Modernidade e Risco. Computador? Carro Também Pode Ser "Hackeado".
Carro ‘hackeado’ Via Digital.
Uma possibilidade cada dia mais próxima da realidade.
Como os
carros têm uma célula digital, hackers podem colocar em risco todo o
funcionamento e até mesmo causar acidentes e descontrole total do veiculo,
tirando o controle das mãos do motorista, que ficaria sem qualquer
possibilidade de acionar, freios, acelerar ou até mesmo do controle da direção.
Tudo isto, através do que é usado como serviços, seja para comunicação, por celular, rádio (entretenimento) e outras chamadas utilidades.
Eles conseguiram:
- acessar o
jipe Cherokee em vias públicas em St Louis, Missouri.
Em seu
relato perturbador Greenberg descreveu como as saídas de ar começaram, a arruinar
o ar frio e o rádio.
- Os limpadores
de pára-brisas ligados; o fluido do limpador, provocando embaçamento do vidro
- uma imagem
dos dois hackers apareceu no display digital do carro para mostrar que teve
acesso;
- diminuiu a
velocidade do carro causando uma parada, e assim como ele estava ficando na
estrada, causou congestionamentos atrás dele.
Greenberg
(que dirigia o veículo da experiência) descreveu: "A manobra mais
perturbadora veio quando eles cortaram os freios do jipe, deixando-me
freneticamente bombear o pedal do SUV de 2 toneladas, que deslizou sem controle
para uma vala.
"Os
investigadores dizem que estão trabalhando no aperfeiçoamento de seu controle
de direção - por enquanto eles só podem seqüestrar as rodas quando o Jeep, em algumas situações".
Vigilância
ou Segurança:
"Seu corte permite a vigilância também: Eles podem
acompanhar um coordenadas GPS do jipe direcionados, medir sua velocidade, e
até mesmo paradas no mapa para traçar a sua rota”.
O “hack” foi
possível graças ao Uconnect, o recurso de computador conectado à Internet que
foi instalado em frotas de carros Fiat Chrysler desde o final de 2013.
Ele controla
o sistema de comunicação e entretenimento, que lida com a navegação e permite
chamadas telefônicas.
Imagine quando saírem, os carros que poderão andar sem auxílio dos motoristas,
aliás, eles já existem inclusive em caminhões, que já usam um sistema híbrido,
em algumas rodovias dos USA, que tem longas retas que permitem ao motorista habilitarem
o controle do piloto automático, após ajustar a rota e realizar outras tarefas
e são avisados quando devem reassumir o volante, por aviso sonoro (grosso
modo).
Hackers, [na realidade especialistas em segurança, realizando testes autorizados e com todo aparato de segurança], conseguiram assumiram o controle de um jipe Cherokee, que tem
uma ligação à Internet, como vários outros veículos modernos, o lançaram em uma
vala.
Estes Especialistas em segurança, em uma experiência de segurança, tiveram
acesso ao sistema de Informática do Veículo, e conseguiram provar, que há a possibilidade
de milhares de outros carros estejam vulneráveis a ataques deste tipo.
Os
pesquisadores de segurança Charlie Miller, ex-funcionário da NSA, e Chris
Valasek (Eles trabalharam com Andy Greenberg, um escritor com
tecnologia), usando apenas um Laptop e um Celular para acessar sistemas de bordo do
jipe, através da sua ligação à Internet.
No primeiro teste de tal violação
deste tipo, os especialistas em segurança conseguiram cortar o motor e os
freios do Jeep Cherokee – provocando em uma rodada.
Eles afirmam que mais de
470 mil carros fabricados pela Fiat Chrysler poderiam estar em risco de ser
atacado por meios semelhantes - incluindo aqueles conduzidos no Reino Unido.
DMail
Caminhão sem motorista ganha autorização para
rodar em estrada dos EUA
"o
primeiro caminhão do mundo que pode se dirigir sozinho".
com IDGNOW/Computerworld (EUA) 07 de maio de 2015
Modelo
conceito é o primeiro do mundo com sistema autônomo a poder rodar nas estradas
de Nevada.A companhia Daimler Trucks revelou nesta semana o que ela chama de "o primeiro caminhão do mundo que pode se dirigir
sozinho".
Batizado de Freightliner
Inspiration Truck, o modelo conceito passou por extensivos testes,
informou a empresa, antes de conseguir a autorização do Departamento de Veículos
Motorizados de Nevada, nos Estados Unidos, para operar em rodovias públicas
dentro do estado.
Neste último
ano, o caminhão rodou mais de 16 mil quilômetros durante testes realizados na
Alemanha.
A Daimler
defende que seu novo veículo contribui com avanços para a tecnologia em carros
autônomos, além de impactar positivamente para a segurança nas rodovias, com a
diminuição de acidentes, do consumo de combustível e do congestionamento nas
estradas.
O
Freightliner conta com um radar frontal, uma câmera e um controle de cruzeiro
adaptativo, que ajusta automaticamente as distâncias entre veículos para manter
a velocidade na estrada.
O sistema
autônomo do veículo conecta a câmera ao radar, o que proporciona estabilidade,
controle de velocidade e segurança, pois evita a aproximação com outros
caminhões ou carros.
"Colocar
o Freightliner Inspiration Truck nas estradas é um dia histórico para a Daimler
Trucks e para a indústria de caminhões na América do Norte", disse
Wolfgang Bernhard, porta-vez da companhia.
Muitos dos
sistemas instalados no modelo conceito já estão implantados em outra plataforma
da Daimler,
a Freightliner Cascadia Evolution.
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