sábado, novembro 14

A Família que Sobreviveu ao Dilúvio. ATUALIZAÇÃO - Mulher E Filhos de Noé - Lição 07 – CPAD 22:08

A Família que Sobreviveu ao Dilúvio
Lição 07 – CPAD  - 4º  TRIMESTRE 2005
Texto Áureo – “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.” Hebreus 11.7
Leitura Bíblica - Gênesis 7:1-12
Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.
De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.
Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.
Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.
E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara.
E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.
Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.
Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra,
Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.
E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.
No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,
E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.
Etimologia
- אב - ’ab; n. m. pai de um indivíduo; referindo-se a Deus como pai de seu povo; cabeça ou fundador de uma casa, grupo, família, ou clã; antepassado; avô, antepassados — de uma pessoa; referindo-se à benevolência e proteção (fig.) termo de respeito e honra; governante ou chefe (espec.)
ביתbayith; n. m. casa, moradia, habitação - no sentido de lugar que abriga uma família;  membros de uma casa, família; família de descendentes, descendentes como corpo organizado.
אהב - ’ahab ou אהב - ’aheb; v. amar; amor entre pessoas, isto inclui família; desejo humano por coisas tais como alimento, bebida, sono, sabedoria; amor humano por ou para Deus; atitude amigável; amigo (particípio); o amor de Deus pelo homem; pelo ser humano individual; pelo povo de Israel; pela justiça; gostar.
A Família da Arca
“Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo...E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos.” Gênesis 18; Gênesis 7:13
É importante que se destaque os membros desta família escolhida por Deus. Dela todos os homens do mundo atual descendem. O que mostra que somos uma só geração.
Noé – o Pai ele foi o cabeça da casa noiaca, sua família, ou clã. Noé era casado e pai de três filhos, Sem, Cam e Jafé, também casados. Ele cumpre, com sucesso diante de Deus, a função de protetor, líder e guia de sua família, mantendo-a sob a orientação de conhecer e adorar a Deus, apesar de toda a decadência moral, ao redor de sua casa.
Devemos estudar esta família, à partir, do seu patriarca, veremos que a importância de Noé não será apresentada por seus feitos humanos, mas o fato mais importante de sua vida , não vem da perspectiva humana, sob a importância histórica. O que mais importa é a avaliação de Deus da vida deste homem: “Eis o resumo divino da história de Noé: Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus
Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé. A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.” Gênesis 6:8-12
Para Notar E Atentar:
Noé foi um homem que viveu seis séculos ( ) ou seja foi um homem que viu muitas gerações pós adâmicas se desgarrarem da presença de Deus, mas se manteve fiel em todo sua longa vida. A importância deste homem na segunda metade da vida foi baseada na sua fidelidade a Deus durante os primeiros séculos de vida. – séculos de fidelidade antes de ser chamado por Deus para sua missão mais importante.
Sabemos que as, naqueles dias, as pessoas tinham uma vida de longevidade maior do que a nossa e isto acabará sendo cortado da vida dos homens, pelo comportamento daquelas gerações da Era Noiaca.
Era uma época, na qual os homens viviam muito mais do que hoje. O próprio avô de Noé viveu mais do que qualquer outro homem no registro bíblico – 969 anos (Gênesis 5:27). O próprio Noé atingiu a idade impressionante de 950 anos (Gênesis 9:29).
“E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.... E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra... Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.” Gênesis 6:5-7,8
Noé nos dá forças para pensar: “não faço, porque todos fazem, mas faço por que amo a Deus e obedeço a sua palavra”. Não somos levados pelo pensamento dominante, mas pela nossa crença e Fé em Deus. Noé nos dá este exemplo, não errou, quando todos erravam, o que seria “justificável” para muitos não mudou seu pensamento.
Eis um dos maiores erros cometidos pelos homens: - a comparação de ações, como Adão fez com Eva – “ tentar se justificar por comparação aos outros, dizendo “mas, todo o mundo faz!”. Apontar ao erro dos outros, para justificar o seu, eis uma forma do homem tentar se justificar diante de Deus.Muitas pessoas justificam seus atos, mesmo sabendo que estão errados.
Neste momento e em alguns outros  momentos da História Universal, quiçá o atual, no nosso,  a maldade, a violência, a moralidade rasa e relativista, tem  se tornado, tão comum que muitas pessoas defendem suas ações na base da maioria.
Funciona, mais o menos assim: Se “todos os outros” mentem e sonegam, eu posso justificar mentiras e sonegação? “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.” Efésios 4:24-26;27,28
Exemplos:
Se “todos os outros” acham normal ter relações sexuais antes ou fora do casamento, eu posso justificar a prostituição e traição?
Se “todos os outros” acham normal aceitar homossexualismo como algo normal, eu posso ensinar os meus filhos que tal comportamento é aceitável?
Mesmo, com o relativismo dominando em nossos dias este tema e o liberando, até mesmo com “igrejas inclusivas”, seja lá o que isto quer dizer [Deus ama a todos os pecadores e os quer levar ao pleno conhecimento da verdade, mas não muda sua Criação –Macho e Fêmea - os fez. Gênesis 1.27], a palavra de Deus claramente condena relações homossexuais – Romanos 1:26-27; 1 Coríntios 6:9-11.
Aceitarmos, como natural as tendências de uma sociedade desvirtuada da palavra de Deus e perversa é definir, para nossas vidas, com base  no que é certo usando a base de opiniões populares, assim elas condenaram o Filho de Deus.
A verdade e justiça da Palavra das Escrituras, não podem ser trocadas, pela diferença entre certo e errado, definidas por números tirados de pesquisas de opinião.
Deus é a Verdade. “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.João 17:17.
É imutável e deve continuara sendo respeitada por todas as suas criaturas. O abrigo no coração e mente de Noé, deste entendimento, foi o princípio que distinguiu Noé no mundo condenado da sua época e Deus viu e achou Justo.
A Garantia do Sucesso de Noé
"NON DUCOR DUCO." "Não Sou Conduzido, Conduzo".
Ele teve coragem e, teve fé para fazer a vontade de Deus quando todos outros os homens se rebelaram. Ele não foi conduzido pelos outros, pois seguia a vontade de Deus em cada passo de sua vida.” Dennis Allan
Deu-se pela sua obediência, na primeira metade de sua vida. Noé recusou seguir o caminho de todos naqueles dia no mundo, ficou atento à vontade de Deus. Desta maneira, ele foi o único homem daqueles dias que poderia ouvir a Voz de Deus.
Ele, pois foi escolhido, e ouviu a ordem de fazer a arca, Noé obedeceu: “Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenaraGênesis 6:22.
Por manter-se obediente a esta Fé, é que podemos estudar como ele é usado como exemplo ao longo da história bíblica.
Hebreus resume a história da fé de Noé: “Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da féHebreus 11:7.
Ele faz, pela sua imputação dada por Deus, com que sua casa escape do terrível Evento que ocorrerá na Terra, o qual atingirá todos os homens, famílias, independente de classe, e apenas sua família, por seu proceder escapará:          
                      “Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.” Gênesis 7:1
Um Exemplo de guardião da família.
O exemplo de Noé nos mostra a necessidade de orientar e cuidar de nossa família em dias turbados de pecado, violência e degeneração moral, que vivemos.
Como pai ele foi um amoroso chefe de família. Um exemplo de Deus em seu cuidado.um cuidadoso pai que amava sua família, tal como, Deus amava a humanidade, em mesmo podendo destruir todos, poupa o Justo e sua família, lhe imputando absolvição por ser um homem íntegro e que guardou a sua família.
Ele guardou sua casa, com a ajuda e adoração á Deus.
Impressiona-me como Noé conseguiu manter sua família unida e sob seu controle. Ele é o exemplo do pai de família que não perde nenhum de seus filhos para o sistema do mundo.

Continuação 
Mulher E Filhos de Noé
 “...entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulher de teus filhos contigo.” Gênesis 6:18
Um Exemplo para as Mulheres
Ao continuar este Estudo, nos deparamos com estes mistérios bíblicos, ele não nos  informam sobre alguns personagens bíblicos, que se mostraram obedientes a Deus e foram, sem dúvida, alguma, importantes na vida de sua família. Assim, encontramos a mulher de Noé, sem nome e apenas citada. Mas, tenho certeza que Noé contou com sua ajuda, em toda a situação, diferente da mulher de Ló, outra sem nome.
Obs.: desprezamos,aqui, as análises sobre o nome da mulher de Noé, com base na tradição oral ou rabínica, como sendo uma descendente de Caim, chamada Na’Amah ou Noema.
Na Bíblia, só a conhecemos como "a esposa de Noé", Deus a conheceu como justa para participar da maior odisséia salvadora da raça humana.
Num momento de mudança, drástica, esta personagem foi determinante para Noé executar seu trabalho, como Deus lhe confiara.
Ela deve ser admirada por ter conduzido seus filhos na mesma fé do pai. Por te-los educado com uma fé genuína em Deus.
Ela cuidava de seu esposos, Noé e do seu lar. Talvez, tivesse uma vida sem maiores preocupações, pois, como Noé, tinha Fé no Senhor.
Não vemos nenhum tipo de palavra contra a atitude de seu marido, que por muitos foi chamado de louco, ou visionário, ele se manteve fiel aos laços do seu casamento.
Talvez, não imaginasse que a sua vida e a de todos da sua família iria mudar de maneira drástica.
A Mudança
Todos sabem que mudar de casa já é uma coisa que as mulheres, acabam sendo sobrecarregadas, emocionalmente, fisicamente e até espiritualmente, imaginem mudar de uma casa, para uma Arca!
Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida. E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles. Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” Gênesis 6:18-22
É interessante que sua presença, pós-diluvio não é notada. Pois, estes eventos que estudaremos, posteriormente, envolveram a intimidade de seu lar.
Embora, a Bíblia relate que ela foi obediente ao Senhor do princípio até ao fim, como supomos, pelo relato, pois a Bíblia nos diz:
"E no mesmo dia entraram na Arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheresde seus filhos" (Gênesis 7:13), nos dando a certeza que ela entrou na Arca.
Mas, a Bíblia, narra a sua saída ao nos dizer:
"Então falou Deus a Noé dizendo: Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos", então temos certeza que ela e seu esposo, os seus filhos e suas esposas saíram da arca.Gênesis 8:15-16
Ela participou do altar da saída da Arca:
"... edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar. E o Senhor sentiu o suave cheiro ...".
Perguntas que alguns de nós e de nossas mulheres fariam e que a Bíblia não registra na boca da mulher de Noé:
Como nós reagiríamos a uma notícia tão séria, como uma viagem num aparelho desconhecido e no meio de um dilúvio?
Como nós reagiríamos ao saber que, com exceção da sua família, todos [inclusive sua parantela, mãe e pai, irmãs e irmãos] iriam morrer e só nós escaparíamos?
Como nós reagiríamos ao saber que tudo iria mudar daqui para frente, sem saber como e talvez longe de onde sempre vivera por anos?[lembrando que Noé era um homem secular e ela também deveria ser]

Imagine viver em uma Arca, cercada de vários animais, por muitos dias e cuidar de sua família.

CONTINUA

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger