GERADOS
PELA PALAVRA DA VERDADE
“A TUA PALAVRA É A VERDADE”.
LIÇÃO 04 - CPAD - 3º TRIMESTRE 2014
EDITOR E ESTUDO: Osvarela
Sendo de novo gerados,
não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e
que permanece para sempre. 1 Pe 1:23
Leitura Bíblica
1ª Parte
Tiago 1:9-11
Mas
glorie-se o irmão abatido na sua exaltação,
E
o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.
Porque
sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do
seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.
Não
erreis, meus amados irmãos.
2ª Parte
Tiago 1:16-18
Toda
a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em
quem não há mudança nem sombra de variação.
Segundo
a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como
primícias das suas criaturas.
Exórdio
A Doutrina da
Regeneração
- Falar de regeneração através das Escrituras de Tiago é um exercício difícil. Uma
escritura para hebreus dispersos e da "nova" Igreja, fala de algo novo na teogonia na qual foram criados e
ensinados desde a tenra infância. Falar de Criação seria natural para este
público. A Regeneração é uma Doutrina inerente a Igreja, ou seja, uma Doutrina
neotestamentária.
A
citação dela por Jesus criou espanto e expectativa, mesmo para um fariseu – Nicodemos.
Jesus
informa em primeira mão a Nicodemos que ele deveria passar um processo de nova
vida, aqui mesmo em vida.
Este
processo passava pela própria restauração, em carne, do Filho de Deus, retornando
a vida, após a morte, antes de ascender, para que todos nós pudéssemos passar pelo mesmo processo
espiritual da regeneração da Vida plena sobre o pecado, com a Vitória da Cruz.
Ou
seja, a Humanidade tem a possibilidade de “restituição” de uma vida nova, ainda
hoje, aqui e agora, através do “processo” da Cruz.
E
pela Igreja, agora a ‘restituição’ é pleromática pela força da santificação,
que nos permite habitar no Corpo (Igreja) de Cristo ressuscitado, o qual estava presente
na Criação, agora se manifesta pelo Espírito Santo, que mantinha a Terra, (Gn 1.1; em sua função mantenedora),
permite a Criação ser renovada pneumaticamente, ou seja, espiritualmente.
“Que não nasceram do sangue, nem da vontade da
carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” Jo 1:13.
Isto
permite aos filhos sanguíneos de Abraão, incluindo nós, pela Fé, sermos
Filhos de Deus. 1 Jo 1.12.ss; Ef 2
Para
sermos restaurados, neste presente século “imago
Dei”, pós época da Criação adâmica, agora na ordem da Salvação. “Mas
todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor,
somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do
Senhor.”2 Co 3:18
Nós
os regenerados por Deus, somos a imagem e o texto paulino, que diz: “assim como Ele é o seremos...” nos fala
da Ressurreição dos mortos, ou da transformação corpórea que passarão os
crentes salvos, por ocasião do "toque da trombeta" na Iminência. 1 Ts 4.113-17
A
Regeneração do homem, neste estudo se dá no presente tempo, na vida espiritual
que nos faz poder assentar nas regiões celestiais com Cristo e sermos Nova
Criatura: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova
criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Co 5:17
Nicodemos e o Novo
Nascimento
"Jesus respondeu, e
disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo,
não pode ver o Reino de Deus." Jo 3:3
Começava
assim, um dos mais conhecidos diálogos bíblicos.
"Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem
nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e
nascer?" Jo 3:4
Nicodemos
recebe as primeiras instruções, que o deixam sem resposta ou sem compreensão
espiritual teológica e sem poder ser refutada: A necessidade do novo nascimento
da água (do grego hudor) e do
espírito (do grego pneuma).
Jesus
o inquire e lhe traz ao pensamento, como forma de iluminar sua mente
teologicamente adestrada, o simbolismo do batismo de João ( não aceito pelos de
sua ordem religiosa, os fariseus, eles não haviam crido no batismo de João, o Batismo
do Arrependimento), e da renovação pelo Espírito Santo. O batismo em água não
era algo desconhecido em Israel inclusive era uma prática desde os tempos do
Cativeiro babilônico.
“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua
misericórdia, nos salvou pela lavagem da
regeneração e da renovação do Espírito Santo, Que abundantemente ele
derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; Para que, sendo
justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da
vida eterna. Fiel é a palavra...” Tt
3:5-8
“Os
seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois
salvar-se?E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível,
mas a Deus tudo é possível....E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós,
que me seguistes, quando, na regeneração,
o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis
sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.E todo aquele que tiver
deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou
terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida
eterna.Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão
os primeiros.” Mt 19:25-30
παλιγγ- ενεσια – paliggenesia
- n.f. novo
nascimento, reprodução, renovação, recreação, regeneração; por isso renovação,
regeneração, produção de uma nova vida consagrada a Deus, mudança radical de
mente para melhor. A palavra é frequentemente usado para denotar a restauração
de algo ao seu estado primitivo, sua renovação, como a renovação ourestauração
da vida depois da morte;
-
a renovação da terra após o dilúvio;
-
renovação do mundo que terá lugar após sua destruição pelo fogo, como os
estóicos ensinavam;
-
o sinal e gloriosa mudança de todas as coisas (no céu e na terra) para melhor,
aquela restauração da condição primitiva e perfeita das coisas que existiam
antes da queda denossos primeiros pais, que os judeus esperavam em conecção ao
advento do Messias, e que os cristãos esperavam em conexão com a volta visível
de Jesus do céu.
1- Outros Usos
A
palavra grega (palingenesia) é
utilizada por escritores clássicos, com referência às mudanças produzidas pelo
retorno da primavera.
-
da restauração da nação judaica após o exílio
A
Palingenesia, ou regeneração é uma
doutrina de longos dos séculos, incluindo a cultura hebraica e religiosa, ou a
teogonia dos hebreus.
Dentre
os hebreus esta era uma discussão continua entre as várias seitas, existentes e
aceitas como divisões na religiosidade de Israel.
Seitas,
aqui, não tem o sentido usual adicionado no ocidental, ou fora da ambiência da
religião hebraica.
“E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que
vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no
trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as
doze tribos de Israel”. Mt 19:28
Neste
texto Jesus usa a palavra em um dos sentidos, neste caso escatológico.
Na
sociedade religiosa judaica onde Jesus insere o conteúdo da regeneração, isto
era algo difícil de ser entendido. Havia diversidade de entendimento, ou crença
na ressurreição.
Para
nós, cristãos neotestamentários, se faz necessário o entendimento sobre qual é
a regeneração que estamos falando.
Podemos
entender nas próprias Escrituras.
Em
João 10 Maria e Marta exprimem a crença na ressurreição.
A
expressão de Maria sobre a ressurreição do último Dia é algo que podemos cotejar e inserir neste estudo sobre a
regeneração. “Disse-lhe Jesus: Teu irmão
há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem
crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em
mim, nunca morrerá. Crês tu isto?”João
11:23-26
Era
muito difícil para um judeu, principalmente para os fariseus, entender o
sentido espiritual das palavras de Jesus, afinal Jesus falava em parábolas,
devido a ação profética de sua vinda.
Por
serem filhos do patriarca Abraão, eles julgavam-se já aperfeiçoados. Por
apresentarem um aparente zelo pela lei de Moisés, acreditavam em uma pureza
espiritual intrínseca da sua raça.
Seitas Em
Israel Durante o tempo de Cristo
“E Paulo, sabendo que uma
parte era de saduceus e outra de
fariseus, clamou no conselho: Homens
irmãos, eu sou fariseu, filho de
fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado”. Atos 23:6
Os Saduceus - os saduceus eram
aristocratas. Normalmente ricos e com cargos poderosos, incluindo o cargo de
primeiro sacerdote e de sumo sacerdote.
Eram
maioria no conselho regente, o Sinédrio [70 lugares].
Seguiam
as decisões de Roma (Israel nesta época estava sob o controle romano), mostravam-se
mais preocupados com a política do que com a religião. Comumente eles não se
relacionavam bem com o homem comum, e por isto, mesmo, o homem comum os
enxergava com estima.
Devido
a esta alta rejeição entre o povo, diferentemente dos fariseus, eles acabavam
concordando com as ideias deste grupo, na hora de decidir algumas questões do
povo.
Mesmo
assim, os saduceus eram mais conservadores na área de doutrina do que os
fariseus.
Os saduceus
consideravam apenas a Palavra Escrita como sendo de Deus.
Os
saduceus trabalhavam arduamente para preservar a autoridade da Palavra escrita
de Deus, especialmente os livros de Moisés (Gênesis até Deuteronômio).
Mas,
não foram perfeitos, nem felizes em suas opiniões doutrinárias.
Doutrinas
dos saduceus que não encontravam respaldo nas Escritura:
-
Eles eram extremamente autossuficientes, ao ponto de negar o envolvimento de
Deus na vida quotidiana.
-
Eles negaram qualquer ressurreição dos mortos - Mt 22:23; Mc 12:18-27;
At 23:8. At 4.1,2 E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os
sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus, Doendo-se muito de que ensinassem
o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos.
-
Eles negaram qualquer vida depois da morte, defendendo a crença de que a alma
perecia com a morte; eles acreditavam que não há qualquer penalidade ou
recompensa depois da vida terrena.
-
Eles negaram a existência de um mundo espiritual, ou seja, anjos e demônios - At 23:8.
Outras
passagens bíblicas, que mencionam os saduceus: At 4:1;5:17, e os
saduceus foram implicados na morte de Tiago pelo historiador Flávio Josefo
(At 12:1-2).
Os
saduceus deixaram de existir em 70 D.C.
A extrema ação de sua política em relação a Roma, os destruiu juntamente com a destruição
de Jerusalém e o Templo em 70 D.C.
Os fariseus - os fariseus eram em
sua maioria empresários de classe média (comércio, etc...), por isto, tinham
contato diário com o homem comum, significando quetinham o apoio do povo.
Erammais
estimados pelo homem comum do que os saduceus. Apesar de serem uma minoria no
Sinédrio, eles pareciam controlar o processo decisório do Sinédrio muito mais
do que os saduceus, já que.
Sobre as
Escrituras.
Para
eles, a Palavra Escrita era inspirada por Deus. Eram legalistas, da ‘nomia’, já
que também enxergavam a tradição oral com a mesma autoridade, defendendo as
tradições. As quais tinham evoluído ao longo dos séculos, e haviam acrescentado
coisas de uso tradicional (“...rejeita as fábulas profanas e de velhas, ...” 1 Tm 4:7 ) à Palavra de Deus. Assim, procuravam
obedecer rigorosamente a estas tradições juntamente com o Antigo Testamento. Jesus
teve vários encontros, com os fariseus, em que estes o acusavam de não obedecer
a tradição - Mt 9:14, 15:1-9, 23:5, 23:16, 23; Mc 7:1-23; Lc 11:42. Eles permaneceram
fiéis à Palavra de Deus com referência a algumas outras doutrinas importantes.
Doutrinas dos Fariseus:
Eles
acreditavam, em:
-
Eles acreditavam que Deus controlava todas as coisas mas que decisões tomadas
por indivíduos também contribuíam para o que acontecia no curso da vida de uma
pessoa.
-
Eles acreditavam na ressurreição dos
mortos. At 23:6
-
Eles acreditavam em uma vida depois da morte, com a devida recompensa e punição
individual.
-
Eles acreditavam na existência de anjos
e demônios. At 23:8
Tiago e os
leitores de sua Epístola.
Como
o público alvo de Tiago é: “às doze tribos que andam dispersas.”
Tg 1:1, esta inserção das doutrinas das seitas em Israel, à época do nascimento
da Igreja serve para entendermos o ambiente, no qual Tiago escreve sobre a
regeneração.
Sem
dúvida, havia a necessidade de doutrinar a estes irmãos sobre a regeneração.
O
termo grego palingenesia, que é
traduzido por regeneração, surge apenas duas vezes no Novo Testamento.
A
palavra Regeneração só é encontrada em Mt
19:28 e Tt 3:5. Este termo
significa literalmente um "novo nascimento".
O
uso mais restrito no sentido da regeneração do homem, está no texto, acima, da
Epístola a Tito.
Em
Mateus (sentido equivale a - "restituição de todas as coisas") não
reflete o propósito espiritual regenerativo antropológico, mas, ressalta o
caráter escatológico “novos céus e nova terra”, mais próximo do pensamento dos
judeus sobre as esperanças do Dia do Senhor, ou das esperanças dos hebreus
sobre a ideia da uma renovação tanto da terra de Israel como de todo o mundo
(Rienecker& Rogers, p. 43).
O
aparecimento, nesta ideia dos judeus, o Messias viria para fazer de Israel uma
poderosa nação na terra, Is 2:2-4, e liderará a regeneração da ordem política planetária.
Tal
pensamento não destoa, em síntese, do pensamento cristão para a segunda vinda
do Senhor Jesus [segundo o nosso pensamento pré-tribulacionista]. O verso de
Mt 19:28, acima citado, mais o texto de At 3:21 falam da regeneração,
assim como falaram os profetas. Is 35:5,6; Ez 47:8-12.
A
rebeldia de Israel não alterou a Promessa, Deus tem sob controle a História do
seu Povo. -Sl 89:3,4 e 27-37, portanto, a regeneração da Nação de Israel
se cumprirá.
O
texto de Mateus, portanto, trata da regeneração de toda a Criação, incluindo a
humana,conforme o texto bíblico na inicial.
Mas,
estamos falando da Regeneração espiritual do homem, no sentido de que a
regeneração é a realconcessão da vida de Cristo ao novo convertido.
ATENÇÃO: Como também não
podemos ser enganados por teses que se utilizam, também, do termo etimológico, palingenesia. Teses que não se coadunam
com a visão bíblica e cristológica, da regeneração espiritual do homem, em
especial a adotada pelos que professam o espiritismo, ou do pensamento estoico
[Entre os estoicos, a palavra tem o sentido (para eles), do retorno periódico e
incessante dos mesmos fenômenos; eterno retorno.].
A
palavra Regeneração só é encontrada em Mt19:28
e Tt 3:5.Este termo significa
literalmente um "novo nascimento".
“De sorte que fomos
sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi
ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em
novidade de vida”.Rm 6:4
Em
Tito 3:5 “Não pelas obras de justiça que
houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo...”tem
o sentido e ideia de ir de um para, outro lugar, e nos fala, da passagem da
morte para a vida. 1 Jo 3:14;
-
Ou se tornar uma nova criatura em Cristo Jesus. 2 Co. 5:17;
-
Do nascer de novo. Jo 3:5;
-
De uma renovação da mente. Rm 12:2);
-
Da ressurreição dos mortos em Cristo. Ef. 2:6;
-
Um novo ser,transformado (2:1, 5).
Esta
mudança de é atribuída ao Espírito Santo.
Ela
nãoprovém do próprio homem, mas de Deus - Jo 1:12, 13; 1 Jo 2:29, 5:1, 4,
que gera nova criatura no velho homem: pela lavagem da regeneração e da renovação do
Espírito Santo, ... por Jesus
Cristo nosso Salvador.
Quanto
à natureza da mudança, ela consiste na implantação de um novo princípio na alma
ou alienação; é a comunicação da unção (impartation) da vida espiritual a todos
aqueles que estão por natureza "mortos em ofensas e pecados."-
"E vos vivificou,
estando vós mortos em ofensas e pecados.Ef
2:1; Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que
nos amou,Estando nós ainda mortos em
nossas ofensas, nos vivificou
juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares
celestiais, em Cristo Jesus;"Ef 2:4-6
Nós
estávamos como os que perderam a sensibilidade, anestesiados e insensíveis,
como estão os mortos, mas agora recebemos a graça de sermos novamente
sensíveis, e termos de volta nossos sentidos, agora avivados do sono, para uma
nova vida, Em Jesus Cristo.
EDIÇÃO...
O AUTOR ATUALIZARÁ O ATUAL ESTUDO
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