terça-feira, janeiro 29

Depressão, Uma Doença da Alma?

Depressão, a Doença da Alma?
                                                                                                               - Pr. Osiel Varela
Publicado em 26 de Julho de 2008 as 08:05:59 PM Comente
A nossa 5ª Lição CPAD/2013 versa sobre Depressão que atinge o Homem de Deus, no caso Elias, neste Estudo publicado por nós em alguns sites, como editores mostramos a Luz das Escrituras o que é, e como age, esta famosa e temida síndrome deste século - A Depressão.
Poderá ajudá-los a entender melhor o assunto Tema.

Alguém chamou a depressão de “inferno particular”.
Verbetes:
*Erg – trabalho ;
Ergolatria – dedicação quase religiosa com trabalho – trabalhar compulsivamente - adoração ao trabalho.
Opróbrio – situação de vergonha - vergonha
Koinonia – comunhão plena
Eclesial – relativo a eklesia [congregação de pessoas com interesse comum ou reunião com objetivo], para nosso tempo; relativo a Igreja. Definição transliterada pelo editor. Refere-se à experiência e à vida da Igreja.
Hipocondria - é o medo persistente de se ter uma doença séria. Uma pessoa com este distúrbio tende a interpretar sensações normais, funções corporais e sintomas leves como um sinal de uma doença grave.
Textos Para Embasamento do Estudo:
Salmos 42.5: Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.
Salmos 42.1.SS: ASSIM como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.
Texto final:
Salmos 42.6.ss: Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte. Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim. Contudo o Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida. Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus? Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.
Texto Bíblico de Apoio:
Salmos 77 .1 .CLAMEI a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos. 2 No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. 3 Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Sela.) 4 Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar. 5 Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos. 6 De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou.7 Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? 8 Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração? 9 Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (ela.)10 E eu disse: Isto é enfermidade minha; mas eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo.
 “O deprimido é alguém que se torna abatido, triste, cheio de melancolia, desanimado porque do alto foi empurrado para baixo. Geralmente, as mulheres sofrem mais que os homens. Lembremos, no entanto, que a depressão de uma pessoa pode parecer totalmente diferente da de outra. Por isso, as reações variam: um pensa em morrer, outro quer viver outro acha que todos o estão traindo”. Pr. Walter Santos Baptista
I – Introdução:
Analisando o Texto Bíblico, encontrei, algumas porções relevantes e interessantes, seja na questão da Depressão em si, seja no efeito da depressão, e posteriormente na solução da situação.
Neste comentário, me veio à mente realizar uma homilia do conteúdo do Salmo do qual foi extraído o texto bíblico, mas, ao estudar o assunto verifiquei que poderíamos avançar além do Salmista.
Muitos personagens da Bíblia sofreram momentos de profunda depressão, até o próprio Jesus sofreu no Getsêmani um momento de depressão que o fez suar gotas de sangue.
Mateus 26.37,38: Jesus no Getsêmani - “Jesus levou Pedro e os dois filhos de Zebedeu, Tiago e João com Ele, e começou a sentir-se cheio de angústia e tristeza. Então disse-lhes: ‘Minha alma está cheia de pavor e tristeza, a ponto de morrer… fiquem aqui… fiquem acordados comigo’”.
Jesus em sua forma humana, precisava de ajuda, de presença de amigos, estava carente de ser confortado, pelos seus discípulos.
É assim que muitas vezes, nós somos surpreendidos e não entendemos que um irmão em Depressão quer e precisa que nós estejamos ao seu lado, até comentamos, uns para com os outros: “este irmão é um grude….”, mas, a sua alma necessita de nossa presença física para aliviar a depressão.
I Jo 2.9: Aquele que diz que está na luz, e odeia [aborrece] a seu irmão, até agora está em trevas.
Querer estar só, é um sintoma de depressão, mas, estar com amigos, é como um bálsamo que nos faz esquecer momentaneamente a depressão.
Eles falam e agem como Jesus: Mt.26.40:E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
O salmista por sua vez também sente a falta da multidão, e muitos amigos que o acompanhavam até ao Templo, onde certamente ele era querido por todos:
“Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava”.
O salmista diz isto, ao mesmo tempo em que está só ele reclama da ausência daqueles que iam com ele ao templo.
II - A Depressão segundo o salmista é algo que:
- Impede a pessoa de buscar socorro:
- Causa choro na solidão da noite:
Choro se acumulava em lágrimas, numa demonstração clara de que, no choro e lágrimas ele achava uma forma de desatar o nó preso em sua garganta pela muita depressão e isto parecia como uma válvula de alívio.
“Minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite”
- Faz o depressivo recusar ajuda:
“A minha alma recusava ser consolada”
Clique em Continuação e leia o restante do Estudo.

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical