domingo, janeiro 31

LIÇÃO 05 – CPAD - O Arrebatamento da Igreja Janeiro 2016

LIÇÃO 05 – CPAD - O Arrebatamento da Igreja
Janeiro 2016 - EDITOR Pr. Osvarela
TEXTO ÁUREO
"Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens [...]." 1 Tessalonicenses 4.17
αρπαζω - harpazo; v. pegar, levar pela força, arrebatar; agarrar, reivindicar para si mesmo ansiosamente; arrebatar;
Aprendemos que ‘levar pela força’ tem o sentido da ação de uma forma, não possível de ser detida, ou controlada.
αρπαξ - harpax; adj. de rapina, voraz; um extorquiador, um ladrão
“Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.” Mateus 24:43
‘εκεινο δε γινωσκετε οτι ει ηδει ο οικοδεσποτης ποια φυλακη ο κλεπτης (κλέφτης) ερχεται εγρηγορησεν αν και ουκ αν ειασεν διορυγηναι την οικιαν αυτου’
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
- 1 Tessalonicenses 4.13-18
13 - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14 - Porque, se cremos que JESUS morreu e ressuscitou, assim também aos que em JESUS dormem DEUS os tornará a trazer com ele.
15 - Dizemos-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de DEUS; e os que morreram em CRISTO ressuscitarão primeiro;
17 - depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 - Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
Exórdio
A palavra principal do nosso estudo é Arrebatamento.
Arrebatamento da Igreja. 1 Tessalonicenses 4.15-18;
As Assembleias de Deus são doutrinariamente e dentro do seu catecismo – Credo
– Pré-Tribulacionista;
– Pré-Milenista
Ou seja, tendo nesta área o seu mitte de entendimento dos acontecimentos das últimas coisas o Arrebatamento, antes da Grande Tribulação e do Milênio.
Melhor explicando:
1-Todos os crentes serão arrebatados antes da Grande Tribulação;
2- A Tribulação e o Milenio são períodos de 7 anos [a igreja estará, nas  bodas com  Cristo –  2 Tss.2.8;1Co.15.52.ss] e de 1.000 anos.
Palavra que já utilizamos em outros estudos e da qual apontamos o étimo.
Mas, a questão do arrebatamento é crucial para o entendimento da vida futura e o fechamento da era da Igreja na Terra.
Há os que não aceitam a questão do arrebatamento, tendo como único viés de encontro com Cristo, uma única fase da Volta.
IV_ Aproxima-se O Arrebatamento?
Em http://estudandopalavra.blogspot.com.br/2009/08/chegada-do-anticristo-licao-07-cpad.html
Nós somos pré-tribulacionistas dogmáticos, segundo O Credo Assembleiano e demais resoluções Convencionais.
A nossa crença é de que o arrebatamento, não só como Fé declaratória, mas sobre tudo sobre fundamento da Palavra de Deus:
16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de DEUS; e os que morreram em CRISTO ressuscitarão primeiro;
17 - depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Discurso
ESCATOLOGIA DENTRO DO REINO DE DEUS ATRAVÉS DA IGREJA:
A- O Aviso de Cristo é Escatológico.
20 ...em dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.
A Igreja será a protagonista do maior evento jamais havido nos séculos:
O Arrebatamento e suas conseqüências, para Ela e para os que não forem arrebatados.
O relacionamento estreito entre Escatologia, Espírito Santo e a Missão da Igreja.
A proclamação e a visão do Reino de Deus através da Igreja é intimamente relacionada com a Iminência, ou seja, o Arrebatamento, que nos leva a pensar sobre a Escatologia.
Os dias finais da Igreja neste Mundo, a ser tomada sobre a cabeça dos homens, de forma invisível.
A Igreja é o ente que atua neste mundo sob as regras do reino de Deus.
A Igreja tem a autoridade do Cristo redivivo.
A base de sua autoridade é a Palavra do Cristo de Deus
Ela é vencedora pela ação do Cristo nas regiões celestiais – as portas do inferno não prevalecerão contra ela...
Tem autoridade no Mundo espiritual
Atua como um corpo, sob a cabeça: Cristo!
Vive em comunhão
Vive em todas as partes do Mundo
Proclama a Iminência
Aguarda o Arrebatamento para se assunta aos céus
Não está confinada em um local físico, mas está livre nas Regiões celestiais em Cristo e com Cristo
É um ente do Projeto divinal, chamado de Plano de Redenção desde as eras eternais, nascido no coração do Pai, realizado pela Obra do Filho e Ajudada a viver em um meio, que lhe é agressivo e opositor, com a presença doce do Espírito Santo, O Consolador, Parakleto.
Esta era a visão deste escritor sobre alguns pontos do arrebatamento nos idos de 2011 [“O REINO DE DEUS ATRAVÉS DA IGREJA” - 31/07/2011], sobre o Kerigma.
Que inclui a questão do Arrebatamento, como um dos pilares do Cristianismo que mantém a Igreja na sua caminhada contínua, sob Promessa em destaque no Texto, supra. 
É uma função da proclamação: “Função precípua da Igreja, anunciar o Evangelho é algo secular, iniciado pelos Céus, pelo próprio Deus, o que transforma esta ação e obrigação da Igreja em algo especialmente a ser realizado, no Reino de Deus.... Avisar e servir, aos homens, a Palavra de Deus, o Reino de Deus através da Igreja, a qual age como Atalaia do futuro reservado, aos que não recebem a Cristo – Fundamento da Mensagem = Salvação. Ankündigung [alemão] – "anuncio de um acontecimento a se realizar.
O Arrebatamento infere necessariamente a visão sobre o futuro dos homens. Ele atende as nossas necessidades de conhecer as posições futuras de salvação para continuarmos nossa caminhada além túmulo ou após o arrebatamento como igreja, alcançando a Eterna Salvação em Jesus Cristo.
15 - Dizemos-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de DEUS; e os que morreram em CRISTO ressuscitarão primeiro;
O Apóstolo Paulo conforta os de Tessalônica sobre o futuro, após a morte, uma preocupação que deve ser continuada, em servir de conforto [‘confortai-vos com estas palavras’] era o que ele dizia e precisamos não deixar de falar.
“Arrebatamento é a condição para ser livre da morte física.” Osvarela
Assim, morte e vida eterna convivem na mente de todos. 
E qual deve ser a esperança?
Para todos, os que morreram, ou que morrerão antes da Volta de Jesus devem ser consolados e ensinados sobre o Arrebatamento.
O mesmo verbo laqah (=tomar), usado para indicar o arrebatamento de Elias, expressa em outros lugares a intervenção de Deus na morte serena do justo (Gn 5,24; Salmo 49,16; Is 53,8).
- לקח - laqach; v. tomar, pegar, buscar, segurar, apanhar, receber, adquirir, comprar, trazer, casar, tomar esposa, arrebatar, tirar; tomar, pegar na mão; tomar e levar embora; tomar de, tirar de, pegar, carregar embora, tirar; tomar para ou por uma pessoa, procurar, pegar, tomar posse de, selecionar, escolher, tomar em casamento, receber, aceitar; tomar sobre si, colocar sobre
Morte física com futura transformação, para os que morrerem em Cristo, antes do arrebatamento. Pelo arrebatamento, sofreremos a transformação do corpo corruptível. É o revestimento citado por Paulo no versículo 4: não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
Por conseguinte, a transformação do arrebatamento transformará o corpo mortal em um novo corpo, permitindo que o homem que a receber, morra somente espiritualmente para o pecado, pois Cristo em si mesmo, é bastante para promover a redenção do corpo exterior corruptível em um novo corpo sem pecado.
"De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." Romanos. 6.4. 
http://estudandopalavra.blogspot.com/2010/02/normal-0-21-false-false-false.html
Arrebatamento não é uma novidade Neotestamentária:
Vejamos o exemplo de Enoque, usando a figura de “tomar”:
                         “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.Genesis 5.24
“Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” 2 Reis 2:1;11
I - Tipologia – Elias foi tomado em Carruagem de fogo e não  passou pela morte – tipo do Arrebatamento da Igreja por sobre a cabeça dos homens.
Enoque foi tomado por Deus por ter andado com Ele e ter sido aprovado, tendo Deus se agradado de andar com Enoque.
Estes exemplos, nas Veterotestamentárias, nos mostram a questão da rapidez, imprevisibilidade, força, ação de Deus, num arrebatamento.
Em ambos, os casos não há como prever o momento. Em ambos houve o desejo de Deus em realizar o ato, seja com Enoque ou com Elias. Nos mostra no caso de Eliseu que mesmo sabendo que haveria o rapto, Eliseu não teve como saber o momento e foi exemplo de como proceder, estar junto até ao arrebatamento e em fidelidade.
– Transladado [– transladar - Mudar de um lugar para outro.]
trasladar - (traslado + -ar) v. tr.1. Transportar de um lugar para outro. = Mudar, Transferir
II - Posicionando o Evento
É necessário posicionarmos o Evento Arrebatamento na vida da Igreja, dentro do Plano Divinal.
Toda a cronologia da vida da Igreja passa, após a Assumpção do Senhor, obrigatoriamente pela expectativa da Esperança, deste momento.
De tal forma, que o Apóstolo Paulo necessita escrever aos crentes primitivos sobre a necessidade de aguardarmos a Volta com toda a certeza, pois é fiel o que prometeu e sobre uma nova Etapa, que forem fiéis.
É necessário entendermos, como apontamos abaixo, que o Iníquo se manifestará, após este Evento.
“Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” 2 Tessalonicenses 2:1-4
II.a -Arrebatamento, então, é:
“E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14.3
Promessa
“...seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 1 Tessalonicenses 4:17,18
“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros ...” 1 Tessalonicenses 5:9-11
“para servir o Deus vivo e verdadeiro, E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” 1 Tessalonicenses 1:9,10
Esperança
Consolo para os da Igreja
Exortação
Edificação
Livramento dos crentes –
Aquisição definitiva da salvação –
“E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” Efésios 2.6
Início de uma Nova Etapa
Há uma ordem a ser seguida em cada etapa da Vinda de Cristo, sob a instrução do Plano da Graça, seguindo a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, como uma vitória sobre a Morte.
“Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.” 1 Coríntios 15: 23
    a-     Para os crentes 
   b-     Para os que ficarem na Terraos que estavam na Igreja e não foram ficarão em estado lastimável; os do Mundo serão induzidos por informações de descrédito sobre o evento, ao som da voz do Anti-Cristo
   c-      No Plano divinal 
          c.1 - Início de uma nova etapa na Terra – Instituição imediata do período de domínio do anti-Cristo, chamado de Período da grande tribulação. Porém, esta nova etapa na Terra será iniciada num processo inicial, pacífico por 3,5 [três e meio] Anos, aos quais seguirão outros 3,5 [três e meio] Anos de Aflição, como nunca houve na Terra.
Mudança de Lugar – da Igreja, Terra para os Céus
“...a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus...Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta..., e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade” 1 Coríntios 15: 50,52,53,54
Mudança de estado – dos crentes, do físico para o espiritual; os mortos e os vivos arrebatados.
“Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” 1 Coríntios 15:44
Mudança definitiva - Estabelecimento definitivo, da Igreja, na Região celestial com Cristo
Vitória sobre a Morte – para os da Igreja
Sequencia da Vitória de Jesus Cristo, agora pela Igreja, que aperfeiçoa os que morreram, antes de seu nascimento, Morte e Ressurreição e Ascenção.
“...e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Coríntios 15:54-57
1ª Parte
Fonte:
Indicadas no texto
Apontamentos do autor e editor
Dicionário Strong

Bíblia online

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger