quarta-feira, fevereiro 6

Elias - Um Homem de Deus em Depressão - Cont...

...Continuação...
                                                                                Autor: Pr. Osvarela
Lição 05 – CPAD Jan – 2013
Texto Áureo: II Co. 4.8,9.
8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
9 Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
- Leitura Bíblica: I Rs. 19.2-8.
2  Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
3  O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
4  Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
5  E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
6  E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
 E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
PERSONALIDADES – CARÁTER E TEMPERAMENTO


TEMPERAMENTOS.

Pessoas com o Temperamento SANGUÍNEO.
É sempre cordial, eufórico e vigoroso. Receptivo por natureza, toma suas decisões pelos sentimentos e não através dos pensamentos ponderados.
Pela natureza apaixonada e envolvida que possui, contagia um ambiente repleto de pessoas pela sua presença.
Pessoas com o Temperamento MELANCÓLICO.
A pessoa com esse temperamento dá muita importância para tudo que envolve a sua vida, descobre em tudo uma razão para a ansiedade e em qualquer coisa ou situação nota antes de tudo a dificuldade.
Pessoas com Temperamento COLÉRICO.
Normalmente pessoas com esse temperamento, têm a cabeça quente, nervoso, grosso, fica agitado e alterado com muita facilidade. Porém se acalma rápido.É ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se autosuficiente e muito independente.
Pessoas com o Temperamento FLEUMÁTICO.
Fleuma significa falta de emoção, o fleumático tem a grande tendência de não emocionar com facilidade, se move vagarosamente, mas retém o calor humano por mais tempo, é lento em quase tudo que faz, não ver dificuldades, é o mais calmo dos temperamentos.
Zimbro.
[Bot.] -Nome comum às plantas da família das Cupressáceas , que são árvores ou arbutos do hemisfério norte. São cultivadas como ornamentais, para extração da madeira e pelos frutos comestíveis, usados na produção de bebidas, perfumes e aromatizantes. Junípero. O fruto do zimbro é usado na produção de gim e de genebra.
Ficar debaixo do pé-de-zimbro.
É a posição na qual o Inimigo quer deter os profetas!
É o que o inimigo quer fazer nos prender e nos amarrar, nos deixar estáticos e espiritualmente mortos, sem ação, mantendo assim toda unção do Espírito represada e inativa.
Pode significar um estágio ou estado de prostração, medo, vergonha e desanimo, mas ainda tendo algo para se alimentar, e fermentar no seu estomago [as bagas do zimbro podem ter este efeito], de onde vem o sono que o Profeta Elias tanto sentiu, só o alimento do céu pode despertar e tirar o efeito do zimbro do corpo de Elias!
Entendendo a Escritura.
A leitura da Bíblia pode ser, em certos casos, executada e entendida, ao menos 3 níveis:
-textual,
-moral e
-espiritual.
Neste assunto estamos falando sobre as questões:
Textuais – o que ocorre na narrativa do texto;
Moral – na situação dos personagens, sob o ponto de vista comportamental e da personalidade.
Comportamentos indicam a questão da moral, no sentido de ter ‘forças’ mentais para cada situação.
Enfrentá-las de acordo com o ‘cingir’ dos lombos morais, ou seja mentes fortalecidas;
Espiritual – pode inferir:
-Fé – a crença perfeita em deus no sentido de que Ele será o autor das realizações, que nos são impedidas pelas circunstâncias, sejam elas, pessoais, da comunidade que nos cerca, da nação ou do impedimento pelo Reino do Mal, através de seus agentes: Jezabel e Acabe;
Em contraste com os agentes – gerentes – do Bem – Obadias; Micaías; Elias;
I Reis 18:2-4. E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria. E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao SENHOR, Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do SENHOR, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.
A Ação tríplice do Profeta [– Nabi ou Navi].
I Rs. 19.7  E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
8  Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
O Profeta fala em Nome de Deus e infere juízo nas ações dos agentes do Mal!
I Reis 18:15;18. E disse Elias: Vive o SENHOR dos Exércitos, perante cuja face estou, que deveras hoje me apresentarei a ele. Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR, e seguistes a Baalim.
-Adverte a Nação e a chama para reatar O Pacto Sinaítico;
I Reis 18:21. Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
-O Profeta lança o juízo sobre a Nação;
Ainda que seja depressivo, contudo ele continua sendo um profeta, há uma situação de desespero, mas o abatimento leva-o a posição na qual Deus pode falar com Ele a sós.
Será que estamos nesta posição?
Estamos na posição de ir ao monte para a sós falar com Deus, mesmo em meio a uma situação de agonia?
I Reis 19:3. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
Continua...

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical