sexta-feira, março 8

Conhecendo a Armadura de Deus Lição 9 – CPAD MARÇO 2019 1ª Parte

Conhecendo a Armadura de Deus
Lição 9 – CPAD MARÇO 2019


Estudo Pr. e Prof. Universitário Osvarela
TEXTO ÁUREO
"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes." Efésios 6.13
LEITURA BÍBLICA
Efésios 6.13-20                                                                          
13- Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14- Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
15- e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16- tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17- Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espirito, que é a palavra de Deus,
18- orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espirito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos
19- e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
20- pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.
Resultado de imagem para panóplia
Discurso:
A Panoplia ou Planopian!Panoplian – proteção- refere-se a armaduras usadas por oficiais com o brasão do Imperador que além, da proteção indicavam a autoridade daqueles que representavam ali os interesses do Império.
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus ...” Efésios 6:11
Nenhum soldado pode lutar em uma guerra sem estar devidamente aparelhado, com as armaduras para tal guerra.
Batalha diferenciada, como diz o Apóstolo Paulo: “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12
Não há como lutar apenas com parte da armadura. Se está sem capacete, sem escudo, sem proteção dos lombos, sem couraça, espada e sandálias, como proteção.
Proteção para os lombos é um equipamento próprio para o flanco, entre o a coxa (onde estava a espada e envolvendo parte lateral dos corpos (vou usar o étimo hebraico, entendendo que Paulo deve ter pensado neste termo, aos descrever a armadura; que também pode significar lugar da virilidade do homem):
Chagorah; n. pr. m. cinturão, cobertura para os lombos, cinto, tecido para os lombos, armadura
חלץ - chalats ou (plural) חלצים; n. f. pl. lombos; como lugar de virilidade (lembrar de Abraão); cingidos; ou ombro, omoplata, lado, encosta, quadril
Não pode estar lutando, nem que temporalmente sem parte de TODA ARMADURA, a própria definição etimológica infere que armadura é algo usado constantemente!
φορεω - phoreo; v. usar constantemente ou vestir – armadura
‘elekoi'-  armaduras
Desde a antiguidade os soldados lutavam com seus aparelhamentos que os protegiam, tanto quanto com os que atacavam, tinham armas apropriadas e estratégias devidamente estudadas para defesa e ataque.
O apóstolo Paulo um homem observador e ativo na comunidade judaica e, romano de nascimento sempre usou de metáforas para ilustrar suas pregações e ensinos. Paulo observou as partes da armadura de um soldado romano; afinal, por um longo período ele foi vigiado por um guarda durante sua prisão domiciliar em Roma.
Lembremos que Paulo além de ser romano, esteve preso e foi encaminhado às prisões, pelos soldados romanos e conhecia todo o tipo de armadura, com as quais eles lutavam suas guerras.
Deus o usou como um dos profetas bíblicos da Era Neotestamentária, para antropomorficamente descrever algumas verdades bíblicas.
Desde a comparação de uma construção nos ensinando como edificar, até a comparação da atividade no mundo espiritual com guerras e pelejas.
Ensinou a correr a vida cristã, como se fosse uma maratona, de modo grego.
“os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.” 1 Coríntios 9:24,25
A lutar como um boxeador olímpico, só que não como batendo no ar, mas lutando contra um inimigo, que se esconde na área metafísica, na área sobrenatural, mas que atinge ao físico de todo que lhe der espaço.
“..., combato, não como batendo no ar.” 1 Coríntios 9:26
Neste trecho bíblico ele ensina aos de Éfeso a guerrear uma guerra, é esta a comparação:
“Efésios 6:10-20. Em toda esta divisão da epístola muito se disse sobre a vida cristã prática. Neste trecho da epístola aos Efésios, o andar do cristão foi descrito como uma batalha, um conflito mortal no qual ele está alistado contra o poder de Satanás e suas hostes.”
Paulo após explanar diversos temas na Epístola aos Efésios a encerra com uma orientação sobre como vencer as batalhas espirituais.
Destaco que ele prepara mentalmente os de Éfeso, para longamente os ensinar, regras comportamentais, individuais, familiares e eclesiásticas, por 3 (três) capítulos finais, até chegar a discorrer, mostrando que se cumprirem tudo aquilo, estão ainda necessitados, para cumprirem tudo, de revestirem-se de algo que os possa, manter aptos, porque a batalha é grande, mesmo aos que cumprirem os seus ensinos divinos.
Antes de indicar como se preparar e equipar para a batalha espiritual (tomai toda a armadura de Deus) Paulo dá uma importante informação:
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.”
Além de tudo que, eu ensinei, é necessário estar fortalecido no Kyrios (O Senhor Jesus nos escritos paulinos), e na força do Poder (dunamis) que ele deu à Igreja (ekklesia).
Ao que ele chama de “vistam toda a armadura de Deus” e, à partir, daí, vai listar as partes que constituem esta armadura.  
“A força e a coragem espiritual são necessárias para a nossa guerra e sofrimento espiritual. Aqueles que desejam demonstrar que têm a verdadeira graça consigo, devem indicar toda a graça; e vestirem-se de toda a armadura de Deus, que Ele mesmo prepara e concede. A armadura cristã foi feita para que seja utilizada, e não é possível deixar a armadura até que já tenhamos terminado a nossa guerra e finalizado a nossa carreira.” Matthew Henry
Paulo, sobretudo, destaca que toda armadura de Deus é deveras completa, incluindo tudo o que os cristãos necessitam para “ficar firmes contra as ciladas do Diabo”.
O Estilo do Adversário – Satanás.
A astúcia de Satanás é apontada como a astúcia baixa a methodeia, são artifícios, truques, arte, malandragem.
Lucas 11:21,22 expõe sobre o “valente” – (‘ischuros': alusivo a Satanás) – o qual “bem armado” – (‘kathoplismenos': pronto para guerrear) guarda a sua própria casa mantendo suas posses em segurança quando surge então o “mais valente” – (‘ischuroteros':  o próprio Jesus), o qual luta e derrota o inimigo e tira-lhe a “armadura” (‘panoplian': proteção) na qual confiava passando a dividir os despojos.” A Armadura de Deus e o Panoplian de Deus; Ronaldo Lidório
Em Lucas Jesus retira a Panoplian do Diabo para revestir a Sua Igreja da Panoplian de Deus em Efésios.
Lucas 11 e Efésios 6 são os dois únicos textos onde “armadura” (Panoplian) aparece no Novo Testamento neste sentido.
Efésios 6:12,13 enfatiza que a nossa luta não é contra “sangue e carne” (‘aima kai sarka': o conjunto das tendências humanas) mas sim contra toda uma nefasta manifestação espiritual do mal tais como “principados” (‘archas': tiranos que se auto nomeiam príncipes); “potestades” (‘exousias': forças de combate) e “dominadores deste mundo tenebroso” (‘kosmokratoras': estrategistas do mal); e logo após exorta-nos a tomar a “armadura” (‘panoplian': proteção) de Deus para termos vitória até no dia difícil.”
“Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.” Romanos 7:11
Eu sempre digo que o pecado, é astuto, só aguarda o momento para ferir de morte, como o soldado adversário inimigo, monta, armadilhas, escaramuças, para ferir um soldado que luta para tomar seu território.
Utiliza-se de ‘kosmokratoras', estrategistas do mal. De “πανουργια – panourgia; n. f. astúcia, artimanha
O Objetivo Da Vida Cristã:
Permanecer firmes e de pé, ao fim do que ele chama de “bom combate”, até ao final da carreira, para receber, as coroas da vitória:
- a incorruptível coroa da glória/a imarcescível coroa da glória – Pedro: ““imarcescível” (amarantinon). Esta é uma palavra que vem da mitologia grega, e que originalmente descrevia uma lendária flor, uma flor que nunca se desvanecia. Esta flor foi chamada de “amaranto“. Ao utilizar esta palavra, Pedro descreve o material que constitui a coroa, não a qualidade da coroa. Esta é uma coroa feita de amarantos.
- Coroa De Glória
- Coroa Incorruptível
- Coroa Da Vida
- Coroa Da Justiça
ενδυνω - enduno; v. cobrir-se, envolver-se, esconder-se em - literalmente: cobrir-se, vestir-se com um vestuário, metáf. colocar uma armadura.
Paulo, por pressuposto de vida, sempre teve no foco, o final de todos os homens, na esperança futura: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” 2 Timóteo 4:7,8
πανοπλια - panoplia; n. f. armadura inteira e completa; inclui escudo, espada, lança, capacete, grevas e peitoral.
Tudo que Paulo ensina sobre armadura e seu uso destina-se a lutar contra a astúcia de Satanás.
μεθοδεια - methodeia; n. f. artifícios, truque, arte, malandragem
Detalhando a Armadura:
A necessidade da armadura é para qual tipo de batalha temos que tomar para lutar.
Davi tentou lutar com a armadura de Saul, acabou desistindo de lutar com ela, mas assim, como nós ele tomou a armadura do Espírito de Deus e, usou-a com base na confiança em seu Deus. Nós só tomamos por fé esta armadura porque sabemos que: “as armas de nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus”.
“Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;” 2 Coríntios 10:3,4
Que são: “Funcionalmente Kosmokratoras expõe um grupo maligno organizado contra a expansão do evangelho e não um grupo desatinado de demônios voando aleatoriamente para todos os lados em atitudes impensadas. Porém até mesmo neste quadro temos a Panoplian de Deus sobre nós.” Ronaldo Lidório
Assim: “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12
A verdade ou a sinceridade é o cinto. Este rodeia todas as outras partes da armadura.
A justiça de Cristo, que nos é imputada, é uma couraça contra os dardos da ira divina. Porque somos primeiramente convencidos da Verdade pelo Espírito Santo, de toda Justiça. E assim, nos é imputada, ou seja, nos absolve dos erros, pois somos justificados, pela verdade, que nos trouxe a e à fé.
Os pés devem estar protegidos com a preparação do Evangelho da paz. Ou seja, é o Evangelho quem nos firma em Cristo e nos mantém, com pés protegidos em qualquer terreno enganoso, escorregadio ou arenoso. Impossível um soldado em guerra descalço, nos tempos romanos.
“..., quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós, ...” Romanos 11:28
Paulo citando o profeta messiânico, Isaías, ensina a valorização dos pés dos que propagam o Evangelho e porque são necessários manter a formosura:
“E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz (Boas Novas); dos que trazem alegres novas de boas coisas.” Romanos 10:15
Imagem relacionada
A salvação deve ser o nosso capacete. A boa esperança de salvação, e a expectativa bíblica da vitória, purificam a alma e impedem que esta seja contaminada por Satanás. Temos que ter uma cobertura para nossa Mente firmada em Cristo – Mente de Cristo –
“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.1 Coríntios 1:18
“..., e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” Efésios 6:17
A Espada - uma arma de ataque, a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus; ela é suficiente.
“Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda, ...” 2 Coríntios 6:7
“..., contra eles batalharei com a espada da minha boca.” Apocalipse 2:16
Jesus venceu sua batalha, pós batismo, contra Satanás pelo poder da Palavra:
“Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou, ...” Mateus 4:10,11
FONTE:
Apontamentos do Autor
Citações ao longo do Texto
Dicionário Strong
Teologia de Paulo - Thomas R. Schreiner
1ª PARTE ... CONTINUA


Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger