O Legado de Elias
Masiah – “O Ungido”. Nas
escrituras neotestamentárias – Christos - “ O Cristo”
Leitura Bíblica em
Classe.
Lição de Número 8 -CPAD
1º Trimestre/2013
Subsídio escrito: Pr. Osvarela
Texto Áureo.
II Rs. 13. 11.E disse Jeosafá: Não há
aqui algum profeta do SENHOR, para que consultemos ao SENHOR por ele? Então
respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de
Elias.
Destaque - O legado [pessoa] é obrigado a agir em consonância com as intenções da autoridade que lhe confiou a missão e seu comportamento deve ser digno da mesma.
1-Etimologia.Destaque - O legado [pessoa] é obrigado a agir em consonância com as intenções da autoridade que lhe confiou a missão e seu comportamento deve ser digno da mesma.
Safate - julgou; - n. pr. m. Safate =
“julgado” ou “ele tem julgado”
Abel-Meolá - אבל מחולה -Prado
de dança ou prado dançante, local de nascimento e residência do profeta Eliseu,
próximo a Bete-Seã, na tribo de Issacar, próximo ao local onde o el-Maleh
emerge em direção ao vale do Jordão, "a rica pradaria que se extende por
quatro milhas ao sul de Bete-Seã; um local úmido e frondoso". Aqui, Elias
encontrou Eliseu com seu arado, quando aquele voltava de Horebe para o vale do
Jordão. O local é conhecido, atualmente, como 'Ain Helweh’.
- cidade situada no
Vale do Jordão, (Jz 7:22; 1Rs 4:12; 1Rs 19:16).
Situada a cerca de 14.5 km a
sul de Beth-Shan.
Ungir
alguém significava, separação. Realizada neste instante, daquele que estava recebendo a unção, alguém, a quem Deus escolhera, para estar a seu
serviço, o ungido passava [passa] imediatamente a estar, ao dispor da vontade de D'us;
Capacitação
do Espírito Santo àquele serviço.
Nas Escrituras Neotestamentárias:I Timóteo 4:14. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério;
Nas Escrituras Neotestamentárias:I Timóteo 4:14. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério;
Por
isto a ordem dada a Elias a realização da transferência.
19.
Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava
lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias
passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.
II Reis 2:13. Também levantou a capa
de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão.
Representada
pela capa, tanto na escolha cumprindo a ordem divina, bem como, na queda da
Capa no momento no qual Eliseu recebe a Capa descida do alto.
I Rs 19.15. E o SENHOR lhe disse:
Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a [...] também a Eliseu, filho de Safate de
Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
Era
a unção profética transferida a Eliseu.
Navi’– Alguém que fala de
forma autorizada!
חוי Chowzay - n
m. vidente - vidente - visão
חזה chazah - v. ver, perceber, olhar, observar, profetizar, providenciar; (Qal): ver,
observar; ver como um vidente em estado de êxtase
Legado -
Conceito - O legado é uma coisa certa e determinada destinada para alguém, que a partir desse momento é denominado legatário, em testamento ou codicilo. Não se confunde com a herança, que é a totalidade ou a parte ideal do patrimônio do “de cujus”.
Legado -
Conceito - O legado é uma coisa certa e determinada destinada para alguém, que a partir desse momento é denominado legatário, em testamento ou codicilo. Não se confunde com a herança, que é a totalidade ou a parte ideal do patrimônio do “de cujus”.
O
interessante nesta lição 08 é que o significado de Legado serve também de substantivo
de um cargo ou incumbência pessoal, recebida.
Eliseu
recebeu o legado de Elias, mas também era o verdadeiro legado, em um dos
sentidos da palavra.
Legado
- (latim legatum, -i, doação por testamento)
s.
m. 1. Aquilo que se deixa por testamento a quem não é herdeiro forçoso ou
principal.
2.
O que é transmitido a outrem que vem a seguir.
Legado
- (latim legatus, -i, enviado, embaixador)
s.
m. 1. Enviado ao serviço de um Estado. = EMBAIXADOR
Legar
- Conjugar
v.
tr.
1.
Deixar (em legado).
2.
Deixar por herança.
3.
Transmitir.
4.
[Na Diplomacia entre Estados Soberanos] Enviar como legado.
I Rs 19.16.Também a Jeú, filho de
Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá,
ungirás profeta em teu lugar.
17E
há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar
da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.
18Também
deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e
toda a boca que não o beijou.
19Partiu,
pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com
doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou
por ele, e lançou a sua capa sobre ele.
20Então
deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a
minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz
eu?
21Voltou,
pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos
bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a
Elias, e o servia.
Introdução:
Há
nas Escrituras histórias de pessoa, que receberam legado e não souberam usá-lo
e o legado dividiu-se ou perdeu-se, ou transferido à outro.
Roboão
recebeu um reino completo e aumentado, de seu pai Salomão, um Reino unido e na
primeira ação, o seu reino rachou-se em dois...
Receber
um legado espiritual naqueles dias do profetismo e reinado monocrático e
teocrático era para alguém da família, mas há inúmeros relatos, pelos quais os
legítimos herdeiros, ou dispensaram o que receberam, ou não estavam moralmente
capacitados, para tal!
Seja
por despreparo, quanto por desprezo a promessa e ao Santo.
Em nossos dias necessitamos de ter a visão do Altíssimo para saber identificar a quem o Legado deve ser entregue.
Tenho visto acerto, erros e importantes decisões, muitas vezes criticadas como hereditariedade, mas que se confirmaram esplendorosamente, entre nós, com a confirmação da chamada do escolhido e sucessor!
I Rs 19.15-16. E o SENHOR lhe disse:
Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a
Hazael rei sobre a Síria. Também
a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de
Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
Mas naqueles dias muitos Profetas e até sacerdotes e Reis se houveram complicados com os seus sucessores consanguíneos, como também em nossos dias!
Mas, nesta quadra Eliseu aparece como um sucessor sem consanguinidade biológica, ou DNA de Elias, mas como mais importante: Chamada!
-
Eli – Filhos rebeldes – filhos de Belial;
-
Salomão – Filhos rebeldes – Roboão;
-
Samuel – Filhos rebeldes - 1 Samuel 8. 1
E SUCEDEU que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes
sobre Israel.2 E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu
segundo, Abia; e foram juízes em Berseba.3 Porém seus filhos não andaram pelos
caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e
perverteram o direito.4 Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e
vieram a Samuel, a Ramá,5 E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos
não andam pelos teus caminhos;
O
primeiro legado entre os de Israel era o legado da benção espiritual, e este
também foi desprezado.
Necessitamos
entender, que o legado religioso era uma forma cultural e do culto no antigo
Oriente.
Como
citamos acima alguns exemplos.
Era
a necessidade do legado.
Pronuncia-se
majoritariamente entre os levitas, entre os sacerdócios.
O
legado era transmitido pela convivência pai-filho-divindade.
Isaque – Esaú.
Esaú
trocou-o por um prato de lentilhas.
Gen
25.21. E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era
estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. [...] 27
E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas
Jacó era homem simples, habitando em tendas.28 E amava Isaque a Esaú...29 E
Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado;30 E disse
Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou
cansado. Por isso se chamou Edom.31 Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua
primogenitura.32 E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me
servirá a primogenitura?33 Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu
a sua primogenitura a Jacó.34 E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e
ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua
primogenitura.
A
lição do legado deve ensinar que o legado não precisa, e nem sempre está em
consonância, bem como, em discordância, com o parentesco, mas de acordo com a
Chamada ou Promessa, a Visão e Perseverança, daquele que o busca, recebe e
persegue o dono do legado! Osvarela
3- A Constituição e
Contribuição do Profeta Elias no Reino de Yahvé foram notórias.
Deus
necessitava de alguém com disposição e lombos idênticos a Elias para continuar
a missão moralizadora e demonstrativa e proclamadora do Temor, justiça e juízo
em Israel.
Era
a missão do profetismo javista nos arraiais da nação, ou melhor, do povo de
Israel.
Apontar
o erro do povo e cumprindo a tríplice função do nabi, ou navi’.
-Pregar - – o que envolve despertar
o povo para que obedeça à sua palavra, por outro lado, predizer envolve
encorajar o crente com vistas das promessas de Deus. Era ser o porta-voz
autorizado por Deus.
Aquele
que recebia a Sua Mensagem e a Proclamava ao povo de forma oral, simbólica (visual-
veja Jeremias e Isaías) e também por Escrito (Jeremias está dentro das três modalidades).
Os
profetas utilizavam a forma verbal, ao anunciar e proclamar a Mensagem: “Assim
diz o Senhor!”
-Predizer
- Avisar - Atalaia
A
ação de Elias como navi’ foi
plenamente legitima e dentro da atividade contundente do verdadeiro Profeta
Nacional.
Profetizar
pra produzir temor – Aviso;
Ou seja:
Anunciar
os Oráculos divinos;
Proclamar
os juízos; Declarar os juízos vindouros; Mostrar que Deus zela pelo que diz e
ao culpado não tem por inocente;
Trazer
Ânimo para o cumprimento aos Escritos Divinos e Ditos de Yahvé.
Ânimo
para lembrar as promessas;
A
vida de Elias demonstra a forma de atuação em períodos da História no Oriente,
no qual os profetas eram homens de Deus, que viram sua mão operando no decurso
da história da nação e do mundo de então.
Elias
cumpria os requisitos do Profeta, nos deveres básicos.
Elias
cumpria esta função com extremado zelo e convicção, e necessitava que o seu Legado
estivesse sobre alguém escolhido e com chamada especial para continuar a
conclamação para que Israel retorne à vida da Aliança [Sinaítica – Ex.19], a qual estava abandonada pela maléfica atuação
e casamento de Acabe, pela sua esposa preferida e coroada rainha!
Elias
necessitava de um sucessor que pudesse exercer esta função.
4- A Ação do Profeta – Nacionalmente e Universalmente.
Usamos
o termo universal, com o pensamento voltado pra a questão da ação Universal da
Soberania divina.
Deuteronômio 7: 17."Se disseres no teu
coração: Estas nações são mais numerosas
do que eu; como as poderei lançar fora?"
O
momento de Elias e Eliseu necessitava de que o Legado profético nacional
prevalecesse sobre a maldição da adoração a ídolos-postes!
Isaías 40 : 15."Eis que as nações são consideradas por ele
como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as
ilhas como a uma coisa pequeníssima."22.
Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são
para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os
desenrola como tenda, para neles habitar;
23.O que reduz a nada os príncipes, e torna em
coisa vã os juízes da terra.
Porquanto,
quando estudamos o ambiente ou ambiência dos profetas verificamos que as Escrituras
veterotestamentárias mostram que a atuação dos profetas atingia:Nível Nacional
e Mundial, pois, a ação sobre e na vida do reino de Israel, como até hoje como
Nação, refletia no equilíbrio dos Reinos vizinhos e nos Impérios posteriores, á
época dos idos da Lição estudada.
O
profeta anunciava que era Deus quem levantava ou derrubava um reino, de acordo
com o propósito divino.
Embora
isto, ocorresse no cenário do AT sob a visão de Yahvé para o seu povo, e diante
do comportamento deste.
Vemos
ao longo das narrativas de forma clara os acontecimentos preconizados pela boca
do Vidente, e qual o seu objetivo.
Só
isto daria uma nova Lição.
Voltando
ao legado, vemos então que o legado de Elias era algo imensurável e imperdível
aos objetivos de Yahvé.
Obrigações
com a Aliança – condenação da prostituição cúltica e espiritual;
-voltar
para Deus
-chamado
a santidade pessoal e nacional;
-chamado
a koinonia – sem exploração dos pobres pelos ricos e pelo rei; estudado na
lição – A Vinha de Nabote.
O
Tema – O Dia do Senhor;
É
para nós uma visão escatológica. Mas nas páginas veterotestamentárias é uma
visão de juízo a ação dos Reis e do Povo!
Incluindo
o juízo imediato, sobre:
-
os descrentes;
-
a purificação do povo de Deus; aqui nos voltamos a vivenciar em nossos dias,
sob a ótica da profecia como citada etimologicamente pelo Apóstolo Pedro. -
-
a salvação do povo de Deus, tanto espiritual, quanto a salvação da desgraça
temporal para uma vida de conforto e paz.
O
“Masiah” – o Messias era também o alvo da profecia, quanto a visão de um
remidor e Resgatador do Povo de Deus.
Lembrando
que o Ministério Profético de Elias não encerrou esta vivencia e ambiência
idólatra entre os de Israel.
É
uma linha guia indicando a necessidade de alguém com Porção dobrada.
5 - Para Receber Legado e
Ser Reconhecido como O Real Donatário tem que Ser Servo de Profeta.
Pode ser humilhado.
Pode ser escarnecido.
Nos termos atuais seria chamado de
bajulador de profeta.
Nada porém o afetou!
I Rs.13.11.b. Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.
O Texto Bíblico deixa
bem claro a posição de servo e o texto abaixo a perseverança em servir, até ao fim:
Eliseu não teve por menosprezo o escárnio dos filhos do s profetas [hereditários - criam que sua porção por DNA estava garantida], mas foi humilhado sem perder o alvo e o objetivo.
Será que nós estamos na mesma posição?
Eu estou nesta posição de humildade?
II Reis 2:4-6. E Elias lhe disse:
Eliseu, fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive
o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó.Então
os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe
disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E
ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.SUCEDEU que, quando o SENHOR estava
para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu.E
disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém
Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim
foram a Betel.E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão.
Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim
ambos foram juntos.
Eliseu
foi servo de Elias.
Ele
servia a Elias.
Significa,
que Eliseu obedecia a Elias, ouvia a Elias, sabia das necessidades de Elias,
dos costumes de Elias; era íntimo de Elias;aprendia com Elias;
Não
se apartou de Elias [foi instado a para e não atravessar o Jordão, mas não
desistiu, porque queria ser o homem preparado para receber o legado], até
receber o legado.
Indica
que se alguém quer receber o Legado do Profeta da Nação tem que estar junto do
Elias e não afastado nem sem humildade perante o Elias, afim de ser alcançado
no momento certo de receber a capa de Elias.
Aliás,
a capa de Elias caída significa, que ela desceu para as mãos certas e
obedientes e foi utilizada como primeira aprovação do recebedor do Legado!
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