sábado, dezembro 21

Lição 12: A promessa de vida abundante - Lição CPAD - 22 de dezembro de 2024

Lição 12: A promessa de vida abundante

Subsídio Pastor Professor Osvarela

CPAD -  22 de dezembro de 2024

Texto Áureo

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.” (Jo 10.9,10).

Prática

O Senhor Jesus tem uma promessa de vida abundante para quem se relaciona com Ele de maneira plena.

Leitura Bíblica

João 10.7-18.

7 — Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.

8 — Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.

9 — Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

10 — O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.

11 — Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

12 — Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.

13 — Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas.

14 — Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

15 — Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas.

16 — Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

17 — Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.

18 — Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar e poder para tornar a tomá-la. Esse mandamento recebi de meu Pai.

A) Objetivos da Lição: 

I) Apresentar o Senhor Jesus como a fonte da vida abundante;

II) Conceituar e explicar a Vida Abundante;

III) Elencar o que identifica a Vida Abundante.

Introdução:

Vida abundante a luz da Bíblia:

A Escritura nos leva ao entendimento que viver em abundancia não é necessariamente deixar de ter dificuldades, mas saber desfrutar da fartura e aprender com a fase do abatimento ou falta!

Quando vamos para formação da palavras, entendemos e talvez por isto alguns vivenciem com ênfase o possuir, acima de tudo, pois abundancia é etimologicamente ligada a riqueza ou fartura (ser  farto ou não ter falta de nada).

Visão futurística:

A visão da vida abundante está ligada a valorização da vida eterna sabendo que vivemos por tempo limitado na vida física e que estamos sob promessa futura de viver a vida plena nos céus.

“É impossível antever uma vida com Cristo somente na fartura, na ausência dos problemas, na ausência da prosperidade, no exercício vivencial das vontades do corpo, da consciência sem culpa [porque todos pecaram....].

Hc. 3.16-19 -;Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no dia da angústia descansarei, quando subir contra o povo que invadirá com suas tropas. Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.”

Viver uma vida antihabacuqueana, ou seja, uma vida na qual só se vive plenamente se não houver dissabores em nossos passos.

Os Passos, da vida cristã plena, são passos, nos quais são admitidos todos os tipos de percalços, por onde nos passarmos, eles serão vividos, na mesma alegria, quando não existem, ou nos não atingem.

Mas, buscando mais sobre o termo vamos descobrir que podemos ver a palavra abundante como ser cheio de virtudes cristãs e coisas do céu.

Desta forma, o crente deve viver a promessa da vida abundante ciente que isto não lhe imputa fata de sofrimento ou dificuldades, mas que a vida com Cristo nos leva a um patamar superior a vida sem a visão espiritual, pois a vida com Cristo não se resume a dicotomia: ter ou não ter.

Πλουσιος - plousios; adj. rico, abundante em recursos materiais; metáf. abundante, abundantemente suprido - abundante (rico) nas virtudes cristãs e posses eternas.

בריא - bariy’; adj. Gordo - mais gordo, alimentado, firme, farto, abundante.

עתר `athar; v. ser abundante; multiplicar, tornar abundante

“Vida com Cristo não é absolutamente destituída de provações plenas.

A vida plena com Cristo é uma vida na qual somos adestrados a vivenciá-la, como uma vida na qual todos os sentimentos antropológicos são exercitados, e trazidos a obediência à Cristo, ou em Cristo por aqueles que o aceitaram.

Como?

Porque a vida com Cristo, não é medida pelo: ter ou não ter.

1 Coríntios 2:9 (NAA)

Mas, como está escrito: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

Assim, é impossível antever uma vida com Cristo somente na fartura, na ausência dos problemas, na ausência da prosperidade, no exercício vivencial das vontades do corpo, da consciência sem culpa [porque todos pecaram....].”

O Apóstolo Paulo nos adverte e nos ensina sobre como ele aprendeu a viver uma vida abundante, em vários momentos e até mesmo ao escrever cartas da prisão ele mostra ter alcançado esta promessa.

Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4:12,13)

Este mesmo apostolo Paulo, preso, escreveu umas das mais felizes epistolas, aos Efésios e escreve – “Ef.1. 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;”

Preso e falando e registrando as bençãos, só mesmo quem vivei uma vida abundante poderia escrever estas linhas.

Ou escrevendo, preso, aos de Filipos – Filipenses 1.3,4 Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas.

A convicção da soberania absoluta de Cristo impulsionou toda a atividade missionária de Paulo e o faz entender, a nós também, sobre o governo e domínio de Cristo em nossos corações, como a base Cristológica da Vida Plena/abundante Na Aflição, como escreve sobre isto na Carta irmã, Aos Colossenses.

- Para Paulo, Cristo era mais do que um exemplo;

Ele era a própria vida do apóstolo.

Não vamos encontrar escritor neotestamentário, mais Cristocêntrico, do que João, pelo menos em extensão literária, haja vista, as Joaninas e O Evangelho de Jesus Segundo Escreveu São João – O Apóstolo.

Assim, para o Apóstolo Paulo: “Cristo é a soma e a substancia da vida [Bíblia Plenitude]”;

-A Vida Plena não é a vida sem tribulações, mas é a Vida Plena de Cristo.

-A Vida Plena não é a ausência de dores, mas se as vivemos, somos consolados, ou as vivemos por Cristo e em Cristo.

-A Vida Plena não é a vida da abundância financeira, mas a vida Plena da abundante Graça.

Só se vive a Vida Plena nas Aflições, quando somos alcançados pela Graça abundante.

Romanos 5:20. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

O Apóstolo Paulo a vivenciou, em seu pleroma [πλήρωμα], porque em algum momento de sua caminhada, querendo ver-se livre da aflição na carne, ouviu:

A Abundante Graça Que Faz o Fraco Forte:

Viver a vida abundante em meio a aflições.

“...A minha Graça, te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza..” 

II Coríntios 12:10-9. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

[...] E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

A universalidade da vida abundante.

Conceito.

Deus proveu tudo para o homem ter uma vida plena e abundante, o conceito de vida abundante inclui a plenitude que atende a todas as áreas do homem.

João 10.10 — O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.

A vida abundante a luz do texto neotestamentário nos leva a um entendimento salvífico que alcança sua plenitude de vida abundante prometida pelo próprio Jesus!

Vida.

BIOLOGIA significa ciência da vida. BIO = vida.

Zoe ζωή (grego)  - vida plena

Significa "vida" em grego

Contexto bíblico

Origem - grego.

Pronúncia - zo-ay.

O Zoe palavra é usada 134 vezes no Novo Testamento para indicar a vida eterna.

Eternal life (zoe) is the whole future of the redeemed, and the final glory and reward to which the children of God enter.

A vida eterna (Zoe) é todo o futuro dos redimidos, e a glória final e a recompensa para a qual o[s] filho[s] de Deus entra[m]. tradução livre

Jesus diz que ele é o caminho, e a verdade e a vida (zoe).

No Novo Testamento grego:

Zoe retrata a vida dada por Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo, a todos que N’Ele crêem!

“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna;”  João 3.36

Zao - a forma verbal – “..., nos movemos e temos a nossa existência "(Atos 17:25-28 NASV)

Πράξεις 17:28. Για σ 'αυτόν ζούμε και κινούμαστε και υπάρχουν, όπως επίσης κάποιες από τις δικές σας ποιητές έχουν πει, γιατί είναι επίσης απόγονοι του.

Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5:12.

O Léxico. 

A palavra grega para "vida" é zoe. Esta é a raiz das palavras inglesas "jardim zoológico" e "Zoologia".

Zoe é usado para o estado de ser e estar animado que é comum a toda a humanidade, se salva ou não salvos.

Zoe é o ensino neotestamentário que nos diz que Zoe – Vida é o próprio Deus Pai. 

O Seu Filho, Jesus o chama de "a vida [zao] Pai" (João 6:57), indicando que a vida zoe é a própria vida que Deus tem em si mesmo. 

Como o Pai, O Filho também, tem este atributo deste poder de vida, como O Unigênito do Pai: "Porque, assim como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu ao Filho também ter a vida em si mesmo" João 5:2.

Podemos encontrar zoe muitas vezes modificado, pelo adjetivo ‘aionios’. Neste caso contendo um pré-fixo de Eterno, ou eternidade, inferindo Infinitude, Infinito!

Ζαω - zao

um verbo primário; TDNT - 2:832,290; v. viver, respirar, estar entre os vivos (não inanimado, não morto); gozar de vida real; ter vida verdadeira; ser ativo, abençoado, eterno no reino de Deus; viver i.e. passar a vida, no modo de viver e de agir; água viva, que tem poder vital em si mesma e aplica suas qualidades à alma.

Após termo visto a questão etimológica, iniciamos ao entendimento, da percepção necessária a questão de Vida com Cristo.

A visão de Jesus transcende a visão da vida e inclui a vida como um todo, a somatória da vida do homem completa é resultado da vida física e da vida transcendente que transforma a vida humana em uma vida com plano eterno além da física.

Pode parecer impensável, mas quando recebemos a Promessa desta vida abundante podemos entender que o homem não é apenas físico, mas também transcendente.

O que aceita Jesus e a sua promessa passa desfrutar da promessa e vivenciá-la.

Hb 13.7 (Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.) não se refere apenas ao fim da vida física, mas ao modo como se chegou ao fim de uma vida plena tal como transmitida pelo espírito da pessoa ao morrer, ao mostrar um exemplo de vida plena, a vida do verdadeiros pastores, dos quais somos incitados a lembrar, e imitar a fé, até ao fim da vida.

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4:22-24)

O Caminho da Vida abundante:

João 10.9 — Eu sou a porta; se alguém entrar por mim

Realmente é difícil a todo ser humano entender como pode viver uma vida abundante, neste mundo cheio de dificuldades, independente de ser pobre, rico ou do local de nascimento, seja em nação rica, pobre ou no chamado berço e ouro. Na realidade as preocupações de uma vida abundante esbarram em aspectos que fogem ao controle humano, mas Jesus ensina o caminho para alcançar vida com abundancia.

Quando leio: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6” posso confirmar que Jesus como o Caminho, e como a Verdade Tem nele próprio a Vida!

É por isto que concedeu a promessa de vida abundante. Só que tem poder sobre todas as coisas pode dar o que possui, ou seja Vida cm Jesus em qualquer ou em todas as circunstâncias é vida abundante sob a promessa de quem tem poder de conceder vida.

Como nós lemos, acima, a etimologia nos remete a palavra “zao” – vida como fonte de água viva. Sabemos que água viva, no conceito bíblico, refere-se a águas que brotam continuamente, assim é a oferta de Jesus sobre vida abundante, ou com a abundancia é a vida infinita prometida por aquele que se apresentou como :

João 7. 37,38 E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e bebaQuem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.”

Natureza da vida abundante:

Quando Jesus nos convida a “entrar por mim”  na verdade Ele está nos convidando a ser participes da Sua Vida, como Ele é Vida.

Então seremos participantes da Sua Natureza, Eterna e dos princípios que regeram sua vida encarnada vivenciando todas as dores humanas e as superando, agora, Ele nos concita a participarmos desta qualidade de vida.

Ele tem poder para: - Dar - é o meio pelo qual Deus transfere para nós tudo que necessitamos para a vida e a piedade. Ele nos outorga essas coisas.

Participantes de que natureza?

Para aqueles filhos de Deus que não sabem o que significa a palavra divino ou divina no texto de 1 Pedro, afirmamos que ela se refere à natureza de Deus.

“1 Pedro 1.4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.”

Podemos reler a passagem, assim: “Para que nos tornemos participantes da natureza de Deus.”

Eu posso entender isto ao ler João 19.19,20porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.” Talvez hoje não compreendamos totalmente estar em Jesus, mas Ele mesmo nos afirma que está chegando o dia que entenderemos cabalmente o que Ele prometeu.

João 10. 17,18 — Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar e poder para tornar a tomá-la. Esse mandamento recebi de meu Pai.

Significa que a vida de Deus é implantada na alma do crente, ao crer e aceitar o convite para tomar a posse prometida em João 10, - porta, ovelha.

A partir desta forma de crer, a alma de todos aqueles que verdadeiramente crêem nas promessas e recebem a Cristo é marcada com a própria natureza de Deus.

“Na verdade, o cristianismo autêntico poderia ser resumido nas seguintes palavras: A vida de Deus na alma de uma pessoa.” Tudo Que Necessitamos - Jim Orrick

Ainda que isto possa parecer excessivamente maravilhoso, por meio dessas mui grandes e preciosas promessas, nos tornamos participantes da natureza divina.

Concluindo:

Porque podemos tomar pose da vida em abundancia:

         Servimos a um Senhor que veio para trazer vida abundante (João 10.10), que venceu o mundo (João 16.33), que está sujeitando todas as coisas aos seus pés (Efésios 1.22), que verá todo joelho se dobrar e toda língua confessar que Ele é Senhor, para a glória do Pai (Filipenses 2.10).

Fonte:

Apontamentos do autor

Citações no corpo do texto

Site Estudantes da Bíblia

Lições CPAD 4º trimestre 2024

Dicionário Strong

O que Jesus quis dizer quando prometeu uma vida abundante?

Bíblia online

A Vida Plena nas Aflições. Lição 14 – CPAD Subsído de: Pr. Osvarela - Setembro de 2012

O que é a teologia da glória? R. C. Sproul Jr. - junho 19, 2012

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