quinta-feira, janeiro 31

Um Homem de Deus em Depressão - Lição 05 – CPAD Jan – 2013


Um Homem de Deus em Depressão
                                                                                 Autor: Pr. Osvarela
Lição 05 – CPAD Jan – 2013
Em Edição
Texto Áureo: II Co. 4.8,9.
8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
9 Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
- Leitura Bíblica: I Rs. 19.2-8.
2  Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
4  Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
5  E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
6  E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
8  Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
Etimologia.
Páthos em grego, significa "tudo aquilo que afeta o corpo ou a alma" e tanto quer dizer dor, sofrimento, doença, como o estado da alma diante de circunstâncias exteriores capazes de produzir emoções agradáveis ou desagradáveis, paixões. Assim, ‘apatheia’ tanto pode significar ausência de doença, de lesão orgânica, como ausência de paixão, de emoções.
Galeno, no século II d.C., empregou o termo 'apatheia' no sentido somático, referindo-se à ausência de lesão em uma parte do intestino.[3]
O termo apatheia foi usado por Aristóteles (384-322 a.C.) no sentido de impassibilidade, insensibilidade;
Também foi, a seguir, incorporado pela escola filosófica fundada por Zenon (335-263 a.C.), denominada estoicismo, para expressar um estado de espírito ideal a ser alcançado pelo homem durante a sua existência.
Humor
subst. m. 1. acto de rir ou de fazer rir: ter sentido de humor; um filme com muito humor; 2. estado de uma pessoa num determinado momento: estar de bom /mau humor
O significado existencial do humor chamou a atenção de Martin Heidegger: “Que os humores podem mudar ou dissipar-se, significa somente que o existir dá-se sempre num estado emotivo”.
Para ele, o humor fundamental é o tédio, “o peso do ser”.
É aquilo que manifesta “como alguém é e se torna” (Sein und Zeit, § 29)
COM A PALAVRA humor, entendida como estado de espírito, em uso há poucos séculos, associamos diferentes concepções, geralmente ambíguas.
Como é a atitude humana que chamamos humor?
Como se comporta, em geral, aquele que assume essa atitude?
 O que produza atitude de humor?
Tem ela raízes nas camadas mais profundas da existência?
Conceito genérico
A palavra humor deriva do latim humor, que significa líquido.
Na Fisiologia, equivale à substância orgânica líquida ou semilíquida.
Na linguagem corrente, usamos o termo para indicar uma disposição do espírito:
“Dependendo de seu humor, irá ou não conosco”.
Como a expressão humor negro, designa-se o humor que choca pelo emprego de elementos mórbidos e/ou macabros em situações cômicas.
O humor já foi estudado e discutido por estetas, Filósofos e críticos literários.
No mundo de língua inglesa, a palavra humor, no sentido de disposição de espírito, é encontrada a partir de 1565.
A seu respeito foram formuladas muitas teorias, por vezes até contraditórias.
No Dicionário de Medicina e Ciências Afins, de Littré e Robin, de 1873, encontra-se a seguinte definição de apatia: "Estado de entorpecimento das faculdades morais, no qual a pessoa se comporta como insensível à dor e ao prazer e experimenta uma espécie de preguiça para movimentar-se."
Parece óbvio que o significado atual de apatia no vocabulário médico provém do conceito filosófico estoicista da palavra, em que páthos expressa um estado psíquico caracterizado por uma atitude de indiferença diante dos estímulos, e não da versão organicista, tal como a empregou Galeno. Só assim podemos compreender a aparente impropriedade semântica da palavra na terminologia médica.
O Humor no Cristianismo e Na Bíblia.
Como forma de sentimento ou ‘estado emotivo’, em relação ao que acontece no entorno da vida do crente, do fiel, do Profeta, do Sacerdote.
Ao cristão é dado ouvir a palavra de Deus. Profundas inquietações acompanharão sua vida, mas descansará quando repousar em Deus.
Nos desertos da vida e nas celas dos eremitas, tal qual Elias, não se procura a apátheia, mas a conversão.
Só se tenta evitar o mundo enquanto desviar da meta de conduzi-lo a Deus.
No cristianismo há um “apesar de”que se expressa no humor. O Apóstolo São Paulo diz de si mesmo: “Como desconhecidos e, não obstante, conhecidos; como moribundo se, não obstante, eis que vivemos; como punidos e, não obstante, livres da morte;como tristes e, não obstante, sempre alegres; como indigentes e, não obstante,enriquecendo a muitos; como nada tendo,embora tudo possuamos(2Cor 6, 9-10). Urbano Zilles -Revista Famecos – Porto Alegre – 2003 – O Significado do Humor.
Reflexão.
Quando a prostração se abate em forma de depressão, parece que nada poderá espantá-la de nós ou em nós, mesmo a mais excelente mensagem! Osvarela.
Ao ler o título da Lição pareceu-me importante informar-me e ao leitor sobre a questão, da personalidade, comportamental [modos de comportamento - modus legant] e temperamento [humor], que já havia escrito sobre os personagens desta fase das Lições.
Analisando os Personagens
Temos alguns personagens:
-Deus
-O Profeta Elias
-O Rei Acabe
-A Rainha Jezabel
-Obadias o mordomo do rei
Os personagens principais e humanos.
É claro que podemos interpretar a pessoa de Deus à Luz da Revelação das Escrituras.
Mas, como seria um Tratado mais prolongado, nos atemos a algumas linhas dos personagens humanos, inserindo o perfil humano comportamental dos humanos, com suas características.
O que me chamou a atenção no inicio deste Trimestre, foi a característica depressiva, ou como se diz em nossos dias, quase bipolar de dois conflitantes:
Elias e Acabe.
Eles demonstram características idênticas de comportamento.
Mostram-se frustrados a cada aparente afronta.
A cada ação aparentemente sem êxito.
A cada ameaça de um contra o outro.
I Reis 18:27. E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.
Ao mesmo tempo Elias é satírico e histriônico, durante o Confronto espiritual quando aparentemente sabedor da Presença de Yahweh ao seu lado, ele se torna um desafiador implacável, mas à primeira notícia, que Jezabel ficou enfurecida com a vitória sobre seus profetas, ele se encolhe em sua concha e vai choramingar com Deus, amuado e num misto de tristonho e medroso.
Apresenta as características do depressivo ao se por, a dormir, nada o tira deste sono, que é uma forma de refúgio para quem está em depressão:
Muito sono, uma fuga da realidade.
I Reis 21:4-16. Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão. Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto.
E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela.
Da mesma forma que Acabe ao perder a disputa da Vinha de Nabote se põe em seu quarto, como a dizer:
“...eu não quero ver ninguém, não consegui o meu intento,embora seja o rei...”
Elias poderia externar [uma inferência deste escritor] “eu matei os profetas de Baal e Aserah e mesmo assim, parece que eu não consigo me livrar destas perseguições, ‘Deus me esqueceu, vou deixar tudo e viver na caverna...”.
DEPENDENTES.
Acabe de Jezabel
I Reis 19:1. E ACABE fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
QUEIXOSOS.
Elias queixava-se para Deus, mas a forma é que me chama a atenção!
I Reis 19:2-10. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. Ele, [...] e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. [...] e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, [...] e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.
Síndrome do Depressivo...só eu...
Eu
Apenas
Deita-se
Fuga da situação
Não resolvem o problema
Escondem-se
Temperamentos e Os Personagens.
O que é Temperamento?
Basicamente o temperamento é um Sistema de comportamento afetivo e emocional, mais ou menos estável.
É o temperamento o culpado por muitas vezes os relacionamentos não darem certo.
Muitos o culpam quando um casamento  ou namoro esta chegando ao fim.
Para quem não sabe ou nunca ouviu falar, uma pessoa temperamental é aquela que tem um temperamento complicado, ou seja, um mau temperamento. Temperamentos são como mudanças de humor. O significado disso em si é a temperança que significa de um modo geral a medida certa do temperamento. O temperamento é uma mistura que envolve quatro elementos, mais especificamente são quatro humores que nosso corpo carrega pra lá e pra cá. Como ninguém é perfeito, cada pessoa tem mais de um humor do que outro.
Você sabe quais são os tipos de humor?
São eles os sanguíneos, fleumáticos, coléricos e melancólicos.
Não adianta usar máscara: Uma Hora ela vai cair.
Personalidade significa máscara, e que durante a nossa vida usamos diversas máscaras. O temperamento é o que nós somos e fazemos. Descobrir o temperamento da pessoa basta você analisar ela e seus movimentos, através deles é possível descobrir o temperamento de cada pessoa. As pessoas às vezes dizem por aí que o temperamento é o estado da pessoa. Muitos dizem às vezes que ‘’ fulana” tem o temperamento difícil de conviver. E outras acabam dizendo que algumas pessoas são de lua. Quando as pessoas dizem de lua, elas querem dizer que a pessoa é composta por fases, vai ter dias que ela vai estar amável, outro dia ela vai estar nervosa e mal humorada, um dia vai estar calma e outro dia vai até estar com o temperamento oscilando. É difícil manter uma relação estável com pessoa de temperamento difícil, pois tem que haver muita paciência e calma para lidar com as pessoas que possuem esse estilo de personalidade.
A palavra Também quer dizer equilíbrio.
Para os psicólogos o temperamento possui diversos significados ligados à personalidade de cada ser humano.
PERSONALIDADES – CARÁTER E TEMPERAMENTO
CONHECENDO AS PERSONALIDADES.
Temperamento
Há cerca de 2500 anos, Hipócrates, considerado o pai da Medicina, classificou o temperamento da espécie humana em quatro tipos básicos:
A palavra temperamento tem sua origem do latim (temperamentum = medida).
Representa a peculiaridade e intensidade individual dos afetos psíquicos e da estrutura dominante de humor e motivação.
1-Sanguíneo, típico de pessoas de humor variado;
2-Melancólico, característico de pessoas tristes e sonhadoras;
3-Colérico, peculiar de pessoas cujo humor se caracteriza por um desejo forte e sentimentos impulsivos, com predominância da bile;
4-Fleumático, encontrado em pessoas lentas e apáticas, de sangue frio.
Ef.4.29. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.
Continua...

2 comentários:

Anônimo disse...

I am just writing to make you know

what a superb [url=http://www.cheaptomsshoescity.com]cheap toms online[/url]

experience my child

undergone going through your web site. She mastered several issues,[url=http://www.cheaptomsshoescity.com]cheap toms for sale[/url]

cheap toms for sale ,including what it's

like to have an incredible giving spirit to have the rest without problems fully grasp several



multifaceted issues. You really exceeded our expectations. I appreciate you for coming up with these informative, dependable, edifying as well as [url=http://www.cheaptomsshoescity.com]cheap toms outlet[/url]

Cheap Toms Shoes fun Cheap Toms Shoes

thoughts on that topic to Ethel.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger