O Zelo Do Apóstolo Paulo Pela Sã Doutrina — O Dia Da Bíblia
É preciso zelar pela Sã Doutrina.
Lição 11 CPAD 12 de
Dezembro de 2021
A Bíblia é a Palavra de Deus.
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para
ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” 2 Timóteo
3:16
A Doutrina confessional é antes e em tudo, Dogmática,
indiscutível e aceita pela Fé.
“A
Bíblia é a fonte de todo o conhecimento Teológico”
"Principium
cognoscendi externum"
Revelação,
Inspiração e Cânon – Prof. João Alves dos Santos.
Se você
quiser conhecer adequadamente, a Deus, tem que necessariamente ler a Bíblia,
pois ela é A Palavra de Deus inspirada e a única fonte confiável de
conhecimento Teológico!
Texto Áureo
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas;
porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.”
(1Tm 4.16).
Leitura Bíblica: 1
Timóteo 6.3-6,11; 2 Timóteo 3.14-17.
3 — Se alguém
ensina alguma outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras de nosso
Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade,
4 — é soberbo e
nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais
nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
5 — contendas de
homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade
seja causa de ganho. Aparta-te dos tais.
6 — Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
11 — Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a
justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
2 Timóteo 3
14 — Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste
inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.
15 — E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que
podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 — Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para
ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.
17 — para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente
instruído para toda boa obra.
Hinos - 306, 322 e 505 da Harpa Cristã.
Objetivo Geral
Asseverar o zelo pela Sã Doutrina.
Objetivos Específicos
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I. Conceituar e correlacionar ortodoxia e heterodoxia;
II. Advertir a respeito da ameaça da corrupção doutrinária;
III. Apresentar a Igreja como a guardiã da Sã Doutrina.
Introdução:
A Bíblia é o maior bestseller do mundo. O primeiro livro impresso
no Mundo, na Idade Média
A Bíblia foi escrita por 40
escritores ao longo de mais de 1500 anos; a Bíblia foi
escrita por cerca de 40 autores, entre 1500 AEC e 450 AEC para
protestantes e 100 AEC
A Bíblia é um livro
escrito a quatro mãos e duas mentes, as mãos de Deus. e as mãos humana e a
mente humana iluminada pela mente de Deus.
A Bíblia é a Palavra de Deus.
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para
ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” 2 Timóteo
3:16
A relação do Apóstolo Paulo coma as Escrituras é um exemplo, de
como a Bíblia foi escrita e seus propósitos divinos iluminaram os homens e como
a Igreja recebeu as Doutrinas divinas e de Nosso Senhor Jesus Cristo, numa
forma que todos os crentes se pautam pelos ensinos da Bíblia e Paulo foi um dos
decodificadores das Doutrinas, sendo o maior escritor do Novo Testamento, o
segundo Tomo das Escrituras.
O Apóstolo Paulo define até mesmo as figuras de Deus, O Senhor,
no Antigo Testamento, sem retirar o poder ou atributos divinos, mas inspirado
pela Ordo Salutis e pela Kenosis (Fp. 2) ele insere a figura do Kyrios, Jesus
Cristo O Senhor, que reina neste período determinado por Deus (I Co. 15,22). O
Nome acima de todo o nome.
Transcrevo de L. Cerfaux:
O SENHOR
1. A teoria de Bousset - As respostas - Kyrios no cristianismo
primitivo
- União do título com a dignidade real de Jesus - Reação nas
reminiscências
evangélicas.
2. Legados da comunidade primitiva a Paulo. Aclamação e
profissão
de fé. O título e a Parusia - O título e a vida mortal de
Cristo.
3. Aplicação a Cristo do "Kyrios" da Bíblia -
"Deus, meu Pai e o Senhor
Jesus Cristo" - θεος e κυριος. O Nome acima de todo o
nome.
κυριος – kurios; aquele
a quem uma pessoa ou coisas pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão; senhor;
o soberano, príncipe, chefe, o imperador romano; título dado: a Deus, ao
Messias.
κυριοτης - kuriotes; n.
f. domínio, poder, senhorio; no NT: alguém que possui domínio.
Paulo e A Formação das Doutrinas:
A formação doutrinaria paulina se assenta sobre a sua origem
farisaica e após suas viagens e ao longo destas, ao plantar igrejas entre povos
de várias etnias Paulo vai debater-se contra
o dualismo de origem gnóstica ou mitológica gregos, e assim seu
pensamento evolui do monoteísmo judeu para o que passará escrever ao ditar sobre
as bases do próprio Antigo Testamento, consolidando na ortodoxia cristã. Embora,
A doutrina cristã e a de Paulo são essencialmente condicionadas pelo monoteísmo,
e isto sempre impedirá as colusões com o paganismo politeísta. Deus é um Só – O
Pai do Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem exaltou soberanamente. “A vós
graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! Bendito o
Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as
bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;” Efésios 1:2,3
Exemplo vivo é a Carta Aos Romanos, na qual ele, Paulo debate a
Doutrina da Salvação com base na própria Lei, como aio que o leva afirmar: “Porque
não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação
de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se
descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo
viverá pela fé.” Romanos 1:16,17
As
Escrituras paulinas foram reconhecidas no mesmo nível das Antigas Escrituras, pelo
Apóstolo Pedro: “E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como
também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi
dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos
difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as
outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados,
sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens
abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; Antes
crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. 2
Pedro 3:15-18
Interessante
notar que ao escrever estas palavras Pedro era alguém que tivera diversos
debates com o Apóstolo Paulo, mas o mesmo Paulo quando esteve em Jerusalém,
após 14 anos reconheceu Pedro como uma das colunas da Igreja – Gl 2.
E
é destaque que na sua primeira Epístola Universal o mesmo Apóstolo Pedro teve
como seu amanuense a Silvano ou Silas, um obreiro que também escrevera
epístolas com o Apóstolo Paulo.
Silvano serve Paulo, serve Pedro, porque a Igreja é
uma e o anúncio missionário é único, e a divulgação das Doutrinas, me parece um
tema que devotava sua atenção e prazer em escrever para a Igreja.
“Por
Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi brevemente, exortando e
testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.” 1
Pedro 5:12
Nota: Silvano serviu a Paulo e a Pedro era um judeu de
Jerusalém, um dos primeiros que se fez cristão, e naquela Igreja gozava de
grande estima (Atos 15, 22), sendo considerado profeta (Atos 15, 32). Foi
encarregado de levar “aos irmãos de Antioquia, Síria e Cilícia” (Atos 15, 23)
as decisões tomadas no Concílio de Jerusalém e de as explicar.
Evidentemente ele era considerado
capaz de realizar uma espécie de mediação entre Jerusalém e Antioquia, entre
judeus-cristãos e cristãos de origem pagã, e desta forma servir a unidade da
Igreja na diversidade de ritos e de origens.
Quando Paulo se separou de
Barnabé, assumiu precisamente Silas como novo companheiro de viagem (Atos 15,
40). Com Paulo ele alcançou a Macedónia (com as cidades de Filipos, Tessalónica
e Berea), onde permaneceu, enquanto Paulo prosseguiu para Atenas e depois para
Corinto.
Pedro diz que escreveu esta
epístola em parceria com Silvano (5.12), um dos homens notáveis da igreja
primitiva (Atos 15.22). Esse Silvano foi o mesmo Silas que acompanhou Paulo na
segunda viagem missionária. Ele era cidadão romano e também profeta (Atos 15.32).
Bem poderia ser que Pedro fosse o autor da carta e Silvano o seu amanuense. O
erudito William Barclay sugere que Silvano foi o agente ou instrumento de Pedro
para escrever esta carta. De
qual Babilônia, Pedro escreveu sua carta? Abril 25, 2013 Marcello De Oliveira
A
porção bíblica de maior volume em escrita é sem sombra de dúvidas, o compendio neotestamentário
do Apóstolo Paulo em suas 13 Epístolas – Cartas.
A
preocupação e exegese doutrinária, da salvação, cristologia, pneumatologia e
toda sorte de ensino cristão formam um verdadeiro escudo de doutrinas e apontam
para qualquer desvio da doutrina a ser combatido ao utilizarmos estas
Epistolas.
Transcrevo
trecho de um estudo de minha lavra para iniciar o tema sobre o zelo a termos
com a questão Doutrina.
O Que É Doutrina?
“Dogma é um termo de origem grega que significa
literalmente “o que se pensa é verdade”.
δογμα
- dogma; n. n. Doutrina, decreto, lei
Na
antiguidade, o termo estava ligado ao que parecia ser uma crença ou convicção,
um pensamento firme ou doutrina.
Posteriormente
passou a ter um fundamento religioso em que caracteriza cada um dos pontos
fundamentais e indiscutíveis de uma crença religiosa. Pontos inquestionáveis,
uma verdade absoluta que deve ser ensinada com autoridade.
Doutrina, um
termo que deriva do latim ‘doctrīna’, é o conjunto de ensinamentos que se
baseia num sistema de crenças. São os princípios que existem acerca de uma
determinada questão, geralmente com o intuito de a universalizar.
Por exemplo:
“A doutrina cristã postula a existência de um Deus que é trino, subsistente,
no Pai, no Filho e no Espírito Santo”.
Veja O Texto Maior No Final Deste Estudo:
Paulo
E O Zelo pela Doutrina.
As escritas
paulinas, são fundamentos doutrinários, mas foram escritas pelo Apóstolo, por
causa do seu zelo, a saber de desvios de igrejas, por onde passara e algumas
que fundara se deixavam influenciar por falsos pastores, dominados por
doutrinas gnósticas ou falsos ensinos assemelhados com a Doutrina de Cristo e o
Seu Evangelho.
Paulo é o exemplo
a ser seguido, por todos os obreiros que passam anos sem sequer buscar com alguma
fonte séria da Igreja se não perderam, na caminhada o verdadeiro sentido do
Evangelho. É por isto, que temos visto inúmeras fontes rotas sendo abeberadas
por multidões, cegos guiando cegos, foram deixando a primeira visão e seus
olhos se entenebreceram por causa dos desvios e o “que mal faz”, querendo igrejas
lotadas.
1
Timóteo 6
3 — Se
alguém ensina alguma outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras de
nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade,
4 — é
soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das
quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
5 —
contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando
que a piedade seja causa de ganho. Aparta-te dos tais.
Gálatas
1:12-14: Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de
Jesus Cristo.
Porque já
ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira
perseguia a igreja de Deus e a assolava.
E na minha
nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso.
Paulo manteve
o zelo, agora fundamentado em Cristo e Seu Evangelho.
Paulo fala a
respeito dos judeus. Eles têm o zelo de Deus, mas não o zelo segundo a
verdadeira ciência: "Efetivamente, desconhecendo a justiça de Deus e
buscando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus".
Assim, temos
uma questão, na qual usarei Jesus Cristo para inserir heterodoxia e ortodoxia:
Ortodoxia ou
Heterodoxia sobre o que se pensa de Jesus?
ορθοποδεω
- orthopodeo; v. caminhar numa trajetória reta; metáf. agir
corretamente
ορθος
- orthos; adj. reto, ereto; justo, reto, não torto;
corretamente
ετερως
- heteros; adv. de outra maneira, diferentemente
Ortodoxia
- Ortodoxo é aquele que segue fielmente um
princípio, uma norma ou uma doutrina. Do grego “orthos” que significa
“reto” e “doxa” que significa “fé”. É o que está em conforme com a
doutrina religiosa tida como verdadeira.
Heterodoxo
Enquanto
ortodoxo significa rigidez, fidelidade, a expressão heterodoxo, se
refere àquele que não é ortodoxo, que é contrário aos princípios, às crenças,
aos dogmas de uma religião.
Heterodoxo
é um adjetivo que significa herético, ou seja, que faz referência à
heresia, uma doutrina que é contrária ao que é definido pela igreja em
matéria de fé.
A idéia da
ortodoxia veio a ser importante na igreja a partir do século II por causa de
conflitos, primeiramente com o gnosticismo e depois com outros erros a respeito
da trindade e da pessoa de Cristo. A aceitação rigorosa da "regra de
fé"(regula fidei) era exigida como uma condição prévia da comunhão, e
surgiu uma multiplicidade de credos que explicavam essa "regra". Seja qual fosse a questão, as Escrituras
sempre eram o suporte para se definir a ortodoxia da Igreja.
A inspiração
para escrever as cartas doutrinárias, foram como profeta, que é inspiração do
Espírito Santo
“A minha palavra, e
a minha pregação não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria
humana, mas em demonstração de Espírito e de poder” 1
Cor. 2:4.
Insiro parte
de meu estudo, publicado:
A sacracidade da Bíblia
como A Palavra de Deus.
I - Discurso Inicial
Teológico-apologético:
Por mais paradoxal, que seja, pela
sua qualidade e autoria:
Nunca nenhum livro sofreu tantos ataques como a Bíblia
Sagrada. Os ataques têm surgido quer de dentro quer de fora da igreja.
Infelizmente nos últimos dias muito
se tem questionado sobre a Infalibilidade e outras qualificações da Bíblia
Sagrada.
Os críticos liberais reduzem a
Bíblia a um livro humano, apesar das revelações sobrenaturais e das
manifestações miraculosas.
Estes críticos dizem que: “a Bíblia
teve uma perspectiva como um documento meramente humano, sem nenhuma autoridade
transcendental. Sendo assim, a Bíblia deve ser estudada e interpretada da mesma
maneira que a vulgar literatura que lemos nos nossos dias, de acordo com a
pesquisa de métodos literários”.
II Tm.4. 3: Porque virá tempo em que
não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas
agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,
II PEDRO 2.1: Mas houve também entre
o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais
introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os
resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
Fundamentalmente, o movimento
crítico é anti-sobrenatural e anti-miraculoso. Ele rejeita na sua totalidade a
idéia de que, Deus atua de qualquer modo sobrenatural ou atuou na história da
humanidade.
Mt. 5. 19: Qualquer,
pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos
homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e
ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Para aumentar a
dificuldade, a teologia bíblica tem sido dividida por correntes Ortodoxas e
Heterodoxas, sendo que a última tem procurado descaracterizar alguns
predicados santos da Bíblia – O Livro de Deus ou A Palavra de Deus -,
nivelando-a, quase a posição de livro de homens, mesmo que estes sejam tidos
como santos.
1-Ortodoxia:
Conceito ortodoxo é aquele que aceita a definição de que a
Bíblia toda é inspirada por Deus, inerrante e infalível.
2-Heterodoxia:
O conceito dos não-ortodoxos
[heterodoxos], não aceita a Inspiração das Escrituras como a entendemos,
principalmente quanto à Inerrância.
Alguns heterodoxos chegam a afirmar
que crêem na inspiração da Escrituras e até na sua infalibilidade, mas
certamente não aceitam que as Escrituras não erram em tudo o que afirmam.
Pensam que como literatura a Bíblia contém vários erros, em diversas áreas,
sendo que ela é infalível quanto às verdades chamadas “espirituais”.
O perigo da Heresia:
O
termo Heresia vem do grego (haíresis) que significa escolha, foi criado
historicamente e ganhando outros significados com o passar do tempo, na época helenística
tinha o sentido de doutrina ou escolha. Com o advento do cristianismo, a
palavra recebeu uma conotação pejorativa de “doutrina que está fora da Igreja”,
ou seja, contrária aos princípios da fé cristã3 . A definição e aplicação deste
conceito foi um instrumento fundamental para a própria organização
eclesiástica: definir quem eram os hereges era uma maneira de demarcar o que
era certo dentro da Igreja, ou seja, delimitar um aspecto particular ou uma
interpretação doutrinária como verdade, através da escolha feita por
determinados grupos cristãos ou individualmente.
(transcrição de Revista Mundo Antigo – Ano IV, V. 4, N° 08 – Dezembro – 2015 –
ISSN 2238-8788 NEHMAAT http://www.nehmaat.uff.br 147 http://www.pucg.uff.br
CHT/UFF-ESR Ortodoxia e Heterodoxia: os debates e conflitos em torno das
heresias nos primeiros séculos Rosana Brito da Cruz1 Submetido em Agosto/2015
Aceito em Agosto/2015 em 11/12/2021 coletado às 22:23h) http://www.nehmaat.uff.br/revista/2015-2/artigo07-2015-2.pdf
- Resultado destas
introspecções nas mentes dos crentes:
Desta forma muitos questionamentos
têm penetrado no recôndito das mentes de muitos crentes [mormente os que se
iniciam na teologia], muito embora, salvos e com a fé firmada, que se angustiam
com estas sombras lançadas, sobre a veracidade da Bíblia, seja em alguns pontos
ou doutrinas.
Há tempos escrevi algo sobre a
transmissão da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada preocupado com dúvidas
levantadas por alunos e membros que me questionavam sobre como a Bíblia
Sagrada, ou as Escrituras [aqui: Antigo Testamento e Novo Testamento], chegaram
até os nossos dias.
Procurando ser um Aliado ao estudo
da teologia bíblica que se inicia com algumas perguntas:
· O que entendemos ser a
Bíblia?
· O que é a Bíblia para
você?
· Um simples texto que
manifesta uma série de verdades universais?
· Um livro que reflete
um grande número de crenças de um povo antigo chamado Israel e uma comunidade
chamada cristã?
· Ou a Bíblia é mais do
que isto?
· O que entendemos ser a
Bíblia?
· A Bíblia que eu tenho
em mãos é a Palavra de Deus?
· Posso confiar na
Bíblia, que leio?
Algumas perguntas, acima eram parte
de meu estudo, preocupação, que a meu ver, já pode ter ocorrido em muitas
mentes, inclusive entre nós os crentes e quem sabe na sua mente.
I-a- A resposta que
encontrei foi:
Sim, eu posso confiar na
Bíblia que leio!
Ressalva: com ressalva sobre o cuidado com algumas
versões. Porque toda tradução é no fundo uma interpretação dos textos escritos
no original, de tal forma encontramos, nos dias de hoje edições de Bíblias com
erros grosseiros doutrinários e até mesmo alteração ou redução do texto, em
relação aos melhores manuscritos! Mas, podemos entender que ninguém ficará sem
entender a Bíblia, por causa de notas de rodapés de certas edições. Por isto
sempre tenha mais de uma versão, se for possível .
III - Definindo o que é
a Bíblia:
Há entre os teólogos
muitos que já afirmam:
A Bíblia contém a
Palavra de Deus!
Eu, porém continuo na
boa ortodoxia dizendo:
A Bíblia é a Palavra de
Deus.
Esta é a definição do
cristianismo histórico.
A conservação da Bíblia,
por si só, é um milagre divino.
Fonte:
A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS
Lição
08 – CPAD – 23/11/2008 Autor: Osvarela
http://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=heterodoxia
Fica,
pois, evidente que é tempo de voltarmos a verdadeira Ortodoxia e buscar
combater a heterodoxia que vem reinando em alguns púlpitos e quer se assentar
em nossas tribunas, com fala elegante e tecnicamente “inspirada”!
Exemplo:
“Os Dogmas
proclamados pela Igreja devem ser aceitos como verdades reveladas por Deus
através da Bíblia. São irrevogáveis e nenhum membro da Igreja, tem autoridade
para os alterar. São exemplos de dogmas a Existência de Deus e da Trindade.
“E perseveravam na
doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” Atos
2:42
Partindo do
básico, de sua definição em si, podemos dizer que doutrina é o conjunto de
ensinamentos. Devemos entender que o ensinamento cristão, deve ser baseada, nos
ensinamentos bíblicos, sobretudo os de Jesus Cristo, o messias judeu, segundo
nossa fé.
Muitos em
nossos dias encontram a causa de toda a dissensão e divisão na igreja em muita
doutrina e em credos que são muito específicos em suas declarações
doutrinárias.
Embora,
muitos crentes não conheçam as Doutrinas como deveriam entender e serem
ensinados. Se a igreja há de crescer nessa verdadeira unidade, ela deve crescer
em Cristo. ela deve apropriar o Cristo da Santa Escritura, o que significa que
ela deve instruir e ser instruída na verdade.
Conceito etimológico:
διδασκαλια - didaskalia; n.
f. ensino, instrução; aquilo que é ensinado, doutrina - ensinamentos, preceitos
sob
esta definição temos a definição dos que ensinam a Doutrina:
διδασκλος - didaskalos;
n.m. professor; no NT, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos
deveres do homem - alguém que é qualificado para ensinar, ou que pensa desta
maneira: os mestres da religião judaica; aqueles que pelo seu imenso poder como
mestres atraem multidões, i.e., João Batista, Jesus; pela sua autoridade, usado
por Jesus para referir-se a si mesmo como aquele que mostrou aos homens o
caminho da salvação.
διδασκω – didasko; ser
um professor: desempenhar o ofício de professor, conduzir-se como um professor;
ensinar alguém; dar instrução; instilar doutrina em alguém.
διδαχη - didache; n.
f. ensino; aquilo que é ensinado; doutrina, ensino a respeito de algo; o ato de
ensinar, instrução; nas assembleias religiosas dos cristãos, fazer uso do
discurso como meio de ensinar, em distinção de outros modos de falar em público
Exemplo:
dos Apóstolos e de Paulo - daqueles que, nas assembleias religiosas dos
cristãos, encarregavam-se de ensinar, assistidos pelo Santo Espírito
Doutrina também pode ser o Logos, a Palavra verdadeira.
λογος - logos; n.
m. do ato de falar; palavra, proferida a viva voz, que expressa uma concepção
ou ideia
Doutrina:
É
um conjunto coerente de ideias fundamentais a serem transmitidas, ensinadas.
Conjunto das ideias básicas contidas num sistema filosófico, político,
religioso, econômico etc.
Doutrina está sempre
relacionado à disciplina, a qualquer coisa que seja objeto de ensino, e pode
ser propagada de várias maneiras, através de pregações, opinião de pessoas
conhecidas, ensinamentos.
“Se
suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o
pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos
participantes, sois então bastardos, e não filhos.” Hebreus 12:7,8
Origem Do Termo Doutrina
No
antigo testamento, nos livros de Deuteronômio 32:2 e Provérbios 4:2 e 9:9, o
terno “leqach” é usado pelos autores e tem como principais significados
ensino e ensinamento. Já em Isaías 42:4 o termo “towarh”, ou
torá, para designar uma lei, instrução ou orientação divina. Já no novo
testamento, o termo “didache” é utilizado em Marcos 1:22, Lucas 4:32,
Atos 2:42 e Romanos 6:17 e significa ensino, ou doutrina mais diretamente.
לקח
- leqach; n.m. ensinamento, ensino, percepção - instrução (obj),
ensinamento (coisa ensinada),
capacidade
para ensinar.
διδασκλια – didaskalia; n. f. ensino,
instrução; ensino-- aquilo que é ensinado, doutrina, ensinamentos, preceitos.
διδαχη - didache; n. f. ensino -
aquilo que é ensinado; doutrina, ensino a respeito de algo. O ato de ensinar,
instrução - nas assembleias religiosas dos cristãos, fazer uso do discurso como
meio de ensinar, em distinção de outros modos de falar em público.
δογμα - dogma; n. n. doutrina, decreto, lei.
λογος – logos; discurso oral contínuo –
instrução - doutrina, ensino
Uma questão de Fé
“Goteje
a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o
orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.” Deuteronômio
32:2
“Jesus
lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me
enviou.” João 7:16
Devemos
fazer distinção em verdadeira doutrina e ou mera profissão de fé!
Doutrina
correta biblicamente leva a obediência e fé.
Fé
verdadeira na doutrina leva a obediência
Então,
a obediência e fé são forjadas pela doutrina verdadeira.
Quem
produz obediência é a fé, mas a doutrina verdadeira inspirada e bíblica produz
fé.
Declarar
uma fé ou a ler qualquer um pode, mas apenas os que tem fé podem servir a Deus
pela Sua Doutrina, professá-la e crer nela.
A falta de conhecimento bíblico gera falta de conhecimento da
doutrina
“Tu,
porém, fala o que convém à sã doutrina.” Tito 2:1
“Porque
convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus [...]
Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja
poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os
contradizentes.” Tito 1:7; 9
Uma
igreja vive sobre a doutrina cristã a ser seguida, a ser pregada aos seus
fiéis. Todo líder e obreiro cristão precisa estudar por algum tempo qual a
melhor doutrina cristã a ser seguida por seu ministério.
“Se
alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de
nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade” 1
Timóteo 6:3
A Doutrina segundo a Bíblia deve ser conforme as palavras do Senhor
Jesus.
Isto
não quer dizer que a doutrina só se baseia no Novo Testamento.
“Ouvi,
filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência. Pois
dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei. E ele me ensinava e me dizia:
Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.” Provérbios
4:1,2;4
“E
outra vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande
multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda
a multidão estava em terra junto do mar. E ensinava-lhes muitas coisas por
parábolas, e lhes dizia na sua doutrina” Marcos 4:1,2
“E
admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade.” Lucas
4:32
A
primazia da Doutrina se realça, outrossim, pela Palavra de Jesus.
“Se
vós permanecerdes na Minha Palavra, verdadeiramente sois Meus discípulos; e
conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará” Jo. 8:31-32
Porque
a Doutrina é Bíblia e porque Jesus é o Filho de Deus e Deus, desde antes da
Eternidade.
“Jesus
lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me
enviou.” João 7:16
Manter
a boa e verdadeira doutrina é o que todos os Obreiros devem fazer.
παραθηκη - paratheke; n. f. depósito; algo
valioso confiado ao cuidado de alguém - usado do conhecimento correto e da pura
doutrina do evangelho, manter firme e fielmente, e transmitir
conscienciosamente para outros.
“Conserva
o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em
Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em
nós.” 2 Timóteo 1:13,14
παρακαταθηκη - parakatatheke ou παραθηκη; n. f. depósito, algo valioso confiado ao cuidado de alguém -
usado do conhecimento correto e da pura doutrina do evangelho, manter firme e
fielmente, e transmitir conscienciosamente para outros.
“E
o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que
sejam idôneos para também ensinarem os outros.” 2 Timóteo 2:2
“Mas,
em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.”Mateus
15:9
Desviar-se
da verdade.
ετεροδιδασκαλεω - heterodidaskaleo; v.
ensinar outra ou diferente doutrina - desviando-se da verdade
A
Doutrina produz crescimento espiritual
“Irmãos,
não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no
entendimento.” 1 Coríntios 14:20
A
Doutrina deve ser encarada como uma revelação, profecia e até mesmo como uma
ciência – 1 Coríntios 14:6.
Estudá-la
atentamente, pesquisá-la minuciosamente, como os bereanos faziam (At.17:11) e
como Jesus quer que se faça (Jo. 5:39) produz expressivo e destacado
desenvolvimento intelectual.
“Procura
apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar,
que maneja bem a palavra da verdade.” 2 Timóteo 2:15
“E
logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá,
foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam
em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia
nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17:10,11
A Doutrina Cristã:
Uma
doutrina bíblica é uma verdade fundamental ensinada na Bíblia. Na religião,
doutrina é um conjunto de crenças que definem um uma religião ou filosofia.
A Doutrina Cristã é fundamentada na Bíblia.
Doutrina
vem de uma palavra grega que significa “ensino”. A Bíblia é a Palavra de Deus,
que nos ensina a verdade essencial para nossas vidas (2 Timóteo 3:16). Quando
aprendemos o que a Bíblia ensina, aprendemos doutrina.
A Bíblia fala sobre Doutrina Boa e Doutrina Falsa.
“Porque
virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores
conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade,
voltando às fábulas.” 2 Timóteo 4:3,4
ετεροδιδασκαλεω - heterodidaskaleo; v. ensinar outra ou diferente doutrina; desviando-se da verdade.
Doutrina boa é o ensinamento que está de acordo com a Bíblia. Doutrina falsa ensina algo contrário à Bíblia (2 Timóteo 4:3).
Por exemplo, se alguém ensina que Jesus não é Deus, ensina falsa doutrina,
porque a Bíblia diz que Jesus é Deus.
A Doutrina que é Deus e
somente Deus quem salva se estende à natureza e papel da fé na salvação. Os
cristãos estão acostumados à ideia que somos “salvos pela fé”, mas nem sempre é
claro para eles o que isso significa.
Não somos salvos pela fé como tal, ou
pela própria fé; antes, somos salvos por Cristo somente, e ele nos salva
dando-nos fé. Fé é nossa consciência de sua operação em nós quando ele
estabelece uma relação espiritual conosco. É correto dizer que somos salvos
pela fé, conquanto percebamos que isso é uma forma resumida de dizer que é
Cristo quem nos salva dando-nos fé, e a questão é posta dessa forma para fazer
um contraste contra a visão que somos nós quem salvamos a nós mesmos por nossas
obras, ou que Deus concede salvação a alguns e não a outros sobre a base das
nossas obras. O dom da justiça é dado aos escolhidos por meio do dom da fé. Se
você tem fé, é porque é o propósito de Deus que você tenha fé. Se você crê em
Jesus Cristo, é porque Deus decidiu, à parte de algo em você ou sobre você, que
você creria em Jesus Cristo. A salvação é totalmente uma obra de Deus, de forma
que não existe nenhum lugar para nos orgulharmos, nem mesmo pelo fato de termos
fé. http://monergismo.com/vincent-cheung/a-natureza-e-papel-da-fe/
A Doutrina deve ser encarada como uma revelação, profecia e até
mesmo como uma ciência – 1 Coríntios
14:6.
A
Doutrina ensinada é maior do que línguas estranhas, pois ela traz à mente do
homem a verdade doutrinária e revelada.
“E
agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria,
se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?” 1 Coríntios
14:6
Se doutrina é algo banal, por que Cristo mandou nos acautelarmos
quanto às doutrinas dos fariseus (Mt. 16:12)?
Mas, há doutrina que não seja de Deus?
Doutrinas
Heréticas ou de Demônios!
Paulo
vai ensinar:
αιρετικος – hairetikos; adj. cismático,
faccioso, seguidor de uma doutrina falsa; herético.
Em
1Tm. 4:1-2 Paulo deixa claro que muitos apostataram e apostatarão da fé por
acreditar em doutrinas de demônios!
“Mas
o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé,
dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas
de demônios; Pela hipocrisia de homens que
falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;” 1 Timóteo
4:1,2
Paulo
Em Colossenses 2:22 somos admoestados a não nos sujeitarmos a preceitos
e doutrinas de homens.
Em Mateus 15:9 e Marcos 7:7
Cristo
diz que alguns do povo o adoravam em vão, porque ensinavam doutrinas que eram
preceitos de homens.
Em 1Tm. 1:3 Paulo diz que pediu a Timóteo que ficasse em Éfeso
para admoestar certas pessoas, a fim de que não ensinassem outra doutrina.
João,
o apóstolo do amor (muitos acham que isso é o oposto de conhecimento), disse: “Todo
aquele que ultrapassa a doutrina
de Cristo e nela não permanece não tem Deus;
o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho”.
http://www.monergismo.com/textos/teologia/a-primazia-doutrina_sabino.pdf
Doutrina são os princípios
intelectuais bíblicos. A Doutrina correlaciona-se com a Verdade.
“Por
isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à
perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas
e de fé em Deus, E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e
da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.” Hebreus 6:1,2
“Em tudo te dá por
exemplo de boas obras; na doutrinamostra incorrupção, gravidade,
sinceridade [...] Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às
concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e
piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do
grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por
nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um
povo seu especial, zeloso de boas obras.” Tito 2:7;12-14
Fontes:
Aprendendo
Com Silvano;
https://aprendendocomosgrandes.blogspot.com/2014/04/aprendendo-com-silvano.html
Citações
no corpo do texto
Dicionário Strong
Significados e sinônimos
L. Cerfaux – Cristo na Teologia paulina
Teologia Sistemática – Stanley Horton
Biblia online
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