sábado, junho 19

O DIACONATO Lição 12 CPAD Atualização em 18/06/2021. 14:50 hs

O DIACONATO

Atualização em 18/06/2021. 14:50 hs

O DIACONATO - 12 Lição CPAD                                                       

Editor E Autor Pastor e Professor Universitário  Osvarela

Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus. 1 Timóteo 3:13

Leitura Bíblica

1 Timóteo 3:8-13

Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;

Guardando o mistério da fé numa consciência pura.

E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.

Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.

Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.

Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Verdade Aplicada:

Embora o diaconato seja um ministério específico, a diaconia é uma missão de todo o crente.

Objetivo Geral

Mostrar a importância da função de diácono.

Objetivos Específicos

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Analisar o estilo de vida diaconal de Jesus;

II. Explicar a instituição do ministério do diácono;

III. Discorrer sobre o perfil e a função do diácono.

Exórdio

Precisamos destacar, que é o nosso intento, a posição única e absolutamente prima dos Apóstolos vivenciadores do Ministério terreno de Jesus.

Esta particularidade é apontada como fundamental para:

-Aprovação

-Respeitosamente, aceitação

-Ensino

-Conhecimento, como sabedoria transmitida

as literaturas bíblicas mostram que a Igreja aceitou e considerou e consagrou oficio sob a inspiração do Espírito Santo desde o início no período primitivo, da mesma.

Podemos ver:

Diáconos

Presbíteros

Supervisores (presbíteros anciãos)

Bispos

Pastores

Mas, todos deveriam ser absolutamente capacitados de forma mística pelo Espírito Santo.

Precisamos destacar, que é o nosso intento, a posição única e absolutamente prima dos Apóstolos vivenciadores do Ministério terreno de Jesus.

Com isto, estamos ressaltando que a diakonia permeou todo o Ministério de Jesus e isto foi transmitido, por 3 (três) anos de ensino aos discípulos e em especial aos 12 (doze), do Concílio Apostólico

Esta particularidade é apontada como fundamental para:

-Aprovação

-Respeitosamente, aceitação

-Ensino

-Conhecimento, como sabedoria transmitida

as literaturas bíblicas mostram que a Igreja aceitou e considerou e consagrou oficio sob a inspiração do Espírito Santo desde o início no período primitivo, da mesma.

Podemos ver:

Diáconos

Presbíteros

Supervisores (presbíteros anciãos)

Bispos

Pastores

Mas, todos deveriam ser absolutamente capacitados de forma mística pelo Espírito Santo.

O diaconato é a segunda ordem inserida na hierarquia da Igreja, após os Apóstolos.

Segundo o clássico texto de Atos temos o relato lucano sobre a instituição, motivo e forma de escolha.

Jesus deixou claro que servir era o fundamento de seu Ministério:

“Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Mateus 20:28

..., ο γιος του ανθρώπου ... σερβίρετε.

“Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.”

“Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.”

Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. Atos 6:1-6

O interessante nesta narrativa lucana, talvez propositadamente Lucas destaque os gregos como o foco do descontentamento em serem atendidas ou servidas as suas viúvas.

Destaco que o servo ou o serviço aos outros não era admirado na sociedade grega.

Ao contrário a cultura grega considerava o serviço diaconal aos outros de forma pejorativa, qualificando-o pelo termo “servil”. E foi exatamente a colônia grega dos judeus que exercendo seus direitos de koinonia produziu o movimento entre os apóstolos para a inserção e início de um novo nível hierárquico entre os discípulos de Jesus, agora na forma de uma congregação cristã, o Caminho crescia.

Exemplos dos Apóstolos em serem servos – Exercerem a diakonia:

Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.

Exemplos bíblicos de discípulos, Apóstolos que se disseram servos:

Sempre colocam o termo servo, a frente do título ministerial de Apóstolo.

2 Coríntios 4:5

Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:

Filipenses 1:1

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.

Romanos 1:1

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:

2 Pedro 1:1

Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.

As Escrituras Neotestamentárias trazem o uso geral do termo diakonia (grego) traduzido como “servo”, porém algumas vezes como “ministros”, e por vezes traduzido simplesmente como “diácono”.

Diácono pode referir-se ao serviço geral.

Em Atos 1.17 e Rm 12.7 temos o termo diakonias para ministério.

Em Atos 1 no versículo 25 diakonias é usado para serviço.

Entre outras referências com uso intermitente de diakonia entre serviço e ministério.

De forma geral diakonia reporta-se a serviço.

Pois mesmo quando usado como ministério não deixa de ser um atendimento ou serviço a igreja, como em Romanos 12. 25: “Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos”. (“Τωρα δε υπαγω εις Ιερουσαλημ, εκπληρων την διακονιαν εις τους αγιους”).

A forma diakonia estabelecida á partir de Filipenses 1.1 se consagrou.

A palavra diácono, que designa um ofício específico na igreja, vem da palavra grega “diakonos".

“Diakonos” encontrado também em 1 Timóteo 3.8 e 12, nos quais constata-se que o contexto indicava tratar-se especificamente deste ofício.

“...ο Τυχικος ο αγαπητος αδελφος και πιστος διακονος εν Κυριω,

“...Tíquico, irmão amado e fiel ministro no Senhor, vos informará de tudo;” Efésios 6:21

Ao se realizar a tradução se fez uso do sentido básico da palavra diakonos. A palavra é também usada para se referir àqueles que servem à igreja como líderes ou para designar um oficial específico da Igreja.

Já na versão inglesa frequentemente traz “ministro”, indicando um sentido ligeiramente mais restrito da palavra grega diakonos (cf. Ef 6.21; Cl 4.7; 1Tm 4.6). Esses oficiais da igreja, ou líderes, são designados por outros termos tais como presbíteros, bispos, supervisores, pastores e mestres.

Somente que, no texto em Atos dos Apóstolos 6 nos é mostrada a distinção entre a diakonia no sentido pleno da palavra, ou seja, “o servir a mesa, o serviço físico de atendimento pessoal a outrem", e a diakonia no sentido tipológico da diakonia da Palavra, para a qual os Ministros foram chamados e posteriormente os presbíteros, afim de servirem à Igreja com o "pão da doutrina" do Senhor e cuidar da mesma. Assim como, os diáconos atendiam as viúvas em suas necessidades de sustento.

Como nos referimos, acima, sobre a instituição dos diáconos, e como escrevemos sobre os presbíteros, na instituição dos diáconos a palavra ou étimo específico, não aparece diretamente no texto, quando da implantação deste "importante negócio". Porém, através da atuação dos mesmos podemos e encontramos a relação com a designação como diáconos, através do serviço a ser executado, segundo as palavras dos Apóstolos:

Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus sirvamos às mesas.

A simples leitura, a princípio, pode inferir uma posição de uma negação dos apóstolos, ao serviço diaconal, mas na realidade os apóstolos, inspirados pelo Espírito Santo, sabiam que havia uma necessidade maior, no serviço ministerial (aliás, derivação de “Minus”, de menor), a diakonia da alma, e como instituição espiritual, também, dar atenção ao alimento do corpo, ou necessidades físicas dos crentes,, o que tornaria insano e imensurável, a faina diária dos apóstolos, num momento que a Igreja já contava com quase, ou mais, de 8.000 (oito mil) almas, reunidas num ágape diário. Cuidaram do corpo espiritual e dos membros do Caminho em suas necessidades diárias.

Assim, como repetimos, abaixo:

O diácono é um auxiliar direto dos ministros e exercem um Importante negócio!

Instituindo Princípios Diaconais.

A Escolha dos Primeiros Diáconos:

Os Primeiros Diáconos Foram Eleitos.

Os primeiros diáconos, não foram escolhidos pelos apóstolos, como na escolha de Matias, o substituto de Judas Iscariotes.

Atos 6:1-6

“Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.

E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.

Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.

Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.

E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;

E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.”

A Bíblia nos ensina, que a escolha teve regras espirituais, e a decisão pela Igreja, sem a interferência dos Apóstolos, os primeiros diáconos foram eleitos pala multidão dos discípulos.

Nos mostra o que eu sempre digo, aos novos obreiros:

A Igreja é quem vai indicar (dentro do nosso, atual e próprio sistema litúrgico), sem palavras o bom obreiro.

O texto infere, que aqueles 7 (sete) discípulos (obreiros) escolhidos já davam demonstração de ser bons obreiros dentro da multidão dos crentes, mesmo não tendo nenhum cargo, mas na hora da escolha tiveram o reconhecimento dentre a multidão dos discípulos

Mas, a consagração foi pelo Ministério apostólico, com imposição de mãos.

O Concilio apostolar, cerne da decisão de instituir os diáconos, decidiu e impôs as regras para a escolha de diáconos.

"Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço". Atos 6:3

E terminou a ação introdutória deste ministério com a sagração dos escolhidos: “E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos”. Atos 6:6

Primeiro as definições das qualidades morais.

  1-     Boa reputação

  2-    Cheios do Espírito Santo

  3-    Cheios de Sabedoria

Segunda Ação:

1 Timóteo 3:8

Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;”

De modo geral, se uma qualificação moral é listada para presbíteros, mas não para diáconos, aquela qualificação ainda se aplica a estes. O mesmo ocorre para aquelas qualificações listadas para diáconos, mas não para presbíteros. Por exemplo, um diácono deve ser um homem de “uma só palavra” (v. 8).

Paulo não afirma explicitamente o mesmo acerca dos presbíteros, mas não há dúvida de que tal se aplica a eles (observe a ligação gramatical: “Da mesma sorte”), uma vez que Paulo disse que os presbíteros devem ser “irrepreensíveis”, o que incluiria essa injunção.

Ainda assim, nós deveríamos observar as diferenças nas qualificações, uma vez que ou elas significam um traço peculiarmente adequado ao oficial para que cumpra seus deveres, ou são algo que era problemático no lugar para onde Paulo escreveu (no caso, Éfeso). Importante destacar, que isso deve ficar mais claro à medida que passemos a considerar as responsabilidades de um diácono.

A forma de instituição ao serviço da Igreja.

A escolha foi eclesial e eclesiástica.

Ou seja, a igreja escolheu sob a supervisão dos chamados colunas (Gl. 2.9), e só após isto os Apóstolos impuseram as mãos, com a autoridade apostólica ministerial.
Isto corrobora nosso entendimento, à luz da Palavra de Deus que o Ministério é a porta de consagração de qualquer obreiro para as atividades e serviços na Igreja.

O diácono é um auxiliar direto dos ministros e exercem um Importante negócio!

A diakonia é comparada a atividade ministerial pelos apóstolos, ou seja, o ministério não pode prescindir do cuidado da diakonia da Palavra, como também não pode descuidar da diakonia física presencial e direta no trato com os da Igreja.

Não podemos, também, confundir as atividades, nem também desprezar a mesma.

Presbíteros e diáconos devem saber e reconhecer a sua “diakonia”.

Um Importante Negócio

Este importante negócio foi tão determinante no Ministério de Jerusalém que o Apóstolo Paulo ao voltar depois de 14 anos para mensurar a qualidade espiritual do seu Evangelho, em comparação ao Evangelho dos Apóstolos em Jerusalém, que havia pregado e espalhado com a semeadura de inúmeras Igrejas, recebe das Colunas

- (E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;

Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência. Gálatas 2:9-10), dá-nos a entender que a assistência aos pobres foi inserida, ou seja a diakonia foi introduzida pelo Apóstolo em suas atividades pastorais, que incluía uma série de Igrejas e sob o amparo do Ministério antioqueno.

Leiamos o recorte do texto:

- "Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência".

Podemos encontrar a diakonia forte no pastorado de Paulo:

“...pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem deste serviço a favor dos santos;” (2 Co 8:4), sendo ele posteriormente o doutrinador mais importante deste nobre ministério de socorro e assistência, nascido porém pela ação e visão do Ministério do círculo íntimo do Senhor Jesus em Jerusalém.

Diaconato - Tem Dois Princípios.

Princípio Principal. 

...o modelo inicial mostra-os realizando um ministério  espiritual  para  com aqueles, de dentro da igreja, precisavam ter as necessidades básicas da vida providenciadas para eles, pelos diáconos.” Pastor George W. Knight III

Este é um ministério espiritual, embora trabalhe com as necessidades físicas. Mas, ele se dá dentro da Igreja que é o centro da presença de DEUS aqui na Terra como sua Agência, tudo ali é espiritual, como no Templo de Salomão.

Substituto é Importante. Muitos de nós não queremos ser substituto de alguém, por muitas vezes, mas o Diácono da Igreja é alguém que surge para ser constituído como trabalhador num espaço antes ocupado pelas Colunas, os Apóstolos. Era tão forte a missão que eles precisavam ser Cheios!

Segundo Principio. 

...prestar assistência aos que presidem e ensinam na igreja, e executar os “serviços” ou “responsabilidades” que devem  ser  realizados  pelos oficiais da igreja, mas que os presbíteros não podem  fazer  sem prejuízo da função principal sua como pastores espirituais do povo de Deus”.

Por isto, não negligenciemos quando estamos no exercício de nosso diaconato!

A estes dois princípios, quero agrupar outro: 

    Os diáconos não estabelecem a sua área de atuação, mas estão a disposição dos Ministros que os instituem e da Igreja a qual servem.

O Texto de nossa Leitura Bíblica indica as qualificações distintas aos diáconos.

“Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E, também, estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.”

O termo “da mesma sorte (maneira)” merece uma exegese.

A  palavra  grega  transicional

Οι διακονοι ωσαυτως πρεπει να ηναι σεμνοι, ουχι διγλωσσοι, ουχι δεδομενοι εις οινον πολυν, ουχι αισχροκερδεις,”

ωσαυτως –  traduzida  pela expressão “da mesma maneira”, nos mostra (diz) que os diáconos sejam identicamente, em qualificações morais e espirituais, tão qualificados quanto os presbíteros, ao indicar as qualificações para o exercício e separação ao diaconato.

O Diácono necessita de algumas qualidade pessoais, além das espirituais anteriormente citadas:

A.      Ter bom relacionamento interpessoal;

B.     Ser alguém sensível, as necessidades de outrem; ele vão trabalhar com pessoas que tem inúmeras necessidades e se encontram fragilizadas emocionalmente, materialmente, familiarmente (viúvas, órfãos e no mundo da Igreja atual, desempregados, falidos, quebrantados por impossibilidades);

C.     Ser marido de uma mulher que seja hospitaleira (identicamente sua mulheres devem atenderão texto: Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo”), e de uma só mulher, pois ele necessita dar valor ao casamento e ser alguém que tem ao seu lado uma mulher que não vá reclamar de sua atividade. Para isto elas devem ser sóbrias (ter a mente totalmente equilibrada) pra os acompanharem no serviço de Deus.

D.    Não pode ter sua vista voltada (“grande”) para os bens materiais, deve ser alguém livre da usura

E.     Ter uma palavra de animo e única para não distorcer o que vai dizer e o que vai ouvir para relatar aos ministros.

F.     Necessitam de ser provados, isto é, experimentados no exercício da fé e da honestidade e da língua não dobre.

G.    Se assim forem aprovados são dignos de alcançarem uma boa posição.

BIBLIOGRAFIA

A Base Bíblica do Diaconato, Pastor George W. Knight III – Professor de Estudos do NT – Em: Convenat, Knox, GrennVille Theological Seminaries

     Servos Ordenados – Ordained Servants – Vol.05 nº 3 – Julho 1996

     A Display of God’s Glory, Mark E. Ever – Center for Church – pg 5,7

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