sábado, junho 29

FAMÍLIA - “Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”.

FAMÍLIA
“Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”.
Pr. Osvarela – 29/06/2013 
Família, Criação de Deus.
“A Igreja amará a todos os seres criados por Deus, e da Federação Adâmica, pois é mandamento divino. Na Família amará, ao Pai, a Mãe e aos Filhos e Filhos, independente de suas emoções e sentimentos. Nunca os deixará de amá-los e orientá-los conforme a moralidade bíblica. Porém, sempre estará ao lado da Família conforme Deus a Constituiu”. Osvarela
Tribuloso – Adjetivo - cheio de tribulações; Sinônimos – estressado; inquieto.
Retomo a questão inicial deste trimestre: O Valor da Família, diante de Deus!.
A Família é algo que Deus incluiu na criação e formação do homem. Mandato sócio-cultural, que permitiu:
- controle sobre a constituição e formação das gerações advindas do relacionamento inicial: adâmico/evânico.
Quando lemos as Escrituras à família é insistentemente localizada, desde o primeiro livro.
Gênesis 2:22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
Gênesis 2:24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Assim, temos a formação da primeira família. Com um mandato determinado de perenidade da relação homem-mulher. Com uma qualidade de relação intima e pessoal, que forma o cerne [interno] da família.
Gênesis 4:1-2 E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
A Família de Adão e Eva.
Seus filhos: Caim e Abel.
Saltamos para a família dos primevos descendentes adâmicos, que se instalam e locais variados e começam a constituir as cidades.
Tornam-se grandes e numerosos e como fruto, de um Adão decaído, mas mitigado [pena diminuída pela Misericórdia divina] para continuar o bom propósito divino de uma Terra povoada de famílias.
Continuidade das famílias.
Independente da qualidade moral, devido ao pecado, vemos no quadro bíblico que a família é uma instituição dos homens, abençoada por Deus. As Escrituras querem nos mostrar que a família, se constituiu num grupo dos homens, autenticada por Deus.
Gênesis 4:17-26 E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel;... E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR.
A sequencia bíblica mostra a geração das famílias, com cada forma e tipo de situação, mas com qualidades dos seus membros. A presença divina é citada na invocação erudita do Nome do Senhor, como uma necessidade humana, em ligar a família a Deus.
Hebreus 11:7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
Cristo é a Arca da segurança e Salvação da Família!” Osvarela
O tempo passa e a invocação a Deus é de certa forma, diminuída e desprezada pela multidão das famílias, note como a Bíblia coloca o relacionamento social, intrafamília,  como ponto destacado, mesmo na vida dos homens sem Deus: “Mateus 24:38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca...”.
Chegamos ao dilúvio com a separação divina de uma família, a Família noaiaca, liderada por Noé. A Família de Noé é uma forma da Bíblia nos avisar da Iminente Volta de Jesus! [Mateus 24:37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.]
Eles serão os responsáveis pela manutenção de todas as famílias da Terra.
Gênesis 7:7 Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.
A Benção para a Família – Abrão se torna Abraão!
Gênesis 12:3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Avançamos à família fundamento da benção da Humanidade através das famílias, a família de Abraão, na qual Deus reconsidera, pela Fé correta de Abraão Deus promove a Benção familiar, através deste Patriarca mesopotâmico.
Gênesis 12:1-5 ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
Estas letras são para demonstrarmos a questão da importância da família para o entendimento da vontade de Deus para ela.
A Família é tão importante, que se tornou modelo para a maior família, a família Universal.
Ela é a base da Salvação humana, redentiva em Jesus Cristo. Continua e perenizada em Jesus de Nazaré, como cumprimento profético.
Atos 3:22-25 Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.
É a Igreja que tem a responsabilidade de manter acesa a chama da verdadeira família, em tempos tribulosos, quanto a determinação imoral de parte da Sociedade, sob a ação do maligno.
Assim entendemos que a Família passa por Tempos dificílimos:
-Em tempos tão sombrios sobre a questão da sexualidade;
-Em tempos em que a violência entra nos lares, sem ser convidada;
-Em tempo de sofrimento dos pais, com filhos sob o domínio das drogas;
-Em tempos de assassinatos de pais e mães por filhos e filhas.
-Em tempos de desamor pela vida, nos serviços de saúde do Estado, quando uma mulher é discriminada e tratada como um objeto na hora, que deveria ser a mais feliz de sua vida: Ao dar a Luz;
-Em tempos em que os filhos lançam seus pais em Asilos e os esquecem, sem nunca mis voltar;
-Em tempos em que se compra uma família, ao comprar-se o direito pátrio de ter um ‘filho’;
-Em tempos em que o casamento parece ser um mero espetáculo, e é desprezado pela grande maioria de casais;
-Em tempo em que casamentos de mais de 30, 20, 10 anos são desfeitos num átimo de horas nas barras de um tribunal;
-Em tempos de crianças serem adotadas por pessoas do mesmo sexo e tê-elas como sua família [é natural, que a criança vai amá-los, pois ela precisa e vê nestas pessoas alguém que o amparou e lhe protege].
Josué 24:15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
É importante, então entendermos e guardarmos as palavras decisivas de Josué, num momento crucial da vida do povo judeu. Da mesma forma a Igreja precisa declarar sua posição ao Mundo atual:
“- Nós, eu e a minha casa serviremos ao Senhor!”
O Pastor Elinaldo Renovato trabalhou esta lição, sob variadas óticas:
-Século XXI
-Família atual e desvirtuamento do termo [seja o termo legal da Constituição Brasileira, seja o termo Escriturístico];
-Proteção do Lar aos ataques do Inimigo.
Na lição 04 de 28 de abril de 2013 orientamos aos professores, à buscarem compreender e ensinar a cada aluno, a questão da interpretação etimológica, ou os étimos das palavras que fazem parte do texto bíblico em tela, como Leitura Bíblica.
- A Sexualidade desvirtuada um mal que quer entrar nas famílias;
- Infidelidade, Divórcio, temas irmãos, que tentam destruir os lares;
- A Família na Igreja – Escola Dominical; Culto Doméstico; Casamento bíblico;Casamento sobre as bases do Cristianismo.
Ataques à Família:
Procurando entender e buscar as formas, pelas quais a Família tem sido bombardeada, busquei listar algumas formas deste ataque viral, a esta Instituição Divina.
Algumas estão no corpo do texto e podem estar na Lista, que creio não ser possível esgotá-la, como única, mas apenas é rudimentar, em nossa análise. Quanto a forma e diversidade.
Ataques pessoais e a figura da Família:
Salmos 68:5-6 Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo.
Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.
 - Solidão - Deus faz com que o solitário viva em família - Igreja é a figura chave deste axioma!
É final de um trimestre abençoado. Um trimestre no qual aprendemos sobre as questões e noções que nos dão valor quanto a legitimidade da família perante Deus.
Além, do seu valor divinamente abençoador a todos os homens de bem, e até mesmo ao que não pensam assim, e tem uma vida desvirtuada, mas que ao serem divinamente orientados podem resgatar em si mesmos os valores familiares universais e duradouros.
Valores que na Igreja nos fazem pertencer a uma só Família espiritual.
Que guardemos estas lições no coração e procuremos vivencia-las intramuros residenciais, internamente na Igreja, externamente nos relacionamentos sociais, e no resgate de vidas, que sofrem processos familiares de dificuldades e relacionais.
Há ainda uma Esperança, em Jesus Cristo, o Filho de Deus ajunta todas as famílias do homem e as faz viver uma nova realidade, jamais vivida por alguns.  
Família será sempre, para nós os crentes, a relação entre os homens e mulheres moralmente resgatados, regenerados e abençoados pela Benção Abraâmica: “Em ti serão benditas todas as Famílias da Terra”!
Que a benção do Senhor – Pv 10.22 – esteja em cada Família!
FONTE:
Bíblia digital Hábil;
Apontamentos e Estudos deste trimestre, deste editor;
Lição do 2º trimestre – CPAD.

2 comentários:

Fruto do Espírito disse...

APDSJC!

Estou visualizando algumas de suas páginas e os seus posts são bem interessantes e esclarecedoras

O AMOR DE DEUS POR NÓS!

Deus ama cada um como filho único
é o amor de Deus que da sentido
em continuar seguindo o caminho
mesmo que a tempestade caia sem cessar
e que a dor seja maior
que as forças que temos para sofrer
mesmo que a escuridão nos envolva e tente os ventos da injustiça
apagar a pequena chama da fé
mas no obscuro túnel da vida
a luz do amor de Deus
brilha sem cessar
o amor de Deus transforma
a tragédia em triunfo
a maldição em benção
o mal em bem
o amor de Deus
é a unica e verdadeira religião
somente o amor de Deus
produz frutos aonde nunca se plantou
o amor de Deus é paciente,
tudo espera,
tudo suporta,
e jamais se acabará,
porque é eterno!!!

A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite, acesse o link abaixo:

Fruto do Espírito

Minha Fan Page

P.S. Convido a conhecer o blog do irmão J.C.de Araújo Jorge.
Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
Acesse e confira:
Discípulo de Cristo

Em Cristo,
***Lucy***

Fruto do Espírito disse...

APDSJC!

Estou visualizando algumas de suas páginas e os seus posts são bem interessantes e esclarecedoras

O AMOR DE DEUS POR NÓS!

Deus ama cada um como filho único
é o amor de Deus que da sentido
em continuar seguindo o caminho
mesmo que a tempestade caia sem cessar
e que a dor seja maior
que as forças que temos para sofrer
mesmo que a escuridão nos envolva e tente os ventos da injustiça
apagar a pequena chama da fé
mas no obscuro túnel da vida
a luz do amor de Deus
brilha sem cessar
o amor de Deus transforma
a tragédia em triunfo
a maldição em benção
o mal em bem
o amor de Deus
é a unica e verdadeira religião
somente o amor de Deus
produz frutos aonde nunca se plantou
o amor de Deus é paciente,
tudo espera,
tudo suporta,
e jamais se acabará,
porque é eterno!!!

A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite, acesse o link abaixo:

Fruto do Espírito

Minha Fan Page Fruto do Espírito

P.S. Convido a conhecer o blog do irmão J.C.de Araújo Jorge.
Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
Acesse e confira:
Discípulo de Cristo

Em Cristo,
***Lucy***

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical