quarta-feira, fevereiro 6

Elias - Um Homem de Deus em Depressão - Cont...

...Continuação...
                                                                                Autor: Pr. Osvarela
Lição 05 – CPAD Jan – 2013
Texto Áureo: II Co. 4.8,9.
8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
9 Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
- Leitura Bíblica: I Rs. 19.2-8.
2  Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
3  O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
4  Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
5  E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
6  E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
 E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
PERSONALIDADES – CARÁTER E TEMPERAMENTO


TEMPERAMENTOS.

Pessoas com o Temperamento SANGUÍNEO.
É sempre cordial, eufórico e vigoroso. Receptivo por natureza, toma suas decisões pelos sentimentos e não através dos pensamentos ponderados.
Pela natureza apaixonada e envolvida que possui, contagia um ambiente repleto de pessoas pela sua presença.
Pessoas com o Temperamento MELANCÓLICO.
A pessoa com esse temperamento dá muita importância para tudo que envolve a sua vida, descobre em tudo uma razão para a ansiedade e em qualquer coisa ou situação nota antes de tudo a dificuldade.
Pessoas com Temperamento COLÉRICO.
Normalmente pessoas com esse temperamento, têm a cabeça quente, nervoso, grosso, fica agitado e alterado com muita facilidade. Porém se acalma rápido.É ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se autosuficiente e muito independente.
Pessoas com o Temperamento FLEUMÁTICO.
Fleuma significa falta de emoção, o fleumático tem a grande tendência de não emocionar com facilidade, se move vagarosamente, mas retém o calor humano por mais tempo, é lento em quase tudo que faz, não ver dificuldades, é o mais calmo dos temperamentos.
Zimbro.
[Bot.] -Nome comum às plantas da família das Cupressáceas , que são árvores ou arbutos do hemisfério norte. São cultivadas como ornamentais, para extração da madeira e pelos frutos comestíveis, usados na produção de bebidas, perfumes e aromatizantes. Junípero. O fruto do zimbro é usado na produção de gim e de genebra.
Ficar debaixo do pé-de-zimbro.
É a posição na qual o Inimigo quer deter os profetas!
É o que o inimigo quer fazer nos prender e nos amarrar, nos deixar estáticos e espiritualmente mortos, sem ação, mantendo assim toda unção do Espírito represada e inativa.
Pode significar um estágio ou estado de prostração, medo, vergonha e desanimo, mas ainda tendo algo para se alimentar, e fermentar no seu estomago [as bagas do zimbro podem ter este efeito], de onde vem o sono que o Profeta Elias tanto sentiu, só o alimento do céu pode despertar e tirar o efeito do zimbro do corpo de Elias!
Entendendo a Escritura.
A leitura da Bíblia pode ser, em certos casos, executada e entendida, ao menos 3 níveis:
-textual,
-moral e
-espiritual.
Neste assunto estamos falando sobre as questões:
Textuais – o que ocorre na narrativa do texto;
Moral – na situação dos personagens, sob o ponto de vista comportamental e da personalidade.
Comportamentos indicam a questão da moral, no sentido de ter ‘forças’ mentais para cada situação.
Enfrentá-las de acordo com o ‘cingir’ dos lombos morais, ou seja mentes fortalecidas;
Espiritual – pode inferir:
-Fé – a crença perfeita em deus no sentido de que Ele será o autor das realizações, que nos são impedidas pelas circunstâncias, sejam elas, pessoais, da comunidade que nos cerca, da nação ou do impedimento pelo Reino do Mal, através de seus agentes: Jezabel e Acabe;
Em contraste com os agentes – gerentes – do Bem – Obadias; Micaías; Elias;
I Reis 18:2-4. E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria. E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao SENHOR, Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do SENHOR, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.
A Ação tríplice do Profeta [– Nabi ou Navi].
I Rs. 19.7  E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
8  Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
O Profeta fala em Nome de Deus e infere juízo nas ações dos agentes do Mal!
I Reis 18:15;18. E disse Elias: Vive o SENHOR dos Exércitos, perante cuja face estou, que deveras hoje me apresentarei a ele. Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR, e seguistes a Baalim.
-Adverte a Nação e a chama para reatar O Pacto Sinaítico;
I Reis 18:21. Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
-O Profeta lança o juízo sobre a Nação;
Ainda que seja depressivo, contudo ele continua sendo um profeta, há uma situação de desespero, mas o abatimento leva-o a posição na qual Deus pode falar com Ele a sós.
Será que estamos nesta posição?
Estamos na posição de ir ao monte para a sós falar com Deus, mesmo em meio a uma situação de agonia?
I Reis 19:3. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
Continua...

3 comentários:

Unknown disse...

Será que é possível?eu penso que sou a mistura de todos esses

Unknown disse...

Estudo Maravilhoso!
Gostaria de receber a continuação.

Unknown disse...

Podemos ter apenas um temperamento, não tem como mudar.Não escolhemos ter tal temperamento, mas podemos amadurecer ele, trabalhar ele em nós atraves de busca de autoconhecimento.

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger