sábado, novembro 21

Início Do Governo Humano Lição 08 – CPAD – 4º Trimestre 2015 1ª PARTE

Início Do Governo Humano
Lição 08 – CPAD – 4º Trimestre 2015
Autor do Estudo Pr Osvarela
Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.” Romanos 13:1
Leitura Bíblica
Gênesis 9:1-13
Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra.
E será o vosso temor e o vosso pavor sobre todo o animal da terra, e sobre toda ave dos céus, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar; nas vossas mãos são entregues.
Tudo quanto se move, que é vivente será para vosso mantimento; [bem como a erva verde;] tudo vos tenho dado, como a erva verde.
A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
E certamente requererei o vosso sangue, o sangue da vossa vida; da mão de todo animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
Quem derramar sangue de homem, pelo homem terá o seu sangue derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.
Mas vós frutificai, e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.
Disse também Deus a Noé, e a seus filhos com ele:
E eu, eis que estabeleço o meu concerto, convosco e com a vossa semente depois de vós,
e com toda alma vivente, que convosco está, de aves, de reses e de todo animal da terra convosco; desde todos os que saíram da arca, até todo animal da terra.
E eu convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.
E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós e entre toda alma vivente que está convosco, por gerações eternas:
O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal do concerto entre mim e a terra.
Introdução
Ao estudarmos o Início do Governo Humano na Terra, através da geração de Noé, devemos buscar as bases deste importante momento da Humanidade.
Numa nova oportunidade, única e duradoura, até aos dias de hoje, Deus abre os horizontes de sustentação de todos os homens, em    quanto viverem, mas os obriga a caçar e buscar seu sustento, para além das ervas ou do verde, afastando da presença dos homens os animais, que podem dar-lhes pêlo, carne, ossos, para servirem de instrumentos, ferramentas e outros benefício, além da ajuda em serviços, como o gado.
Estas duas ações servirão para distinção entre os humanos, como itens de liderança, força estratégia e habilidades, e destacadas, até mesmo nas Escrituras:
 “E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.” Gênesis 10: 8,9
A inserção da esfera judicial se dá nesta nova etapa da gerencia humano, agora como Governo mandatário, com autoridade judicial, ao incluir a questão do sangue derramado por alguém com penalidade do modo “Talião”!
Quem derramar sangue de homem, pelo homem terá o seu sangue derramado;”
O homem, agora, está com novas atribuições ao seu Mandato, maiores do que as de Adão.
Além disto, Noé vai dispor de seu grupo familiar, seus filhos e filhas e noras e genros para repovoar a Terra, uma ordem dada a ele e aos seus filhos, o que não ocorrera com Adão. “...povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela. Disse também Deus a Noé, e a seus filhos com ele...”
Recebe uma nova ordem que muda a cadeia alimentar, incluindo na mesma a carne.
Tudo quanto se move, que é vivente será para vosso mantimento; [bem como a erva verde;] tudo vos tenho dado, como a erva verde.
Podemos dizer que a atitude de Noé foi abençoadora, como patriarca de toda a Terra, que agiu no coração de Deus para estabelecer uma regra duradoura para toda a Terra, incluindo, animais, homens e o equilíbrio do sistema criado dos Luminares:
A Aliança do Arco de Deus:
E eu, eis que estabeleço o meu concerto, convosco e com a vossa semente depois de vós, e com toda alma vivente, que convosco está, de aves, de reses e de todo animal da terra convosco; desde todos os que saíram da arca, até todo animal da terra. E eu convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós e entre toda alma vivente que está convosco, por gerações eternas:
O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal do concerto entre mim e a terra.
Etimologia
A palavra "Dispensação" vem do latim "Dispensatio". E significa administração, economia ou mordomia. Em cada período bíblico Deus esta administrando os tempos e as diferentes revelações manifestadas ao homem.
OS PACTOS. Em cada Dispensação há um pacto entre Deus e o homem, do qual Deus é o autor. Nesses pactos Deus estabelece certas condições que devem ser cumpridas pelo homem. Não vou aprofundar, no entendimento sobre pacto e Aliança, pois não é o objeto do estudo, mas penso que há ‘linhames’ diferentes.
Devemos reforçar a idéia das Dispensações através deste estudo. Trata-se da terceira fase da ação doa agentes de Deus na Terra. O homem criado é agora Governo, mais uma vez, mandatário autorizado diretamente pelo seu Criador, numa nova etapa de governança para se estabelecer na Terra uma nova povoação do Antrhopos.
O termo “autoridade” vem do grego exousia (εξουσία) que também pode ser traduzido por “poder”. Primeiramente liberdade de ação, advindo, então autoridade — seja com poder delegado, ou como poder irrefreável, arbitrário.
O significado básico de exousia é “liberdade para agir”. Uma pessoa com autoridade tem maior liberdade para agir do que outra que esteja submissa a autoridade de alguém. Quanto maior a autoridade, maior a liberdade de ação.
               - εξουσια – exousia; no sentido de Habilidade; n. f. poder de escolher, liberdade de fazer como se quer; licença ou permissão; poder físico e mental; habilidade ou força com a qual alguém é dotado, que ele possui ou exercita; o poder da autoridade (influência) e do direito (privilégio); o poder de reger ou governar (o poder de alguém de quem a vontade e as ordens devem ser obedecidas pelos outros); governador, magistrado humano; sinal de autoridade real coroa; autoridade sobre a humanidade
Autoridade – sf. (lat. auctoritate) 'cumprimento, execução, conselho' - direito ou poder de ordenar, de decidir, de atuar, de se fazer obedecer. Entidade que detém esse direito ou poder. Autorização oficial para se realizar algo. Personalidade que permite exercer influência sobre pessoas, pensamentos e opiniões; ascendência. Direito ou poder de mandar. Sociol. Forma de controle baseado no poder atribuído a determinadas posições ou cargos. Agente ou delegado do poder público. Capacidade, poder, aptidão. Influência intelectual, prestígio, crédito, renome.
משטר - mishtar; n. m. governo, autoridade;
מתג - metheg; n. m. freio (para animais); controle, autoridade (fig.)
קצין - qatsiyn; n. m. chefe, governante, comandante; chefe, comandante (na guerra); governante (de alguém no exercício da autoridade)
שליט - shalliyt (aramaico); adj. que tem domínio, que tem autoridade, poderoso; que tem ou exerce domínio, que governa; governante (substantivo); que tem autoridade; está autorizado.
βασιλεια - basileia; n. f. poder real, realeza, domínio, governo; não confundir com um reino que existe na atualidade. Referência ao direito ou autoridade para governar sobre um reino; do poder real de Jesus como o Messias triunfante.
Mandato
משמרת - mishmereth; n. f. guarda, cargo, função, obrigação, serviço, vigia; guarda, vigia, casa de detenção ou confinamento; ato de guardar, preservar; cargo, mandato; ofício, função (cerimonial).
Discurso
Esta terceira Dispensação é a Dispensação do Governo Humano, a qual começou em Gênesis 8.
 “... E será o vosso temor e o vosso pavor sobre todo o animal da terra, e sobre toda ave dos céus, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar; nas vossas mãos são entregues. Tudo quanto se move, que é vivente será para vosso mantimento;...”
Há um momento a ser destacado na narrativa bíblica, pois chamou a atenção de Deus, um movimento de Noé, confirmando sua posição de justo e a necessidade da ajuda divina na sua manutenção na Terra:
                                   “E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar. E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.” Gênesis 8: 20-22
Era o momento posterior ao ato divino de destruição da vida na Terra com um dilúvio, salvando apenas a família de Noé para reiniciar a raça humana.
Tem-se que:
 A Terceira Dispensação se chama "GOVERNO HUMANO" porque Noé foi posto como guia de um povo ou governo de sua casa.
- Começou no fim do Dilúvio
- Terminou com o chamado de Abraão.
- Durou 427 anos. [Desde o tempo do Dilúvio até a Dispersão do homem sobre a superfície da Terra]
Deus fez a Aliança com as seguintes promessas e mandatos para Noé e sua família:
1. Deus não vai amaldiçoar a terra novamente.
2. Noé e família devem povoar a Terra com pessoas.
3. Eles devem exercer Domínio sobre a Criação animal.
4. Eles são autorizados a comer carne.
5. A Lei da pena de Morte é estabelecida.
6. Nunca haverá outro Dilúvio mundial.
7. O sinal da promessa de Deus será o Arco-íris.
Este novo governo é imposto sobre as Bases confirmadas no Capítulo 8:
...E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar. E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração
...Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem
...a imaginação do coração do homem é má
Sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão
Então Deus concede este Mandato ou Autoridade ao homem, através de Noé para que este possa estabelecer um governo com:
Relacionamento com Deus
Relacionamento social
Relacionamento sustentável com a Criação – criação (alimária -animais), bens perecíveis (água e erva verde). Mas, dificultado pela fuga dos animais para habitats distantes, e para longe dos homens.
Mesmo este ato de caça foi valorizado pela ação diante de Deus: “...E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.” Gênesis 10: 8,9
“... E será o vosso temor e o vosso pavor sobre todo o animal da terra, e sobre toda ave dos céus, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar; nas vossas mãos são entregues. Tudo quanto se move, que é vivente será para vosso mantimento;...”
Exercício das habilidades manuais e de Estratégias.
Exercício de conhecimento de outras Terras, ao saírem para povoar a Terra, sob ordem divina.
Garantia de manutenção do Planeta produzindo semente para sustentação de todos os viventes. Quando há desequilíbrio fica claro que o homem, foi o quem criou o desequilíbrio por sua ação, desmatando, ou inserindo em certos habitats; animais sem predadores, [temos diversos casos, em todo mundo – peixes, cobras, coelhos, híbridos de sementes]
Habitat significa o espaço onde seres vivos vivem, e se desenvolvem. É um ambiente natural onde nasce e cresce qualquer ser organizado. Habitat é um termo utilizado na Ecologia, que compreende o espaço e o Ecossistema onde os animais se desenvolvem, dentro de uma comunidade.
Mudança de hábitos alimentares é um dos mais importantes pontos destacados nesta nova governança. “...Tudo quanto se move, que é vivente será para vosso mantimento;...”
Judicial – inserida na esfera do gerenciamento humano, após Adão e a geração pré-noiaca. Após o evento do fratricídio doa filhos de Adão.
A inserção da autoridade da morte, de um homem por outro homem, não descarta punição e peso do sangue por assassinato, de outro homem.
Erro do Governo Humano:
Os descendentes de Noé não se espalharam e encheram a terra como Deus havia ordenado, assim falhando em sua responsabilidade nesta dispensação. Cerca de 325 anos depois do dilúvio, os habitantes da terra começaram a construir uma torre, um grande monumento à sua solidariedade e orgulho (Gênesis 11:7-9). Mas, este já é outro assunto.
A noção da Dispensação infere a manutenção da federação dos homens através da aliança noiaca? Que veja-se Romanos 5.12-21
É um ponto a ser estudado neste assunto.
Pois, há um novo mandatário humano no governo global e de suas entranhas saíram os que iriam povoar toda a Terra. Com suas características pessoais de imago Dei e Semelhança derivadas de Noé.
Como ensina Bruce R. Marino apud Stanley Horton:
 “Quando Adão pecou separou-se de Deus, e isto produziu nele - como indivíduo e na sua natureza - a corrupção (inclusive a morte). Pelo fato de ele conter toda a natureza genérica, ela toda ficou corrompida. A natureza genérica é transmitida naturalmente ao aspecto individual da pessoa, o "próprio-eu" (como em Rm 7).36 A aliança adâmica é a justa base dessa transmissão e também da maldição contra a terra. O "eu" não é corrompido nem culpado por causa da natureza genérica, mas a natureza genérica o impede de agradar a Deus (Jo 14.21; 1 Jo 5.3). Ao chegar à idade da responsabilidade pessoal, o "eu", lutando contra a natureza, ou corresponde à graça preveniente de Deus na salvação ou realmente peca ao desconsiderá-la, de modo que o mesmo "eu" fica separado de Deus, tornando-se culpado e corrupto. Deus continua estendendo a mão para o "eu" mediante a graça preveniente, e o ele poderá aceitar a salvação. Logo, Romanos 5.12 pode dizer que "todos pecaram" e que todos estão corrompidos e necessitando de salvação...
Estamos diante de uma Aliança.
Deus é um deus de alianças com os seus escolhidos e jamais as quebras, pois não pode mudar sua palavra. Noé está diante de um novo rumo do Mundo, com a sua família, este é o panorama que vai desembocar nos dia de hoje, após passar por Babel.
Aliança é um fundamento do Plano de Deus
Gn 6.18; 9.9-17; 15.18; 17.2-21; Êx 34.27, 28; Jr 31.31; Hb 8.6,13; 12.24.
Foi assim, com Adão, com Noé e com os demais Patriarcas.
O erro de Adão, não tirou Deus de seu Plano, pois Ele o traçara totalmente. Quando lemos o profeta Oséias dizendo no capítulo 6.7 - "Mas eles traspassaram o concerto, como Adão", aprendi que muito provavelmente refere-se a essa Aliança.
“...mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas. Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Hebreus 8:6,7 que vai depois chegar a Aliança da Plenitude dos homens, que inclui a Igreja. Esta a melhor e Eterna Aliança.
Assim, como o escritor aos Hebreus 8.6,7, que diz ter sido a Aliança com Israel a primeira, não exclui a aliança com Adão, pois o contexto indica que se trata da primeira aliança entre Deus e Israel (e não com a humanidade inteira).
            “E eu convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.”
Assim, precisamos saber que: “As alianças bíblicas são obrigatórias às gerações futuras, quer para o bem”, como no caso de Noé, Gn 6.18; 9.9-17, ou para o mal, no episódio de Josué e o gibeonitas. Js 9.15.
E também se recusaram a ouvir a pregação de Noé e não puderam receber e ver a marca da Aliança através do Arco posto nos Céus, a qual nos alerta até hoje a todos que a Aliança está de pé, mesmo a noiaca, agora há uma Aliança maior estabelecida pelo Novo Adão perfeito, Jesus! Para tanto, o próprio Jesus proclamou que Noé era alguém autorizado a anunciar a salvação do Dilúvio, aos que se negaram a ouvir Noé, o pregoeiro.
“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;” 1 Pedro 3:18-20
Autoridade
Há apenas um legitimador de todas as autoridades no Universo: Deus.
Quando lemos sobre a autoridade de Noé temos que meditar que só mesmo o Criador pode dar autoridade sobre todas as coisas, ao homem. Ninguém pode se arvorar como portador de autoridade própria. Assim Jesus, o Filho disse:
“E Pilatos, quando ouviu esta palavra, mais atemorizado ficou. E entrou outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta. Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem. João 19:8-11 

1ª PARTE

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger