ORAÇÃO E RECOMENDAÇÃO ÀS
MULHERES CRISTÃS
Lição 03 CPAD – 3º
TRIMESTRE/2015
Autor do estudo Pr Osvarela
“A
própria família de Timóteo mostrou-se uma família, na qual as mulheres davam os
exemplos no exercício da fé e da oração.” Osvarela
Texto Áureo
1 Timóteo 2:1 “Admoesto-te, pois,
antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de
graças, por todos os homens”.
Leitura Bíblica Em
Classe
Primeira Parte
1 Timóteo 2:1-5 ‘Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações,
orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por
todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada,
em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus
nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao
conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os
homens, Jesus Cristo homem. ’
Segunda Parte
1 Timóteo 2:9-11 ‘Que do mesmo modo as
mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou
com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que
fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio,
com toda a sujeição.’
Frida Vingren - Missionária Esposa de Gunnar Vingren
Etimologia
Fonte – Dicionário
Strong
αρα – ara; n. f. oração, súplica
αινεω – aineo; v. louvar, exaltar,
cantar louvores em honra a Deus; permitir, recomendar; prometer ou jurar.
ευχη - euche; n. f. oração a Deus
διακονια - diakonia; n. f. serviço,
ministério, esp. daqueles que executam os pedidos de outros; daqueles que pelo
pedido de Deus proclamam e promovem religião entre os homens; do ofício dos
apóstolos e sua administração; do ofício dos profetas, evangelistas, anciãos,
etc. serviço daqueles que brindam aos outros os ofícios da afeição cristã esp.
aqueles que ajudam a atender necessidades, seja pelo recolhimento ou pela
distribuição de caridades; ofício do diácono na igreja; serviço daqueles que
preparam e ofertam alimento.
Διακονος – diakonos; do obsoleto diako (saída breve para fazer ou buscar
alguma coisa; n m/f. alguém que executa os pedidos de outro, esp. de um mestre,
servo, atendente, ministro; o servo de um rei; diácono, alguém que, em virtude
do ofício designado a ele pela igreja, cuida dos pobres; tem o dever de
distribuir o dinheiro coletado para uso deles; garçom, alguém que serve comida
e bebida;
παραδιδωμι - paradidomi; v. entregar nas mãos
(de outro); entregar a alguém algo para guardar, usar, cuidar, lidar; confiar,
recomendar.
επαινος – epainos; aprovação, recomendação, louvor.
αυλιζομαι - aulizomai; v. hospedar-se no
pátio, esp. à noite; passar a noite, hospedar-se.
καταλυμα - kataluma; n. n. hospedaria.
χωρεω - choreo; v. deixar espaço (que
pode ser preenchido ou ocupado por outro), fazer espaço, dar lugar; ter espaço
ou lugar para receber ou hospedar.
Λειτουργεω - leitourgeo; v. servir ao estado às
próprias custas; fazer um serviço, realizar um trabalho; de cristãos servindo a
Cristo, seja pela oração, ou instruindo outros no caminho da salvação, ou de
alguma outra forma; daqueles que ajudam outros com seus recursos, e assistem em
sua pobreza
Introdução
A
memória de Timóteo trazia o conteúdo das experiências de suas orientadoras
desde a infância. Todos nos somos mais orientados na infância pelas nossas
mães, ou avos, e isto ocorreu também com Timóteo e Paulo sabia como despertar,
ou trazer a memória de seu discípulo, para fazê-lo entender a necessidade de
uma vida de oração, intercessão, ações de graças, honestidade, piedade, pudor e
modéstia. Sim! Tudo isto fora demonstrado ao longo da vida de Timóteo, pois
Paulo cita de maneira veemente a sinceridade da crença de suas tutoras:
“Trazendo
à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó
Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti”. 2 Timóteo 1:5
Timóteo
sabia muito bem, que a oração era uma
atividade usual de sua avó, Lóide, e de sua mãe, Eunice, no seio
da igreja, ali implantada pelo apóstolo Paulo.
A
Oração e Culto realizado com a presença das mulheres cristãs, ou neo-convertidos
da Igreja primitiva, formataram as Igrejas e criaram a base para recomendar ao
seqüenciamento de determinadas liturgias de culto e serviço a Deus, seja no
interior de casas, templo, e até mesmo ao ar-livre:
“E no
dia de sábado saímos fora das portas,
para a beira do rio, onde se costumava
fazer oração; e, assentando-nos, falamos
às mulheres que ali se ajuntaram.” Atos
16. 13
Uma Recomendação Vital e
de Vitalidade para Igreja – Oração
A
atividade de Oração no seio da Igreja primitiva funcionou como centro
nevrálgico e de socorro, mormente nas casas, com a ajuda das mulheres, este
padrão deve ser motor e motivo para nossas mulheres crentes manterem, como o
fazem a Oração a favor dos pastores e da Igreja e Ministério, nos momentos de
dificuldades de seus lideres e membros, como podemos encontrar nos textos
bíblicos, incluindo até mesmo uma menina chamada de Rode, que até foi acusada
de estar vendo um fantasma ou dizendo coisa de criança, talvez a única menina
nominada na narrativa Neotestamentária. Mesmo em seus casamentos elas,
corroboravam a palavra escrita, nos Evangelhos, como a mãe de Timóteo e outras
santas mulheres.
“Pedro,
pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a
Deus. E, considerando ele nisto, foi à
casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos
estavam reunidos e oravam. E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar.
E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam: É o
seu anjo.Mas Pedro perseverava em bater e, quando abriram, viram-no, e se
espantaram.” Atos 12: 5, 12,13,15,16
Uma Orientação de
Assistencialismo – Uma Diakonia Feminina reconhecida. (veja em etimologia - διακονια
– diakonia)
... como convém a mulheres que fazem profissão
de servir a Deus...
“Recomendo-vos, pois, Febe, nossa
irmã, a qual serve na igreja que está em
Cencréia... Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor.
Saudai à amada Pérside, a qual muito
trabalhou no Senhor.”
Romanos 16:1;12
MULHERES - Atividades
Permitidas e Recomendadas
Sobre
a atividade das mulheres se tem discutido, em muito no seio das igrejas,
principalmente se apontando os Líderes como ultra-conservadores, ou
conservadores, ou modernistas, ou liberais.
Entendo
que á luz da exegese bíblica ainda não se tem uma integral noção do exercício do
oficialato ministerial das mulheres, - fico
na observância da Liderança e apontarei posição, em momento oficial e oportuno,
quando questionado uma visão - mas, tenho observado, motivações e mutações,
quanto a este tópico, pois ao longo de meio século observo mudanças
comportamentais na nossa membresia, e de posicionamento das nossas sábias
lideranças, sempre aguardando o tempo de Deus, porém, o que vejo, em alguns
casos, é muito gasto de energia sem produção de qualidade cúltica, ou
doutrinária e de santificação de vidas.
Diz
o Reverendo Augustus Nicodemus,
Chanceler do Instituto Mackenzie:
“Entre os evangélicos existem, de forma
geral, duas posições básicas quanto ao assunto: os igualitaristas e os diferencialistas.
Os primeiros afirmam que Deus originalmente criou o homem e a mulher iguais; a
subordinação posterior foi advinda do castigo divino, pós queda edênica, com
seus conseqüentes reflexos sócio-culturais. Em Cristo essa punição (e seus
reflexos) é removida.desta forma, com o advento do Evangelho, ou pelo
estabelecimento da Plenitude as mulheres tem seus direitos igualitários, pois
toda a condenação esta removida; assim, podem ocupar cargos de oficialato no
Corpo de Cristo, a Igreja.
Os diferencialistas,
por sua vez, entendem que desde a criação – e, portanto, antes da Queda – Deus
estabeleceu papeis distintos para ambos os sexos, homem e mulher, visto que
ambos são peculiarmente diferentes. A diferença entre eles é complementar. Ou
seja, o homem e a mulher, com suas diferenças se completam. A diferença de
funções não implica em diferença de valor ou de inferioridade de um em relação
ao outro, bem como, as conseqüentes diferenças sócio-culturais nem sempre
refletem a visão bíblica da funcionalidade distinta de cada um. O homem feito
como cabeça da mulher – esse princípio implica em diferente papel funcional do
homem, que é o de liderar. Assim, os diferencialistas mantêm a que a diferença
de papéis e igualdade ontológica do ser são duas verdades compatíveis e
bíblicas. A questão tem chegado aos evangélicos do Brasil, embora, em menor
intensidade, (sic) e sem que os evangélicos de um lado e outro, tenham
formalmente se organizado de acordo com suas convicções neste sentido. “Ordenação Feminina. O Que O Novo Testamento
Tem A Dizer” Nicodemus, Augustus
Muito
se tem falado sobre o serviço das mulheres na Igreja,
mas há atividades que no seio da Igreja elas tem se destacado, além da Oração,
o assistencialismo humanitário é uma delas, que se apresentou como fundamento
apostólico, na forma da diakonia, apesar de Lucas narra a escolha dos ‘Diakonos’
em Atos 6, na forma de inserção
ministerial, corroborado por Paulo em
1,2 Timóteo e Tito, com a figura masculina, vemos que as mulheres exerceram
a diakonia com a prestação de serviço junto a comunidade eclesial e a
comunidade onde viviam de forma que causaram admiração ente ambas, as
Comunidades, seja a Igreja, seja a Sociedade comum. Além, do que, lembramos das
santas mulheres que ajudaram ao Ministério de Cristo, as mulheres que preparam
especiarias para o pós-sepultamento de Jesus.
“E
chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem
eloqüente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor e,
fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor,
conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na
sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e
Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de
Deus.” Atos 18:24-26
– Esses versículos mostram que Priscila esteve envolvida na instrução de
Apolo. Mas também afirma que sua instrução aconteceu junto com e (mais
provavelmente) seu marido Áqüila, e isso foi feito em privado.
Aqui
Paulo, cita o nome do marido em primeiro lugar, na Epístola Aos Romanos, sem
contudo, deixar de reverenciar igualmente a posição de Priscila em outro texto:
: “As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que
está em sua casa.” 1 Coríntios 16:19;
“Saudai a Priscila e a
Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus...” Romanos 16:3
Profetizas – “e, entrando em casa
de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. E tinha este
quatro filhas virgens, que profetizavam.” Atos
21:8,9 – Nesses versículos lemos que haviam profetizas na igreja do
primeiro século.
“Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo
no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no
evangelho, e com Clemente, e com os meus outros cooperadores, cujos
nomes estão no livro da vida” Filipenses
4:2,3– Nesses versículos Paulo escreve que Evódia e Síntique “trabalharam comigo no evangelho”. Mas isso não é
detalhamento, se elas ensinavam ou que ministério exerciam. Contudo, Paulo reconheceu
em suas Epístolas a atividade das mulheres e as recomendou como partícipes da
Obra da Salvação.
Assistência Social –
veja em etimologia: serviço/diakonia
Dorcas
Veja: Λειτουργεω –
leitourgeo, na etimologia; diakonia;
“E
havia em Jope uma discípula chamada
Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias
que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto. E,
como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe
mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles. E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o
levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as
túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas. Mas
Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o
corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro,
assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as
viúvas, apresentou-lha viva. E foi isto notório por toda a Jope, e muitos
creram no Senhor.” Atos 9:36-42
Recomendações
Neotestamentárias Às Mulheres
A
conduta dos crentes é uma das questões retóricas e práticas, mais discutidas em
toda a existência da Igreja. Para muitos nos nossos dias uma pura e inócua
discussão. Eu não me alinho com este pensamento que os costumes estão
dissociados da Vida cristã e da santificação, sem a qual ninguém verá ao
Senhor.
Há
uma intrínseca ligação, desculpem o pleonasmo, na frase, que se vê ao longo da
historia da ligação homem com Deus, que faz com que os costumes e praticas
habilitem ao homem receber aceitação e imputação diante de Deus.
Desta
forma, a Igreja tem recebido lições nas Escrituras sobre o comportamento dos
crentes, incluindo mulheres e homens, sobre a conduta e costumes a serem
vividos para uma boa vida cristã e aceitável diante de Deus na operação com,
temor e tremor, diante de Deus, no exercício da Salvação.
Nos
textos abaixo, suporte e embasamento deste estudo, encontramos ambos os gêneros
antropológicos bíblicos, sendo observados quanto a este procedimento:
‘Admoesto-te,
pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações
de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em
eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e
honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que
quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade...’
‘Que
do mesmo modo as mulheres se ataviem
em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou
pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a
mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A
mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.’
Destacam-se
recomendações, para homens, mulheres, como gênero, jovens, moças solteiras,
casadas, casados, viúvas, como estado civil, para obreiros, obreiras, como
ativos servos da Igreja, neste estudo, entretanto o objetivo focal são
recomendações às Mulheres Cristãs. Alguns de nós, homens e ministros usamos a
tribuna para exarar estas recomendações como elas fossem única e exclusivamente
para as mulheres, se esquecendo que após recomendar as mulheres, Paulo, em
especial, toca e forte no comportamento moral masculino. O faço em nome da
“muitas vezes, agressividade” da fala e “culpa” lançada sobre as mulheres.
Algumas
Recomendações
Sujeição aos maridos
‘Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios
maridos, como convém no Senhor.’ Colossenses
3.18
Serviço das Solteiras ao Senhor em relação ao Serviço das
Casadas
“Há diferença entre a
mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa,
tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em
como há de agradar ao marido.” 1
Coríntios 7:34
Para As Idosas
“As mulheres idosas, semelhantemente,
que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não
caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;” Tito 2:3
Mulheres casadas Com Não
Crentes
“Porque
o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é
santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas
agora são santos.” 1 Coríntios 7:14
Exemplo De Mãe Crente -
com esposo de origem diferente
É
bom relembramos a origem de Timóteo e a região onde ele nasceu e seu lar. Leia
sobre isto, com base no texto sagrado.
“E
chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome
Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego...” Atos 16:1
Listra
um lugar de assentamento do Evangelho paulino: “Perseguições e aflições tais
quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me
livrou;” 2 Timóteo 3: 11
Paulo
esteve ali, em Listra iniciando o trabalho e sendo acatado como um deus, pelos de
língua licaônica:
“E havendo um motim, tanto dos judeus como dos gentios, com
os seus principais, para os insultarem e apedrejarem, Sabendo-o eles, fugiram
para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e para a província circunvizinha; E
ali pregavam o evangelho. E estava assentado em Listra certo homem leso dos
pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado. Este ouviu
falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado,
Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou. E
as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua
licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós. E
chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava.” Atos 14:5-12
Mulheres “Profetizas”
sem Rumo e Desestabilizadoras de Lares
“Porque deste número são
os que se introduzem pelas casas, e levam
cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.” 2 Timóteo 3:6,7
Ganhar Seus maridos Sem
Usar os Ardis das Mulheres Não Crentes
Porque
assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus,
e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; 1 Pedro 3:5
Hospedagem
A
perseguição a necessidade de evangelização da Judéia, Samaria, Ásia que moveu
os discípulos gerou dentro da comunidade cristã a necessidade de hospedagem de
missionários, devido aos riscos dos que proclamavam o Nome de Jesus Cristo,
assim a hospitalidade se manifestava como algo singular. Neste oficio, santo,
as mulheres se destacam pela própria questão cultural na qual está inserida a
Igreja de então.
“Não
vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo,
hospedaram anjos.” Hebreus 13.2
As
mulheres em suas casas aparecem citadas como centro do lar, não se destaca, em
muitos textos, na narrativa bíblica o dono da casa, mas, sim a dona do lar.
“E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora
de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor
lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. E, depois que
foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja
fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.”
Atos 16:14,15
Seguindo uma visão
Veterotestamentária:
“E
clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste,
matando-lhe o filho?” 1 Reis 17:20
Assim,
o Apóstolo Paulo pode expressar sua visão sobre certas recomendações de sua
lavra sobre as mulheres e sobre itens comuns a todos os crentes.
“Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja
que está em Cencréia, Para que a recebais no Senhor, como convém aos
santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem
hospedado a muitos, como também a mim mesmo. Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, Os quais
pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas
também todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é
as primícias da Acáia em Cristo. Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.” Romanos 16:1-6
Então,
enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da
fé. Gálatas 6:10
A Grande Discussão
Uma
das maiores e acirradas discussões é sobre o texto Bíblico do contexto do
Estudo, em tela, com base em 1Timóteo 2, .11, 12 a 15.
Neste
trecho Paulo atinge frontalmente a questão do exercício da liturgia do culto e
da ação das mulheres nela.
É
preciso entender: “Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no
Senhor.” Colossenses 3.18.
Para
obtermos a compreensão, quanto à sujeição hierárquica, da qual Paulo quer dar
entendimento, aos de Corinto e a Igreja, à partir, da própria hierarquia divina
e cósmica.
O
Filho se sujeitou ao Pai, O Homem se
sujeita ao Filho, a Mulher se sujeita
ao Homem..., a Criação se sujeita ao Pai e ao Homem...
Porém,
antes de tentar alguma exegese do assunto tentarei apontar para a visão de
Paulo para a atuação das mulheres no Culto.
Entendo
que o conceito bíblico de profecia pode ser bem amplo. Uma análise de vários
léxicos do grego mostrará, a todos, que a palavra “profecia” pode ter vários
significados: expressar, predizer, proclamar, declarar,
ensinar, refutar, repreender, admoestar, confortar.
Eis,
um ponto a ser analisado antes de apontar qualquer tipo de desconforto do
Apóstolo Paulo diante de nossos dias, aliás, Paulo nunca estaria desconfortável,
pois o que ele escreveu foi dado pelo Espírito Santo é inerrante e imutável e
tem o poder de revelação eterna.
Assim
temos que as mulheres profetizavam durante o culto. Ou seja, as mulheres podiam
exercitar a autoridade sob o êxtase da profecia, ou da manifestação dos Dons
dados pelo Espírito Santo.
Profetizar
com a cabeça descoberta estava sendo uma forma de manifestação igualitária na
Igreja em Corinto? Talvez, mas Paulo ao orientá-las nos abre o
uso do véu (se era desonra, era porque
elas estavam em lugar público, ou seja, na presença de outras pessoas, e não em
suas casas, onde não necessitavam deste aparato) nos dá a oportunidade de
mostrar que as mulheres, como se pode encontrar em outras passagens
Neotestamentárias, exerciam seus dons no seio da Igreja, ou seja, elas podiam
realizar a Obra de Deus, tal qual, em nossos dias, nossas irmãs realizam a Obra
de Oração, sem qualquer impedimento.
Ou
seja, as irmãs de Corinto, podiam servir a Deus e falar e manifestarem-se no
culto, Paulo neste texto não as impede de exercer qualquer atividade,mas
recomenda preservar a honra e a autoridade, se querem ser vistas como mulheres
de Deus.
“Mas quero que saibais
que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a
cabeça de Cristo. Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta,
desonra a sua própria cabeça. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a
cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se
estivesse rapada. Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se
também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que
ponha o véu.” 1 Coríntios 11:3-6
1ª Parte
Fonte
A Bíblia e Mulheres
Mestras - W.
Gary Crampton
Bíblia
Plenitude
Vivos
Biblia
On line
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