Eliseu e a Escola de Profetas
II- Historiando Os Profetas E Profecia.
Lição 12 CPAD – 24/03/2013
Editor – Pr.Osvarela
Texto
Áureo: II Tm. 2.1,2 . TU, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o
que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que
sejam idôneos para também ensinarem os outros.
Leitura
Bíblica: II Rs. 6.1-7
E
DISSERAM os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos
diante da tua face, nos é estreito.Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá,
cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele:
Ide.E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei.E foi com
eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira.E sucedeu que, derribando um
deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele
era emprestado.E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar,
cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro.E disse: Levanta-o. Então
ele estendeu a sua mão e o tomou.
Etimologia
Mutatis mutandis - é uma expressão latina que
significa mudando o que tem de ser mudado.
Símile - Comparação (ou Analogia) é uma figura de linguagem
semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos.
Isto é, "com as devidas modificações", (pop.) "com os devidos
descontos". É uma expressão extremamente útil nos textos argumentativos,
quando queremos ressaltar as semelhanças entre dois elementos sem deixar que as
diferenças tornem a analogia obscura, ou sejam, usadas por nosso interlocutor
para invalidar nosso raciocínio.
A
Escrituras neotestamentárias identificam o profeta como aquele, que fala, sob a
unção do Espírito Santo, sendo porém uma forma diferente do profeta clássico
das Escrituras veterotestametárias.
Ex. "Isto diz o Espírito Santo:Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios".
Ex. "Isto diz o Espírito Santo:Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios".
Na Hermenêutica - É uma comparação em que uma coisa lembra outra
explicitamente (usando como, assim como, tal qual, tal como).
Pedro
usou um símile quando escreveu: “... toda carne é como a erva...” (1 Pe. 1:24).
As palavras do Senhor em Lucas 10:3 são um símile: “... Eis que eu vos envio como
cordeiros para o meio dos lobos...”. Também existem símiles no Salmo 1: “Ele é
como árvore plantada junto a corrente de águas” (v. 3) e "são [...] como a
palha” (v.4).
A
dificuldade dos símiles é descobrir as semelhanças entre os dois elementos.
Em que
aspecto o homem é como a erva?
Em que
sentido os discípulos de Jesus eram como cordeiros?
De que
forma o cristão é como uma árvore e o ímpio como a palha?
Exórdio.
- O Conceito De Profeta Entre Os Pagãos.
Dt.8:14.Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os
adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa.
A Escola
de Profetas é um estabelecimento de origem do Oriente mais distante, lá na
Mesopotâmia, onde havia de há muito, profetas e profetas.
Dn.
4:7-6. Então entraram os
magos, os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores, e eu contei o sonho diante
deles; mas não me fizeram saber a sua interpretação. Mas por fim entrou
na minha presença Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome do meu deus, e no qual há o espírito dos deuses
santos; e eu lhe contei o sonho, dizendo:
Por isso
expedi um decreto, para que fossem introduzidos à minha presença todos
os sábios de Babilônia, para que me fizessem saber a interpretação do
sonho.
Não no
sentido dos Ish Elohim,
como mostraremos mais abaixo, mas no sentido da vidência.
- O Profetismo Pagão.
Exemplo –
Mari
Não
buscava moralidade, mas só mente profetizava para a casa real.
As profecias de Mari
são textos que poderiam ser um paralelo à profecia bíblica, contudo, eles só
falavam à casa real, enquanto os profetas bíblicos falavam a todo o povo;
Por conta
do uso de coisas, das quais o Senhor – Elohim não se agrada.
Usavam:
A lecanomancia (leitura do futuro pela
figura do azeite derramado numa taça sagrada), a hepatoscopia (a leitura do futuro
pelos riscos do fígado de animais sacrificados aos ídolos), o uso de árvores
sagradas, como os cananeus faziam com os carvalhos (vide o carvalho de Moré, em Gn. 12.6 - Moreh, em hebraico, significa “mestre”), sonhos após alucinógenos,
a interpretação do vôo dos pássaros, tudo isto fazia parte do ofício profético
pagão.
Estes
profetas em sua maioria eram da corte.
Só que,
se valiam de meios espúrios como os magos do Egito. Gn.41.8; Ex.2..ss; Daniel 6...
Veja:
Faraó –
magos;
Nabucodonosor
– sábios
Ficavam a
disposição do Rei para qualquer situação em que o rei necessitasse de uma
orientação, ou mesmo tivesse um sonho pudessem interpretar, para tanto, se
valiam de meios diferentes do navi ou do Ish Elohim.
Eles se
valiam, de ‘ver’ por meio do pau, da pedra, do óleo, de outros elementos da
natureza, como o sol ou a lua, a água e ainda como pesquisamos
anteriormente, pelas repetições de certos fenômenos da natureza.
-Pelos
intestinos de um animal;
-Uma
estrela que passava por alguns anos voltasse a passar.
-Por
chuvas que ocorriam sazonalmente em anos anteriores.
Ou seja,
a vidência, nestes casos, era um exercício de agouro ou de predição baseada em
espíritos atuantes na vida destes homens ou de sua ‘sabedoria’ em observar os
acontecimentos!
Como as
profecias de Mari – Mesopotâmia!
Não há
registo de profecias de cunho moralizador!
Apenas
buscava descobrir o futuro para orientar os reis sobre guerras a declarar,
alianças políticas a fazer ou decisões por tomar, como os adivinhadores e os
sábios de Faraó, em Gênesis 41.8.
I- Como Funcionava Uma Escola De Profetas:
O profeta
da Escola dos Profetas é instado a ter uma vida sem luxo, mas confortável.
É
ensinado a volver o olhar ao passado da Aliança - Pacto de Ex.19.
Aos
ditames do Decálogo.
A Ambiência
deles se dá em lugares afastados, tais como:
O deserto – lugar do encontro e formação de Israel, como
jovem Nação em formação;
Êxodo 19:5-8. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz
e guardardes a minha aliança, então
sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra
é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo
Então
todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o SENHOR tem falado, faremos.
E relatou Moisés ao SENHOR as palavras do povo. Lugar onde Israel as Promessas.
Lugar da
Aliança: Êxodo 19:2. Porque
partiram de Refidim e
entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se
acampou em frente ao monte.
A Escola
de Profeta os ensina a ser frugal, isto é não se importam com o luxo, dos
profetas do reino, ou dos cúlticos.
Condenam
o luxo e as facilidades da vida urbana.
Amós 3:1. E ferirei a casa de inverno juntamente com a
casa de verão; e as casas de marfim perecerão, e as grandes casas terão
fim, diz o SENHOR.
Amós 6:8. Jurou o Senhor DEUS por si mesmo,
diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos: Abomino a soberba de Jacó, e odeio os seus palácios;
por isso entregarei a cidade e tudo o que nela há.
A lembrar
ao Povo o que se deu no Sinai.
Pregam um futuro no deserto.
Oséias 12:9-10. Mas eu sou o SENHOR teu Deus desde a terra do Egito; eu ainda te farei habitar em tendas, como nos dias da
festa solene. Falei aos profetas, e multipliquei
a visão; e pelo ministério dos profetas propus símiles.
Oséias 2:14-17. Portanto, eis que eu a
atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. E lhe darei as suas vinhas dali,
e o vale de Acor, por porta de esperança; e
ali cantará, como nos dias de sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra
do Egito.
E naquele
dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu
senhor.
E da sua
boca tirarei os nomes dos Baalins, e não mais se lembrará desses nomes.
A Escola
de Profetas – Multiplicadora da Visão dada a Israel – Revelação continuada.
A
Primeira Escola De Profetas.
“... Falei aos profetas, e multipliquei a visão”;
Nm.
11:20-29. ...Então
o SENHOR desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava
sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando
o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais. Porém,
Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem
dera que todo o povo do SENHOR fosse profeta, e que o SENHOR pusesse o seu
espírito sobre ele!
Podemos
dizer que aí nasceu a Escola de Profetas em Israel, no deserto, o lugar ideal
para ensinar a viver numa vida de total dependência de Deus!
Sua
Importância.
I Rs 19:
10;18. E ele disse...SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus
altares, e mataram os teus profetas à espada... Também deixei ficar em Israel sete mil.
A- O vidente, aquele
que vê coisas escondidas, como Samuel, por exemplo. Ele sabia onde estava a
jumenta extraviada de Saul (1Sm 9.9).
μαντευομαι - manteuomai. Significando um profeta, de quem
se espera que fale por inspiração;
1) agir
como um vidente - Dn.6
1a)
pronunciar um oráculo, profecia divina;
B- O profeta individual,
clássico;
C- E o que estamos estudando nesta
Lição.
Os profetas
de corporações, produto das chamadas escolas de profetas. Os
profetas oriundos ou agrupados e vivenciando o mundo profético divino
celestial, em sua plenitude sob a direção de um Profeta, digamos de Nível
Nacional, ou regional.
Geralmente
tinham um chefe ao redor do qual se agrupavam.
Viviam em
um נוית Naviyth - n pr loc. Naiote = “habitações”
1) um lugar de habitação dos profetas na época
de Samuel;
Elias foi
chefe de uma escola (2Rs2.3);
Eliseu,
que tinha também discípulos, como Geazi, e uma escola (2Rs 4.1).
Para
melhor entendermos esta questão da Escola de Profetas necessitamos entender o
profetismo em Israel.
Perpassa
certo ar de não entendimento, quando falamos Escola de Profeta, aliás, há
igrejas que mantém este termo, em algum departamento ligado a formação de
obreiros.
A LXX traduz três termos vendo-os numa
direção, para a atividade profética, em relação ao que tem o Dom!
-navi;
-ro’eh, - veja que há palavra que substitui esta: ראה ro’eh - n. m. 1) vidente, profeta; 2)
visão (profética)
ראה Ro’eh - Palavra que pode ser usada no lugar de ro’eh - n.
pr. m. - Haroé = “visão”
-hozeh por prophetês,
O sentido
é “falar por alguém”.
É o termo
que o Novo Testamento utiliza quase cento e cinqüenta vezes.
Também
são usados, comumente, mas menos vezes mais três termos hebraicos:
-sophi’im;
-atalaia (Jr 6.17; Ez 3.17; 33.2,6,7);
-shomer, significando atalaia,
sentinela, guarda (Is 21.11,12; 62.2);
–raah, significando pastor (Jr 23.4;
Ez 34.2-10; Zc 11.5,16).
Não têm,
no entanto, a repetição e a singularidade dos termos anteriores.
O termo
deve ser entendido, ou pode ser entendido, conforme citado nas Escrituras.
Navi ou
Nabi:
Aparece
300 vezes no AT, sendo que quase um terço das ocorrências está em Jeremias.
O sentido
do termo é disputado, mas parece vir do verbo nivva, que teria vindo do
acadiano navvu, que significa chamar, nomear.
O verbo nivva
significaria, então, o ato de designar alguém como arauto.
Neste
sentido, o primeiro significado bíblico para profeta, no Antigo Testamento,
seria o de proclamar, o de anunciar, fazendo assim o papel de um arauto. Seu
uso acontece um pouco mais que trezentas vezes, sendo que quase um terço
das ocorrências está em Jeremias.
Também
são usados, comumente, mas menos vezes mais três termos hebraicos: sophi’im,
significando atalaia (Jr 6.17; Ez 3.17; 33.2,6,7); shomer,
significando atalaia, sentinela, guarda (Is 21.11,12; 62.2) e raah,
significando pastor (Jr 23.4; Ez 34.2-10; Zc 11.5,16). Não têm, no
entanto, a repetição e a singularidade dos termos anteriores.
I-b-O
Profeta de Deus.
Elias e Eliseu!
Ish Elohim – איש האלוהים
–homem de Deus – daí a expressão da mulher da Lição passada, que fala a
respeito de Eliseu: “vejo que este que passa por aqui é um ish Elohim”;
Para
entendermos o uso destes textos vamos nos valer de um texto bíblico do AT muito
conhecido, pelos personagens envolvidos – Samuel e Saul!
I Sm.
9:9-10. (Antigamente
em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao
vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chamava vidente). Então
disse Saul ao moço: Bem dizes; vem, pois, vamos. E foram-se à cidade onde
estava o homem de Deus.
Encontramos
aqui:
a- O
Ishi Elohim – homem de Deus;
b- O
Vidente. Ver além daquilo que os outros não podem ver.
Diferente
dos profetas de Mari, o profeta em Israel era mantenedor da moralidade,
santificadora do povo.
Dos
valores diários na convivência púdica entre homens e mulheres, eles anunciavam
o juízo de Deus aos que se portavam de maneira indecente no arraial israelita!
Ser
proclamador dos juízos e ter autoridade.
É a base
que podemos nos sustentar pela Palavra de Deus.
Porque, o
Profeta que é profeta, não diz que é profeta, mas as pessoas eem isso na sua
vida. Não é ele quem se proclama assim. Na realidade, o profeta não alardeava
sua condição de profeta.
c-As pessoas deveriam notar – II Rs. 4:9. E ela disse a seu marido: Eis
que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.
Samuel era bem este caso, a quem
considero como o Pai do profetismo
após Moisés.I Sm. 3:11.E disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou
fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os
ouvidos.
Era
conhecido [...Mostra-me, peço-te, onde está a casa do vidente. ...], e
reconhecido como tal – Profeta – Ishi Elohim e vidente.
d-E ele
próprio se apresenta como o vidente!
I Sm.
9:20-19. E
quanto às jumentas que há três dias se te perderam, não ocupes o teu coração
com elas, porque já se acharam. E para quem é todo o desejo de Israel?
Porventura não é para ti, e para toda a casa de teu pai? E o uso da função do
verdadeiro dom do vidente:
Ver além
daquilo que os outros não podem ver.
Ser
proclamador dos juízos e ter autoridade.
I Sm.
9:20-19. ... E
Saul se chegou a Samuel no meio da porta, e disse: Mostra-me, peço-te, onde
está a casa do vidente. E Samuel respondeu a Saul, e disse: Eu sou o vidente;
Ainda
hoje elas precisam ver em nossa vida se somos ou não um ish Elohim.
Ela
queria dizer é um profeta, assim como a mulher disse a Jesus, lá no Poço:
“vejo, que és profeta!” – Jo. 4:19 – Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
II- Historiando Os Profetas E Profecia.
A-Abraão.
Com ele
surge, nas Escrituras veterotestamentárias, a palavra que titula ao homem que
fala com Deus e de Deus.
O primeiro
termo hebraico, navi está ligado a este personagem, gerador de Nações.
Em Gênesis
20.7, Abraão é titulado de profeta, no testemunho que o próprio Deus dá a
Abimeleque: “restitui a mulher a seu marido, porque é profeta [ish
Elohim]”.
B-Moisés.
O padrão
para os demais profetas.O que inaugurou o ofício profético.
Nm.
11:20-29. Mas um
mês inteiro, até vos sair pelas narinas, até que vos enfastieis dela; ... Por
que saímos do Egito? Então o SENHOR desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do
espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e
aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois
nunca mais. Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do SENHOR fosse profeta, e que
o SENHOR pusesse o seu espírito sobre ele!
O
primeiro homem visto como profeta nacional, navi também, é Moisés.
-Dt.
18.15: “o Senhor teu Deus te suscitará um navi como eu, do meio de
ti, de teus irmãos. A ele ouvirás”.
Ou - O
SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti...
Na Lei só
encontramos esta referencia à Profecia como instituição, guarde isto.
Moisés é
mostrado como o padrão profético.
Ao lermos
sobre o profetismo devemos entender que na Mesopotâmia, de onde vem Abraão, já
havia profetas.
Arão – Arão foi um profeta, ou seja
uma pessoa autorizada por Deus, ou seja, falava de modo autorizado o que Moisés
lhe dissesse. Arão era de Moisés.
Ex.
4:14-16. ... Não é
Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; [...] E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu
serei com a tua boca, e com a dele,
ensinando-vos
o que haveis de fazer.E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele
te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
II-1-Igualando
os iguais.
Abraão- navi tem uma relação
especial com Deus e é um peregrino chamado a peregrinar por terra estranha.
Moisés - navi também tem uma
relação especial com Deus.
É
peregrino, mas chamado com uma missão de libertador, e sabia para onde iria
junto com os seus,mas é arauto, o que Abraão não foi.
O segundo
termo hebraico para “profeta” é ish
Elohim, homem de Deus.
Não é um
título auto-apregoado a si mesmo de forma triunfal.
O termo
aparece 76 vezes no Antigo Testamento e quase na metade das vezes
é aplicado a Eliseu.
Não é que
ele seja o padrão, mas na história de Eliseu o termo é empregado com muita
frequência. Parece
mais questão de jeito do autor bíblico se expressar.
Era um
reconhecimento que os outros faziam do profeta.
III-A Importância da
Escola de Profetas de Eliseu.
“E o que
de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que
sejam idôneos para também ensinarem os outros.”
O Texto
Áureo nos mostra a importância na transmissão do conhecer ao Senhor.
Nota: Fala da manutenção do padrão divino, da moralidade estabelecida
por Deus.
Hoje vivemos aqui mesmo no Brasil, um período conturbado, de moralidade.
O autor deste trimestre teve a feliz visão de Deus, ao abordar esta
questão, pois estamos
em meio a um verdadeiro vulcão, ou tufão que quer destruir os valores morais e
envolve um evangélico, e muitos de nós, ainda se deixam envolver na critica,
que quer desmerecer a Palavra de Deus.
Na Escola
de Profetas os discípulos aprendiam a serem idôneos e também eram testados e
davam oportunidade do Profeta realizar atos milagrosos, sob o poder do Espírito
que o impulsionava:
“E
DISSERAM os filhos dos profetas a Eliseu:
Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face”.
“...chegando
eles ao Jordão, cortaram madeira. E sucedeu que, derribando um deles uma viga,
o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu
senhor! ele era emprestado.E disse o homem de Deus: Onde caiu? E
mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou
ali, e fez flutuar o ferro. E disse: Levanta-o.”
O
estabelecimento chamado de Escola de Profetas mostra-nos que, assim como, Eliseu
foi levantado para continuar de forma dobrada, foi fundamental ele frequentar a
Escola de Profetas, onde seguindo o Líder daquela comunidade, Elias, e podendo
ver o que Deus realizava, ele viveu cada passo de forma que surgiu o desejo de
ser como Elias e para tanto, ele achou que seria necessário ter uma Porção
Dobrada, para realizar, assim como Elias Milagres e maravilhas.
Observe o
destaque em negrito e colorido
no texto abaixo.
I Rs 19:2. Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de
bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao
povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.
Nota: Interessante notar, que Eliseu
realizou mais milagres do que Elias, mas não o encontramos viajando nas ‘asas
do Espírito’! I Rs 18:12. E poderia ser que, apartando-me eu
de ti, o Espírito do SENHOR te tomasse, não sei para onde, e, vindo eu a dar as
novas a Acabe, e não te achando ele, me mataria...
Às vezes,
ao substituirmos alguém podemos até realizar eventos maiores, mas a dotação
divina na vida do nosso antecessor nos obriga a olhar para sua vida e ver que o
nosso Elias tinha uma grande intimidade com Deus pelo seu Espírito!
Deus nos usa cada qual a sua vontade e necessidade!
E sucedeu
que, derribando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai,
meu senhor! ele era emprestado.E disse o homem de Deus [ishi Elohim]: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o
lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro. E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou.
Mais do
que ensinar era vivenciar diariamente aos olhos dos jovens profetas a comunhão
e ligação com O Senhor.
A
intimidade nos assuntos como: milagres, vidência [vou esclarecer, mais];
autoridade junto aos que reinavam e até mesmo uma elevada dose de ousadia!
No texto
acima vemos Eliseu demonstrando, o seu reconhecimento como profeta, sua
convicção e sua autoridade.
1- Reconhecimento -E sucedeu que, derribando um deles uma viga, o
ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado.
2-Convicção - E disse o homem de Deus: Onde caiu? E
mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o
ferro.
3-Autoridade -E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e
o tomou.
O ish Elohim é mostrado como
uma pessoa de confiança de Deus e as pessoas vêem isso na sua vida.
a-O Ro’eh.
O
terceiro termo, na realidade, é expresso por duas palavras hebraicas: ro’eh
e hozeh.
Eles se
intercambiam no uso e têm, ambas, o sentido de vidente. Ro’eh, o termo mais
comum, deriva do verbo “ver”. Um dos seus usos está em Amós 7.12 onde Amazias
chama a Amós de ro’eh: “Vai-te, ó vidente (ro’eh), foge para a terra de Judá, e ali come
o teu pão, e ali profetiza”.
b-O que o Profeta vê de diferente?
É neste
aspecto que a escola de profeta funciona.
Assim
como há a formação de Obreiros, eles precisam ver diferente, seja orando e
buscando, mas necessariamente estudando, como o Apóstolo Paulo escreve a seu
filho Timóteo:
O termo
nem sempre está associado com vidência.
Algumas
vezes é uma interpretação dos eventos ou a compreensão de algo mais profundo
numa visão comum.
Como o
fizeram Isaías, Jeremias.
Um
andando nu;
Outro com
uma canga;
Um
descendo até Olaria observar o serviço do Oleiro;
- Micaías dizendo: II Cr.18.16. “eu via Israel disperso,
como ovelhas sem pastor...”
Outro, já
no Novo Testamento [sem discutir, aqui a questão neotestamentaria de profeta],
se autoligando com a cinta de Paulo;
Veja nossos estudos sobre o assunto em nossa
página.
Jeremias
vê um oleiro fazendo um vaso e compreende a relação entre Iahweh e
Israel (18.1-4).
Vê uma
vara de amendoeira florescendo (1.11-12) e faz um trocadilho: ele vê uma
“amendoeira” (shaqed) que soa
parecido com “vigilante” (shoqed).
שקד shaqad - vb. (Pual) flores de amendoeira no formato de
cálices (particípio)
שקד shaqed- n. m. 1) amendoeira, amêndoa
A
amendoeira floresce quando capta o aumento da umidade do ar.
Ela
vigia, ela shoqed o ar. Assim
Deus está shoqed com sua
palavra. Ninguém veria isso, mas o profeta vê.
III-a-O profeta vê o que os outros não vêm.
É hoje o
que a Escritura Neotestamentaria chama de discernimento.
Porque
hoje o profeta está mais ligado a relatar aquilo que Deus o manda falar!
Mas, não
está na posição de ser consultado.
O Dom é algo que pode ser
controlado, no uso, mas não na ação profética, a bel-prazer do profeta!
Osvarela
A
atividade do profeta, o faz ver as consequências;
É ele que
tem a visão por detrás do que está acontecendo, e parece normal para todos os
demais.
Gn.1:27. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus
o criou; homem
e mulher os criou.
É ele
quem sabe e vai falar da moralidade sob o ponto de vista de Deus, e seu padrão
antropológico ao criar os homens - vê o que os outros não conseguem ou não
querem ver.
Sabe que
isso trará a ruína da Federação dos homens e tem que ser atalaia e avisar do
mal vindouro, como condenação sobre todos!.
Para ser
profeta é necessário compreender que seremos “fora do tom” e vistos dentre a
multidão, como o que fala o que ela não quer ouvir. – ver II Cr.18.5-13;
Profeta Ish Elohim - Uma voz contra a multidão pode ter o queixo
quebrado, mas fala a verdade.
II Cr. 18:11-13. E todos os profetas profetizavam o mesmo, dizendo: Sobe a Ramote de Gileade, e triunfarás;
... Zedequias, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o SENHOR:
Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumires... Porém Micaías disse:
Vive o SENHOR, que o que meu Deus me
disser, isso falarei.
o modelo
clássico do profeta solitário - Jeremias é.
Nem pode
ter uma companheira para com ela repartir o sofrimento [além de ser exilado dos
seus]: “não tomarás mulher, não terás filhos nem filhas neste lugar” (v. 2).
A questão
Neotestamentaria.
A mudança
do paradigma da forma do profeta, o “mutatis
mutandis”.
A base do ensino é
suportada pela Escritura Veterotestamentaria.
Na visão
Neotestamentária.
At 11:28 - E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito,
que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo
de Cláudio César.
At 21:8-26..ss-
E no dia
seguinte, partindo dali Paulo... e, entrando em casa de Filipe, o evangelista,
que era um dos sete, ficamos com ele. E tinha este quatro filhas virgens, que
profetizavam. E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou
da Judéia um profeta, por nome Ágabo; E, vindo ter conosco, tomou a
cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim
ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas
mãos dos gentios.
A Introdução e Ambiente Neotestamentário:
É preciso
entender a origem dos cultos e a forma de adoração da Igreja se inicia dentro
do Templo e das sinagogas judaicas.
Paulo e
Pedro disputam, ou seja, buscam levar a Revelação do Messias aos seus
contemporâneos hebreus.
E, “mutatis mutandis”, buscar, a partir
do encontrado no Antigo Testamento, e projetar para como deve ser hoje. Muito
do estilo de culto da Igreja foi calcado na sinagoga surgida no período
exílico. Alguns, hoje, se intitulam de levitas.
O Didaquê, obra da igreja primitiva que
pode ser dada como de produção ao redor do ano 90 de nossa era (parece
anteceder, inclusive, ao evangelho de João), e que é considerado como um manual
de doutrina da igreja primitiva, diz o seguinte, sobre o trabalho de mestres
itinerantes na vida das comunidades cristãs da época: “Todo apóstolo que venha
vós seja recebido como o Senhor, porém não permanecerá mais que um dia, e se
houver necessidade, ainda o outro dia; mas se permanecer três dias, é um falso
profeta. E tendo saído o apóstolo nada tomara para si, a não ser pão, até o
próximo alojamento. Mas se pede dinheiro é um falso profeta” (11.4-7).
Fonte:
TBAT - Mackenzie - Pós-Graduação;
TBAT - Mackenzie - Pós-Graduação;
Roland De
Vaux;
Teologia
do Antigo Testamento - Gerhard Hasel;
Ralph L.
Smith;
Bíblia
Plenitude;
Bíblia
Virtual
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