Orgulho
e Inveja – Lição 11
CPAD
– Jovens – 2º Trimestre 2019
Em Edição – a
ser finalizado.
Estudo subsídio do Pr. Prof. Univ. Osvarela
Texto
Do Dia
“A
soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Provérbios
16.18
Síntese
Uma
vida simples, humilde e em paz é melhor do que uma vida de poder e prosperidade
alimentada pelo orgulho e pela inveja.
Agenda
De Leitura
Segunda
– Pv 6.16,17: A altivez aborrece ao Senhor
Terça
– Tg 4.6: Deus dá graça aos humildes
Quarta
– Ez 28. 15-17: A soberba e a queda de Lúcifer
Quinta
– At 12.23: A soberba de Herodes
Sexta
– At 7.9: A inveja dos irmãos de José
Sábado
– Dn 4.25: A soberba de Nabucodonosor e o seu castigo
Objetivos
•
Conscientizar do poder destrutivo do orgulho;
•
Advertir a respeito do poder destrutivo da inveja.
EXÓRDIO:
Obs.: Neste
subsídio estamos inovando com comentários diretamente no Texto Do Dia.
O
estudo sobre Orgulho e Inveja é uma oportunidade para os jovens entenderem,
como construírem suas relações sociais.
Na
EBD temos ensinado que há duas linhas de relações:
A
vertical, com Deus, por Jesus Cristo.
A
horizontal, que trata e ensina da forma de vida relacional entre a comunidade
local cristã entre seus membros.
Trata-se
da relação social entre a membresia da cristã, comunidade local (A Igreja).
Neste
relacionamento que deve ser mantido, à luz das Escrituras em especial com a
visão bíblica do amor ao próximo (o resumo da lei, por Jesus).
A
Área emocional
- Nossa mente - nosso intelecto e raciocínio - faz parte da nossa alma. E em
muitos jovens está em formação. É a época de sair de casa, para trabalho, ir
para cursos técnico, para Universidade, onde vai encontrar valores que
confrontam os ensinos do lar (cristão).
A
concupiscência que se intromete na MENTE humana pelos olhos, ou desejos na
alma, ou na mente, demonstra uma falta de domínio sobre o forte desejo pelo
pecado.
Concupiscência - do latim “concupiscens”
– “o que tem forte desejo” é derivada de “concupera” significando
“ter forte desejo” é o termo utilizado para designar a cobiça por bens
materiais, sejam a ser adquiridos ou sonhados, mas sobretudo dos bens alheios. Compilado do livro Cobiça
e Orgulho de Natalino Neves
É
nesta área que vai se dar a devida importância do ensino desta temática da
Cobiça e Orgulho.
Neste
estudo vemos então ensino sobre Orgulha e Inveja.
O
Sucesso Embriaga:
Quando
Elias se isolou achando que só ele servia aos propósitos divinos em Israel, ele
estava como Gideão no final da carreira, demonstrando o quanto a sua vitória no
Carmelo contra 850 profetas de Baal e Azera.
Paulo
nos ensina para não pensarmos na possibilidade de sermos atacados pela peçonha
da Cobiça e do Orgulho.
"Aquele, pois, que
pensa estar em pé, olhe não caia. Não vos sobreveio nenhuma tentação,
senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do
que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que
a possais suportar." 1 Coríntios 10:12-13
O
Perigo Sempre Presente Do Sucesso:
Mas
há outro ponto que temos de considerar aqui: o Entusiasmo.
O
entusiasmo por conquistas durante os anos iniciais, seja na carreira estudantil
seja na carreira profissional, cria um entusiasmo que pode ser maléfico, dependendo
até mesmo da formação cristã do personagem.
Cuidado
com o entusiasmo.
Devemos
alertar sobre esse mal que aflige a igreja e leva as pessoas a andar em seus
próprios caminhos, isolando-se de relacionamentos pessoais, seja por algum tipo
de discriminação efetuado pelo Orgulho ou pela sensação que “ele é
diferente” de todos por causa do entusiasmo de um início de carreira meteórico
ou de algum tipo de conquista inédita para muitos!
Devemos nos lembrar sempre de que há um tempo
certo para tudo - O tempo de Deus.
A
cobiça pode ser porque seu irmão adquiriu algo que, muitas vezes pensou possuir
e não conseguiu, ou por pura cobiça dos bens do próximo, ao invés criar
relacionamentos, de na vontade de Deus. Mas, seria este o caminho a ser seguido
por todos os dias de vida e de relacionamentos sociais e com a Eclésia (igreja),
seus pares em departamentos ou não?
"Há um caminho
que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte." Provérbios
14:12
“Firma os meus
passos na Tua Palavra ...” Salmos 119:133
A
vida de Deus não é “raciocínio lógico”, ainda que ela não seja de
nenhuma maneira irracional. Mas temos de tomar providências para que Satanás
não controle o nosso modo de pensar.
Com
este pensamento o jovem deve entender que deve liberar em sua mente, alma e
coração, o que é devido aos que se converteram à Cristo e querem uma mudança de
vida, seja, no pensamento, forma de relacionamento, ter empatia com os
próximos.
Quando
agimos por algum tipo de emoção que pode se esvair (um sucesso inicial não é
garantia de que seja duradouro) surge ao vivermos no âmbito da nossa alma, isto
dá a Satanás chances de enganar, e pode levar a pessoa, mesmo cristão, agir por
“própria conta”. E um dos métodos que Satanás utiliza, é através de
sucesso e do orgulho, como no caso de Elias, ou através do “entusiasmo”
e do “raciocínio próprio” (planos e projetos pessoais, sem consultar
à Deus). Mantenha em seu espírito a noção da total dependência de Deus, e
em saber agir e viver segundo a vontade de Deus, em Sua Soberania.
“O mesmo Deus da paz,
vos Santifique Em Tudo (conservar-vos para ele só, em tudo que você
fizer), e o nosso ESPÍRITO, ALMA e CORPO, sejam conservados íntegros e
irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” 1
Tessalonicenses 5:23
A
palavra “Íntegro” significa “Repleto de toda Graça”.
16 Quanto melhor é adquirir a sabedoria do
que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata!
17 O alto caminho dos retos é desviar-se do
mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.
Texto
Bíblico com comentários do autor do estudo.
Provérbios
16.16-20
16 Quanto melhor é adquirir a sabedoria do
que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata!
17 O alto caminho dos retos é desviar-se do
mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.
18 A soberba precede a ruína, e a altivez do
espírito precede a queda.
19 Melhor é ser humilde de espírito com os
mansos do que repartir o despojo com os soberbos.
Melhor
é ser humilde de espírito com os humildes, se você tiver de escolher entre duas
situações, fique na companhia dos humildes. As riquezas obtidas por meio da
violência significarão a ruína do homem que prejudica a outros, eventual e
inevitavelmente. Os homens violentos transformam em presa homens mais fracos.
Eles formam a segunda linha do provérbio, a linha métrica antitética.
Este
versículo tem sido cristianizado para falar de Jesus, o Homem humilde, enquanto
os opressores Dele e da igreja são as pessoas violentas que formam o contraste.
20 O que atenta
prudentemente para a palavra achará o bem, e o que confia no SENHOR será
bem-aventurado.
O
que atenta para o ensino, acha o bem. Em uma referência formal à lei de Moisés,
o manual de todo judeu bom. Mas, vindo Jesus não ab-rogou a Lei, mas deu uma
interpretação, à partir, da empatia ao próximo.
“Que está escrito na
lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o
teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu
entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem;
faze isso, e viverás.” Lucas 10:26-28
É
possível que o processo de canonização das Veteroescrituras, já estivesse bem
avançado quando o autor sacro escreveu este versículo, o que significava que o
ensino também incluía os Profetas.
O
processo que conduziu ao termo ensino refere-se às Escrituras.
Dê
atenção aos pontos a seguir:
Vivemos
num mundo onde o significado da palavra “manso” passou a ser pejorativo.
As
declarações de Deus, incluindo os Seus oráculos da Veterotestamentária e das Neotestamentárias
Escrituras, dirigidos aos homens, são a base de todo ensino contra orgulho e
Inveja.
Também
temos de considerar a palavra criativa do Gênesis, uma expressão das
declarações divinas, onde encontramos a figura da Trindade, O Pai, O Filho e O
Espírito Santo. Jesus declara o sentido verdadeiro da Antigas Escrituras, Ele O
Verbo, mostra quanto o relacionamento é importante que até o julgamento de um irmão
pode impedir a Salvação. Não
basta cumprir as regras mais óbvias; é preciso ter uma atitude interior correta.
O
problema é a intenção.
Jesus
estava falando sobre ficar irado e usar as palavras para machucar. Essa atitude
vingativa e cruel, é pecado.
Mesmo
em Pensamento podemos nos tornar pecadores, por Inveja ou desprezo de alguém:
Idiota.
Estúpido. Burro.
Alguém
já lhe chamou assim?
Você
ainda se lembra?
Muitos
nunca esquecem. Pode ter sido há anos ou décadas, mas a marca permanece.
Dependendo de quem falou e qual a circunstância, basta uma palavra num determinado
momento e a vítima pode carregar o peso pelo resto da vida.
E
a palavra que diz que somos filhos de Deus e feitos na imagem d’Ele – se torna
mentira. É isso que queremos dizer para outros filhos de Deus? Vamos guardar
nossas línguas. Mais importante ainda, vamos mudar nossas atitudes e começar a
olhar cada pessoa, por mais falha que seja, como mais um dos preciosos filhos
de Deus. Com a nossa ajuda elas podem começar a descobrir com quem elas
realmente parecem. Compilado de Dennis Downing, o autor do devocional diário
"Jesus disse..."
Racá
– ou Raca -é uma palavra aramaica que era usada como insulto; vil, desprezível.
“Porque vos digo que,
se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum
entrareis no reino dos céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás;
mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que,
sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que
disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser:
Louco, será réu do fogo do inferno. Portanto, se trouxeres a tua oferta ao
altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali
diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e,
depois, vem e apresenta a tua oferta.” Mateus 5:20-24
Ao
que disser isto, a seu irmão, Cristo atribui três graus de condenação além da
violência das mãos; o que implica que esse preceito da lei restringe não apenas
as mãos, mas todas as afeições que se opõem ao amor fraterno: Os que se
aborrecem com seus irmãos, ou os desprezam com altivez, ou os ferem por causa
de qualquer opróbrio, são homicidas.”
As
atuais ordens morais sociais e jurídicas quase todas tem por base ou se desenvolveram
a partir da lei mosaica, dada no monte Sinai e das novas interpretações, pela
Graça através dos ensinos de Jesus.
Isto
passou a significar, identicamente, em todas as Escrituras, concebidas como a
inspirada Palavra de Deus, dada através dos profetas e de outros homens santos.Pero
esclarece e coloca as Neoescrituras ao AT:
“..., como também o
nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos
difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as
outras Escrituras, para sua própria perdição.” 2 Pedro 3:15,16
As
Escrituras do Novo Testamento também chegaram a ser conhecidas como a Palavra.
“Bendito o Deus e Pai
de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos
espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes
da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em
amor;
E nos predestinou para
filhos de adoção por Jesus Cristo” Efésios 1:3-5
Efésios
1.13 “que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, ...”
A
palavra da verdade, o evangelho, que se concretizou nos escritos santos nos
mostra como devemos nos portar entre irmãos.
“Amai-vos cordialmente
uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos
outros.” Romanos 12:10
O
uso moderno faz a palavra ou ensino incluir todas as Escrituras, em suas
divisões naturais do Antigo e do Novo Testamento.
O
homem cristão, que dá atenção à palavra ou ensino, seja a lei de Moisés, no
conteúdo moral, ou nas Novas Escrituras
(NT) que ditam regras próprias e definitivas da moralidade, seja a legal
ou a espiritual, quanto aos relacionamentos, conforme ela é fomentada pelas
declarações de sabedoria e na transliteração da lei no Mandamento crístico – “Amar ao próximo como a ti mesmo” acha
muitas coisas boas por excelência, na vida, uma vida longa e próspera e sem
atritos de relacionamentos sem orgulho ou Inveja.
É
importante o ato de ouvir, em Provérbios 4.20.
Prosperidade
é algo prometido ao homem que faz da Palavra a base de sua vida.
É
sábio o homem que age dessa maneira.
Gênesis
4.1-7
1
E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse:
Alcancei do SENHOR um varão.
2
E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador
da terra.
3
E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao
SENHOR.
4
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e
atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e
descaiu-lhe o seu semblante.
6
E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7
Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado
jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
Dentro
da temática do trimestre temos a visão bíblica da cobiça, como um dos suportes,
que nos levam até esta lição 11.
“A cobiça é
frequentemente acompanhada pelo desejo de prosperidade e pode conduzir ao crime.
Pois, a incapacidade do que cobiça o impede, de várias maneiras de alcançar o
desejado, seja por incapacidade material, intelectual ou por pura inveja, por
falta de humildade em aceitar a vitória, ou as conquistas alheias”Osvarela
“Não cobiçarás a
casa do teu próximo. [...] o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem
o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo” Êxodo
Uma
das características do orgulho é a separação de grupos, ou isolamento do
orgulhoso.
1 Pedro 5:5-6:
“Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos
todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos,
mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus,
para que a seu tempo vos exalte.”20:17.
Siga
a regra áurea do Evangelho do Reino sobre posicionar-se em meio à comunidade
Igreja:
Lucas
18:14:
“Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo
o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar
será exaltado.”
O
que queremos para nós?
Humildade
e comunhão ou orgulho e separação, como agente que não pode desfrutar de
koinonia.
O
orgulho leva a queda.
Isto
está expresso nas Escrituras Neotestamentária:
Mateus
18:4:
“Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino
dos céus.” Os orgulhosos serão humilhados.”
Mateus
23:12:
“Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si
mesmo se humilhar, será exaltado.” Os que são orgulhosos podem cair. A Bíblia
diz em 1 Coríntios 10:12: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.”
Orgulho é uma palavra que pode
ter conotações positivas ou negativas e seu sentido vai estar atrelado ao
contexto e ao sentimento no qual estará inserido, ou seja, depende da
perspectiva filosófica tida em mente.
No
sentido pejorativo, orgulho representa um sentimento de entusiasmo excessivo de
uma pessoa em relação a si mesma, considerando suas ações e qualidades sempre
corretas e inteligentes. Uma pessoa acometida de orgulho em um sentido
depreciativo apresenta como características altivez, vaidade, soberba e
arrogância, sendo que esta personalidade pode leva-la a tratar os demais com
desprezo.
Orgulho – significado: é
qualidade daquele que tem um conceito exagerado de si próprio; e, também. O
subs. masc. também tem como definições os termos brio, dignidade,
altivez, soberba, pundonor, vaidade, arrogância ou excesso de amor-próprio.
Quando relacionado à soberba, o orgulho relaciona-se à palavra superbia, de
origem latina.
Desta
maneira, o orgulho é uma valorização exagerada do Eu, que não leva em consideração
os desejos e as necessidades dos outros, opondo-se à humildade. Esta acepção
assemelha-se à noção cristã, que relaciona o orgulho à vaidade e à soberba,
classificando-o como um dos sete pecados capitais listados por São Tomás de
Aquino.
Texto
auxiliar:
Tiago
4:1-2:
“Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos
vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; logo
matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada
tendes, porque não pedis.”
Lucas
12:15:
“E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque
a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.”
18 A soberba precede a ruína, e a altivez do
espírito precede a queda.
19 Melhor é ser humilde de espírito com os
mansos do que repartir o despojo com os soberbos.
O
orgulho
é uma ofensa séria no livro de Provérbios.
“Em vindo a soberba,
virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria. [...] Da soberba
só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria.”
Provérbios 11:2;13:10
“Abominação é ao Senhor
todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas.” Provérbios
16:5
“O Senhor desarraiga a
casa dos soberbos” Provérbios 15:25
“Olhos altivos, língua
mentirosa, mãos que derramam sangue inocente” Provérbios 6:17
“O coração que maquina
pensamentos perversos” Provérbios 6:18
Os
versículos 18-19 deste, capítulo discutem sobre o orgulho, a humildade e os
desastres, adicionando algo mais ao estoque de declarações de sabedoria.
O
versículo 18 é uma das declarações mais familiares e mais empregadas.
O
orgulho é personificado.
Quando
estamos diante de um homem arrogante, que se pavoneia por onde passa, dominando
outras pessoas, buscando com quem brigar; mas então, de súbito, ele sucumbe,
acabaremos vendo o seu fim e sua forma de agir!
O
homem orgulhoso tropeça em um obstáculo e cai numa cova.
Ele
é como o animal que um caçador, finalmente, apanha em sua armadilha. Sua queda
é fatal. O caçador o apanha, e uma seta atravessa-lhe o coração.
A
segunda linha métrica provê o pensamento que fornece o paralelo sinônimo. Na
primeira linha métrica, o orgulho se projeta; na segunda, os dias de projeção
terminaram, pois o homem orgulhoso cai.
“O indivíduo que vive de cabeça levantada,
olha sobranceiramente, e não para onde está indo, não vê aquilo em que tropeça,
e cai. Outrossim, quanto mais elevada é a pessoa, maior é a sua queda... esse
foi o caso de Nabucodonosor... Dan. 4.30,31" (John GUI, in loc.).
Podemos
fazer uma ilação deste versículo com Provérvios 15.33. “O temor do Senhor é a
instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.”
Étimos
גאה
- ge’ah;
n. f. orgulho
גאוה
- ga àvah;
orgulho, majestade (de Israel), altivez; orgulho, arrogância.
גאון
- ga’own;
orgulho, arrogância (mau sentido)
גבה
- gabahh;
alto, orgulhoso - alto, elevado, alto (tamanho), exaltado em posição,
arrogante, orgulhoso
גבה
- gaboahh
ou (forma completa) גבוה - gabowahh; adj. alto, exaltado, alto (em
posição); orgulhoso, arrogante n. m. soberba
גבהות
- gabhuwth;
n. m. arrogância
גבר
– gabar;
agir orgulhosamente (diante de Deus)
זד
- zed;
n. m. arrogante, orgulhoso, insolente, presunçoso
זדון
- zadown;
n. m. orgulho, insolência, presunção, arrogância
שחץ
– shachats-
aparentemente significando emproar-se; n. m. dignidade, orgulho
αλαζων
– alazon,
de ale (vadiação); n. m.
pretencioso, ostentador, orgulhoso
αυθαδης
– authades;
adj. orgulhoso, teimoso, obstinado, arrogante
Definição
para um cristão:
διοτρεφης
- Diotrephes;
n. pr. m. Diótrefes = “nutrido por Júpiter” cristão arrogante e orgulhoso
mencionado em 3Jo 9
“Tenho escrito à
igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Por
isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós
palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede
os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.” 3 João 1:9,10
μετεωριζω
- meteorizo
(cf. “meteoro”); v. elevar às alturas. (Definição à partir do movimento das
ondas do mar que sobem e descem e colocam o navio no alto; fazer alguém oscilar
ou flutuar na mente); inflar com orgulho; ser exaltado; levar alguém aos ares,
ser inflado com orgulho.
A
forma do étimo que é contrário ao Orgulho:
παρακαλεω
- parakaleo;
chamar para o (meu) lado; esforçar-se por satisfazer de forma humilde e sem
orgulho.
qana’; v.) invejar, ter
ciúmes de, ser invejoso, ser zeloso - ter ciúmes de; ter inveja de; ter zelo
por; incitar à ira ciumenta; provocar ira invejosa, causar inveja.
רצד
- ratsad;
v. observar furtivamente ou com hostilidade invejosa, observar com inimizade, observar
com inveja.
φθονεω
- phthoneo;
v. invejar
φθονος
– phthonos;
n. m. inveja; por inveja, i.e., motivado pela inveja
כנע
– kana`;
v. ser humilde, ser humilhado, ser subjugado, ser rebaixado, ser baixo, estar
sob, ser colocado em sujeição
ענו
- `anav ou עניו - `anayv; n. m. pobre, humilde, aflito, manso - pobre, necessitado,
pobre e fraco, pobre, fraco e aflito, humilde, modesto, manso.
צנע
– tsana`;
v. ser humilde, ser modesto, ser inferior, mostrar humildade, modesto
πτωχος
– ptochos;
humilde, aflito, destituído de virtudes cristãs e riquezas eternas -
desamparado, impotente para realizar um objetivo; pobre, indigente; necessitado
em todos os sentidos; com respeito ao seu espírito.
ταπεινοφροσυνη
- tapeinophrosune;
n. f. ter uma opinião humilde de si mesmo; senso profundo de insignificância
(moral); modéstia, humildade, submissão de mente
A
Questão de Genesis
Gênesis
4.1-7
1
E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse:
Alcancei do SENHOR um varão.
2
E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador
da terra.
3
E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao
SENHOR.
4
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e
atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e
descaiu-lhe o seu semblante.
6
E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7
Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado
jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
Discurso:
A
proclamação, de Eva, do primeiro hino ela exalta o nascimento de Caim.
Ela
entendera que o nascimento de um homem, um varão, significava a sua redenção e
volta ao Éden.
A
mesma coisa, as Escrituras, não relatam quando do nascimento de Abel.
Eva
entendera o protoevangelho, da boca do próprio Deus, sendo ela a única mulher e
Caim primeiro descendente varão, ele deveria ser o prometido?
Se
Adão e Eva incutiram essas ideias em Caim desde pequeno, com certeza
alimentaram o orgulho que ele já tinha como humano imperfeito. Tendo em vista,
que não conheciam o peso e a modificação das suas mentes, através do efeito do
pecado.
Com
o tempo, Eva teve outro filho, mas não há registro de nenhuma declaração
grandiosa sobre este, no caso Abel.
Teria
Caim um pressuposto de que ele seria o redentor ou o destaque da família por
ser o primeiro?
6 E o SENHOR disse a
Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 Se bem fizeres, não
haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para
ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
De
qualquer forma, o ato de Caim, demonstra que sua mente estava contaminada desde
antes do seu ato fraticida.
Rivalidade
entre irmãos devido à inveja:
Gênesis 4:3-5,8 Ao cabo de dias trouxe
Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos
primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Atentou o Senhor para Abel e
para a sua oferta, 5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se
Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. … 8 Disse Caim a seu irmão Abel:
Vamos ao campo. Estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão
Abel, e o matou.
O
próprio Deus, mesmo fora do Éden, já intervira junto a Caim para que ele em seu
livre arbítrio não cometesse o erro.
O
erro humano é de seu próprio arbítrio.
A
questão da cobiça e orgulho está inserida no crime absurdo de Caim. Pois, ele fraquejou
em sua disciplina mental, ao se sentir menor que Abel, dado as circunstâncias
familiares, e culminou matando a si mesmo, e fisicamente ao seu irmão.
Orgulho
E Inveja Estão no mesmo conceito de Ciúme.
Ciúme
e inveja são um espírito de reclamação e queixa; são artimanhas do Diabo e só
dão mau fruto.
Atente
para a fala de Caim:
“E disse o Senhor a
Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu
irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim
desde a terra.” Gênesis 4:9,10
Fonte:
O
que a Bíblia diz sobre a cobiça? Biblia.com
Equipe
Biblia.com.br
A
Alma Sob Controle - A Mente e As Emoções
Apontamentos
do autor
Textos
e citações compilados ou transcritos citados no corpo do texto.
Ciúme
E Inveja, Aurora Production AG. Suiça
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