sábado, fevereiro 25

Avivamento pentecostal no Brasil Lição 09 CPAD – 26 DE Fevereiro DE 2023

 Avivamento pentecostal no Brasil

Lição 09 CPAD – 26 DE Fevereiro DE 2023

Subsídio Pr Osvarela

Leia nosso estudo no link

Você encontrará um texto com muitas informações históricas e personagens da nossa Assembleia de Deus.

http://estudandopalavra.blogspot.com/2011/06/assembleia-de-deus-100-anos-de.html

Texto Áureo

E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. Atos 19:5,6

Avivamento tem rosto e nome nas Ad's brasileiras: Celina Albuquerque 

Prática

Deus derramou o grande avivamento pentecostal no Brasil. Ele pode avivar mais uma vez o seu povo.

Leitura Bíblica

Atos 19:1-7

E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas

as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,

Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.

Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.

Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.

E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.

E estes eram, ao todo, uns doze homens.

A) Objetivos da Lição:

I) Mostrar que o movimento de Atos se repete no Brasil;

II) Pontuar o nascimento do novo movimento;

III) Explicar a expansão do avivamento pentecostal.

Exórdio:

“Avivamento é obra do Espírito; e surgirá sempre até a volta do Senhor…”

“O Avivamento é uma visitação inteiramente sobrenatural do Espírito soberano de Deus, pela qual uma comunidade inteira toma consciência de Sua santa presença e é surpreendida por ela”. O avivamento foi construído devagar, por grandes avivalistas estrangeiros e brasileiros e, quando floresceu, alcançou membros e líderes de várias igrejas com uma força tal que se constituiu numa posição final para o evangelismo no Brasil. John Stott; A Verdade do Evangelho, p. 119”.

O Brasil é um país profético e está nos projetos de Deus” - pastor Joel Engel

ORIGEM:

No Brasil, o movimento pentecostal começou numa igreja batista em Belém do Pará, trazido por dois missionários suecos – Gunnar Vingren e Daniel Berg - , o qual culminou com a separação dos dois e com a fundação da Assembleia de Deus que rapidamente se expandiu pelo país.

Como não poderia deixar de ser, houve grande animosidade entre os dois grupos: os pentecostais acusavam os batistas brasileiros de serem frios, incrédulos e carnais e de não terem o Espírito Santo; os batistas, por sua vez, acusavam os assembleianos de fanatismo e ignorância e de invocar espíritos numa forma de espiritismo velado. Criou-se, pois, um fosso entre os dois grupos, tão acentuado que impedia qualquer aproximação. Cada um servia Deus ao seu modo, e cada um se aferrava às suas doutrinas sistematicamente”.

“Quando se escreve Brasil no hebraico, não se lê as vogais, apenas as consoantes: BRZL”, ensinou. “Levando isso em consideração, temos o acróstico dos nomes das 4 matriarcas das 12 tribos de Israel: B (Bila), R (Raquel), Z (Zilpa), L (Lia).”

Avivamento atinge a Nação:

Atos 19:1.ss

“E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas

as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,

Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.

Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João”.

Como disse e continua dizendo o Avivamento é um mover que atinge a Nação e não só uma parte do povo.

Creio que o Grande Avivamento prometido para o Brasil se dará, em breve, desta forma.

O Avivamento prometido estará no Brasil inteiro!

O Avivamento deve ser considerado de duas maneiras:

A primeira: O avivamento para a igreja, são aquelas reuniões animadas quando o Espírito Santo desce com grande poder e então domina o auditório;

A segunda: O avivamento na pátria ou no mundo.

Quando há um despertar para a oração, e Jesus Cristo opera por meio de oração.

Já há sinais no horizonte, pois, embora com dificuldades e grande ação contra a moralidade e crenças bíblicas, o povo brasileiro está despertando.

O Brasil já é um celeiro de Missões, uma vertente desde o Dia de Pentecostes, que se iniciou com os Apóstolos.

Para mim, quando se fala em avivamento, tenho a intenção de que falamos de um movimento nacional, que atinge todas as camadas, todas as áreas da nação.

Renovação Espiritual tornou-se um fenômeno de caráter nacional

O Brasil felizmente há um avivamento continuado que pode ser encontrado nas diversas denominações.

Há no seio da nação no seu espaço geográfico em qualquer lugar igrejas avivadas e que continuam dando frutos pentecostais.

Acredito que em breve teremos um envolvimento nacional que transbordará além da fronteiras.

Assim como, aconteceu na Coréia do Sul.

Ou como, aconteceu nos avivamentos desde a Europa nos Século XVIII e XIX.

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Romanos 1:18

Este mover avivado transforma até mesmo as relações sociais, comerciais, econômicas, trabalhistas, e muda a noção de Justiça no sentido do poder judiciário,  promovem o crescimento da Nação (vide Inglaterra e Coréia do Sul).

Obs.: A condição moral deplorável em que se encontra o nosso país quase dispensa comentário.

A Inglaterra da primeira metade do século XVIII caracterizava-se pela impiedade, corrupção e imoralidade. As trevas espirituais assolavam todas as camadas sociais daquele país. A terra de muitos reformadores e dos puritanos decaiu tanto, que “a corrupção, a desonestidade e o desgoverno nos altos postos era a regra, e a pureza, a exceção”.

Foram estes os homens — sinceros e fiéis – e a pregação — viva, verdadeira e ungida – que aprouve a Deus escolher para reavivar sua Igreja e transformar a Inglaterra na segunda metade do século XVIII:

George Whitefield, John Wesley, William Grimshaw, William Romaine, Daniel Rowlands, John Berridge, Henry Venn, Samuel Walker, James Harvey, Augustus Toplady e John Fletcher, soberanamente escolhidos, habilitados, ungidos e revestidos de especial graça, sacudiram a Inglaterra de um extremo ao outro com a antiga arma apostólica da pregação.

A espada que o apóstolo Paulo empunhou com poderoso efeito, quando tomou de assalto as fortalezas do paganismo dezoito séculos atrás

Vide a situação de nossos dias, nas mudanças, com um novo conceito liberal da moralidade em detrimento as raízes cristãs e bíblicas.

                   Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; [...]Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. Romanos 1:24-26

O povo muda de pensamento.

Quando vem o poder, do Espírito Santo, há mudança na sociedade.

Quando Wesley trabalhou na Inglaterra, a Inglaterra estava em uma situação lamentável, era crime por todo o lado, bebedeiras, uma coisa terrível. Quando veio Wesley e depois de 50 anos de pregação, a Inglaterra estava completamente mudada. Até as modas femininas foram influenciadas. Não que ele ditasse normas, mas o recado veio exatamente como conseqüência das orações. Então, o que vai mudar o Brasil, é exatamente a oração.

Como relatado na História da Igreja Batista Nacional (a que crê no pentecoste com manifestações) [- História dos Batistas Nacionais - Os Batistas Nacionais - Renovação Espiritual - ], sabemos que a Renovação Espiritual no Brasil foi a repetição do “ fenômeno avivamento”, que não surgiu nem surge num “estalar de dedos”. Houve semeaduras em momentos diversos, aqui e ali, por pessoas movidas pelo Espírito Santo.

Este texto, embora relate como se deu o avivamento entre os batistas nacionais, reflete textualmente como se dá o Avivamento.

“E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam”. Atos 19:5,6

A Igreja Evangélica, desdobrada em milhares de diferentes denominações, como Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja do Evangelho Quadrangular, Batista, Presbiteriana, Casa da Benção, Metodista e Avivamento Bíblico, dentre as mais antigas e tradicionais, além das mais recentes, também inúmeras, como Sara Nossa Terra, Paz e Vida, Universal do Reino de Deus e Igreja da Graça.

Este corolário de igrejas ou denominacionais produz a matriz pentecostal e suas vertentes.

A primeira vertente do Pentecostalismo reproduziu no Brasil uma tipologia Norte-Americana e é chamada de “Pentecostalismo Clássico”, que abrange o período de 1910 a 1950.

Esse é o período de fundação e “domínio” Pentecostal dessas duas denominações: a Congregação Cristã no Brasil e a Igreja Assembleia de Deus, que se difundiram em todo território nacional. Ambas se caracterizavam pelo anticatolicismo, ênfase na crença no batismo no ou com Espírito Santo, sectarismo radical, principalmente a primeira, e por um ascetismo que rejeitava os valores do mundo e defendia a plenitude da vida moral. Essa vertente constitui a maior Igreja Evangélica brasileira representada pela Assembleia de Deus atualmente.

O movimento começou em 1910 aqui, no Brasil, o movimento começou em 1910, com a Igreja Congregação Cristã no Brasil, através de um pregador chamado Luigi Francescon, o pioneiro pentecostal no Brasil. No ano seguinte, em 1911, chegou o segundo grupo, Assembleia de Deus.

Luigi Francescon baseou suas atividades em São Paulo, e a Assembleia de Deus, em Belém do Pará.

Daniel Berg  e Gunnar Vingren, dois missionários suecos que tinham sido batistas e depois se tornaram pentecostais, foram os fundadores da Assembleia de Deus no Brasil. Isso significa que essas duas igrejas já completaram seu centenário. Segundo Paul Freston , um sociólogo muito conhecido nos meios evangélicos e um grande estudioso do protestantismo brasileiro, há três ondas, três períodos de implantação do pentecostalismo no Brasil.

Atos 19.1.ss “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.

E estes eram, ao todo, uns doze homens”.

A primeira onda é representada por essas duas igrejas antigas. A segunda onda é dos anos 40 e 50, quando o pentecostalismo se tornou mais urbano, e surgiram igrejas como a do Evangelho Quadrangular , a Igreja Pentecostal o Brasil para Cristo  e, um pouco depois, a Igreja Deus é amor.

E a partir dos anos 70, a terceira onda, que é o Neopentecostalismo, começou com a Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo , que foi fundada em 1977, no Rio de Janeiro.

Outras dessa onda são a Igreja Internacional da Graça de Deus e a Igreja Mundial do Poder de Deus ; inclusive os nomes são muito parecidos.

O Avivamento Entre Os Denominacionais:

Lembro-me muito bem do apoio que meu pai Pastor José Bezerra Varella (Dicionário Pentecostal pag. 655 – de Isael Araújo – CPAD) deu as igrejas Presbiterians no Rio de Janeiro em um avivamento pentecostal que as atingiu.

Assim Presbiterianos, Metodistas e Batistas nacionais (Nos USA os Batitas são pentecostais, em sua maioria), foram sendo impactados num avivamento do Espírito Santo.

Esta é uma época importante para o Avivamento mais próximo de nossos dias.

Presbiterianos:

O pastor Abel Amaral Camargo, um dos fundadores da Igreja Presbiteriana Independente Renovada (IPIR) e da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, tendo sido o primeiro presidente da IPRB, atuando no cargo de 1975 a 1988, relata, neste texto, a origem do avivamento no Brasil e especialmente da IPIR. Read more

Datação:

1933 – Vida do Brasil Rev. Dr. G. W. Ridout, norte-americano. Avivamento presbiteriano é mencionado pela primeira vez

IPI de Cruzeiro, do pastor Altair Monteiro da Silva, foi sacudida por uma “tempestade” de avivamento.

Oeste do Paraná, o Pr. Jobel Cândido Venceslau recebia e propagava a Bênção.

1952 ou 1953 - IPI de Cambuci, SP, recebia norte-americanos que pregavam a cura divina e avivamento.

Em 1967 a 1971- Igreja de Assis movimentava-se no sentido de um trabalho mais vibrante e diferente. Líderes avivalistas pregam em Assis: Antônio Elias, Enéas Tognini, Daniel Soares Bonfim, Jabes Prudente da Silva e quantos outros mais.

Em 1968 - Sínodo Meridional - Pr. Antônio Elias. Pastores alcançados abandonam a dupla profissão, Arapongas.

Natal – RN - Nordeste brasileiro é alcançado, destacando-se. O grupo que sai da IPI organiza a Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém.

Obs.: modo idêntico do nascimento das AD’s

Avivamento entre os Batistas brasileiros

“As lideranças de várias igrejas, incluindo as três grandes denominações: Batistas, Presbiterianas, Metodistas, além de outras menores, perceberam que algo precisaria ser feito e surgiu um novo clamor sob uma mensagem nova – um Avivamento Espiritual (Hc 3.2: “…aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos…”

A chama de Pentecostes atingiu a Igreja Batista tradicional que aqui no Brasil não aceitava os dons do Espírito Santo: o falar em línguas, a glossolalia, e outras manifestações. Sendo uma igreja já estabelecida aqui dela surgiram uma das maiores Igrejas, senão a maior, a Assembleia de Deus no Brasil no Belém do Pará, norte do país em 1911.

O pioneiro Eneas Tognini (in memoriam – 1914/2015)

– E o pentecostalismo batista

Um dos líderes do avivamento espiritual que originou a Convenção Batista Nacional (CBN)

O pastor Enéas Tognini, paulista de Avaré, foi um veterano da Igreja brasileira. Ministro de confissão batista, tem seu nome ligado à História da denominação e do pentecostalismo no país. Tognini passou anos percorrendo o país semeando a obra pentecostal - a crença no batismo com/no Espírito Santo, experiência equivalente à narrada no Novo Testamento - que teve seu início no Dia de Pentecostes.

Nos anos 1960 Tognini liderou com outros expoentes da fé batista o avivamento espiritual que se seguiu da composição da Convenção Batista Nacional (CBN), que hoje congrega cerca de 2,7 mil igrejas e cerca de 400,00 mil membros.

Pregava a contemporaneidade dos dons espirituais descritos na Bíblia - falar em línguas estranhas, curar enfermos e profetizar – eram as ênfases de sua fé pentecostal.

A vida de reverendo Pr Tognini refletiu o que é o avivamento:

         Criou o Dia Nacional de Jejum pelo Brasil (1963)

Foi um dos coordenadores vinda de Billy Graham em 1962 ao Brasil (evento no RJ-Maracanã).

Batizado em 1958 com o Espírito Santo entregou tudo em favor da obra do Avivamento no Brasil.

Evangelismo - Viajou cerca de 20 anos pelo Brasil promovendo o Avivamento.

Personagens do avivamento batista Nacional.

https://cbn-ba.org.br/historia-dos-batistas-nacionais/

Dentre tantos pastores:

Rego do Nascimento, Pr. Enéas Tognini

Ilton Quadros Cordeiro, Achilles Barbosa, Israel Afonso de Sousa, Tito Éler de Matos, os irmãos Maia – Álvaro, Munelar e Benjamim, Francisco Ambrósio, Saulo Garcia, José Simões, Achilles Barbosa Júnior, Edivaldo Fernandes, Edson Nascimento, Rosivaldo Araújo, Elias Brito Sobrinho, René Feitosa, Darci G. Reis, Dalson Pinto, Samuel Chagas, Wilson Régis, Joel Ferreira, Airton Santos Sales, Antônio Barbosa Lima, Samuel Espíndola, Estevam Christian, Jacob Miguel Klawa, Gerson Vilas Boas, Oséas Barbosa Lima, os irmãos Sinval e Gidalfo Figueira, Artur Freire, Ageu Bandeira, Marivaldo França, outros e outros”.

Concluindo:

Poderíamos então, introduzir inúmeros outros aspectos do avivamento no Brasil que aguardo ver como um impacto nacional com resultados nacionais.

A EBD e o Reavivamento:

Como estamos falando para público de EBD lembro do avivamento criado pela Escola dominical por seu fundador que atingiu as crianças, anteriormente largadas na violência das ruas, que tiveram suas vidas transformadas e atingiram a convivência e libertação dos maus hábitos.

Romanos 1:25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

“A Escola Bíblica Dominical foi fundada em 20 de julho de 1780 na cidade de Gloucester, na Inglaterra. Na época, o local sofria com a desigualdade social e o analfabetismo da maioria de sua população. Como ainda não havia escolas públicas, as crianças pobres trabalhavam 12 horas por dia nas fábricas da região.

O jornalista Robert Raikes passou a se incomodar com o comportamento dos jovens, que mesmo com pouca idade já xingavam e se agrediam. Ao perceber que por esse caminho as crianças não teriam um bom futuro, Raikes teve a ideia de criar uma escola que funcionasse aos domingos e ensinasse fundamentos cristãos, boas maneiras, moral e civismo.

– As Escolas Dominicais fundadas pelo Sr. Raikes, no final do século XVIII, originaram o estabelecimento da educação pública popular – afirmou, na época, o historiador John Richard”. Conheça a bela história da Escola Bíblica Dominical

A intenção inicial era afastar os jovens da criminalidade

A EBD é uma da forma de notar o avivamento atingindo segmento das Nação.

Ao avivamento  se dá numa forma de crescimento exponencial, desde o dia de Pentecostes no Cenáculo assim se deu!

Avivamento E Multiplicação:

Na descida do Pentecostes, assim como no texto de Atos 19:1-7, Lucas nos informa que igualmente de um décimo da multidão de 120 (cento e vinte) discípulos e os apóstolos a semente do Espírito Santo em 12 (doze) corações se multiplicou em multidões, como prova do avivamento entre os da Palestina.

                   “..., veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.

E estes eram, ao todo, uns doze homens”. Atos 19:6,7

“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, ...” Atos 2:41

Na história das AD’s no Brasil que não relataremos, mas indicamos as leituras dos livros da CPAD, nos quais ela está sempre sendo contada, vimos que o avivamento iniciado em Belém do Pará em 1911 ainda continua repercutindo e se desdobrando, tal qual o Pentecostes, que se espalho de Jerusalém até aos confins da terra, com uma multidão de novos avivados a cada dia, ainda em nosso presente tempo.

Você pode encontrar a nossa bela história pentecostal em alguns destes bestsellers:

Destaque: História das Assembléias de Deus no Brasil – jornalista Emílio Conde (o qual tive a honra de conhecer nas antigas dependências da nossa CPAD em Benfica – Rio de Janeiro ou na igreja em São Cristóvão)

As Assembleias de Deus no Brasil Histórico Ilustrado do jornalista Joanir Ferreira Oliveira

História do Movimento Pentecostal no Brasil Isael de Araujo

Começando com as mais antigas referências de manifestações pentecostais no país nos anos 1900, chegando ao grande crescimento dos pentecostais a partir dos anos 1970 e ao movimento das igrejas pentecostais nos anos 2000, pastor Isael de Araújo perfaz uma linha do tempo completa de registros fotográficos e históricos esclarecedores que lhe levarão a um novo nível de conhecimento histórico. Mergulhe na história do Pentecostalismo no Brasil com o pastor e historiador Isael de Araújo.

Frida Vingren Isael de Araujo (escritor e pastor) - Conheça Frida - uma mulher cristã à frente de seu tempo.

Assembleias de Deus pesquisador Gedeon Alencar

Confissão de Fé das Assembleias de Deus – CGADB.

Leia a Declaração de Fé e faça Download no Link:

A Razão da Nossa Fé - Subtítulo: Assim cremos, assim vivemos - Pr. Esequias Soares

Dicionário do Movimento Pentecostal Isael de Araujo - Um panorama sobre pessoas, igrejas, instituições e temas do pentecostalismo brasileiro e mundial.

Parte do livro, disponivel em pdf no site da CPAD

                   Procure enxergar dentro dele, tão-somente, o pentecostalismo, ainda que com suas múltiplas formas, diversidade de tradições e singularidade cultural e teológica. Características facilmente vistas ao se ler os verbetes sobre pessoas, grupos, e temas do passado e da atualidade. Tive a preocupação de apontar as raízes dos ensinos e grupos pentecostais no Brasil e no mundo (embora não tenha estabelecido por critério somente mencionar pessoas e grupos pioneiros). Aí se incluem os panoramas históricos do pentecostalismo nos países escandinavos (Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia) e nos Estados Unidos, países-chave para se compreender a evolução do pentecostalismo brasileiro. Por esta razão, como exemplo, alguns ensinos, embora praticados pela igreja brasileira, apenas possuem verbetes remissivos conduzindo o leitor a buscá-los no verbete “Pentecostalismo nos Estados Unidos da América”, porque foi naquele país que eles tiveram início.

No âmbito das Assembléias de Deus, tive particular preocupação em não deixar de fora os obreiros (missionários, pastores e evangelistas) das primeiras quatro décadas de fundação da igreja, de 1911 a 1950, especialmente os obreiros dos anos de 1911 a 1930, ...read more

As Assembleias de Deus (Dezena) Conta a história, suas crenças e dá ênfase ao pentecostalismo e na mensagem central da igreja: a salvação através de Jesus Cristo.

Fonte:

http://jornaltochadaverdade.blogspot.com/2015/09/eneas-tognini.html

https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/o-brasil-e-um-pais-profetico-e-esta-nos-projetos-de-deus-diz-pastor.html

O grande reavivamento na Inglaterra no século XVIII; Paulo Anglada 11 de julho de 2001; Ministério Fiel História da Igreja

https://ministeriofiel.com.br/artigos/o-grande-reavivamento-na-inglaterra-no-seculo-xviii/

5 práticas de John Wesley que podem mudar os corações hoje

Roger Ross | é pastor da Primeira Igreja Metodista Unida em Springfield, Illinois.  Trecho parte adaptada de seu livro Meet the Good people: Wesley’s 7 Ways to Share Faith (Abingdon Press, 2015).

(Foto: The Send Brasil)

http://iprb.org.br/2018/06/13/a-origem-do-avivamento-no-brasil-abril-1974/?s=

55 anos da Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo  Roberto de Lucena

Site livrosnarede

https://www.ultimato.com.br/conteudo/morre-aos-101-anos-o-pastor-eneas-tognini

Citações no corpo do texto

Links no texto

Lições CPAD

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger