A Bondade de Deus em nos atender
Lição 12 CPAD Data: 19 de Junho de 2022
Estudo Pastor e prof Univ Osvarela
111 anos das
Assembleias de Deus – 18/06/1911
#EuFaçoParteDestaHistória
“Se, vós, pois, sendo
maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está
nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” (Mateus 7.11).
Prática
Deus é um Pai amoroso
que concede aos seus filhos aquilo que realmente é bom para eles.
Leitura Bíblica
Mateus 7.7-20.
7 — Pedi, e
dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
8 — Porque aquele que
pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.
9 — E qual dentre vós
é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
10 — E, pedindo-lhe
peixe, lhe dará uma serpente?
11 — Se, vós, pois,
sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai,
que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?
12 — Portanto, tudo o
que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a
lei e os profetas.
13 — Entrai pela porta
estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição,
e muitos são os que entram por ela;
14 — E porque estreita
é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
15 — Acautelai-vos,
porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas
interiormente são lobos devoradores.
16 — Por seus frutos
os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos
abrolhos?
17 — Assim, toda
árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.
18 — Não pode a árvore
boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.
19 — Toda árvore que
não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
20 — Portanto, pelos
seus frutos os conhecereis.
Hinos Sugeridos 126,
131 E 232 Da Harpa Cristã.
Objetivos
da Lição:
I) Compreender o
significado da bondade de Deus;
II) Conscientizar de
que só existem dois caminhos;
III) Advertir contra a
mentira dos falsos profetas.
ευνοια - eunoia; n. f.
boa vontade, bondade
πραοτης - praotes ver
πραυτης; n. f. gentileza, bondade, humildade
πραυς - praus; adj.
gentileza, bondade de espírito, humildade Humildade para Deus é aquela
disposição de espírito com a qual aceitamos sua forma de lidar conosco como a
melhor, sem, no entanto, disputar ou resistir. Bondade ou humildade são opostos
à arrogância e egoísmo e originam-se na confiança na bondade de Deus e no Seu
controle sobre a situação. A pessoa bondosa não está centrada no seu ego. Isto
é obra do Espírito Santo, não da vontade humana. (Gl 5.23)
χαρις charis; n. f.
graça - aquilo que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme, amabilidade:
graça de discurso; boa vontade, amável bondade; da bondade misericordiosa pela
qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo,
guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento,
afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs
πραυτης - prautes; n.
f. gentileza, bondade de espírito, humildade
φιλαγαθος - philagathos;
adj. que ama a bondade
αγαθοεργεω - agathoergeo;
v. azer o bem, fazer bem feito, praticar bondade, agir corretamente.
σπλαγχνον – splagchnon
- fortalecido de splen (“baço”); n. n. entranhas, intestinos, (coração, pulmão,
fígado, etc.) as entranhas eram consideradas como a sede das paixões mais
extremas, tal como o ódio e o amor; para os hebreus, a sede das afeições mais
sensíveis, esp. bondade, benevolência, compaixão; daí, nosso coração
(misericórdia, afetos, etc.); coração no qual reside misericórdia
αγαθοποιεω - agathopoieo;
v. fazer o bem, fazer algo que beneficie os outros - ser uma boa ajuda para
alguém - fazer um favor a alguém – beneficiar - fazer bem feito, fazer corretamente
αγαθωσυνη - agathosune;
n. f. integridade ou retidão de coração e vida, bondade, gentileza
αδελφοτης - adelphotes;
n. f. irmandade, bondade fraterna
αρετη - arete; n. f.
uma conduta virtuosa de pensamento, sentimento e ação - virtude, bondade moral
ελεος - eleos; n. n.
misericórdia: bondade e boa vontade ao miserável e ao aflito, associada ao
desejo de ajudá-los
Exórdio:
Deus tem todo prazer em atender nossos pedidos!
O principio norteador
do pedir é saber e confiar e crer que quem nos ouve, existe, tem poder de nos
atender e confiamos a Ele o intimo das nossas petições e necessidades, sem
reservas.
Para tanto, usamos, a
Fé, conhecemos o Seu poder, sabemos que Ele é Bondoso, misericordioso.
Sabemos que sua natureza
é Bondade e Misericórdia aos necessitados!
Mateus 7.7 — Pedi, e
dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
A bondade
de Deus é total dado Seu Amor que age com bondade pela Graça através de Seu
Filho Jesus Cristo, o que faz com que qualquer que pedir algo a Ele tenha
sempre o sentimento que será atendido.
Deus é um ouvinte
atento a toda a Humanidade bilhões de vozes alçam e a todas ele discerne, tom
pessoal da cada voz, necessidade de cada uma, localização, tempo da necessidade
(embora, Deus não esteja no tempo cronológico)
Assim, alguns autores
teólogos definiram o quanto perto e como Deus não se sente incomodado pelos
pedidos:
"Deus
está tão perto de suas criaturas como a orelha está perto da boca."
"Os
seres humanos dificilmente podem ouvir a duas pessoas que falam ao mesmo tempo,
mas Deus é capaz de nos ouvir a cada um de nós, mesmo que todo mundo clame a
Ele em um mesmo momento".
"O
homem se incomoda quando o chateiam os pedidos de seus amigos, mas no caso de
Deus, cada vez que alguém eleva a Ele suas necessidades, mais o ama."
A Bondade divina alcança
a tradução antropológica, com os exemplos citados por Jesus, que expressam Valores
do Reino.
Mateus 7.9,10
— E qual dentre vós é
o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
— E, pedindo-lhe
peixe, lhe dará uma serpente?
A lista em Mateus
resume-se a duas (2), assim –
Usarei os exemplos
lucanos.
Lucas 11:12
Pão - Se o filho pedir
pão, seu pai lhe dará uma pedra?
Peixe - Se o filho
pedir um peixe, o pai lhe dará uma serpente?
Ovo - Se o filho pedir
um ovo, o pai lhe dará um escorpião?
Nos três exemplos, os
dois objetos mencionados são de aparência semelhante.
Se um filho pedir pão
a seu pai, acaso este se rirá dele, oferecendo-lhe uma pedra, que possa
confundir-se com um pão, porque seu aspecto é similar, mas que não se pode
comer?
No texto de Mateus o
pão a ser dado seriam migalhas de forma arredondadas que se assemelhariam a
pequenas pedras brancas. As pedras arredondadas que cobriam a costa do mar eram
exatamente da forma, do tamanho e da cor de pequenas migalhas de pão.
Se o filho pede peixe,
poderá o pai lhe dar uma serpente?
O peixe seria uma
espécie com formato de peixe, mas parecida a uma enguia um peixe com aparência de
serpente e considerado impuro para comer, pelos hebreus? Segundo as leis judias
a enguia não se podia comer, porque era um peixe impuro por não ter barbatanas
nem escamas (Levítico 11:12).
Se o filho pede peixe
a seu pai, este lhe dará um peixe-enguia, mas um peixe que é proibido comer
pela Lei. Assim, ele não estaria dando nada ao seu filho. Deus não nos dá,
quando pedimos algo que não possamos
desfrutar.
Este pai deste modo não
cessaria a necessidade e a fome de seu filho?
E se o filho pede um
ovo, seu pai lhe dará um escorpião?
O escorpião é um animal
pequeno e perigoso, peçonhento e que fica escondido em lugares geralmente onde
não possa ser visto, e quando alguém pisa ou coloca a mão onde ele está escondido
é a hora de ferir.
Obs.: “o escorpião
descansa enrolado, quando recolhe as patas, pinças e cauda e há uma espécie de
escorpião pálido que pode confundir-se muito facilmente com um ovo.” Mateus
(William Barclay); pag. 293 compilado
Deus jamais daria,
algo pedido, a nós seus filhos que pudesse nos trazer danos.
Importante que a
Bondade de Deus será ativa a Seu tempo e na medida de nossas necessidades.
A Garantia
ao Pedir
Demonstra
a Bondade de Deus em Dar
Mateus 7.7,8 — Pedi, e
dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. — Porque aquele
que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.
Jesus ensinando sobre
a Bondade do Pai Celeste ao revelar esta bondade reitera aos seus ouvintes que
todos que pedirem serão sem dúvida alguma atendidos.
A Oração
é o canal direto para toda petição.
Eu ensino que “todas
as nossas palavras”, seja em oração ou pronunciadas diariamente são registradas
nos Céus.
E que todas as orações
peticionais ou não, entram em estado eterno e serão respondidas segundo que as
ouve e sonda os corações dos pedintes.
Muitas coisas que
pedimos jamais serão nos dadas, pois Ele, O Pai sabe o futuro.
Pedir
em Oração:
Persistência:
Jesus nos diz: devemos
persistir na oração (devemos levar ante Deus nosso pedido numa vida de contínua
oração) e nunca desanimar na oração.
Analisa:
Será que
queremos e necessitamos e para que pedimos é realmente o que estamos pedindo?
É
algo de tal natureza que podemos usar para Glória de Deus e voltar a levá-lo,
uma e outra vez, ao trono da graça divina?
O que
valoriza o meu pedido é: será se posso pedir a Deus na oração.
Esta passagem mostra e
estabelece, a dupla realidade de que Deus sempre responderá nossas orações,
segundo Seus atributos eternos:
Todo Poder –
Onipotente
Onisciência
Ele é Amor.
Nossa vida em Oração
vai demonstrar e validar, os pedidos das coisas pelas quais pedimos, é validada
por nossa sinceridade ao pedir.
Pedir – garantia:
A - será dado
B - recebe
Busca – será atendida
cm o encontro do que eu ou você buscamos
A – encontra
Batida no Reino – todo
que bater o pai ouvirá a batida e vai abrir as portas, caminhos, locais onde você
vai encontrar o que te fez bater. - abrir-se-vos-á
A – se abre
Mas, a resposta, é
condicionada a ação prévia e certeza de que está buscando ao que tem poder de
atender.
Há também limites ao que se pede e como se pede, no contexto bíblico:
Pedir Mal – significa pedir
coisas que não vão ser úteis para nossas vidas.
Tiago 4:3 - Pedis, e não
recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
Falta de Fé. A dúvida
impede ao que pede duvidando, pois não crê que receberá.
Tiago 1:6,7 ..., com fé, em
nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada
pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá
do Senhor alguma coisa.
E pela forma como se
deve pedir:
Mateus
21:22 - E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.
Mas,
tudo é garantido.
A
Intervenção do Filho.
Garantia
e garantidor:
João
16:23,24 Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu
Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. Até agora nada pedistes em meu
nome; pedi, e recebereis, ...
Jesus dá garantia, ao
revelar a forma como obter e chamar a atenção do Pai, e ser atendido por Sua
Bondade, o que se reveste de maior importância, trata-se de uma promessa feita
pelo próprio Filho de Deus, que falou com toda a plenitude e autoridade do Seu
Pai.
“O
crente pede porque o Pai, tem um garantidor – Jesus, O Filho – assim como Abrão
saiu sem saber para onde ir, sabia que o Pai ia com ele. Nós pedimos sob a
condição de quem não sabemos quando receberemos, mas temos a certeza que o Filho
enviado pelo Pai está conosco”.
13 — Entrai pela porta
estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição,
e muitos são os que entram por ela;
14 — E porque estreita é a
porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Há um caminho a ser
seguido para receber o que pedimos.
“É
a diferença entre o caminho disciplinado e o indisciplinado. Nada se obteve
jamais sem uma estrita disciplina. Muitos atletas e muitos homens comuns
arruinaram suas possibilidades por abandonar a disciplina e permitir uma
atitude descuidada.” William Barclay pag. 302
Ao ensinar como pedir
Jesus ensina que há regras a serem atendidas para ser atendido, qualquer
pedido.
Sem Omissão:
12 — Portanto, tudo o que vós
quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os
profetas.
Não ferir a outros.
A bondade que consiste
em não fazer nada seria uma total contradição de tudo o que significa a bondade
cristã.
Não é de qualquer jeito
que se pede para receber.
Não é vivendo sem
regras áureas do Reino que seremos atendidos.
As duas portas e os
dois caminhos (vv. 13, 14). Trata-se, evidentemente, do caminho para o céu e do
caminho para o inferno. Todos gostam da porta larga e do caminho espaçoso.
Jeremias 23:21 Não mandei
esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles
profetizaram.
Quando vemos coisas
acontecendo em outras instituições somos levados a querer saber como e qual o método,
e quem é o “profeta”.
Estatísticas são
apresentadas, para provar o efeito do que fazem, tais como, número de
seguidores, número de “curtidas” ou de acessos!
Nem tudo que ouvimos
como de profetas, será verdadeiro.
Os falsos profetas
usam de ensinamentos egoísticos, eles minimizam a Cristo e glorificam a si
mesmos.
Isto facilita a identifica-los
por seus frutos - Mateus 7.16.
No entanto, a fé não
pode ser julgada por estatísticas, pois nem sempre a maioria tem razão.
Só porque "todos
fazem" alguma coisa, não quer dizer que estão fazendo o que é certo.
Na verdade, é
justamente o contrário:
Pense, nestes 111 anos de Assembleias de Deus no Brasil:
- o povo de Deus sempre foi um remanescente,
uma minoria neste mundo, e não é difícil descobrir por quê: a porta que conduz
à vida é estreita, e o caminho é solitário e penoso.
Em edição
Fonte:
Dicionário Strong
Citações no corpo do
texto
ESTUDOS NO SERMÃO DO
MONTE - Traduzido do original em inglês Studies in the Sermon on the Mount, por
D. Martyn Lloyd-Jones
Comentário Beacon NT
até Gálatas
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