Lição 12: A promessa de vida abundante
Subsídio Pastor Professor Osvarela
CPAD - 22 de dezembro de 2024
Texto Áureo
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim,
salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a
roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com
abundância.” (Jo 10.9,10).
Prática
O Senhor Jesus tem uma promessa de vida abundante
para quem se relaciona com Ele de maneira plena.
Leitura Bíblica
João 10.7-18.
7 — Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em
verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
8 — Todos quantos vieram antes de mim são
ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.
9 — Eu sou a porta; se alguém entrar por mim,
salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
10 — O ladrão não vem senão a roubar, a matar
e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.
11 — Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a
sua vida pelas ovelhas.
12 — Mas o mercenário, que não é pastor, de
quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as
arrebata e dispersa.
13 — Ora, o mercenário foge, porque é
mercenário e não tem cuidado das ovelhas.
14 — Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas
ovelhas, e das minhas sou conhecido.
15 — Assim como o Pai me conhece a mim, também
eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 — Ainda tenho outras ovelhas que não são
deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e
haverá um rebanho e um Pastor.
17 — Por isso, o Pai me ama, porque dou a
minha vida para tornar a tomá-la.
18 — Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim
mesmo a dou; tenho poder para a dar e poder para tornar a tomá-la. Esse
mandamento recebi de meu Pai.
A) Objetivos da Lição:
I) Apresentar o Senhor Jesus como a fonte da vida
abundante;
II) Conceituar e explicar a Vida Abundante;
III) Elencar o que identifica a Vida Abundante.
Introdução:
Vida abundante a luz da Bíblia:
A Escritura nos leva ao entendimento que viver em
abundancia não é necessariamente deixar de ter dificuldades, mas saber
desfrutar da fartura e aprender com a fase do abatimento ou falta!
Quando vamos para formação da palavras, entendemos
e talvez por isto alguns vivenciem com ênfase o possuir, acima de tudo, pois
abundancia é etimologicamente ligada a riqueza ou fartura (ser farto ou não ter falta de nada).
Visão futurística:
A visão da vida abundante está ligada a
valorização da vida eterna sabendo que vivemos por tempo limitado na vida
física e que estamos sob promessa futura de viver a vida plena nos céus.
“É impossível antever uma vida com Cristo somente
na fartura, na ausência dos problemas, na ausência da prosperidade, no
exercício vivencial das vontades do corpo, da consciência sem culpa [porque
todos pecaram....].
Hc.
3.16-19 -;Ouvindo-o
eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a
podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no dia da angústia
descansarei, quando subir contra o povo que invadirá com suas
tropas. Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide;
ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam
mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais
não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da
minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés
como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.”
Viver uma vida antihabacuqueana, ou seja, uma vida
na qual só se vive plenamente se não houver dissabores em nossos passos.
Os Passos, da vida cristã plena, são passos, nos
quais são admitidos todos os tipos de percalços, por onde nos passarmos, eles
serão vividos, na mesma alegria, quando não existem, ou nos não atingem.
Mas, buscando mais sobre o termo vamos descobrir
que podemos ver a palavra abundante como ser cheio de virtudes cristãs e coisas
do céu.
Desta forma, o crente deve viver a promessa da
vida abundante ciente que isto não lhe imputa fata de sofrimento ou
dificuldades, mas que a vida com Cristo nos leva a um patamar superior a vida
sem a visão espiritual, pois a vida com Cristo não se resume a dicotomia: ter
ou não ter.
Πλουσιος - plousios; adj. rico,
abundante em recursos materiais; metáf. abundante, abundantemente suprido - abundante
(rico) nas virtudes cristãs e posses eternas.
בריא - bariy’; adj. Gordo - mais gordo,
alimentado, firme, farto, abundante.
עתר `athar; v. ser abundante; multiplicar,
tornar abundante
“Vida com Cristo não é absolutamente destituída de
provações plenas.
A vida plena com Cristo é uma vida na qual somos
adestrados a vivenciá-la, como uma vida na qual todos os sentimentos
antropológicos são exercitados, e trazidos a obediência à Cristo, ou em Cristo
por aqueles que o aceitaram.
Como?
Porque a vida com Cristo, não é medida pelo: ter
ou não ter.
1 Coríntios 2:9 (NAA)
Mas, como está escrito: “Nem olhos viram, nem
ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado
para aqueles que o amam.”
Assim, é impossível antever uma vida com Cristo
somente na fartura, na ausência dos problemas, na ausência da prosperidade, no
exercício vivencial das vontades do corpo, da consciência sem culpa [porque
todos pecaram....].”
O Apóstolo Paulo nos adverte e nos ensina sobre
como ele aprendeu a viver uma vida abundante, em vários momentos e até mesmo ao
escrever cartas da prisão ele mostra ter alcançado esta promessa.
“Sei estar abatido e sei também ter abundância;
em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura
como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas
as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4:12,13)
Este mesmo apostolo Paulo, preso, escreveu umas
das mais felizes epistolas, aos Efésios e escreve – “Ef.1. 3 Bendito
o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as
bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;”
Preso e falando e registrando as bençãos, só mesmo
quem vivei uma vida abundante poderia escrever estas linhas.
Ou escrevendo, preso, aos de Filipos – Filipenses
1.3,4 Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, Fazendo sempre
com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas.
A convicção da soberania absoluta de Cristo
impulsionou toda a atividade missionária de Paulo e o faz entender, a nós
também, sobre o governo e domínio de Cristo em nossos corações, como a base Cristológica
da Vida Plena/abundante Na Aflição, como escreve sobre isto na Carta irmã,
Aos Colossenses.
- Para Paulo, Cristo era mais do que um
exemplo;
Ele era a própria vida do apóstolo.
Não vamos encontrar escritor neotestamentário,
mais Cristocêntrico, do que João, pelo menos em extensão literária, haja
vista, as Joaninas e O Evangelho de Jesus Segundo Escreveu São João – O
Apóstolo.
Assim, para o Apóstolo Paulo: “Cristo é a soma
e a substancia da vida [Bíblia Plenitude]”;
-A Vida Plena não é a vida sem tribulações, mas é
a Vida Plena de Cristo.
-A Vida Plena não é a ausência de dores, mas se as
vivemos, somos consolados, ou as vivemos por Cristo e em Cristo.
-A Vida Plena não é a vida da abundância
financeira, mas a vida Plena da abundante Graça.
Só se vive a Vida Plena nas Aflições, quando somos
alcançados pela Graça abundante.
Romanos 5:20. Veio, porém, a lei para
que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou
a graça;
O Apóstolo Paulo a vivenciou, em seu pleroma [πλήρωμα],
porque em algum momento de sua caminhada, querendo ver-se livre da aflição na
carne, ouviu:
A Abundante Graça Que Faz o Fraco Forte:
Viver a vida abundante em meio a aflições.
“...A minha Graça, te basta, porque o meu poder se
aperfeiçoa na fraqueza..”
II Coríntios 12:10-9. Por isso sinto prazer nas
fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por
amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
[...] E disse-me: A minha graça te basta, porque o
meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas
minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
A universalidade da vida abundante.
Conceito.
Deus proveu tudo para o homem ter uma vida plena e
abundante, o conceito de vida abundante inclui a plenitude que atende a todas
as áreas do homem.
João 10.10 — O ladrão não vem senão a roubar, a
matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.
A vida abundante a luz do texto neotestamentário
nos leva a um entendimento salvífico que alcança sua plenitude de vida
abundante prometida pelo próprio Jesus!
Vida.
BIOLOGIA significa ciência
da vida. BIO = vida.
Zoe – ζωή (grego) - vida plena
Significa "vida" em grego
Contexto bíblico
Origem - grego.
Pronúncia - zo-ay.
O Zoe palavra é usada 134 vezes no Novo
Testamento para indicar a vida eterna.
Eternal life (zoe)
is the whole future of the redeemed, and the final glory and reward to which
the children of God enter.
A vida eterna (Zoe)
é todo o futuro dos redimidos, e a glória final e a recompensa para
a qual o[s] filho[s] de Deus entra[m]. tradução
livre
Jesus diz que ele é o caminho, e a verdade e a
vida (zoe).
No Novo Testamento grego:
Zoe retrata a vida dada por Deus por Nosso
Senhor Jesus Cristo, a todos que N’Ele crêem!
“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna;”
João
3.36
Zao - a forma verbal – “..., nos movemos e temos
a nossa existência "(Atos 17:25-28 NASV)
Πράξεις 17:28. Για σ 'αυτόν ζούμε και
κινούμαστε και υπάρχουν, όπως επίσης κάποιες από
τις δικές σας ποιητές έχουν πει, γιατί είναι επίσης απόγονοι του.
Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho
de Deus não tem a vida. 1 João 5:12.
O Léxico.
A palavra grega para "vida" é zoe. Esta
é a raiz das palavras inglesas "jardim zoológico" e
"Zoologia".
Zoe é usado para o estado de ser e estar animado
que é comum a toda a humanidade, se salva ou não salvos.
Zoe é o ensino neotestamentário que nos diz que
Zoe – Vida é o próprio Deus Pai.
O Seu Filho, Jesus o chama de "a vida [zao] Pai"
(João 6:57), indicando que a vida zoe é a própria vida
que Deus tem em si mesmo.
Como o Pai, O Filho também, tem este atributo
deste poder de vida, como O Unigênito do Pai: "Porque, assim como o Pai
tem a vida em si mesmo, assim deu ao Filho também ter a vida em si
mesmo" João 5:2.
Podemos encontrar zoe muitas vezes
modificado, pelo adjetivo ‘aionios’. Neste caso contendo um pré-fixo de
Eterno, ou eternidade, inferindo Infinitude, Infinito!
Ζαω - zao
um verbo primário; TDNT - 2:832,290; v. viver,
respirar, estar entre os vivos (não inanimado, não morto); gozar de vida
real; ter vida verdadeira; ser ativo, abençoado, eterno no
reino de Deus; viver i.e. passar a vida, no modo de viver e de agir; água
viva, que tem poder vital em si mesma e aplica suas qualidades à
alma.
Após termo visto a questão etimológica, iniciamos
ao entendimento, da percepção necessária a questão de Vida com Cristo.
A visão de Jesus transcende a visão da vida e inclui
a vida como um todo, a somatória da vida do homem completa é resultado da vida física
e da vida transcendente que transforma a vida humana em uma vida com plano
eterno além da física.
Pode parecer impensável, mas quando recebemos a
Promessa desta vida abundante podemos entender que o homem não é apenas físico,
mas também transcendente.
O que aceita Jesus e a sua promessa passa
desfrutar da promessa e vivenciá-la.
Hb 13.7 (Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos
falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira
de viver.) não se refere apenas ao fim da vida física, mas ao modo como se
chegou ao fim de uma vida plena tal como transmitida pelo espírito da pessoa ao
morrer, ao mostrar um exemplo de vida plena, a vida do verdadeiros pastores,
dos quais somos incitados a lembrar, e imitar a fé, até ao fim da vida.
“Que,
quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas
concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos
revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e
santidade.” (Efésios 4:22-24)
O Caminho da Vida abundante:
João 10.9 — Eu sou a porta; se alguém entrar por mim
Realmente é difícil a todo ser humano entender
como pode viver uma vida abundante, neste mundo cheio de dificuldades, independente
de ser pobre, rico ou do local de nascimento, seja em nação rica, pobre ou no
chamado berço e ouro. Na realidade as preocupações de uma vida abundante
esbarram em aspectos que fogem ao controle humano, mas Jesus ensina o caminho
para alcançar vida com abundancia.
Quando leio: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o
caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6”
posso confirmar que Jesus como o Caminho, e como a Verdade Tem nele próprio a
Vida!
É por isto que concedeu a promessa de vida
abundante. Só que tem poder sobre todas as coisas pode dar o que possui, ou
seja Vida cm Jesus em qualquer ou em todas as circunstâncias é vida abundante sob
a promessa de quem tem poder de conceder vida.
Como nós lemos, acima, a etimologia nos remete a
palavra “zao” – vida como fonte de água viva. Sabemos que água viva, no conceito
bíblico, refere-se a águas que brotam continuamente, assim é a oferta de Jesus
sobre vida abundante, ou com a abundancia é a vida infinita prometida por
aquele que se apresentou como :
“João
7. 37,38 E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e
clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem
crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu
ventre.”
Natureza da vida abundante:
Quando Jesus nos convida a “entrar por mim” na verdade Ele está nos convidando a ser
participes da Sua Vida, como Ele é Vida.
Então seremos participantes da Sua Natureza,
Eterna e dos princípios que regeram sua vida encarnada vivenciando todas as
dores humanas e as superando, agora, Ele nos concita a participarmos desta
qualidade de vida.
Ele tem poder para: - Dar -
é o meio pelo qual Deus transfere para nós tudo que necessitamos para a vida e
a piedade. Ele nos outorga essas coisas.
Participantes de que natureza?
Para aqueles filhos de Deus que não sabem o que
significa a palavra divino ou divina no texto de 1 Pedro, afirmamos que ela
se refere à natureza de Deus.
“1 Pedro 1.4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas
e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da
natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência
há no mundo.”
Podemos reler a passagem, assim: “Para que nos
tornemos participantes da natureza de Deus.”
Eu posso entender isto ao ler João 19.19,20
“porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou
em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.” Talvez hoje não compreendamos
totalmente estar em Jesus, mas Ele mesmo nos afirma que está chegando o dia que
entenderemos cabalmente o que Ele prometeu.
João
10. 17,18
— Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a
tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho
poder para a dar e poder para tornar a tomá-la. Esse mandamento recebi de meu
Pai.
Significa que a vida de Deus é implantada na alma
do crente, ao crer e aceitar o convite para tomar a posse prometida em João
10, - porta, ovelha.
A partir desta forma de crer, a alma de todos
aqueles que verdadeiramente crêem nas promessas e recebem a Cristo é marcada
com a própria natureza de Deus.
“Na verdade, o cristianismo autêntico poderia ser
resumido nas seguintes palavras: A vida de Deus na alma de uma pessoa.” Tudo Que Necessitamos - Jim
Orrick
Ainda que isto possa parecer excessivamente
maravilhoso, por meio dessas mui grandes e preciosas promessas, nos tornamos
participantes da natureza divina.
Concluindo:
Porque podemos tomar pose da vida em abundancia:
Servimos
a um Senhor que veio para trazer vida abundante (João 10.10), que venceu o
mundo (João 16.33), que está sujeitando todas as coisas aos seus pés (Efésios
1.22), que verá todo joelho se dobrar e toda língua confessar que Ele é Senhor,
para a glória do Pai (Filipenses 2.10).
Fonte:
Apontamentos do autor
Citações no corpo do texto
Site Estudantes da Bíblia
Lições CPAD 4º trimestre 2024
Dicionário Strong
O que Jesus quis dizer quando prometeu uma vida
abundante?
Bíblia online
A
Vida Plena nas Aflições. Lição 14 – CPAD Subsído de: Pr. Osvarela - Setembro
de 2012
O que é a teologia da
glória? R.
C. Sproul Jr. - junho 19, 2012
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