar ao ‘Povo’, muitas vezes utilizado, como desculpa.
Obediência eliminada.
Lembro-me da inserção de objetos, dentro das liturgias e pedras de toque para o povo, que está, em muitos casos, pressionando a lideranças pressionadas por Resultados.
Assim, como a pressa de ver algo acontecer e não esperar a hora de Deus, com a chegada de Samuel levou a Saul a tentar agradar a Deus, com ofertas advindas do anátema.
Anátema – tudo que é consagrado a Deus, no sentido de que não se disponha para qualquer utilização; amaldiçoado; considerado imundo. Definição resumida de minha autoria, com base na teologia e seus dicionários.
II Reis 3:1-10. E JORÃO, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no décimo oitavo ano de Jeosafá, rei de Judá; e reinou doze anos.E fez o que era mau aos olhos do SENHOR; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a estátua de Baal, que seu pai fizera.Contudo aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fizera Israel pecar; não se apartou deles.[...] Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel.Por isso Jorão ao mesmo tempo saiu de Samaria, e fez revista de todo o Israel.E foi, e mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos.E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom.E partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército e nem para o gado que os seguia.Então disse o rei de Israel: Ah! o SENHOR chamou a estes três reis, para entregá-los nas mãos dos moabitas.
ANEXO
A Pedra Moabita (Estela de Mesa) é uma laje de pedra de mais ou menos um metro descoberta perto de Dibom, a leste do Mar Morto, que descreve o reinado de Mesa, rei de Moabe, em torno de 850 AC.;
De acordo com o livro de Gênesis, os moabitas eram vizinhos dos israelitas.;
A estela abrange vitórias pelos reis Onri e Acabe de Israel contra os moabitas, assim como futuras vitórias de Mesa, a favor de Moabe, contra os descendentes do rei Acabe.;
A menção deste elemento arqueológico, na realidade uma peça escrita da História Moabita, se dá pela inserção do Povo samaritano entre os de Israel.
Estela De Mesa - Moabita.

A PEDRA MOABITA E A RELIGIÃO DE MOABE; Elias Brasil Souza;

A antiga estela foi descrita na época como "o mais notável monólito que já se descobriu".
O rei Mesa, de Moabe, erigiu a Pedra Moabita em homenagem a seu deus, Quemós, com o fim comemorar a libertação de Mesa do domínio de Israel, que, segundo ele, durou 40 anos e foi permitido por Quemós, porque este estava "irado com sua terra".
Considera-se em geral que essa revolta de Moabe relaciona-se com os eventos registrados no terceiro capítulo de 2 Reis.
No monumento, Mesa jacta-se de ser muito religioso, de construir cidades e uma estrada, e de obter vitória sobre Israel. Nisso, ele dá todo crédito a seu deus, Quemós.
A derrota de Mesa e o sacrifício de seu próprio filho — relatados na Bíblia — são como seria de esperar, omitidos na inscrição que glorifica a ele mesmo.
Muitas localidades alistadas por Mesa quais lugares conquistados por ele são mencionadas na Bíblia, entre elas Medeba, Atarote, Nebo e Jaaz. Assim, a pedra apoia a exatidão dos relatos da Bíblia.
Notável, porém, é o uso que Mesa faz do tetragrama, YHWH, o nome do Deus de Israel, na 18.° a linha do documento.
Ali, Mesa se jacta: "Tomei dali [de Nebo] os [vasos] de Yahweh, arrastando-os perante Quemós."
Além da Bíblia, este é, provavelmente, o mais antigo registro do uso do nome divino.
Em 1873, a Pedra Moabita foi restaurada, com acréscimos de moldes de gesso do texto que faltava, e posta em exibição no museu do Louvre, em Paris, onde permanece. Pode-se ver uma reprodução da Pedra Moabita no Museu Britânico, em Londres.
FONTES:
Missionary Leaflet # P34 - Holy Protection Russian Orthodox Church - 2049 Argyle Ave. Los Angeles, California 90068 - Editor: Bishop Alexander (Mileant)

Além das citadas diretamente no corpo do texto;Apontamentos do autor
TBAT – Mackenzie – Andrew Jumper;
Bíblia Pentecostal;
Bíblia Plenitude;
Wikipédia – inclusive algumas imagens;
Keith Mathison é autor dos livros Dispensationalism: Rightly Dividing the People of God?; Postmillennialism: An Eschatology of Hope e The Shape of Sola Scriptura. Fonte: Every Thought Captive, Volume 5, Issue 2.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger