sábado, janeiro 16

Esperando A Volta de Jesus Lição 03 – CPAD – Janeiro 2016

Esperando A Volta de Jesus
Lição 03 – CPAD – Janeiro 2016
Subsídio e Estudo por: Pr Osvarela
Texto Áureo
 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Ts 5.23
Leitura Bíblica
Mateus 24:42-46

Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.
Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.
Etimologia
Maranata é uma expressão de origem aramaica que, na tradução para a língua portuguesa, tem um significado semelhante a "vem, Senhor" ou "nosso Senhor vem". O termo "maranata" surgiu a partir da junção de duas palavras do aramaico: marãn, que significa "nosso Senhor" ou "Messias virá", e “athá”, que quer dizer algo relativo a "Jesus está aqui".
De origem aramaica (que significa “nosso Senhor veio”) מרן אתא
Μαραν αθα - maran atha (Gr)
Rapto - lat. raptum,i 'roubo, furto'; rapto - rápido, veloz. Em êxtase; enlevado, arrebatado.  
αρπαζω - harpazo; v. pegar, levar pela força, arrebatar; agarrar, reivindicar para si mesmo ansiosamente;
Iminência - Que está por vir; proximidade do momento; é um instante que chegará logo.
Introdução
Meu pensamento, quanto a minha vida espiritual, sempre foi não perder a oportunidade do encontro com Cristo.
Sob este pensamento eu sinto incomodo quando há alguns que não preservam a sua relação espiritual, com vistas a este Evento, tão importante e Iminente, a Iminência é algo que não nos dará condições da segunda vez, pois não haverá repetição, por se tratar de Evento único no Plano Estratégico da corporação Universal, a Igreja.
A Iminência é um Evento aguardado ao longo de toda a vida da Igreja e foi utilizada pela primeira vez, nas Escrituras Neotestamentárias, pelo apóstolo Paulo.
Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata! 1 Coríntios 16:22
Na Didache o contexto é eucarístico: “deixa a graça vir e esse mundo passar. Hosana ao Deus de Davi. Se alguém é santo deixe-o vir; caso ele não seja que ele se arrependa. Maranatha. Amém” - Capítulo X (birkat há mazon) ou Didache 10:6. E como nas Neo-escrituras tem o contexto escatológico.
No Apocalipse 22:20 no final da Revelação de João a expressão é: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” Apocalipse 22:16,17;20
Maranata era um cântico assumido desde os idos dos Apóstolos. A volta de Jesus, uma promessa durante a sua ascensão era a esperança e conforto de todos os cristãos. A revelação progressiva da Palavra acabaria a revelar a todos quantos, sobreviveram no primeiro século, em anos posteriores a entenderem, os aspectos da Iminência e a consumação da Promessa.
          Tessalonicenses 4: 18 “Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”
Conta-nos a História Cristã que, antes do surgimento de Jesus, quando um judeu encontrava outro cumprimentava-o dizendo "Marãn", que quer dizer "Nosso Senhor virá", ou seja, o Messias virá. No entanto, após o aparecimento de Jesus, quando o mesmo judeu, agora convertido a Jesus, encontrava outro judeu, acrescentava a palavra Athá depois de Marãn, formando a expressão Marãn athá, que significa algo como "o Messias veio, está aqui e retornará".
- אתה - ’attah ou (forma contrata) את - ’atta. Usado no Novo Testamento na frase “maranata” - “Vem Senhor”.
Didaché - Instrução (didática) – tradução grega para Doutrina Dos Apóstolos, Ou Torá dos Apóstolos Às Nações. Ano provável: 60 d.C. é um escrito do século I que trata do catecismo cristão. É constituído de dezesseis capítulos, e apesar de ser uma obra pequena, é de grande valor histórico e teológico. O título lembra a referência de ‘E perseveravam na doutrina dos apóstolos ...’ Atos 2:42. “Didache” ou “didaskalia”, no grego -  (“Doutrina”) vem de uma raiz que significa “ensinar” e pode se referir tanto ao ato de ensinar, propriamente, como ao conteúdo do que é ensinado.
Assim, como aqueles esperavam o Messias e o encontraram após a sua conversão, dentre os seus que não o receberam, a Igreja tem sede e está dizendo, com o Espírito: Vem!
Bem como, a própria Criação aponta para este Evento atômico, na sua execução.  
Por isto, nos ministramos com as evidencias recentes da Iminência e mutuamente nos esperançamos e o aguardamos.
Embora, O Apóstolo Pedro já houvesse constatado que a dormência no seio da Igreja pode resultar, na vida de alguns acomodados, como forma de parecer demorada a Volta prometida.
Aliás, o aparente retardo da Promessa, no discurso de Pedro está ligado diretamente à necessidade de estarmos alerta, e foi escrita sob a forma de despertar o animo dos cristãos, quanto ao momento da Vinda, ou Volta e põe, por parâmetro e paradigma, ao Evento, os dias anteriores ao Dilúvio. Utilizando o texto, dentro do parâmetro escatológico, para que alguns não tenham o uso, como fora de algum contexto, dentre as perguntas dos Apóstolos em Mateus 24.3 ss
“Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero; Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador. Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade ...Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; .... Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite... 2 Pedro 3:1-10
A própria Criação dá seus estalidos gemendo pela redenção, através do ‘start’ que é a volta de Cristo.
Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” Romanos 8:19-23
Buscai a Santificação
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hebreus 12:14
Este versículo impõe condições para que vejamos ao Senhor.
Às vezes, podemos imaginar um final de vida, mas não podemos nos esquecer. Que o Apóstolo Paulo ensina-nos sobre a questão da Vinda de Jesus, ao escrever aos crentes de Tessalônica em dois trechos:
Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação;” Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4: 2,3;15-17
O alerta nos mostra a importância de sabermos que o momento é de um rapto, ou rapazzo.

Darei continuidade, posteriormente devido a notícia na data de hoje do falecimento de meu amigo Pr Eliel do Amaral Soares. Deixando uma palavra de condolências e sinceros sentimentos a Miss Olívia Soares, sua esposa, filhos e netos pela dor do passamento. Deus os confortará.
Fonte
Maranata - Max Wilcox - Anchor Bible Dictionary
Apontamentos do autor
Dicionário Strong - 

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger