sexta-feira, julho 5

O Que É A Mordomia Cristã Lição I – CPAD - 3º Trimestre 2019

O Que É A Mordomia Cristã
Lição I –  CPAD - 3º Trimestre 2019
Em Edição
Estudo Pastor e Prof. Osvarela
Texto Áureo
“E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim." (Lc 12.42,43)
Leitura Bíblica
Lucas 12.42-48                                                                         
42 - E disse o Senhor: O qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
43- Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim.
44 - Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.
45 - Mas, se aquele servo disser em seu coração: o meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,
46 - virá o Senhor daquele servo no dia em que o não espera e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
47 - E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites.
48 - Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
Citação:
"A mordomia bíblica é o reconhecimento da soberania de Deus, a aceitação do nosso cargo de depositários da vida e das possessões, e a administração das mesmas de acordo com a vontade de Deus".  J. E. Dillard
Apontamentos do autor:
a- O talento é usado com esforço e pela visão de Deus da capacidade individual de cada um, porque depende da força, do suor, do músculo, da determinação para ser desenvolvido e aprimorado, pois também em sua essência, rudimentarmente, é dação de Deus.
b- A vocação vinda do vocábulo “vocare”, de chamado é um chamado para determinada ação.
Ato de chamar ou invocar; Predestinação, desígnio, escolha, chamamento; Tendência, inclinação; Talento, aptidão, pendor.
A palavra vocação (etimologicamente) deriva do verbo latino Vocare [Do latim vocatione] que significa “chamar”.
É a tradução do termo “vocatione” que quer dizer chamado, apelo, ... toda vocação compreende um chamado. Assim, toda vocação comporta aquele que chama (Deus) e aquele que é chamado (o homem).
1. Ato de chamar ou invocar.
2. Desígnio, escolha, chamamento.
3. Tendência, inclinação.
4. Talento, aptidão, pendor.
O talento pode ser desenvolvido com treino, disciplina e obstinação.
- Talento pressupõe o gastar-se no trabalho de Deus, no negociar com a melhor semente que se tem no Universo a Palavra de Deus. Talento pressupõe ação e uso da energia ativada pela Salvação em ação no Reino de Deus, é o suor místico do corpo, alma e espírito. https://estudandopalavra.blogspot.com.br
Mordomia – Definições:
Resumo, que acho importante.
Temos várias citações bíblicas sobre a atuação ou serviço de um Mordomo.
Segue parte da definição, que será conhecida em detalhes ao longo do estudo:
administrador, gerente, superintendente (seja nascido livre ou, como era geralmente o caso, um liberto ou um escravo) para quem o chefe da casa ou proprietário tinha confiado a administração dos seus afazeres, o cuidado das receitas e despesas, e o dever de repartir a porção própria para cada servo e até mesmo para as crianças pequenas,...”
οικονομεω - oikonomeo; v. ser um administrador; administrar os afazeres de um lar; administrar, ministrar, ordenar, regular
οικονομια - oikonomia; n. f. administração de um lar ou afazeres do lar - especificamente, a administração, direção, gerência, da propriedade de outro - o ofício de um diretor ou gerente, administração - administração, dispensação
οικονομος - oikonomos; n. m. o administrador do lar ou dos afazeres do lar -  esp. um administrador, gerente, superintendente (seja nascido livre ou, como era geralmente o caso, um liberto ou um escravo) para quem o chefe da casa ou proprietário tinha confiado a administração dos seus afazeres, o cuidado das receitas e despesas, e o dever de repartir a porção própria para cada servo e até mesmo para as crianças pequenas - o administrador de um fazenda ou propriedade territorial, um supervisor - o superintendente das finanças da cidade, o tesoureiro da cidade ( ou do tesoureiro ou questor de reis); Metáf. os apóstolos e outros mestres, bispos e supervisores cristãos
οικιακος - oikiakos; n m. alguém que pertence à casa; alguém sob o controle do chefe de uma casa, seja um filho ou um servo.
οικοδεσποτεω - oikodespoteo; v. ser o chefe (ou cabeça) de uma casa; governar um lar, administrar os afazeres familiares.
Sinônimos de Mordomo:
- caseiro- comezinho familiar; mordomo; ecónomo; administrador; despenseiro; copeiro.
Assim, veremos ao longo deste estudo que há outras formas de identificar com sinônimos, diversos homens que exerceram o ofício de Mordomo e estão relatados nas Escrituras.
Mordomia é dação da gerência da Criação dada por Deus, a Adão.
“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher, os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guarda (administrar).” Gênesis 1:27 -28; 2:15
Mordomia é o cuidado e a administração daquilo que pertence a outro. Embora sempre falemos sobre as coisas como "nossas", a realidade é que tudo que temos e tudo que somos pertence a outro – a Deus. Como disse o apóstolo Paulo:
"Que tens tu que não tenhas recebido?" 1 Coríntios 4.7.
Portanto, foi de Deus que recebemos nossa vida e o tudo que há nela; e somos responsáveis por isso. Temporariamente – ou seja, até que Deus os exija de nós – somos mordomos desses dons. Donald Whitney
Mordomia espiritual é obra do Espírito Santo. Também é Dom, e desenvolvido como talento.
1 Pedro 4:10 “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”.
Mordomia é um assunto importante e proeminente em toda a Bíblia. Os seus elementos básicos estão evidentemente presentes na parábola de Jesus sobre os mordomos fiéis e infiéis - Lucas 12:42-48.
O exemplo mais notório de um mordomo – tipo de Cristo – foi José filho de Jacó.
Gênesis 39:4,6: “logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha… Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava”.
“..., disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?” Gênesis 15:2
“E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao Senhor, ...” 1 Reis 18:3
“E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, ...” Atos 8:27
“Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.” Neemias 2:1
Mordomia é para a mensagem bíblica o que o fermento (uma única vez, citado nas Escrituras, no bom sentido) é para o pão.
“E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou.” Lucas 13:20,21
Mordomia é operação da Obra do Senhor por parte de nós, Seus servos.
Mordomia Cristã:
Mordomia não diz respeito apenas a sermos bons administradores de nossa agenda, nossas habilidades e nossas coisas.
Mordomia envolve um relacionamento servo (nós)/Senhor. Neste relacionamento, aos mordomos (servos) é dada a responsabilidade de cuidar de outras pessoas e dos bens do dono (Senhor). Os mordomos são responsáveis pela sua conduta pessoal perante o seu Senhor em cada aspecto do seu relacionamento.
Mordomos precisam de disciplina
A disciplina da mordomia é central a todas as outras disciplinas espirituais. Se não desenvolvermos um uso teocêntrico de nosso tempo, por exemplo, não nos engajaremos coerentemente nas disciplinas pessoais, como a oração ou o alimentar-nos da Palavra de Deus, nem participaremos com fidelidade das disciplinas espirituais interpessoais, como a adoração ou a comunhão coletiva.
Usarmos os nossos dons espirituais para servir a Deus em nossa igreja local. É designar uma parte de nosso dinheiro para a igreja cada mês, antes de pagarmos outras contas, para que o uso de nossos recursos seja coerente com as prioridades que mais valorizamos.
A disciplina entra no âmbito da mordomia porque é tão fácil desperdiçarmos nosso tempo, dissiparmos nossos talentos e sermos negligentes no uso de nosso dinheiro. No entanto, até o uso mais escrupuloso de nossos recursos é indigno sem o evangelho, pois é somente por meio do evangelho que recebemos tempo eterno no céu, talentos glorificados e o mais rico dos tesouros – Deus mesmo. Don Whitney - professor de Espiritualidade Bíblica e Deão Associado do Southern Baptist Theological Seminary de Louiville;
Despenseiros ou Mordomos da Graça de Deus.
“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” 1 Pedro 4:10
Não há mordomo sem disciplina, ou sem fidelidade.
Leiamos esta passagem auxiliar:
“Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo. E o mordomo disse consigo: Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia? Cavar, não posso; de mendigar, tenho vergonha.” Lucas 16:2,3
O exercício da mordomia é fundamentado em três colunas:
Fidelidade
Disciplina
Prudência
Gênesis 39:4,6: “logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha… Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava”.
A fidelidade é apurada no início e ao longo do exercício da mordomia, pelas atitudes que vão demonstrando diariamente, que tudo que está nas mãos daquele que exerce a mordomia é utilizado a favor do dono das coisas questão disponíveis ao mordomo, sem que nada, ainda que não lhe seja pedido contas, se perca ou será usado em benefício do dono.
Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo, ...”
O mordomo não necessita de pedir tempo para apresentar contas da mordomia, mas estas sempre estarão à disposição do dono da fazenda.
“Havia um certo homem rico, o qual tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de dissipar os seus bens. E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti, ...” Lucas 16:1,2
O mordomo não pode ser acusado, sequer questionado sobre sua fidelidade, não pode ser corrupto, e se ajuntar a alguém que negocia com seu patrão, pelas suas mãos, nas quais, aquele, lhe entregou seus negócios confiadamente.
“Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.” Mateus 24:48-51
Na plenitude da responsabilidade temos que entender que a má mordomia ao Senhor leva a uma condenação e negação do uso dos bens do Senhor, como se, o mordomo, jamais tivesse autorização em usar, ou pelo mau uso dos bens dispostos sob sua mordomia.
“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” 1 Coríntios 12:11
A mordomia fiel leva ao cristão a execução de algumas motivações e responsabilidades:
O conceito cristão de mordomo fará crescer: Senso de responsabilidade, o Apóstolo Paulo lista exigências de responsabilidades, para quem deseja ser um mordomo (obreiro):
47 - E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites.
48 - Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
O conceito cristão de mordomo fará crescer: Senso de dependência. Não mordomia sem o Senhor, dono da Obra!
O Espírito Santo cuida dos bens e dá a cada um como quer, do Dono da Obra, mas tem ciúmes e também não se agrada da infidelidade.
“E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?” Lucas 12:42
“Se formos infiéis, ele permanece fiel, ...” 2 Timóteo 2:13
Quando estudamos sobre a Economia da salvação podemos ver, como nossos apontamentos editados anteriormente:
“A Economia da Salvação, também chamada de Economia Divina, é aquela parte da revelação divina na tradição cristã que lida com a criação de Deus e a gestão do mundo, especialmente com o seu plano de salvação realizado através da Igreja. Do grego oikonomia (economia), literalmente, "gestão de uma família" ou "mordomia".”
Na realidade da Igreja, todos somos mordomos.
Não é só o pastor, o presbítero, ou alguém que tem um cargo ou função no corpo da Igreja.
É um mandamento desde o Éden, o homem foi instituído como mordomo – gerente – da Criação.
Após a plenitude na Graça Por Nosso Jesus, a mordomia é um fato na vida de todos os crentes:
No Ide – imperativamente a todos os cristãos, que se tornam mordomos desta importante tarefa no Reino de Deus e sua multiplicação salvífica.
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15
Uma ordem ao mordomo: “Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.” Mateus 22:9
A Evangelização - a mordomia da proclamação do Evangelho é a mais importante e deve ser fielmente executada. O texto indica duas mordomias: uma em Ir; a outra: Evangelizar a todos os homens.
A realização da Obra é para todos, como dissemos, acima.
É um ensino que deve ser ministrado a todos, para que saibam que é uma Doutrina:
“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” 2 Timóteo 4:2
“Essa doutrina e conhecida na teologia como Mordomia Cristã.”
“Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” Efésios 5:16,17
Na questão do uso de nosso Tempo.
“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” Tiago 4:3
Na administração de nossos bens.
“Mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador;” Tito 1:3
“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, ...” 2 Timóteo 4:2
Mordomia na pregação do Evangelho.
“O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.” 1 Samuel 2:6
“E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.” 1 João 5:11
Mordomia da vida dada por Deus. Deus é o sustentador do universo, e este mundo e a vida humana só existem pela Criação pneumática divina.
“E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros.” Mateus 20:8
Mordomia na distribuição das tarefas na casa do Senhor (típica dos pastores):
O homem pertence a Deus.
“Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” Salmos 24:1
“Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.” Isaías 42:5
1.    Por direito de criação, Gn. 1:27; 2:7; Is. 42:5; 43:1-7; Ez. 18:4.
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Colossenses 1:16,17
Preservando-nos para salvação eterna:
“Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,” 1 Pedro 1:5
2. Por direito de preservação, At. 14:15-17; 17:22-28; Cl. 1:17; I Pe. 1:5.
Deus não somente nos criou, ele também nos sustenta na sua providência.
“E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gênesis 12:3
“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.” Hebreus 11:7
A Mordomia da família.
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? [...] glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Coríntios 6:19,20
A Mordomia do corpo.
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, ...” Efésios 4:11
“Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,” 1 Timóteo 6:3
“Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.” 2 João 1:9
No Ministério do Ensino doutrinário.
“Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.” Tito 1:9
“Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, ...” Hebreus 6:1
A Teologia do ensino é a Mordomia de manter a Doutrina Cristológica.
“Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.” 1 Coríntios 4:1
Mordomia (despenseiros) dos mistérios do Evangelho.
Uma das noções da mordomia cristã é associar que aos nossos cuidados estão todas as coisas que participam de nossas vidas, pessoal, familiar e religiosa. É um fato e forma de agir do que é mordomo fiel.
Assim, o mordomo fiel, ao entender isto ele é despertado por uma visão nova e mais ampla, verá Deus e sua mão em lugares e coisas que lhe pareciam despidas de caráter religioso. Não é só na igreja, mas no lar e no local de trabalho, em tudo a mordomia está envolvida como numa esfera sagrada, porque Deus está em toda parte como criador e preservador e tudo nos foi dado por Ele e para Ele.
Mordomia para ensinar os preceitos doutrinários.
“Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.” Tito 1:7-9
43- Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim.
Estes pontos, descritos, mostram a importância da Mordomia cristã. Não é apenas ser fiel em um ponto, mas existe um conjunto que nos torna mordomos integralmente em relação a Obra de Nosso Senhor Jesus Cristo!
A mordomia cristã é formada em estágio probatório. Como assim?
“Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei”. Mateus 25.21b.
Em todas as formas bíblicas, que podemos verificar a ação da mordomia, podemos ver que sempre há uma promessa de maiores coisas serem colocadas nas mãos do mordomo que se vai bem, em dispensar aquilo que é de seu patrão e nada que usa é seu. Aliás, é esta a posição do mordomo:
O mordomo é um empregado doméstico, o chefe dos criados de uma grande casa. Mordomo é também o administrador dos bens
A situação do mordomo é necessariamente uma situação de manutenção e conquista da confiança do Senhor (usando, agora a terminologia da mordomia cristã), não podendo, como nos diz o texto principal deste estudo, ser infiel, com o que é seu:
“O erro do mordomo é pensar que é o dono. Então, torna-se infiel ao seu Senhor, usando seus bens de modo irresponsável. Jesus mencionou esse tipo de servo algumas vezes, principalmente aqueles que abusam enquanto o senhor está viajando. As parábolas falam exatamente do retorno do Senhor (ou seja, do próprio Jesus) e haverá o dia da prestação de contas (Mt 24.45-51). O mordomo fiel será recompensado, mas o infiel será castigado. Sirvamos de tal maneira que sejamos dignos de ouvir o Senhor dizer:
“Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.” Mateus 24:46,47
Mordomia é também uma forma de recompensa futura e garantia de sobrevivência, ao atuarmos como mordomos. Então mordomia cristã nos eleva desta vida física e natural, para a esfera eterna e duradoura com recompensa e garantias futuras.
Mordomia é dada segundo a capacidade de cada um (na vontade do Senhor) e têm o mesmo valor.
Se a você foi dado uma mordomia (talento) não se preocupe com o valor ou quantidade, o valor dado a cada um é igual e terá honra seja qual for a mordomia.
“E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.” Mateus 25:15
A mordomia cristã foi dada pelo Senhor, à Igreja, para crescimento da Sua Obra. É fato inconteste que a Igreja tem autorização desta mordomia!
Uns têm medo da prestação de contas, como se não fossem capazes de lidar com o que Deus lhes confiou, mas o princípio da mordomia instituída por Deus: Ele, em Sua sabedoria e justiça, nunca pedirá a ninguém para fazer alguma coisa que não consiga fazer.
O Talento Indevido.
Muitos recebem talento, após perseguir por usura e para vantagem própria e se tornam condenados a se afastar da Obra de Deus, como o moço de Elizeu. Usando a mordomia alheia para seu próprio benefício.
“E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem? E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas [...] E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?” 2 Reis 5:21,22; 23;25,26
Mordomia é dedicação total e Boa vontade

“Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.” 2 Coríntios 12:15
Em Edição
Fonte:
Apontamentos do autor
Dicionário Strong
Citações no corpo do texto
O que significa ser um mordomo de Deus? 27 de Agosto de 2004 by Pr. Hernandes Dias
O Significado da Mordomia Cristã; Sermões.
Lições De Mordomia, A Doutrina Da Mordomia; Autor: Walter Kaschel; Tradução: David A Zuhars

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger