quinta-feira, junho 13

Orgulho e Inveja – Lição 11 CPAD – Jovens – 2º Trimestre 2019 Em Edição – Atualizada Com Trecho de Gênesis

Orgulho e Inveja – Lição 11
CPAD – Jovens – 2º Trimestre 2019
Em Edição – a ser finalizado.
Estudo subsídio do Pr. Prof. Univ. Osvarela
Texto Do Dia
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Provérbios 16.18
Síntese
Uma vida simples, humilde e em paz é melhor do que uma vida de poder e prosperidade alimentada pelo orgulho e pela inveja.
Agenda De Leitura
Segunda – Pv 6.16,17: A altivez aborrece ao Senhor
Terça – Tg 4.6: Deus dá graça aos humildes
Quarta – Ez 28. 15-17: A soberba e a queda de Lúcifer
Quinta – At 12.23: A soberba de Herodes
Sexta – At 7.9: A inveja dos irmãos de José
Sábado – Dn 4.25: A soberba de Nabucodonosor e o seu castigo
Objetivos
• Conscientizar do poder destrutivo do orgulho;
• Advertir a respeito do poder destrutivo da inveja.
EXÓRDIO:
Obs.: Neste subsídio estamos inovando com comentários diretamente no Texto Do Dia.
O estudo sobre Orgulho e Inveja é uma oportunidade para os jovens entenderem, como construírem suas relações sociais.
Na EBD temos ensinado que há duas linhas de relações:
A vertical, com Deus, por Jesus Cristo.
A horizontal, que trata e ensina da forma de vida relacional entre a comunidade local cristã entre seus membros.
Trata-se da relação social entre a membresia da cristã, comunidade local (A Igreja).
Neste relacionamento que deve ser mantido, à luz das Escrituras em especial com a visão bíblica do amor ao próximo (o resumo da lei, por Jesus).
A Área emocional - Nossa mente - nosso intelecto e raciocínio - faz parte da nossa alma. E em muitos jovens está em formação. É a época de sair de casa, para trabalho, ir para cursos técnico, para Universidade, onde vai encontrar valores que confrontam os ensinos do lar (cristão).
A concupiscência que se intromete na MENTE humana pelos olhos, ou desejos na alma, ou na mente, demonstra uma falta de domínio sobre o forte desejo pelo pecado.
Concupiscência - do latim “concupiscens” – “o que tem forte desejo” é derivada de “concupera” significando “ter forte desejo” é o termo utilizado para designar a cobiça por bens materiais, sejam a ser adquiridos ou sonhados, mas sobretudo dos bens alheios. Compilado do livro Cobiça e Orgulho de Natalino Neves
É nesta área que vai se dar a devida importância do ensino desta temática da Cobiça e Orgulho.
Neste estudo vemos então ensino sobre Orgulha e Inveja.
O Sucesso Embriaga:
Quando Elias se isolou achando que só ele servia aos propósitos divinos em Israel, ele estava como Gideão no final da carreira, demonstrando o quanto a sua vitória no Carmelo contra 850 profetas de Baal e Azera.
Paulo nos ensina para não pensarmos na possibilidade de sermos atacados pela peçonha da Cobiça e do Orgulho.
"Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia. Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar." 1 Coríntios 10:12-13
O Perigo Sempre Presente Do Sucesso:
Mas há outro ponto que temos de considerar aqui: o Entusiasmo.
O entusiasmo por conquistas durante os anos iniciais, seja na carreira estudantil seja na carreira profissional, cria um entusiasmo que pode ser maléfico, dependendo até mesmo da formação cristã do personagem.
Cuidado com o entusiasmo.
Devemos alertar sobre esse mal que aflige a igreja e leva as pessoas a andar em seus próprios caminhos, isolando-se de relacionamentos pessoais, seja por algum tipo de discriminação efetuado pelo Orgulho ou pela sensação que “ele é diferente” de todos por causa do entusiasmo de um início de carreira meteórico ou de algum tipo de conquista inédita para muitos!
 Devemos nos lembrar sempre de que há um tempo certo para tudo - O tempo de Deus.
A cobiça pode ser porque seu irmão adquiriu algo que, muitas vezes pensou possuir e não conseguiu, ou por pura cobiça dos bens do próximo, ao invés criar relacionamentos, de na vontade de Deus. Mas, seria este o caminho a ser seguido por todos os dias de vida e de relacionamentos sociais e com a Eclésia (igreja), seus pares em departamentos ou não?
"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte." Provérbios 14:12
Firma os meus passos na Tua Palavra ...” Salmos 119:133
A vida de Deus não é “raciocínio lógico”, ainda que ela não seja de nenhuma maneira irracional. Mas temos de tomar providências para que Satanás não controle o nosso modo de pensar.
Com este pensamento o jovem deve entender que deve liberar em sua mente, alma e coração, o que é devido aos que se converteram à Cristo e querem uma mudança de vida, seja, no pensamento, forma de relacionamento, ter empatia com os próximos.
Quando agimos por algum tipo de emoção que pode se esvair (um sucesso inicial não é garantia de que seja duradouro) surge ao vivermos no âmbito da nossa alma, isto dá a Satanás chances de enganar, e pode levar a pessoa, mesmo cristão, agir por “própria conta”. E um dos métodos que Satanás utiliza, é através de sucesso e do orgulho, como no caso de Elias, ou através do “entusiasmo” e do “raciocínio próprio” (planos e projetos pessoais, sem consultar à Deus). Mantenha em seu espírito a noção da total dependência de Deus, e em saber agir e viver segundo a vontade de Deus, em Sua Soberania.
“O mesmo Deus da paz, vos Santifique Em Tudo (conservar-vos para ele só, em tudo que você fizer), e o nosso ESPÍRITO, ALMA e CORPO, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Tessalonicenses 5:23
A palavra “Íntegro” significa “Repleto de toda Graça”.
16      Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata!
17      O alto caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.
Texto Bíblico com comentários do autor do estudo.
Provérbios 16.16-20
16      Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata!
17      O alto caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.
18      A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
19      Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos.
Melhor é ser humilde de espírito com os humildes, se você tiver de escolher entre duas situações, fique na companhia dos humildes. As riquezas obtidas por meio da violência significarão a ruína do homem que prejudica a outros, eventual e inevitavelmente. Os homens violentos transformam em presa homens mais fracos. Eles formam a segunda linha do provérbio, a linha métrica antitética.
Este versículo tem sido cristianizado para falar de Jesus, o Homem humilde, enquanto os opressores Dele e da igreja são as pessoas violentas que formam o contraste.
20 O que atenta prudentemente para a palavra achará o bem, e o que confia no SENHOR será bem-aventurado.
O que atenta para o ensino, acha o bem. Em uma referência formal à lei de Moisés, o manual de todo judeu bom. Mas, vindo Jesus não ab-rogou a Lei, mas deu uma interpretação, à partir, da empatia ao próximo.
“Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.” Lucas 10:26-28
É possível que o processo de canonização das Veteroescrituras, já estivesse bem avançado quando o autor sacro escreveu este versículo, o que significava que o ensino também incluía os Profetas.
O processo que conduziu ao termo ensino refere-se às Escrituras.
Dê atenção aos pontos a seguir:
Vivemos num mundo onde o significado da palavra “manso” passou a ser pejorativo.
As declarações de Deus, incluindo os Seus oráculos da Veterotestamentária e das Neotestamentárias Escrituras, dirigidos aos homens, são a base de todo ensino contra orgulho e Inveja.
Também temos de considerar a palavra criativa do Gênesis, uma expressão das declarações divinas, onde encontramos a figura da Trindade, O Pai, O Filho e O Espírito Santo. Jesus declara o sentido verdadeiro da Antigas Escrituras, Ele O Verbo, mostra quanto o relacionamento é importante que até o julgamento de um irmão pode impedir a Salvação. Não basta cumprir as regras mais óbvias; é preciso ter uma atitude interior correta.
O problema é a intenção.
Jesus estava falando sobre ficar irado e usar as palavras para machucar. Essa atitude vingativa e cruel, é pecado.
Mesmo em Pensamento podemos nos tornar pecadores, por Inveja ou desprezo de alguém:
Idiota. Estúpido. Burro.
Alguém já lhe chamou assim?
Você ainda se lembra?
Muitos nunca esquecem. Pode ter sido há anos ou décadas, mas a marca permanece. Dependendo de quem falou e qual a circunstância, basta uma palavra num determinado momento e a vítima pode carregar o peso pelo resto da vida.
E a palavra que diz que somos filhos de Deus e feitos na imagem d’Ele – se torna mentira. É isso que queremos dizer para outros filhos de Deus? Vamos guardar nossas línguas. Mais importante ainda, vamos mudar nossas atitudes e começar a olhar cada pessoa, por mais falha que seja, como mais um dos preciosos filhos de Deus. Com a nossa ajuda elas podem começar a descobrir com quem elas realmente parecem. Compilado de Dennis Downing, o autor do devocional diário "Jesus disse..." 
Racá – ou Raca -é uma palavra aramaica que era usada como insulto; vil, desprezível.
“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” Mateus 5:20-24
Ao que disser isto, a seu irmão, Cristo atribui três graus de condenação além da violência das mãos; o que implica que esse preceito da lei restringe não apenas as mãos, mas todas as afeições que se opõem ao amor fraterno: Os que se aborrecem com seus irmãos, ou os desprezam com altivez, ou os ferem por causa de qualquer opróbrio, são homicidas.”
As atuais ordens morais sociais e jurídicas quase todas tem por base ou se desenvolveram a partir da lei mosaica, dada no monte Sinai e das novas interpretações, pela Graça através dos ensinos de Jesus.
Isto passou a significar, identicamente, em todas as Escrituras, concebidas como a inspirada Palavra de Deus, dada através dos profetas e de outros homens santos.Pero esclarece e coloca as Neoescrituras ao AT:
“..., como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.” 2 Pedro 3:15,16
As Escrituras do Novo Testamento também chegaram a ser conhecidas como a Palavra.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo” Efésios 1:3-5
Efésios 1.13 “que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, ...”
A palavra da verdade, o evangelho, que se concretizou nos escritos santos nos mostra como devemos nos portar entre irmãos.
“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” Romanos 12:10
O uso moderno faz a palavra ou ensino incluir todas as Escrituras, em suas divisões naturais do Antigo e do Novo Testamento.
O homem cristão, que dá atenção à palavra ou ensino, seja a lei de Moisés, no conteúdo moral, ou nas Novas Escrituras  (NT) que ditam regras próprias e definitivas da moralidade, seja a legal ou a espiritual, quanto aos relacionamentos, conforme ela é fomentada pelas declarações de sabedoria e na transliteração da lei no Mandamento crístico – “Amar ao próximo como a ti mesmo” acha muitas coisas boas por excelência, na vida, uma vida longa e próspera e sem atritos de relacionamentos sem orgulho ou Inveja.
É importante o ato de ouvir, em Provérbios 4.20.
Prosperidade é algo prometido ao homem que faz da Palavra a base de sua vida.
É sábio o homem que age dessa maneira.
Gênesis 4.1-7
1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão.
2 E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
Dentro da temática do trimestre temos a visão bíblica da cobiça, como um dos suportes, que nos levam até esta lição 11.
“A cobiça é frequentemente acompanhada pelo desejo de prosperidade e pode conduzir ao crime. Pois, a incapacidade do que cobiça o impede, de várias maneiras de alcançar o desejado, seja por incapacidade material, intelectual ou por pura inveja, por falta de humildade em aceitar a vitória, ou as conquistas alheias”Osvarela
Não cobiçarás a casa do teu próximo. [...] o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo” Êxodo
Uma das características do orgulho é a separação de grupos, ou isolamento do orgulhoso.
1 Pedro 5:5-6: “Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.”20:17.
Siga a regra áurea do Evangelho do Reino sobre posicionar-se em meio à comunidade Igreja:
Lucas 18:14: “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”
O que queremos para nós?
Humildade e comunhão ou orgulho e separação, como agente que não pode desfrutar de koinonia.
O orgulho leva a queda.
Isto está expresso nas Escrituras Neotestamentária:
Mateus 18:4: “Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” Os orgulhosos serão humilhados.”
Mateus 23:12: “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.” Os que são orgulhosos podem cair. A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:12: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.”
Orgulho é uma palavra que pode ter conotações positivas ou negativas e seu sentido vai estar atrelado ao contexto e ao sentimento no qual estará inserido, ou seja, depende da perspectiva filosófica tida em mente.
No sentido pejorativo, orgulho representa um sentimento de entusiasmo excessivo de uma pessoa em relação a si mesma, considerando suas ações e qualidades sempre corretas e inteligentes. Uma pessoa acometida de orgulho em um sentido depreciativo apresenta como características altivez, vaidade, soberba e arrogância, sendo que esta personalidade pode leva-la a tratar os demais com desprezo.
Orgulho – significado: é qualidade daquele que tem um conceito exagerado de si próprio; e, também. O subs. masc. também tem como definições os termos brio, dignidade, altivez, soberba, pundonor, vaidade, arrogância ou excesso de amor-próprio. Quando relacionado à soberba, o orgulho relaciona-se à palavra superbia, de origem latina.
Desta maneira, o orgulho é uma valorização exagerada do Eu, que não leva em consideração os desejos e as necessidades dos outros, opondo-se à humildade. Esta acepção assemelha-se à noção cristã, que relaciona o orgulho à vaidade e à soberba, classificando-o como um dos sete pecados capitais listados por São Tomás de Aquino.
Texto auxiliar:
Tiago 4:1-2: “Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis.”
Lucas 12:15: “E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.”
18      A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
19      Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos.
O orgulho é uma ofensa séria no livro de Provérbios.
“Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria. [...] Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria.”
Provérbios 11:2;13:10
“Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas.” Provérbios 16:5
“O Senhor desarraiga a casa dos soberbos” Provérbios 15:25
“Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente” Provérbios 6:17
“O coração que maquina pensamentos perversos” Provérbios 6:18
Os versículos 18-19 deste, capítulo discutem sobre o orgulho, a humildade e os desastres, adicionando algo mais ao estoque de declarações de sabedoria.
O versículo 18 é uma das declarações mais familiares e mais empregadas.
O orgulho é personificado.
Quando estamos diante de um homem arrogante, que se pavoneia por onde passa, dominando outras pessoas, buscando com quem brigar; mas então, de súbito, ele sucumbe, acabaremos vendo o seu fim e sua forma de agir!
O homem orgulhoso tropeça em um obstáculo e cai numa cova.
Ele é como o animal que um caçador, finalmente, apanha em sua armadilha. Sua queda é fatal. O caçador o apanha, e uma seta atravessa-lhe o coração.
A segunda linha métrica provê o pensamento que fornece o paralelo sinônimo. Na primeira linha métrica, o orgulho se projeta; na segunda, os dias de projeção terminaram, pois o homem orgulhoso cai.
 “O indivíduo que vive de cabeça levantada, olha sobranceiramente, e não para onde está indo, não vê aquilo em que tropeça, e cai. Outrossim, quanto mais elevada é a pessoa, maior é a sua queda... esse foi o caso de Nabucodonosor... Dan. 4.30,31" (John GUI, in loc.).
Podemos fazer uma ilação deste versículo com Provérvios 15.33. “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.”
Étimos
גאה - ge’ah; n. f. orgulho
גאוה - ga àvah; orgulho, majestade (de Israel), altivez; orgulho, arrogância.
גאון - ga’own; orgulho, arrogância (mau sentido)
גבה - gabahh; alto, orgulhoso - alto, elevado, alto (tamanho), exaltado em posição, arrogante, orgulhoso
גבה - gaboahh ou (forma completa) גבוה - gabowahh; adj. alto, exaltado, alto (em posição); orgulhoso, arrogante n. m. soberba
גבהות - gabhuwth; n. m. arrogância
גבר – gabar; agir orgulhosamente (diante de Deus)
זד - zed; n. m. arrogante, orgulhoso, insolente, presunçoso
זדון - zadown; n. m. orgulho, insolência, presunção, arrogância
שחץ – shachats- aparentemente significando emproar-se; n. m. dignidade, orgulho
αλαζων – alazon, de ale (vadiação); n. m.  pretencioso, ostentador, orgulhoso
αυθαδης – authades; adj. orgulhoso, teimoso, obstinado, arrogante
Definição para um cristão:
διοτρεφης - Diotrephes; n. pr. m. Diótrefes = “nutrido por Júpiter” cristão arrogante e orgulhoso mencionado em 3Jo 9
“Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.” 3 João 1:9,10
μετεωριζω - meteorizo (cf. “meteoro”); v. elevar às alturas. (Definição à partir do movimento das ondas do mar que sobem e descem e colocam o navio no alto; fazer alguém oscilar ou flutuar na mente); inflar com orgulho; ser exaltado; levar alguém aos ares, ser inflado com orgulho.
A forma do étimo que é contrário ao Orgulho:
παρακαλεω - parakaleo; chamar para o (meu) lado; esforçar-se por satisfazer de forma humilde e sem orgulho.
qana’; v.) invejar, ter ciúmes de, ser invejoso, ser zeloso - ter ciúmes de; ter inveja de; ter zelo por; incitar à ira ciumenta; provocar ira invejosa, causar inveja.
רצד - ratsad; v. observar furtivamente ou com hostilidade invejosa, observar com inimizade, observar com inveja.
φθονεω - phthoneo; v. invejar
φθονος – phthonos; n. m. inveja; por inveja, i.e., motivado pela inveja
כנע – kana`; v. ser humilde, ser humilhado, ser subjugado, ser rebaixado, ser baixo, estar sob, ser colocado em sujeição
ענו - `anav ou עניו - `anayv; n. m. pobre, humilde, aflito, manso - pobre, necessitado, pobre e fraco, pobre, fraco e aflito, humilde, modesto, manso.
צנע – tsana`; v. ser humilde, ser modesto, ser inferior, mostrar humildade, modesto
πτωχος – ptochos; humilde, aflito, destituído de virtudes cristãs e riquezas eternas - desamparado, impotente para realizar um objetivo; pobre, indigente; necessitado em todos os sentidos; com respeito ao seu espírito.
ταπεινοφροσυνη - tapeinophrosune; n. f. ter uma opinião humilde de si mesmo; senso profundo de insignificância (moral); modéstia, humildade, submissão de mente
A Questão de Genesis
Gênesis 4.1-7
1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão.
2 E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
Discurso:
A proclamação, de Eva, do primeiro hino ela exalta o nascimento de Caim.
Ela entendera que o nascimento de um homem, um varão, significava a sua redenção e volta ao Éden.
A mesma coisa, as Escrituras, não relatam quando do nascimento de Abel.
Eva entendera o protoevangelho, da boca do próprio Deus, sendo ela a única mulher e Caim primeiro descendente varão, ele deveria ser o prometido?

Se Adão e Eva incutiram essas ideias em Caim desde pequeno, com certeza alimentaram o orgulho que ele já tinha como humano imperfeito. Tendo em vista, que não conheciam o peso e a modificação das suas mentes, através do efeito do pecado.
Com o tempo, Eva teve outro filho, mas não há registro de nenhuma declaração grandiosa sobre este, no caso Abel.
Teria Caim um pressuposto de que ele seria o redentor ou o destaque da família por ser o primeiro?
6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
De qualquer forma, o ato de Caim, demonstra que sua mente estava contaminada desde antes do seu ato fraticida.
Rivalidade entre irmãos devido à inveja:
Gênesis 4:3-5,8 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, 5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. … 8 Disse Caim a seu irmão Abel: Vamos ao campo. Estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.
O próprio Deus, mesmo fora do Éden, já intervira junto a Caim para que ele em seu livre arbítrio não cometesse o erro.
O erro humano é de seu próprio arbítrio.
A questão da cobiça e orgulho está inserida no crime absurdo de Caim. Pois, ele fraquejou em sua disciplina mental, ao se sentir menor que Abel, dado as circunstâncias familiares, e culminou matando a si mesmo, e fisicamente ao seu irmão.
Orgulho E Inveja Estão no mesmo conceito de Ciúme.
Ciúme e inveja são um espírito de reclamação e queixa; são artimanhas do Diabo e só dão mau fruto.
Atente para a fala de Caim:
“E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.” Gênesis 4:9,10
Fonte:
O que a Bíblia diz sobre a cobiça? Biblia.com
Equipe Biblia.com.br
A Alma Sob Controle - A Mente e As Emoções
Apontamentos do autor
Textos e citações compilados ou transcritos citados no corpo do texto.

Ciúme E Inveja, Aurora Production AG. Suiça

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger