sábado, julho 26

GERADOS PELA PALAVRA DA VERDADE “A TUA PALAVRA É A VERDADE”. 2ª Parte – LIÇÃO 04 - CPAD - 3º TRIMESTRE 2014

GERADOS PELA PALAVRA DA VERDADE
2ª Parte
LIÇÃO 04 - CPAD - 3º TRIMESTRE 2014 
“A TUA PALAVRA É A VERDADE”.
                                                                                                      EDITOR E ESTUDO: Osvarela
Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. 1 Pe 1:23
Leitura Bíblica
1ª Parte Tiago 1:9-11
Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação,
E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.
Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.
Não erreis, meus amados irmãos.
2ª Parte Tiago 1:16-18
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
Continuação...
A Igualdade que a Regeneração Da Verdade produz – A Ricos e Pobres.
πλουσιος - plousios; adj. rico, abundante em recursos materiais; metáf. abundante, abundantemente suprido; abundante (rico) nas virtudes cristãs e posses eternas.
πλουσιως - plousios; adv. abundantemente, ricamente.
Προσωποληψια - prosopolepsia; n. f. consideração pelas pessoas; parcialidade; falta de alguém que, quando chamado a dar julgamento, leva em consideração as circunstâncias externas do gênero humano e não os seus méritos intrínsecos, e assim dá preferência, como o mais valioso, alguém que é rico, nascido nobre, ou poderoso, a outros que não têm estas qualidades.
ξηραινω - xeraino; v. fazer seco, secar, murchar; tornar seco, ser seco, estar murcho; de plantas; do amadurecimento de safras; de fluidos; dos membros do corpo; definhar, consumir-se, i.e., uma mão murcha.
Tiago é uma voz defensora daqueles que são desprovidos de recursos e vivem na dependência dos ricos.
Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos. Não erreis, meus amados irmãos.”
Prosopolepsia – eis o nome da ação anterior a regeneração.
Tiago nos ensina a não levar em conta a aparência externa ou mesmo a situação financeira ou material, em recursos, dos que vivem entre o agrupamento dos cristãos alcançados pela sua Epístola, a qual chegou até nós.
Aproveitemos para entender esta passagem e usá-la como demonstração verdadeira da Regeneração.
O que tem sido pouco exercido entre alguns nos últimos dias da Igreja.
Era uma situação usual vivida pelos judeus na diáspora, pois ao sair sem meios para sobrevivência, acabavam sendo envolvidos e assim subjugados pela pobreza (além de socialmente, diminuídos,), por aqueles de sua comunidade, quase sempre fechada por questões de sangue, haviam conseguido, seja por padrão anterior, que lhes permitiu sair de sua terra com alguma fortuna, ou por conquistarem recursos, posteriormente.
Mas, Tiago consegue dar equilíbrio, ou equanimidade espiritual, ao colocar o plano cristão sobre o plano material, pois como veremos a regeneração pela verdade consegue realizar esta ação, em Cristo somos um só, por ser um só corpo.
υψος - hupsos; v. elevar às alturas, exaltar; metáf. elevar ao extremo da opulência e prosperidade; exaltar, elevar à dignidade, honra e felicidade.; n. n. altura; de lugar, céu; metáf. posição, alto posto
ταπεινωσις - tapeinosis; n. f. humildade, condição humilde; metáf. humilhação espiritual, que conduz alguém a perceber e lamentar sua insignificância e culpa (moral).
βοτανη – botane; n f. erva verde, planta em crescimento
עשב ̀eseb;n. m. erva, relva, grama, plantas
צמח tsemach; n. m. broto, rebento, ramo; renovo, erva, broto; crescimento (referindo-se ao processo);renovo, ramo (referindo-se ao Messias da árvore davídica)
αληθεια - aletheia; n. f. que é verdade em qualquer assunto em consideração; verdadeiramente, em verdade, de acordo com a verdade; de uma verdade, em realidade, de fato, certamente; que é verdade em coisas relativas a Deus e aos deveres do ser humano, verdade moral e religiosa, verdadeira noção de Deus que é revelada à razão humana sem sua intervenção sobrenatural; a verdade tal como ensinada na religião cristã, com respeito a Deus e a execução de seus propósitos através de Cristo, e com respeito aos deveres do homem, opondo-se igualmente às superstições dos gentios e às invenções dos judeus, e às opiniões e preceitos de falsos mestres até mesmo entre cristãos
subjetivamente
- verdade como excelência pessoal
- sinceridade de mente, livre de paixão, pretensão, simulação, falsidade, engano
- αλητευω - aletheuo; v. falar ou contar a verdade;  ensinar a verdade; professar a verdade.
- αλητης - alethes; adj. Verdadeiro; que ama a verdade, que fala a verdade, sincero
Portanto: Toda a regeneração na verdade produz claramente uma mudança.
No caso dos desfavorecidos, eles têm aclarado o entendimento, ou percepção pela qual o fato desconfortável, de ser ter menos bens e não conseguir aumentar ou obter bens, aqui nesta vida, ou mesmo, ter uma vida desfavorecida, nos fazendo pobres em riquezas materiais, só encontra resposta na mente regenerada, com conforto e percepção de que Cristo é nosso exemplo, conforme Ele mesmo deixa a sua rica Glória para ser servo.
Neste sentido encontramos mais uma explicação, da vitoria de Jesus sobre Satanás ao ser tentado no deserto: “...nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus....Mt 4.4
O rico, referendando o que já escrevemos em outro estudo sobre Tiago, por sua vez, pode recuperar a sensatez e a humildade, ao ser regenerado, por ver que a riqueza é como “a erva”, ou seja, é passageira, e após a vida com Cristo, O Senhor, o “Kyrios” de quem se aproximou pela conversão, pode ser dependente apenas de Deus, e não mais de suas posses, coisa que se esvai. A necessidade do material se vai ao ser regenerado, com livre arbítrio, pois viu necessidade maior, se sentiu como pobre, e buscou a salvação que não é  possível de ser adquirida, mas é totalmente de graça a raiz da Verdade, Graça de Deus.
“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas”.
Tiago remete esta discussão entre a ação regeneradora na vida dos pobres e dos ricos, a questão da misericórdia de Deus, o qual concede tudo aos homens de igual maneira e sem qualquer acusação pela dádiva.
Assim, toda a dádiva recebida por nós, sejamos pobres ou ricos, são igualmente boas, pois elas vêm do Pai das Luzes, que ilumina nossas mentes para entendermos esta verdade.
Como chegamos a este entendimento?
Tiago conduz os leitores, através da ação do Espírito Santo, desde o inicio, quando ele ensina buscar sabedoria Tg1.5 Esta sabedoria é que conduz a mente do que a recebe, ajudando a viver uma vida sábia, em Fé e Ações.
Na mesma Epístola o irmão do Senhor esclarece esta questão:
Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.” Tg 3:17
A ação da palavra da verdade produz efeitos na vida de todos que a recebem. E isto só pode ser demonstrado através da ação pessoal continua e operante diariamente.
O que é a palavra de verdade?
... ο λογος και ο λογος ην προς τον θεον και θεος ην ο λογος ... João 1:1-2
Poderíamos aludir que o irmão do Senhor reconhecia o Logos do qual seu amigo João escreveria João [a questão cronológica, não foi analisada neste parágrafo, em relação a data da escrita da Epístola e do Evangelho]. A luz verdadeira, que alumia a mente na regeneração pelo Espírito Santo.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. ... E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.” Jo 1:1-9
Fonte da 1ª e 2ª Parte:
Bíblia Plenitude
Biblia on line
Apud Stephen Charnock, (1628 - 1680), Inglês teólogo e pregador.
Faculdade ICP
Pastor Muller
A redenção de Jerusalém e a regeneração do homem. EdyBrilhador
Rev. Ewerton B. Tokashiki - Pastor da Igreja Presbiteriana de Cerejeiras – RO;Prof. de Teologia Sistemática do STBC – Extensão Ji-Paraná
Rude cruz
Aulete
Regeneração — A Salvação Concedida Por Deus

Pr. Ron Riffe

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger